Correio B

CINEMA

Consciência Negra: diretor de MS faz história com filme pioneiro

Primeira ficção em longa-metragem de um realizador negro de Mato Grosso do Sul será oficialmente lançada nesta domingo, no YouTube, às 17h30

Continue lendo...

Um adolescente do interior está louco para ver o show de seu ídolo do rap em Campo Grande. Mas o pai, sem grana, tenta dissuadi-lo da ideia. Até que a possibilidade de ajuda de um tio, que é professor na capital, surge como alternativa.

Ele abre as portas da esperança para o sobrinho e para a irmã desse, que é mais velha e também seguirá para CG, por ordem do pai, para cuidar do mano caçula. Uma vez em CG, a coisa muda de figura. Mesmo prometendo ingresso e uber, e oferecendo guloseimas, o tio condiciona o presente.

Ele quer que os sobrinhos resolvam por conta própria enigmas - daí o título do filme - de raciocínio lógico, ecoando entre os familiares o trabalho que desenvolve como docente.

Pensa que dando um sentido prático a problemas matemáticos e equações cabeludas, por meio de jogos e outros brinquedos, ou por meio de alguns perrengues do rolê do dia-a-dia, os jovens criarão autoconfiança e estarão mais aptos para os desafios da vida. Mas o próprio Andread, nome do tio, anda com a rotina meio descompensada, à beira de um burn-out.

É por aí que segue a trama de “Enigmas no Rolê”, primeiro longa-metragem de Ulísver Silva. O cineasta de 41 anos formado em rádio e TV na UCDB se “especializou” na área audiovisual “indo a São Paulo fazer diversos cursos que eu podia pagar” - roteiro, direção, produção, captação de recursos, distribuição etc. A leitura de livros e outras formas autodidatas também fizeram parte de sua formação, além da atuação profissional, que inclui o trabalho em televisão, publicidade e produtoras.

“Depois de ‘As Invenções de Akins’ (média-metragem infantil de 2018), senti que estava maduro para enfrentar o desafio de fazer o primeiro longa-metragem. Entrei num processo de brainstorm e análise sobre qual seria a temática. Sabia que seria alguma coisa a ver com o universo infanto-juvenil, que é um universo que gosto e com o qual já havia trabalhado”, conta”, diz Ulísver. Antes do média ficcional de 2018, ele tinha dirigido dois documentários - “Sanda – O Boxe Chinês” (2013) e “Encontro de Crespas e Cacheadas” (2016).

Ele segue contando que a inspiração para o longa veio do tempo em que teve contato, como aluno, com o método Supera. O sistema de ensino usa jogos de desafios lógicos para reforçar o raciocínio.

“Eu havia gostado muito da experiência de ter aulas nessa escola. E eu ficava pensando ‘puxa vida, se esse método fosse aplicado em todas as escolas públicas, várias crianças e adolescentes de origem humilde poderiam estar com suas mentes, seu raciocínio, mais preparado para enfrentar esse mundo competitivo em que a gente vive’”, afirma.

“E mais preparado para resolver problemas, não só problemas nos estudos, no mundo do trabalho, mas também na vida”, reflete Ulísver. “Fui acrescentando outras coisas nessa história que brotou. Minha experiência pessoal, a de amigos de baixa renda que foram os primeiros da família a ter acesso à faculdade e como isso impactou a relação deles com as famílias, as diferenças de criação entre garotos e meninas, a questão da importância de a gente se preparar para enfrentar um mundo competitivo do trabalho na vida adulta”, diz ele.

“E também um pouco da cultura urbana do rap e do hip-hop. Misturei todas essas influências nesse caldo e transformei no roteiro”, prossegue o realizador, que, com “Enigmas no Rolê”, torna-se o primeiro cineasta negro a ter escrito, dirigido e produzido um longa-metragem de ficção em Mato Grosso do Sul, quase seis décadas após a primeira narrativa ficcional de longa duração feita no estado, “Paralelos Trágicos” (1966), de Abboud Lahdo, tido, por sua vez, como pioneiro entre as experiências da comunidade árabe brasileira no cinema.

Para além do esforço de realização, de ter finalizado um longa com menos de R$ 800 mil (advindos de editais públicos com recursos federais - Lei Paulo Gustavo - e do Governo do Estado), o mérito de Ulísver chama a atenção pelo feito artístico em si. O diretor não queria um enredo permeado de enigmas com “aventuras mais arriscadas, muita ação, assassinos”, como identifica em tramas da linha de “O Código Da Vinci”, Indiana Jones ou Sherlock Holmes. A intenção era ser leve, divertir mas com densidade para fazer pensar.

E isso o seu filme consegue. Ainda que, aqui e ali, exista algo a ser aparado na manufatura de “Enigmas”, sua capacidade de envolvimento e a cor local de MS que o filme consegue lançar na tela, ficam desde já como qualidades reconhecíveis. Boa parte dessa beleza está no carisma do elenco, encabeçada por Guilherme Godoy (Andread, o tio), Maria Rita Franco (Eduarda, a sobrinha) e Raul Henzo (Edinho, o sobrinho).

O público tem a chance de conferir com os próprios olhos neste domingo (10) pelo canal do filme no YouTube, às 17h30 (horário de Mato Grosso do Sul). O lançamento foi escolhido para este mês, porque marca as reflexões sobre o Dia da Consciência Negra

O acesso à transmissão - pelo link youtube.com/@EnigmasnoRole - é gratuito e haverá o sorteio de videogame PlayStation.

“O meu desejo é que o filme consiga alcançar o máximo possível de público, em especial os jovens de comunidades periféricas. E que seja selecionado em festivais importantes e que a repercussão dele possa trazer oportunidades para todos os envolvidos. E se conseguirmos gerar esse interesse, quem sabe algum streaming nos possibilite fazer uma sequência ou transformar em uma série. Quem sabe?”, diz o diretor.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Nas tricotadas após o pleito de outubro, nos bastidores, há quem afirme... Leia na coluna de hoje

Por Ester Figueiredo ([email protected])

12/11/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Theodore Roosevelt - estadista americano

A justiça não consiste em ser neutro entre o certo 
e o errado, mas em descobrir o certo e sustentá-lo, onde quer que ele se encontre, contra o errado”.

FELPUDA

Nas tricotadas após o pleito de outubro, nos bastidores, há quem afirme que, se ficaram mágoas de quem não conseguiu ser eleito na disputa majoritária, não menos magoado está quem nem sequer conseguiu participar e ser indicado, uma vez que foi preterido em um piscar de olhos. O parâmetro para a mudança, dizem, teria sido apenas capricho de figurinha carimbada, tendo ido parar na lata de lixo tudo o que estava nos conformes. E no fim deu no que deu.

Diálogo

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Humanas (Fach), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, passaram 11 dias no Peru para realizar estudos no complexo arqueológico El Brujo, da Fundação Augusto N. Wiese. Essa foi a primeira viagem do grupo até o país, da qual fizeram parte a professora Priscila Lini, o professor Carlos Eduardo da Costa Campos, a estudante do programa de pós-graduação em Antropologia Social da Fach Ana Cláudia Goes Rocha e a arquiteta e mestre em Eficiência Energética e Sustentabilidade pela UFMS Sabrina Lini.

DiálogoÂngela Maria Costa

 

DiálogoTakashi Fukushima

Lá e cá

Aliados no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Campo Grande, PP e PSDB não estão falando a mesma língua com relação 
à eleição do futuro presidente da Câmara Municipal. Os tucanos têm seu candidato, inclusive com apoio do atual dirigente do Legislativo, do PSB, que estaria de olho na Primeira-Secretaria da Casa. Os progressistas também se organizaram, montaram chapa para o confronto e contarão com as articulações da prefeita Adriane Lopes, interessada, obviamente, em ter um aliado no comando. As cenas dos próximos capítulos prometem muitas emoções.

Definição

Amanhã se encerra o embate pela Primeira-Secretaria na Assembleia Legislativa de MS, quando haverá eleição da nova Mesa Diretora. O deputado Coronel David já teria votos de 13 dos 24 parlamentares, que não desejam mais no cargo o parlamentar Paulo Corrêa, que compõe a chapa da reeleição. O que se ouve é que isso só não acontecerá se ocorrer, digamos assim, “a vontade do sistema”.

Futuro

O deputado Gerson Claro, que terá o nome referendado amanhã para continuar presidindo o Legislativo estadual, poderá alçar voos mais altos em 2026. Seu projeto é tentar a reeleição, mas seu partido, o PP, poderá colocar à sua frente o cavalo encilhado para disputar uma das duas vagas ao Senado. Essa hipótese não está descartada, até porque ele tem ampla base eleitoral e coloca em prática a atuação municipalista.

ANIVERSARIANTES

Paulo Roberto Duarte Paes,
Clarice Maciel de Sousa Chaves, 
Dr. José Roberto Amin,
Annelise Massani Romero Cavalcante,
Dr. André Luis Martins,
Gilmara Aparecida Nunes Tavares,
Emanuelle da Silva de Souza,
Eunice da Conceição,
Maria José Vieira Peralta,
Luiz Calvo Ramires Junior,
Mário Sérgio Machado Metello,
José Rodrigues,
Janini Dal Fabbro, 
Edson Oshiro,
Tsunetosi Oshiro,
Thalysie Noda Aoki, 
Altair Betoni,
Angela Gil Lins,
Fernanda Dourado,
Antonio Cicalise Netto,
Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli,
Adriana Mary Takaki da Costa,
João Pedro Pedrossian Neto, 
Maria Fernanda Carli de Freitas,
Dra. Valéria Cristina de Ruchkys,
Geovane Messias,
Paulo Widal Rodrigues,
Iago Rodrigues Garcia,
Murilo Ramos Lins,
Thiago Pompeu Campos,
Dr. Diego Silveira da Costa,
Marisa Pitthan Rodrigues Gomes,
Valdir Salviato,
Elderson Santos Corrêa,
José Edson de Resende,
Francisco Cezário de Oliveira,
Eduardo Borges de Assunção,
Regina Norman Tosta Pecantet,
Maria José da Costa Vieira,
Antônio Cordeiro Neto,
Odimar Souza,
Daniel Bossay da Costa,
Carolina de Freitas,
Mário Antônio Ribeiro Bacha,
Durval Garcia Marques,
Mauricio Palhano Maiolino, 
Ricardo Gonzales,
Maria Mendonça Arruda,
Leda Marigia de Andrade,
Catarina de Castro,
Marcondes Moreira de Souza,
Dauci Aparecida Zanatta dos Santos,
Hildete de Souza Albuquerque,
Gabriella Silva,
Josmar Gonçalves Barbosa,
Zenaide Costa de Carvalho,
Sinara Cristina Santos Ribeiro,
Aderval Nogueira Mendonça,
Sérgio Jurgielewicz Gomes,
Ailton Manuel do Nascimento,
Paulo Barbosa Borba,
Diogo Moraes Cândido,
Eliane Vasques Baltazar,
Cleuza Pereira Pardim dos Santos, 
Marcos José Cardoso Rondon,
Fabiana Martins da Silva, 
Tsai Pei Yin,
Alessandro Oliva Coelho, 
Dra. Márcia Maria Ferrairo 
Maureen Ide Kohatsu,
Adair Rodrigues Ribas,
Alex Viegas de Lemes,
Geni de Albuquerque Antonio,
Alexandre Ferron Batista Bouzo,
Edna Cândida Ferreira,
Altamir Barbosa Arantes,
Daniele Lovato,
Aluysio Ferreira Alves,
Milena Lourenço Girotto,
Andréa Sorrilha Moraes,
Maarouf Fahd Maarouf,
Ana Carolina Rezende Oliveira,
Maria Inês Monteiro Payne,
Ananias Dias da Silva,
Freedy Rodrigues Bachega, 
Hector Costa da Silva,
Antônio Augusto de Souza Coelho,
Mário Mendes Pereira,
Cláudia Maciel Müller,
Paulo Rodrigo Caobianco,
Dr. Celso de Lacerda Azevedo Neto, 
Geraldo Mangela Rodrigues,
Getúlio Gideão Miglioli Bauermeister,
Silvano Luiz Rech,
José Marcos Lacerda Modesto Arraes,
Lidiane Dias Teixeira Almada,
Jociene Alves de Souza,
Cleudenice Ferreira de Freitas (Nice),
Melissa Carvalho Santos Esbalqueiro,
Rosana Aparecida Teixeira,
Salvador Ramos Pereira,
Luis Carlos de Souza Tavares,
José de Ribamar Araújo,
Eduardo Rodrigo Ferro Crepaldi,
Luciene Cordeiro de Brito,
Lucimara Arruda Leal.

*Colaborou Tatyane Gameiro

Rock na Black Friday

Ingressos do Revisiting Creedence estão com 50% de desconto

Com a apresentação marcada para o próximo dia 15, em ritmo de Black Friday, os fãs da banda encontrarão ingressos a partir de R$ 126,50

11/11/2024 18h30

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Faltando quatro dias para o show da banda Revisiting Creedence, os fãs que ainda não compraram ingressos terão 50% de desconto para assistir à banda no Guanandizão, em Campo Grande.

O show da banda, que rememora sucessos do Creedence Clearwater, acontece no dia 15 de novembro, a partir das 20h.

Para alegria dos fãs, o artista entrou na onda da Black Friday, onde podem comprar dois ingressos pagando apenas um, graças ao pacote de 50% de desconto.

O esquenta da noite fica por conta do cantor e compositor campo-grandense Jonavo.

Revisiting Creedence


Os integrantes da banda tocaram por muitos anos ao lado do baixista Stu Cook e do baterista Doug “Cosmo” Clifford, integrantes da fase Creedence Clearwater Revisited (CCR).

Posteriormente, Cosmo e Stu Cook passaram o bastão e surgiu o Revisiting Creedence, com os membros Dan McGuinness e Kurt Griffey dando continuidade ao legado.

No Brasil, a banda, em sua atual formação, veio até o Brasil para fazer 9 shows.

Imagem Divulgação

Legado


O Revisiting Creedence nasceu em 2021 para prosseguir com os sucessos da Creedence Clearwater Revisited. O objetivo da nova formação é celebrar o sucesso das músicas de uma das maiores bandas de todos os tempos.

Para se ter ideia, em 2022, os hits da CCR entraram na lista das 10 bandas de rock com mais músicas tocadas no YouTube, logo depois dos Rolling Stones e ficaram à frente de Pink Floyd.

 

Formação do Revisiting Creedence

  • Kurt - guitarra
  • Dan - vocalista
  • Ron Wikso - bateria
  • Mat Scarpelli - baixo


O sucesso está na experiência que Kurt e Dan adquiriram ao lado dos integrantes originais do CCR, ao ponto de transmitir no palco toda a energia que os amantes dos hits da banda tanto amam.

Quem comparecer vai se emocionar com os clássicos:

  • Susie Q
  • Green River
  • Bad Moon Rising
  • Down on the Corner
  • Born on the Bayou
  • Fortunate Son
  • Proud Mary
  • I Heard It Through the Grapevine
  • e muito mais.


Serviço


Revisiting Creedence – Turnê South American 2024
Local: Guanandizão em Campo Grande (MS)
Data: 15 de novembro
Horário: A partir das 19h (com show do cantor Jonavo)

Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma BlueTicket por meio do link: (https://www.blueticket.com.br/evento/35313/?c=prevendaCG).

Ou então, por meio da loja ¼ Colchões, na Avenida Afonso Pena 4393, no Jardim dos Estados.

O valor da entrada está a partir de R$ 126,50 na arquibancada ou R$ 149,50 na lateral esquerda ou direita. Alguns lotes estão esgotados.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).