Correio B

Felpuda

O barulho da batalha pelas 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de MS...Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta terça-feira (21)

Continue lendo...

Dwight Eisenhower - político americano

"Líder é aquele que consegue fazer com que as pessoas façam o que mais desejam fazer”

 

FELPUDA

O barulho da batalha pelas 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de MS vai ecoar pelos quatro cantos do Estado, uma vez que os interessados em ocupá-las, a partir de 2027, estão levantando poeira desde já, “bicando” um cafezinho cá; lambendo os beiços depois de saborear uma geleia lá e por aí vai. Tudo na maior simpatia e informando que “estão” candidatíssimos. A cabeça do distinto eleitor deve estar girando com tantos sorrisos, tapinhas nas costas, selfies e sendo obrigado a entrar em grupo no WhatsApp de pretensos candidatos, nessa campanha eleitoral antecipada. Ufa!

Ampliando

O Aeroporto Internacional de Campo Grande vai ganhar 25 lojas, o de Corumbá terá três estabelecimentos, enquanto em Ponta Porã serão quatro lojas.

Mais

Para tanto, a Aena, empresa que administra os aeroportos, está promovendo ações de adequação e modernização. O objetivo é fortalecer serviços e oportunidades de negócios.

O jornalista e escritor brasileiro Oséas Singh Jr., autor do romance “Le refuge des héros fatigues”, título da publicação na França, mas que originalmente foi lançado no Brasil como “Estância dos Heróis Combalidos” está na lista dos cinco romances escolhidos para o Prix du Roman de l’Année 2025, da Académie des Lecteurs. O prêmio é realizado em duas etapas. Na primeira fase, a seleção é conduzida por dezenas de clubes de leitura, que avaliam obras com base nos critérios de qualidade literária, originalidade e impacto emocional ou intelectual. Na segunda etapa, é o público quem decide. A votação na obra favorita a partir de 30 deste mês, por meio do site oficial (prixduroman2025.com), onde o voto deve ser identificado e autenticado por e-mail. “Foi uma surpresa ter esse reconhecimento da obra em um país onde a literatura brasileira não é tão difundida”, comemora Oséas.
8   Gabriela Alves e Maria Luara PiresGabriela Alves e Maria Luara Pires  
Gabrielly Nunes 

Rumos

Nesta semana deverá ocorrer a primeira reunião da nova executiva do PL, no comando de Reinaldo Azambuja. As discussões terão como pontos principais as estratégias para 2026 em Mato Grosso do Sul, com foco na eleição de dois senadores no campo da direita, deputados federais e estaduais, além do trabalho a ser desenvolvido para eleição do presidente da República, levando em conta que o nome de Jair Bolsonaro não está descartado.

Apostando

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL) tem afirmado que Bolsonaro disputará as eleições 2026, pois contestará sua inelegibilidade no Tribunal Superior Eleitoral, onde pretende obter uma liminar. Isso poderá acontecer uma vez que o órgão terá no comando os ministros André Mendonça e Cássio Nunes, que divergem dos demais. Com relação à condenação, ele aposta na aprovação da anistia ampla, geral e irrestrita. A conferir

Lista

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que institui cadastro nacional de criminosos cibernéticos. O objetivo é registrar, monitorar e disponibilizar informações sobre condenados por crimes dessa natureza no Brasil – quando a condenação for definitiva. A proposta é do deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB). O texto considera crimes cibernéticos aqueles praticados com o uso de dispositivos eletrônicos conectados à internet.

Aniversariantes 

Marlize (Lize) Helena Dalpasquale, 
Miguel Povh Filho, 
Silmara Domingues Araújo Amarilla, 
Alencastro Maria Alves Neto,
Luiz Dresch,
Bianca Afonso Baggio,
Sofia Ruiz,
Domenico Minna,
Antonio Luiz Farias,
Faustino Gonçalves Sobrinho,
Israel Machado de Melo Sobrinho,
Paulo Roberto Davalo,
Aciso Batista Alves,
José Odorico de Oliveira Almeida,
Celso Augusto Pinto Cavalcante,
Cyro Clemente, 
Rozinete Albuquerque,
Marco Antônio Comparin, 
Denise Campos Serra da Cruz, 
Ana Rosa Garcia Macena Vargas,
Maria Luiza Borges Daniel Zangari,
Denise Ferreira Khalil,
Dr. Eurípedes Barsanulfo Pereira, 
Leonor Lopes da Silva Saad, 
Márcia Aparecida Perez Heredia Miotto,
Dr. Sérgio Kiyoshi Utima, 
Nélia Orro,
Ademilson Martins da Rocha,
João Vinicius do Amaral Schllosseer,
Kátia Tamashiro Pedraza,
Gilda Corrêa Gamba,
Jusely Lins Vasconcelos,
Mário Ivo Aureliano,
Nivardo Jovito Rocha,
Maria Mercedes Oliveira,
Geraldo Ferreira Alves,
Adilson Marques Leite,
João Fernandes,
Marcelino de Rezende,
Euzébio do Espírito Santo,
Juarez Ribeiro da Silva,
Lourdes Cardoso Martins,
Roberta Cabral Kretsch,
Sérgio Francisco Duarte,
Fernanda Epelbaum,
Fernando Epelbaum,
Etuco Adashi Kanasawa,
Celina Pereira da Rosa,
Aloísio Beraldo e Andrade, 
Francisca Carvalho dos Reis,
Maria Rogéria Fernandes,
Ailton Martins,
Everaldo Escobar Amorim,
Maria Cecilia de Sousa,
Rezenaide de Camargo Rohewedd,
Milton Gonzaga Carvalho,
Jair Antonio Leonardi,
Maria Madalena dos Santos,
Adevaldo José Ramires Pereira,
Guilhermina Rego de Oliveira Carvalho,
Ivone Gonçalves da Silva,
Thiago Ferreira de Castro Junior,
Astrogildo José Ferreira de Carvalho,
Claudio Freire de Menezes,
José Ricardo Buchara Martins,
Dr. Jefferson Dário José de Paula, 
Suely Aparecida de Souza Navarro,
Janete Batista,
Fábio Marques Barbosa,
Josefa Lázaro Mendes,
Marcela Congro Leal,
Nilza Fernandes Marinho,
Paula Regina da Silva Sanematsu,
Liliane de Jesus Berbette,
Leni Caetano dos Santos e Silva,
Elinete Ricartes Barros,
Sandro Ricardo Zvicker,
Carlos Alberto Bianchi,
Flávio Filizzola,
Denise Aparecida Siqueira,
Sandra do Amaral Lucena,
Carlos Eduardo Volpe,
Fabricio Widal de Albuquerque,
Amâncio Rodrigues da Silva Júnior,
Caroline Queiroz Diniz,
Robson Ferreira Cantarella,
Carlos José Camilo de Carvalho,
Elisete Eziquiel da Costa,
Paula Escobar Yano, 
Jaqueline Simone Barbosa Pereira,
Mônica de Almeida Arenales,
Maridalva de Souza Sampaio,
Cícero Nobre Castello,
Marilene Karoline Pereira Wesner Rodriguez,
Celeste de Jesus Pereira, 
Jônatas de Lima Barros,
Viviane Barbosa Teixeira,
Aléxis Garcia Scorza,
Cássia Aparecida Pompeu Muller,
Cleiton Tubino Silva,
Rogério Fernando Makert Faria,
Cleres de Fátima Antunes Pinto Vedovato,
Áurea Beatriz Knapik,
Regiane Lopes Gonela,
Gilson Gonçalves da Silva,
Astor Antonio de Oliveira Junior. 

Colaborou Tatyane Gameiro

Correio B+

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026

A lista de indicações revela forças, silêncios e tendências que devem marcar toda a temporada de premiações. Sinners domina, Wagner surpreende e Cynthia fica de fora.

13/12/2025 14h00

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

As indicações ao Critics’ Choice deste ano chegaram com aquela mistura deliciosa de obviedades confirmadas, surpresas estratégicas e ausências que vão ecoar pelas próximas semanas. Não é exagero dizer que, com essa lista, o jogo realmente começou e já com algumas peças bem posicionadas no tabuleiro.

Sinners no comando absoluto

O grande fato é inescapável: Sinners saiu da largada como o filme da temporada. São 17 indicações, um número que não deixa espaço para debate. Ele entra em tudo: Filme, Diretor, Ator, Roteiro, categorias técnicas, Elenco, Trilha, Canção. Quando uma produção aparece em quase todos os campos possíveis, ela naturalmente assume o posto de eixo gravitacional do ano. É aquele combo que a crítica adora: força dramática, acabamento técnico, ambição estética e performances que sustentam o pacote. Sinners não só lidera, ele estabelece o tom.

Logo atrás, One Battle After Another surge com 14 indicações, enquanto Hamnet e Frankenstein empatam com 11. É um grupo que revela o gosto de 2025/2026: cinema com assinatura, com textura, com direção que guia narrativa e atmosfera. Nada de lugar-comum — mesmo quando lidam com obras literárias ou universos de fantasia, esses filmes chegam com personalidade.

Bugônia cresce, Avatar diminui

Entre os movimentos mais reveladores da manhã está Bugônia entrando em Melhor Filme. Até pouco tempo, muitos tratavam a presença de Avatar: Fire and Ash como automática nas listas amplas, mas a vaga ficou com Bugônia. E isso não é acidental: o filme também aparece em Melhor Atriz (Emma Stone) e em Roteiro Adaptado, o que sinaliza que não é um candidato “alternativo”, mas uma força real na temporada. Avatar, ao contrário, ficou restrito ao espaço inevitável: Efeitos Visuais. Para um projeto concebido como megaevento, é um baque. O Critics’ Choice deixa claro que a escala, sozinha, não define relevância este ano.

Wagner Moura atravessa fronteiras

Um dos momentos simbólicos — e históricos — da lista é a indicação de Wagner Moura em Melhor Ator por O Agente Secreto, somada à presença do filme em Melhor Filme em Língua Estrangeira. Não é comum um protagonista de um filme internacional furar a bolha das categorias principais de atuação. Quando isso acontece, desloca a conversa. A indicação reforça tanto a força do filme quanto o impacto da performance. É um marco real para a presença latina nas premiações americanas e abre caminho para que O Agente Secreto circule mais amplamente na temporada.

Melhor Ator: a categoria mais competitiva do ano

A lista de Melhor Ator deixa claro que a corrida está mais apertada do que parecia. Além de Wagner, aparecem nomes que já estavam no radar e outros que chegam para consolidar suas chances:

• Joel Edgerton, por Train Dreams • Ethan Hawke, por Blue Moon • Mais Michael B. Jordan, Lee Byung-hun, George Clooney, entre outros
Com tantos filmes fortes aparecendo também em categorias de topo, essa é uma daquelas disputas que pode mudar semana a semana. Train Dreams, por exemplo, cresceu muito: entrou em Filme, Ator e Roteiro Adaptado e isso automaticamente fortalece Edgerton. Já Hawke, vindo de um filme mais isolado, depende do carinho dos votantes.

A categoria perfeita com o buraco mais comentado: Melhor Atriz

O grupo de indicadas a Melhor Atriz está impecável no conjunto, mas não sem um peso: a ausência de Cynthia Erivo por Wicked: For Good. Com seis vagas, deixar de fora a protagonista de um filme indicado em várias categorias, inclusive Melhor Filme, não passa despercebido. O Critics’ Choice abraça Amanda Seyfried, Emma Stone, Rose Byrne, Chase Infinity e outras grandes performances, mas o silêncio em torno de Erivo fala alto. Ela era tratada como nome praticamente garantido, e essa esnobada agora se torna um fantasma que a temporada precisará exorcizar — ou confirmar — nas próximas rodadas.

Direção: del Toro dentro, outros nomes fortes de fora

Na categoria de Direção, o espaço para Guillermo del Toro por Frankenstein já era esperado: o filme é um projeto de paixão e chegou com a marca emocional e visual que os votantes costumam prestigiar. Mas sua entrada implica ausências significativas: diretores que vinham sendo tratados como fortes na temporada ficaram de fora. Isso reforça uma tendência do ano: a crítica está priorizando obras com assinatura estética e emocional muito clara e sendo mais seletiva com continuações de franquias ou com cinema político mais direto.

Coadjuvantes e roteiros mSinners é o candidato mais completo. • One Battle After Another, Hamnet e Frankenstein consolidam o “centro de prestígio” da temporada. • Bugônia deixa de ser aposta lateral e entra no jogo grande. • Wagner Moura rompe a barreira da atuação internacional. • Cynthia Erivo vira a grande ausência que todos vão vigiar. • Vários filmes médios, autorais e arriscados entram onde era mais difícil — roteiro, coadjuvante, técnica — e ganham fôlego real. É uma lista que, mais do que premiar, define quem está autorizado a continuar a conversa até o Oscar.

E, como sempre, quem fica de fora da conversa sofre mais do que quem perde o troféu. Na segunda teremos as indicações ao Golden Globes e aí sim, os finalistas para o Oscar já ficarão mais evidentes mostram onde a crítica está arriscando.
As categorias de coadjuvante e de roteiro ajudam a desenhar o segundo plano da temporada:

• Amy Madigan e Ariana Grande ganham força em Atriz Coadjuvante. • Jacob Elordi conquista espaço com Frankenstein. • O elenco de Sinners aparece em categorias diversas, reforçando a força coletiva do filme.

Em roteiro, o Critics’ Choice faz escolhas que deixam clara a intenção de ampliar a conversa:


- Weapons e Sorry Baby entram em Original, abrindo espaço para filmes fora do eixo óbvio. • Train Dreams, Bugônia, Hamnet e Nenhuma Outra Escolha formam um Adaptado sólido e variado. Quando um filme vai forte em roteiro, automaticamente fortalece seus nomes de atuação — é o caso de Train Dreams e Bugônia. O que a lista diz, no fim das contas o Critics’ Choice deste ano não só acende a temporada: ele revela um movimento coletivo. 

Sinners é o candidato mais completo. • One Battle After Another, Hamnet e Frankenstein consolidam o “centro de prestígio” da temporada. • Bugônia deixa de ser aposta lateral e entra no jogo grande. • Wagner Moura rompe a barreira da atuação internacional. • Cynthia Erivo vira a grande ausência que todos vão vigiar. • Vários filmes médios, autorais e arriscados entram onde era mais difícil — roteiro, coadjuvante, técnica — e ganham fôlego real. É uma lista que, mais do que premiar, define quem está autorizado a continuar a conversa até o Oscar. E, como sempre, quem fica de fora da conversa sofre mais do que quem perde o troféu. Na segunda teremos as indicações ao Golden Globes e aí sim, os finalistas para o Oscar já ficarão mais evidentes.
 

CULINÁRIA

Motivo de discórdia na ceia natalina, uva-passa traz benefício à saúde

Item obrigatório para uns ou dispensável para outros no cardápio das ceias natalinas, a uva-passa, embora divida opiniões, traz benefícios à saúde; especialista destaca seu valor nutricional e versatilidade no preparo de receitas

13/12/2025 09h00

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes Divulgação

Continue Lendo...

Todo ano ocorre o mesmo debate nas famílias brasileiras: a inclusão – ou não – da uva-passa nas receitas natalinas. Enquanto uns defendem o toque agridoce que ela agrega aos pratos, outros nem querem ouvir falar da fruta desidratada no cardápio.

Segundo uma pesquisa realizada pela Ticket, marca de vale-refeição e vale-alimentação, 37% das pessoas trabalhadoras no Brasil afirmam que colocariam uva-passa em tudo na ceia de Natal. Outros 43% se dizem indiferentes à fruta, enquanto apenas 20% declaram não gostar. A nutricionista Bárbara Tonsic ressalta que, para além do gosto pessoal, a uva-passa tem, sim, seu valor do ponto de vista nutricional.

“Por ser uma fruta desidratada, ela tem maior concentração de açúcar, sendo uma boa fonte de energia. Além disso, é rica em fibras solúveis, como os frutoligossacarídeos, que favorecem a saúde intestinal. Substâncias como o ácido tartárico ainda auxiliam na fermentação por bactérias boas, contribuindo para o equilíbrio da microbiota”, especifica Bárbara.

A uva-passa também se destaca por oferecer vitaminas e minerais importantes, como vitaminas do complexo B, vitamina A, cobre, ferro, cálcio, potássio e magnésio. Bárbara alerta, entretanto, que o consumo deve ser moderado.

“Por conta da alta concentração de carboidratos, ela pode não gerar saciedade tão facilmente e, nesse caso, é comum ultrapassar a quantidade recomendada”, pontua a nutricionista, que também é professora da área em um curso de ensino superior.

Claras e escuras

Outro ponto que gera curiosidade é a diferença entre as passas escuras e claras. Segundo a professora, as escuras têm maior teor de resveratrol e flavonoides, compostos antioxidantes conhecidos por seus benefícios contra o envelhecimento. Já as claras ou verdes têm menores quantidades desses compostos, mas continuam sendo uma boa opção.

E quanto aos pratos que podem ser enriquecidos com o sabor da uva-passa? Além do tradicional arroz natalino, a especialista sugere outras opções como salpicão, farofas, bolos, tortas e até caponatas.

“As uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações no cardápio natalino. Combinações como uva-passa com maçã ou abacaxi, queijos salgados, castanhas e carnes, como frango ou cordeiro, fazem bastante sucesso”, sugere Bárbara.

Corredores

A professora destaca ainda que o consumo regular de uva-passa pode trazer benefícios à saúde, principalmente por sua ação antioxidante e por melhorar o funcionamento intestinal.

Além disso, pode ser uma opção prática para corredores que precisam repor energia durante treinos ou provas mais longas.

“A verdadeira questão é saber combinar os pratos à sua mesa natalina e aproveitar tanto o sabor quanto os benefícios do alimento. Ame ou odeie, a uva-passa tem muito a oferecer”, reforça a nutricionista.

Benefícios da uva-passa:

> Redução de risco da diabetes tipo 2;
> Prevenção do câncer;
> Prevenção do infarto;
> Diminuição da pressão arterial;
> Prevenção da prisão de ventre;
> Melhora a saúde dos ossos;
> Controle de peso;
> Eliminação de radicais livres;
> Prevenção da anemia;
> Proteção à saúde do coração;
> Promove a saúde dos dentes.

*SAIBA

A origem da uva-passa vem da Roma Antiga, onde era utilizada nas celebrações como símbolo de fartura, alegria e prosperidade.

RECEITA Salpicão com uva-passa

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes

Ingredientes:

> 2 peitos de frango cozidos e desfiados;
> 1 xícara (chá) de uva-passa;
> 395 g de milho-verde;
> 395 g de ervilha;
> 2 cenouras descascadas e raladas;
> 1/2 xícara (chá) de azeitona verde sem caroço e picada;
> 1/2 xícara (chá) de maionese;
> 1/2 xícara (chá) de creme de leite;
> Sal, pimenta-do-reino moída, salsa picada e batata-palha a gosto.

Modo de Preparo:

Em um recipiente, coloque o frango, a uva-passa, o milho-verde, a ervilha, as cenouras e a azeitona e misture;

Adicione a maionese e o creme de leite e mexa para incorporar;

Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsa;

Leve à geladeira por 1 hora;

Finalize com a batata-palha e sirva em seguida.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).