Correio B

Diálogo

Os alquimistas políticos estão com a ampulheta chegando próximo à "hora H"... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta sexta-feira (9)

Continue lendo...

Millôr Fernandes - escritor brasileiro

Com muita sabedoria, estudando muito, pensando muito, procurando compreender tudo e todos, um homem consegue, depois de mais ou menos quarenta anos de vida, aprender a ficar calado”.

FELPUDA

Os alquimistas políticos estão com a ampulheta chegando próximo à “hora H”, obrigando-os a estudar as fórmulas para chegar à “poção perfeita” de chapas competitivas, na tentativa de ganhar o maior número de cadeiras no parlamento, principalmente. Seria como se estivessem empenhados em descobrir a Pedra Filosofal, aquela da mitologia, que transformava metais comuns em ouro. Nos bastidores, já se fala que a dificuldade nesse sentido é muito grande, porque qualquer semelhança não é mera coincidência.

6   09 01 2025 Felpuda

Posse 

Amanhã, às 8h, será realizada a solenidade de posse da nova diretoria executiva da Associação Luso-Brasileira de Campo Grande-MS/Clube Estoril para o biênio 2026-2027. Também serão empossados membros dos Conselhos de Sócios Remidos, Consultivo e Fiscal.

Concurso

Com remuneração mensal de R$ 21.008,19 a R$ 30.853,99, a Câmara dos Deputados abriu inscrições para concurso público, que serão encerradas às 17h (de MS) do dia 26 de janeiro. Estão sendo oferecidas 70 vagas imediatas para cargos de nível superior e o mesmo número para reserva.

Loreta Zardo, Jane Abuhassan Gonçalves, Sonia Silveira e Nely Braga de Souza

 

Hortência Marcari

Afinadíssimo

O governador em exercício, Barbosinha, recebeu o ex-governador Azambuja para, entre outras coisas, discutir também o cenário político. O liberal está afinadíssimo com a administração de Riedel, tanto é que divulgou o encontro em suas redes sociais e escreveu: “O Estado tem investimentos em todas as regiões que este ano serão entregues, transformando a vida das comunidades”. Caldeirão político está em ebulição.

Na espera

Essa reunião das duas lideranças despertou a atenção dos meios políticos, porque Barbosinha foi designado pelo presidente estadual do PSD, senador Nelson Trad Filho, para conduzir as articulações voltadas às eleições deste ano. O partido pretende estar no mesmo arco de aliança de PL e União Progressista (federação formada pelo União Brasil e o PP) na disputa pela reeleição de Riedel, porém, depende das definições de Gilberto Kassab, dirigente nacional da legenda.

Recuo

Diante da pressão da Câmara Municipal e da população, a Prefeitura de Campo Grande começou a recuar, embora a iniciativa pareça ser, digamos, um “gesto de bondade” para com o contribuinte. Assim é que decidiu prorrogar o prazo para pagamento do IPTU até o dia 12 de fevereiro. Mas dizem que a guerra não terminou, porque o objetivo da queda de braço é outro: o aumento significativo nos valores do referido imposto e a redução do desconto de 20% para 10%.

ANIVERSARIANTES

*Colaborou Tatyane Gameiro

Correio B

BBB 26: Público poderá substituir participantes; entenda

O funcionamento da votação, assim como o momento em que ela será oferecida ao público, ainda não foi revelado

08/01/2026 22h00

Divulgação

Continue Lendo...

Se você já se irritou com um participante "planta" no Big Brother Brasil, os seus desejos foram atendidos para a nova temporada. Pela primeira vez na história do programa, o público poderá substituir qualquer jogador da casa durante o andamento do reality show.

Segundo a Globo, pessoas previamente selecionadas estarão prontas para entrar na casa no lugar dos confinados. Ao longo do programa, a produção do BBB poderá abrir uma votação popular para substituir participantes que não se entregam verdadeiramente ao jogo.

O funcionamento da votação, assim como o momento em que ela será oferecida ao público, ainda não foi revelado. Em nota divulgada à imprensa, no entanto, a Globo garante que a medida visa criar um "mecanismo de combate às plantas".

"Essa substituição virá de um espaço extra desafiador, um laboratório onde um grupo de pessoas confinadas precisará conquistar o público e provar que sabe jogar e que merece uma das vagas na casa do 'BBB'. Sem regalias, os integrantes desse espaço viverão desafios e perrengues suficientes para que o público os conheça e decida quem terá a grande chance de entrar na disputa", explicou o comunicado.

"A gente espera que o público brinque conosco, que ele seja mais um jogador ali, que se sinta parte do domínio desse jogo que é o 'Big Brother'. Todo brasileiro gosta de opinar e de participar. Antes, essa participação estava restrita a algumas dinâmicas específicas ou à eliminação", revelou a diretora-geral Angélica Campos.

O Big Brother Brasil 26 estreia na próxima segunda-feira, 12 de janeiro. A temporada promete começar com novidades, como as cinco Casas de Vidro espalhadas pelo Brasil e a participação de veteranos do reality. Ao todo, serão três grupos de participantes - Pipocas (anônimos), Camarotes (famosos) e Veteranos (Ex-BBBs).

 

 

CRÍTICA "O AGENTE SECRETO"

Premiado longa-metragem estrelado por Wagner Moura volta hoje ao circuito da Capital

Premiado longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, que volta hoje ao circuito de Campo Grande, tem no elenco de apoio impactante resgate do "nacional-popular"

08/01/2026 12h30

Tânia Maria e Wagner Moura em cena de

Tânia Maria e Wagner Moura em cena de "O Agente Secreto" Divulgação

Continue Lendo...

As mazelas de um país do terceiro do mundo - aquele sobre o qual já se disse “do futuro” (Zweig) nos tempos de uma ditadura anterior (Getúlio) àquela em que o filme se ambienta (Geisel) - todo estropiado por um regime de governo autoritário, que proíbe a livre a expressão, o ir-e-vir e que manda matar quem não se porta dentro das suas quatro linhas.

A corrupção e a lógica dos negócios escusos, com a prédica da eliminação dos indivíduos que não rezam no quadrado do poder estabelecido, escoam de um lado a outro, criando um elo de podridão e sordidez entre a sociedade civil e instituições da administração e da chamada ordem pública.

Tânia Maria e Wagner Moura em cena de "O Agente Secreto"Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho nas filmagens de "O Agente Secreto" - Foto: Victor Jucá/Divulgação

Tudo isso pode ser dito numa generalização macro de “O Agente Secreto”. Mas há também no quinto longa do pernambucano Kleber Mendonça Filho, com o baiano Wagner Moura no papel principal, uma multifacetada estampa do povo, esse ente tão caro ao cinema e à cultura brasileira, que foi divisor de águas, por exemplo, na década de sessenta, quando muito se discutiu sua expressão na chave dos debates travados sobre o nacional-popular e a arte engajada.

Tânia Maria e Wagner Moura em cena de "O Agente Secreto"Wagner Moura no longa “O Agente Secreto” (2025), que conquistou quatro prêmios no Festival de Cannes - Foto: Divulgação

Há uma pontuação valiosa de Jean-Claude Bernardet e Maria Rita Galvão sobre esse binômio - o nacional-popular - que atravessa a produção cinematográfica do Brasil.

Mas a dupla irá recuar para o período anterior em que o acalorado debate ganha síntese e contundência na nomenclatura, consagrada talvez nas inquietações da geração CPC sobre as questões culturais, que coincide nas telas com o cinema novo.

Se aqui o que é visto como nacional encaminha quase sempre para alienação e ao povo, ou ao que é próprio dele, portanto, tido como popular, atribui-se a missão ou a condição de fonte de potência libertadora, tinha-se antes, no período pré-sonoro, uma qualificação meramente ‘técnica’, de identificação de origem geográfica, relacionada ao nacional.

Isso até se especular sobre o teatro de revista ter legado um possível primeiro gênero cinematográfico brasileiro (três décadas antes da chanchada) e, um pouco adiante, Humberto Mauro imprimir paisagens e brejeirices ‘plenamente’ nossas.

Teria sido Mauro também o responsável por migrar do, por assim dizer, regional (Minas Gerais) para o nacional (Rio de Janeiro) com o melodrama social “Favela dos Meus Amores” (1934), já sonoro, ainda que a intenção de autenticidade ao retratar a vida no morro - ou seja, o povo preto - tenha sido eventualmente frustrada por suposto estrelismo de Carmen Santos, atriz branca e portuguesa, que mais de uma vez afiançou sua predileção pelo popular e pelo “povo humilde” ante “criaturas endinheiradas”.

Tânia Maria e Wagner Moura em cena de "O Agente Secreto"Personagem Tereza Vitória do filme "O Agente Secreto", interpretada por Isabél Zuaa - Foto: Divulgação

A atriz portuguesa Isabél Zuaa, de mãe angolana e pai da Guiné-Bissau, que faz a Tereza Vitória de “O Agente Secreto” funciona, por um interessante efeito de alteridade, como uma fresta no elenco para a demarcação da potente brasilidade, via Pernambuco, dos demais personagens secundários.

Assim como o alemão Udo Kier, que faz um judeu sobrevivente de guerra, ela é uma presença estrangeira. E, por contraste, ajuda sobremaneira no molho irresistível das figuras e das atuações que garantem o melhor estofo para Wagner Moura.

Sim, ele está na melhor forma de um talento que também sempre soube ser grande mesmo em papéis secundários (“Carandiru”, “Nina”, “Elysium”).

Mas o que seria do seu Marcelo / Armando, tão sutis quanto profundos, sem o magnetismo de uma Dona Sebastiana inebriante vivida pela quase octogenária Tânia Mara, atriz potiguar e amadora que até hoje vive de artesanato?

Ela é a dona da pensão no Recife que abriga refugiados como Tereza e Marcelo, que vem de São Paulo para encontrar o filho, recuperar a memória da mãe e sair do país para escapar da morte.

E, de Sebastiana, vamos ao truculento chefe de polícia Euclides (o cearense Robério Diógenes), o projecionista Alexandre (o mineiro Carlos Francisco), o capanga Augusto (o carioca Roney Villela), o Arlindo do ator pernambucano Thomás Aquino, que também integra o grupo da pensão, e, para citar apenas mais um de muitos outros nomes, o matador Vilmar (do também potiguar Kaiony Venâncio).

A escalação e orquestração desses intérpretes são um capítulo à parte no êxito do filme. E turbinam o tal debate sobre o nacional-popular.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).