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Premiação

Oscar acontece amanhã; confira os indicados

Representante brasileiro, "Ainda Estou Aqui" concorre em três categorias

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A 97ª cerimônia do Oscar acontece amanhã (2), no Teatro Dolby em Los Angeles. O evento mais aguardado do cinema mundial promete uma noite emocionante, com grandes favoritos e presença marcante do Brasil na disputa.

Horário e transmissão

A cerimônia principal começa às 21h (horário de Brasília), com o tapete vermelho iniciando às 20h30. No Brasil, o evento será transmitido pelos seguintes canais:

  • TV aberta: TV Globo (exceto no Rio de Janeiro)
  • TV por assinatura: TNT
  • Streaming: Max (antigo HBO Max) e Globoplay

Para os campo-grandenses, será possível assistir à premiação em meio à folia de Carnaval nos bares Capivas e Ponto Bar.

Indicações

O filme "Emilia Pérez", dirigido por Jacques Audiard, lidera com 13 indicações, seguido por "O Brutalista" e "Wicked", com 10 indicações cada. 

Mas para os brasileiros, o foco são as três indicações de "Ainda Estou Aqui" nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres, que concorre ao mesmo prêmio que sua mãe, Fernanda Montenegro, disputou há 25 anos pelo filme Central do Brasil.

Confira a lista completa de filmes indicados abaixo:

Melhor Filme

  • Anora
    • Alex Coco, Samantha Quan e Sean Baker, produtores
  • O Brutalista
    • Nick Gordon, Brian Young, Andrew Morrison, D.J. Gugenheim e Brady Corbet, produtores
  • Um Completo Desconhecido
    • Fred Berger, James Mangold e Alex Heineman, produtores
  • Conclave
    • Tessa Ross, Juliette Howell e Michael A. Jackman, produtores
  • Duna: Parte Dois
    • Mary Parent, Cale Boyter, Tanya Lapointe e Denis Villeneuve, produtores
  • Emilia Pérez
    • Pascal Caucheteux e Jacques Audiard, produtores
  • Ainda estou aqui
    • Maria Carlota Bruno e Rodrigo Teixeira, Produtores
  • O Reformatório Nickel
    • Dede Gardner, Jeremy Kleiner e Joslyn Barnes, produtores
  • A Substância
    • Coralie Fargeat e Tim Bevan e Eric Fellner, produtores
  • Wicked
    • Marc Platt, Produtor

Melhor Diretor

  • Anora
    • Sean Baker
  • O Brutalista
    • Brady Corbet
  • Um Completo Desconhecido
    • James Mangold
  • Emilia Pérez
    • Jacques Audiard
  • A Substância
    • Coralie Fargeat

Melhor Ator

  • O Brutalista
    • Adrien Brody
  • Um Completo Desconhecido
    • Timothée Chalamet
  • Sing Sing
    • Colman Domingo
  • Conclave
    • Ralph Fiennes
  • O Aprendiz
    • Sebastian Stan

Melhor Atriz

  • Wicked
    • Cynthia Erivo
  • Emilia Pérez
    • Karla Sofía Gascón
  • Anora
    • Mikey Madison
  • A Substância
    • Demi Moore
  • Ainda Estou Aqui
    • Fernanda Torres

Melhor Ator Coadjuvante

  • Anora
    • Yura Borisov
  • A Verdadeira Dor
    • Kieran Culkin
  • Um Completo Desconhecido
    • Edward Norton
  • O Brutalista
    • Guy Pearce
  • O Aprendiz
    • Jeremy Strong

Melhor Atriz Coadjuvante

  • Um Completo Desconhecido
    • Monica Barbaro
  • Wicked
    • Ariana Grande
  • O Brutalista
    • Felicity Jones
  • Conclave
    • Isabella Rossellini
  • Emilia Pérez
    • Zoe Saldaña

Melhor Roteiro Original

  • Anora
    • Escrito por Sean Baker
  • O Brutalista
    • Escrito por Brady Corbet, Mona Fastvold
  • A Verdadeira Dor
    • Escrito por Jesse Eisenberg
  • Setembro 5
    • Escrito por Moritz Binder, Tim Fehlbaum; Co-escrito por Alex David
  • A Substância
    • Escrito por Coralie Fargeat

Melhor Roteiro Adaptado

  • Um Completo Desconhecido
    • Roteiro de James Mangold e Jay Cocks
  • Conclave
    • Roteiro de Peter Straughan
  • Emilia Pérez
    • Roteiro de Jacques Audiard; Em colaboração com Thomas Bidegain, Léa Mysius e Nicolas Livecchi
  • O Reformatório Nickel
    • Roteiro de RaMell Ross e Joslyn Barnes
  • Sing Sing
    • Roteiro de Clint Bentley, Greg Kwedar; História de Clint Bentley, Greg Kwedar, Clarence Maclin, John "Divine G" Whitfield

Melhor Filme de Animação

  • Flow
    • Gints Zilbalodis, Matīss Kaža, Ron Dyens e Gregory Zalcman
  • Divertida Mente 2
    • Kelsey Mann e Mark Nielsen
  • Memórias de um Caracol
    • Adam Elliot e Liz Kearney
  • Wallace & Gromit: Avengança
    • Nick Park, Merlin Crossingham e Richard Beek
  • Robô Selvagem
    • Chris Sanders e Jeff Hermann

Melhor Filme Internacional

  • Ainda Estou Aqui
    • Brasil
  • A Garota da Agulha
    • Dinamarca
  • Emilia Pérez
    • França
  • A Semente do Fruto Sagrado
    • Alemanha
  • Flow
    • Letônia

Melhor Documentário de Longa-metragem

  • Diários da Caixa Preta
    • Shiori Ito, Eric Nyari e Hanna Aqvilin
  • Sem chão
    • Basel Adra, Rachel Szor, Hamdan Ballal e Yuval Abraham
  • Guerra da Porcelana
    • Brendan Bellomo, Slava Leontyev, Aniela Sidorska e Paula DuPre' Pesmen
  • Trilha Sonora para um Golpe de Estado
    • Johan Grimonprez, Daan Milius e Rémi Grellety
  • Sugarcane
    • Julian Brave NoiseCat, Emily Kassie e Kellen Quinn

Melhor Documentário de Curta-metragem

  • Death by Numbers
    • Kim A. Snyder e Janique L. Robillard
  • Estou Pronto, Guarda
    • Smriti Mundhra e Maya Gnyp
  • Incident
    • Bill Morrison e Jamie Kalven
  • Instruments of a Beating Heart
    • Ema Ryan Yamazaki e Eric Nyari
  • A Única Mulher na Orquestra
    • Molly O'Brien e Lisa Remington

Melhor Curta-metragem em Live Action

  • A Lien
    • Sam Cutler-Kreutz and David Cutler-Kreutz
  • Anuja
    • Adam J. Graves and Suchitra Mattai
  • I'm Not a Robot
    • Victoria Warmerdam and Trent
  • The Last Ranger
    • Cindy Lee and Darwin Shaw
  • The Man Who Could Not Remain Silent
    • Nebojša Slijepčević and Danijel Pek

Melhor Curta-metragem de Animação

  • Beautiful Men
    • Nicolas Keppens and Brecht Van Elslande
  • In the Shadow of the Cypress
    • Shirin Sohani and Hossein Molayemi
  • Magic Candies
    • Daisuke Nishio and Takashi Washio
  • Wander to Wonder
    • Nina Gantz and Stienette Bosklopper
  • Yuck!
    • Loïc Espuche and Juliette Marquet

Melhor Trilha Sonora

  • O Brutalista
    • Daniel Blumberg
  • Conclave
    • Volker Bertelmann
  • Emilia Pérez
    • Clément Ducol e Camille
  • Wicked
    • John Powell e Stephen Schwartz
  • Robô Selvagem
    • Kris Bowers

Melhor Canção Original

  • El Mal
    • de Emilia Pérez; Música de Clément Ducol e Camille; Letra de Clément Ducol, Camille e Jacques Audiard
  • The Journey
    • de Os Seis Triplos Oito; Música e letra de Diane Warren
  • Like A Bird
    • de Sing Sing; Música e Letra de Abraham Alexander e Adrian Quesada
  • Mi Camino
    • de Emilia Pérez; Música e Letra de Camille e Clément Ducol
  • Never Too Late
    • de Elton John: Nunca é tarde demais; Música e letra de Elton John, Brandi Carlile, Andrew Watt e Bernie Taupin

Melhores Efeitos Sonoros

  • Um Completo Desconhecido
    • Tod A. Maitland, Donald Sylvester, Ted Caplan, Paul Massey e David Giammarco
  • Duna: Parte Dois
    • Gareth John, Richard King, Ron Bartlett e Doug Hemphill
  • Emilia Pérez
    • Erwan Kerzanet, Aymeric Devoldère, Maxence Dussère, Cyril Holtz e Niels Barletta
  • Wicked
    • Simon Hayes, Nancy Nugent Title, Jack Dolman, Andy Nelson e John Marquis
  • Robô Selvagem
    • Randy Thom, Brian Chumney, Gary A. Rizzo e Leff Lefferts

Melhor Fotografia

  • O Brutalista
    • Lol Crawley
  • Duna: Parte Dois
    • Greig Fraser
  • Emilia Pérez
    • Paul Guilhaume
  • Maria
    • Ed Lachman
  • Nosferatu
    • Jarin Blaschke

Melhores Efeitos Visuais

  • Alien: Romulus
    • Eric Barba, Nelson Sepulveda-Fauser, Daniel Macarin and Shane Mahan
  • Better Man
    • Luke Millar, David Clayton, Keith Herft and Peter Stubbs
  • Duna: Parte Dois
    • Paul Lambert, Stephen James, Rhys Salcombe and Gerd Nefzer
  • Planeta dos Macacos: O Reinado
    • Erik Winquist, Stephen Unterfranz, Paul Story and Rodney Burke
  • Wicked
    • Pablo Helman, Jonathan Fawkner, David Shirk and Paul Corbould

Melhor Figurino

  • Um Completo Desconhecido
    • Arianne Phillips
  • Conclave
    • Lisy Christl
  • Gladiador II
    • Janty Yates e Dave Crossman
  • Nosferatu
    • Linda Muir
  • Wicked
    • Paul Tazewell

Melhor Edição

  • Anora
    • Sean Baker
  • O Brutalista
    • David Jancso
  • Conclave
    • Nick Emerson
  • Emilia Pérez
    • Juliette Welfling
  • Wicked
    • Myron Kerstein

Melhor Maquiagem e Penteados

  • Um Homem Diferente
    • Mike Marino, David Presto e Crystal Jurado
  • Emilia Pérez
    • Julia Floch Carbonel, Emmanuel Janvier e Jean-Christophe Spadaccini
  • Nosferatu
    • David White, Traci Loader e Suzanne Stokes-Munton
  • A Substância
    • Pierre-Olivier Persin, Stéphanie Guillon e Marilyne Scarselli
  • Wicked
    • Frances Hannon, Laura Blount e Sarah Nuth

Melhor Design de Produção

  • O Brutalista
    • Design de Produção: Judy Becker; Decoração do cenário: Patricia Cuccia
  • Conclave
    • Design de Produção: Suzie Davies; Decoração do cenário: Cynthia Sleiter
  • Duna: Parte Dois
    • Design de Produção: Patrice Vermette; Decoração do cenário: Shane Vieau
  • Nosferatu
    • Design de Produção: Craig Lathrop; Decoração do cenário: Beatrice Brentnerová
  • Wicked
    • Design de Produção: Nathan Crowley; Decoração do cenário: Lee Sandales

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Diálogo

Tremenda de uma "cascata" a informação apregoada pelo governo de Lula que... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta terça-feira (23)

23/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

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Cecília Meireles - escritora brasileira

Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”

Felpuda

Tremenda de uma “cascata” a informação apregoada pelo governo de Lula que ele ressarciu os aposentados, vítimas da roubalheira de esquema que envolve pessoas ligadas ao INSS, empresas privadas, ONGs, laranjas e políticos. Na realidade, essa conta sobrou para o cidadão, inclusive os próprios aposentados que pagam Imposto de Renda. Nenhum dos bandidos até agora restituiu aos cofres públicos o dinheiro que roubou. Aliás, a maioria está sendo blindada de forma vergonhosa. Há quem diga até que buscam “freio” para que a CPMI do INSS comece a patinar e não avance. Lamentável!

Pra cabeça

Quem entrará em 2026 com problemas no Conselho de Ética da Câmara é a deputada federal Camila Jara, do PT. O Partido Novo protocolou representação contra ela.

Mais

A acusação é de violação do decoro, ao se envolver na confusão originada quando da retirada à força de Glauber Braga, do Psol, e de ofensa ao secretário-geral da Mesa Diretora.

Diálogo

O vorí-vorí, tradicional prato paraguaio, foi eleito o melhor do mundo na lista anual do Taste Atlas, plataforma internacional que reúne avaliações gastronômicas de todas as partes do planeta. A iguaria recebeu nota 4,64 de 5, com base em votos de usuários reais que experimentaram o prato. Conhecido também como borí-borí, o vorí-vorí é descrito pelo portal como “a icônica sopa de galinha paraguaia com bolinhos de fubá recheados com queijo”. Rico em sabor, textura e história, o prato ocupa um lugar especial na mesa das famílias paraguaias e agora também no cenário global da gastronomia. Nos últimos anos, o vorí-vorí já havia figurado entre as melhores sopas do mundo em rankings do mesmo portal, reforçando sua reputação. A lista do Taste Atlas se tornou referência global por utilizar um sistema que identifica e descarta avaliações nacionalistas ou feitas por robôs, garantindo legitimidade às escolhas.

DiálogoChayene Marques Georges Amaral e Luiz Renê Gonçalves Amaral

 

DiálogoCamila Fremder

Prova de fogo

O atual time que forma o entorno do governador Eduardo Riedel terá, no próximo ano, prova de fogo, porque a missão deverá ser reeleger o “chefe” para o segundo mandato. Será o momento de a tchurminha provar quem é quem na estrutura. Quando foi eleito em 2022, Riedel nunca havia disputado uma eleição, porém, tinha um grupo político forte que sabia “o caminho das pedras”, o que foi fundamental para sua vitória. Em 2026, ele não poderá contar com esse pessoal.

Nem tanto

O PT em Mato Grosso do Sul já não estaria demonstrando, digamos, tanto amor pela candidatura de Simone Tebet (MDB) ao Senado pelo Estado, achando ser melhor por São Paulo. Lideranças petistas cá dessas bandas dizem que a ministra poderá ser um dos nomes para suceder a Lula. Ela figura entre algumas opções para ocupar o trono petista. A lista tem Alckmin, do PSB, e Haddad, o único do PT. Tudo indica que não se faz mais petista raiz como antigamente...

Entrave

Nos bastidores, o que se fala é que a ministra Simone Tebet, até então considerada excelente opção para disputar o Senado por MS, seria fonte de problemas. Algumas das alas do PT teriam torcido o nariz com a possibilidade de ela disputar pelo partido, até porque esse time lembra de que, quando candidata à Presidência, ela desferiu ataques a Lula. Além disso, há dúvidas se no Estado teria potencial eleitoral para o embate com outros candidatos, em sua maioria da direita, tendo em vista que o governo do qual faz parte, dizem, “está caindo pelas tabelas”

ANIVERSARIANTES

Beatriz Rahe Pereira, 
Dr. Gevair Ferreira Lima Júnior,
Julianne Stranieri Metello, 
Stephan Duailibi Younes, 
Maria Fatima Bueno,
Adhemar Mombrum de Carvalho Neto,
Augusto Costa Canhete,
Rosangela Neves,
Edgar Basmage,
Gileno Almeida Costa Nonato,
Sérgio Aguni,
Rinaldo da Silva Cruz,
Edna Maria Potsch Magalhães,
Dr. Márcio Molinari,
Ivo Batista Benites,
Ronaldo Fernandes Donizeti de Jesus,
Fabiano Borges da Silva,
Maria Aparecida Menezes,
Rafael Medina Araujo,
Rosilene Gois Paes,
Antonio Angelo Garcia dos Santos,
Maria Elisa Hindo Dittmar,  
Beatriz de Almeida,
Dr. Amaury Bittencourt Gonçalves, 
Izabella de Matos Lopes,
Cláudia Regina Di Felice,
Neide machado da Silva Gimenes,
Domingos Puckes,
Silvio Luiz de Moura Leite,
Helder Kohagura,
Maria Clementina Aparício Fernandes,  
Aurino Rodrigues Brasil,
Tânia Ignez Pinheiro,
Marilda Flores Haidar,
Samara Carvalho Gomes Binn,
Josselen Resstel Escórcio,
Valdo Maciel Monteiro,
Luiz Eduardo Yukio Egami,
Rafael Ferreira Ribeiro Lima,
Leila Maria de Albuquerque,
Maria Aparecida de Moura Leite, 
Datis Alves de Souza,
Aurea Leite de Camargo,
Maria de Fátima Vendas Muzzi, 
Thiago Ferraz de Oliveira,
Ruth Lopes Abreu,
Sandra Rodrigues Pereira,
Paulo da Costa Oliveira,  
Paulo César Reis Mendonça,
Fernanda Marques Ferreira,
Terezinha Alves Araújo,
Lucilaine Aparecida Tenorio de Medeiros,
Maria Helena Alves Lima,
Rosana Paes de Matos,
Laura Holsback Alvarenga,
Renato de Freitas Martins,
Miriam Fontoura Prata,
Nelson Maia de Melo,
Cleonice Gomes de Oliveira,
Rodolfo de Morais Dias,
Jussara Leite Barbosa,
Hugo Sabatel Neto,
Carolina Saves,
Solange Xavier Vargas,
Augusto Coelho Freire,
Soraia Kesrouani,  
Rubens Mendes Pereira,
Lilian Gabriela Heideriche Garcia,
Ana Maria Coimbra Santos,
Nelly Vasconcelos Coelho,
Valmir de Andrade Ferreira,
Eliana Miyuki Aratani Kaiya, 
Flávia Ribeiro Ramirez,
Laurinda Paiva Peixoto,
Patrícia de Souza Queiroz,
José Antônio Braga,
Elaine Viana Nunes,
Washington Justino Gonzaga,
Maria Stella Maia Pepino,
Vânia de Toledo Neder,
Osvaldo de Moraes Barros Neto,
Raquel Barbosa Franco,
Suely Ferreira Leal,
João Rafael Sanches Florindo,
Antonio Fernando Cavalcante,
Lúcia Torres Marchine,
Marcos Henrique Boza,
Adriana de Oliveira Rocha,
Suely Luiza Comerlato,  
Benedito Celso Dias,
Alirio Leitun,
Débora Queiroz de Oliveira,
Edson Pulchério Alves,
João Borges da Silva Filho,
Mário Zan Moreira,
Marcelo Luiz Ferreira Correa,
Valdecir Jorge,
Sérgio Carlos Borges,
Dr. Ruy Alberto Bueno,  
Marta Maria Vicente,
Guilherme Nucci dos Reis,
Marcelo Flores Acosta,
Noêmia Ramos de Oliveira,
Luiz Carlos de Carvalho,
Cláudia Garcia de Souza Trefilo,
Leonardo Marques Mourão,
Maria Delfina Louveira Trindade,
Camyla Queiroz de Faria Gonzales. 

*Colaborou Tatyane Gameiro

CINEMA

Curta-metragem "Carne Amarela" transforma a Terra do Pé de Cedro em set de filmagens

Com produção de Marcus Teles e direção de Gleycielli Nonato Guató, curta-metragem "Carne Amarela" tem equipe local e conta história que entrelaça memórias da infância em meio aos pequizeiros e banhos de rio

22/12/2025 10h30

Com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab),

Com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), "Carne Amarela" mobiliza comunidade de Coxim a partir de um enredo que une nostalgia da infância a uma mensagem de pertencimento territorial e de defesa da natureza Divulgação: Marcus Teles

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Nostalgia e engajamento são os motores para evocar os sabores da infância que fizeram Coxim voltar a ser cenário de cinema. Conhecida como Terra do Pé de Cedro, a cidade localizada a 245 quilômetros de Campo Grande, no norte do Estado, é uma das protagonistas de “Carne Amarela”, curta-metragem de ficção dirigido por Gleycielli Nonato Guató e produzido por Marcus Teles.

Os dois nasceram na cidade, que também é conhecida como Portal do Pantanal, e são profundamente conectados ao Cerrado e ao Pantanal.

As filmagens se encerraram ontem e foram realizadas integralmente por lá, contando com elenco local, que envolveu moradores atuando pela primeira vez na frente de uma câmera e também uma equipe de produção majoritariamente formada por coxinenses. Ou seja, uma combinação de saberes tradicionais, talento regional e formação técnica.

A produção nasce do desejo de fazer Coxim se ver na tela grande, “suas cores, sua luz, seus frutos, suas infâncias”, como afirma a diretora. E nasce, segundo Gleycielli, também da necessidade urgente de lembrar o que esses mesmos elementos significam para a identidade do município.

“Eu estou completamente em êxtase. Planejei muito trazer esse filme para cá. É emocionante gravar na cidade onde cresci, com o povo daqui, com artistas da terra. Noventa por cento do elenco é coxinense, a equipe tem muita gente da cidade, e isso me deixa profundamente feliz”, compartilha Gleycielli Nonato Guató, que, além de dirigir a produção, também assina o roteiro baseado em seus próprios textos literários.

DOIS TEXTOS

“Carne Amarela” nasce de dois textos de Gleycielli – o poema “Carne Amarela” e o conto “É Tempo de Ouro no Cerrado” – que guardam lembranças de uma Coxim que pulsava mata, rio e fruta. A diretora explica que o filme busca reencontrar essa paisagem quase perdida.

“Eu quero trazer a infância que vivi. A gente saía para caçar pequi, pegava ingá, comia goiaba no pé, trazia caju para fazer doce. Coxim era meu ‘Sítio do Picapau Amarelo’. Hoje, muitos lugares onde eu brincava viraram bairros. O filme é um lembrete do que ainda existe e do que não pode desaparecer”, afirma.

A obra convida as crianças e os adultos a olhar novamente para o Cerrado como pertencimento. O pequi, fruto central da narrativa, é apresentado como força, resistência e alimento da memória coxinense.

“O pequi já sustentou muitas famílias. Trouxe renda, trouxe mistura, trouxe nutrição. Ele resiste ao fogo, resiste ao tempo, mas não resiste ao machado. O filme quer acender esse sentimento de pertencimento e preservação, para que as próximas gerações vejam valor no que tantas vezes sustentou Coxim”, ressalta Gleycielli.

ZORAIDE

A protagonista adulta, Zoraide, teve como referências mulheres de alusão familiar e ancestral para Gleycielli: sua mãe, tias, avó e bisavó. A diretora revela que a personagem carrega traços de todas elas. E quem interpreta Zoraide é justamente Maria Agripina, mãe da diretora, pioneira do teatro coxinense.

“É muito emocionante ver minha mãe interpretando a Zoraide, que leva o nome da minha tia que faleceu na pandemia. Este filme é pioneiro em muitas coisas dentro de mim”, revela. Além disso, todos os cargos de direção são ocupados por mulheres, fortalecendo a presença feminina no audiovisual sul-mato-grossense.

“Trabalhar com essa equipe é um prazer imenso. Estamos construindo juntas. É uma energia muito poderosa”, afirma. A equipe ainda é formada majoritariamente por profissionais de Coxim, como Robertson Isan Vieira, artesão ceramista premiado, e José Carlos Soares, cabeleireiro e designer de imagem.

Com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), "Carne Amarela" mobiliza comunidade de Coxim a partir de um enredo que une nostalgia da infância a uma mensagem de pertencimento territorial e de defesa da naturezaEquipe do curta-metragem posa em um boteco da cidade com a diretora Gleycielli Nonato Guató (em pé, à esquerda, de blusa preta) - Foto: Divulgação/Marcus Teles

ENCONTRO

Para o produtor executivo e corroteirista Marcus Teles, filmar em Coxim não foi uma escolha estética, mas ética e afetiva. “Coxim faz parte da nossa formação pessoal e artística. Os textos que deram origem ao filme nasceram daqui.

A luz, a paisagem, o modo de vida, o jeito como o pequi aparece na cidade, tudo isso faz parte da essência da história. Filmar em Coxim é garantir autenticidade”, afirma Marcus.

O produtor explica que mapear as locações foi um processo guiado pela afetividade. “Coxim é uma cidade onde o urbano e o rural se encontram o tempo todo. Não procuramos cenários: reconhecemos neles o que a história já trazia em essência”.

Marcus destaca ainda que oito moradores da cidade trabalharam pela primeira vez no audiovisual, acompanhados de profissionais experientes. “Queremos abrir portas. Que jovens de Coxim encontrem no set um caminho possível, uma nova profissão, um futuro”, destaca o produtor.

101 FILMES

O elenco também conta com a participação especial do ator Breno Moroni, que marcou gerações como o Mascarado na novela “A Viagem” (Globo, 1994), além de ter participado de diversas outras produções no cinema e na televisão.

Com uma carreira extensa que inclui desde aberturas de telenovelas e mais de 100 filmes, Breno esteve em Coxim para integrar o elenco de “Carne Amarela” como seu 101º trabalho audiovisual.

“Trazer o Breno foi como aproximar duas forças que se completam. Ele chega com experiência, mas com humildade. Ele senta na varanda e deixa a conversa fluir. É uma presença que soma sem apagar a simplicidade regional, que é a alma do filme”, reconhece Marcus.

“Ele é fantástico. Consegue ir do drama à palhaçaria. Traz o duo que a personagem dele pede: o velho ranzinza e o homem capaz de se transformar”, completa Gleycielli.

O CERRADO

O filme aborda temas urgentes como queimadas, perda de territórios e desmatamento, mas com a delicadeza necessária para o público infantil, segmento prioritário na meta de audiência da produção.

“O tema duro vem com sutileza. As crianças vão entender o sentimento de perder e o de pertencer. E, quando algo pertence a você, você quer cuidar”, explica Gleycielli. Ao fim, o curta reforça que a preservação é um aprendizado coletivo e que cuidar da terra só é possível quando ela é reconhecida como parte de nós.

Na semana passada, a equipe teve uma atividade formativa com Alexandre Lopes, que é doutor em Ciências Sociais e professor de Sociologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), no campus de Coxim.

A interação rendeu contribuições fundamentais para reflexão sobre como pensar e construir um audiovisual mais inclusivo.

AUTOESTIMA

A expectativa da equipe é de que o filme leve Coxim para o Brasil e para o mundo por meio de festivais, mas, principalmente, que devolva à cidade a consciência de seu próprio valor.

“Esperamos que Coxim se veja com carinho. Que perceba que suas histórias merecem estar no cinema. ‘Carne Amarela’ é uma celebração da cidade, das suas raízes e da força do Cerrado”, diz Marcus.

Para Gleycielli, a gravação na cidade é também um gesto de retorno. “Eu sou uma Guató de Coxim. Este filme diz muito sobre de onde eu vim e quem sou eu”.

Como uma “semente que rompe a casca”, reforça a diretora, “Carne Amarela” nasce para devolver à cidade o brilho do seu fruto mais resistente.

Aquele que atravessa gerações, que muda o PIB, que alimenta famílias, que resiste ao fogo e que ensina a permanecer. E Coxim, agora, se prepara para ver sua história ganhar corpo, cor, movimento e tela.

O projeto conta com investimento da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), do governo federal, por meio do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

"Carne Amarela"

> Direção e roteiro: Gleycielli Nonato Guató;
Direção de produção: Gabriela Lima Ferlin;
> Direção de arte: Maíra Espíndola;
Direção de fotografia: Dafne Alana;
Som direto e edição de mixagem: Laura Cristina;
Produção executiva, assistência de direção e roteiro: Marcus Teles;
Operador de câmera: Gabriel Ribeiro;
Produção de set: Jefley M. Cano;
Elenco: Breno Moroni, Maria Agripina, João da Mata, Elena Vendroscolo, Maria Sonea Domingos;
Trilha sonora original: Gian Markes;
> Edição de imagem e cor: Rafael Viriato;
Microfonista: 4real.wav;
Assistente de produção executiva: Lucas Moura e Guinha Serrou;
Assistente de produção e captação: Robertson Vieira;
Assistente de produção: Carlos Soares;
Assistente de arte: Angela Gabrieli;
2º assistente de direção: Eduardo Henrique;
2ª assistente de fotografia: Lavinia Ribeiro;
Assessoria de imprensa: Lucas Arruda e Aline Lira.

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