Os amantes de natureza e os exploradores de seus mistérios têm um novo atrativo em Bonito, em operação desde janeiro deste ano: a Gruta do Mimoso, considerada uma das mais bonitas do mundo pela comunidade internacional de mergulho em cavernas.
Ao contrário da Gruta do Lago Azul, ainda a mais visitada no destino, além da contemplação, Mimoso oferece passeios de flutuação e modalidades de mergulho para amadores e profissionais em águas cristalinas.
Com formação geológica que remonta a milhares de anos, a Gruta do Mimoso surpreende o visitante pelas suas belezas.
Conforme os olhos se acostumam com a luz interna, na medida que se avança pelos 78 degraus da escadaria (cuja elevação depende do nível de água na caverna), surgem as lindas formações de estalactites e estalagmites (formações que partem do teto e do chão), revelando todo o seu esplendor em um cenário único.
A cavidade foi descoberta nos anos de 1960, na fazenda Mimoso, mas somente 30 anos depois foi explorada por uma expedição francesa de espeleologistas, organizada pelo geólogo e mergulhador Augusto Auler.
Foi a primeira caverna aberta para mergulho do Brasil e praticamente todos os mergulhadores brasileiros da primeira geração iniciaram seus treinamentos neste lugar incrível, com seus espeleotemas raríssimos, como crostas e cones.
Após 10 anos de estudos e trâmites até a licença para a operação, dada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), o novo atrativo foi aberto ao público e já se constitui em um dos mais visitados, com poucas vagas para o período de Carnaval. Os preços do passeio variam conforme o calendário de alta e baixa temporada.
As reservas são feitas no atrativo e agências de turismo, por meio dos vouchers.
Explorando seus encantos
O passeio em grupos de 10 e duas pessoas se inicia com a troca de roupa e entrega dos equipamentos, seguida por uma explicação rápida sobre todo o percurso.
Em um trajeto em meio a uma trilha na mata, a caminhada do receptivo é de 350 metros até a entrada da caverna, onde o visitante tomará banho em uma ducha para que qualquer produto químico não polua as águas cristalinas do local, cuja concentração é formada pelas chuvas.
Além da atividade de contemplação, o atrativo oferece flutuação ou snorkeling e mergulho de batismo ou avançado, incluindo o espeleomergulho (mergulho de caverna).
O acesso ao salão dos cones, onde “habitam” formações calcárias de quase oito metros de altura, é autorizado para mergulhadores credenciados.
Para chegar ao local é necessário um mergulho horizontal de 70 metros pelo interior da caverna, chegando aos 20 metros de profundidade.
É permitido o acesso de crianças a partir de seis anos na atividade de contemplação e de oito anos em flutuação.
O passeio dura entre 1 hora e 1 hora 30 minutos, com acompanhamento do guia de turismo.
Pessoas com deficiências físicas não conseguem acessar o local por conta da escadaria, contudo, os guias são extremamente experientes e têm treinamento para atender ao visitante com outros tipos de deficiência, como auditiva, baixa visão e cegueira.
Como ter acesso a esta beleza natural?
O acesso à Gruta do Mimoso é feito pela rodovia MS-178 (em direção a Bodoquena), localizada entre os rios do Peixe e Nascente Azul, distante 29,7 km de Bonito.
Atividades: flutuação, mergulho e contemplação na gruta.
O atual tarifário expira dia 28 de fevereiro; o novo se estenderá de março a dezembro, conforme o calendário de alta e baixa temporadas definido pelo trade local.
Possui Wi-Fi gratuito para visitantes e venda de lanches e bebidas.
Mais informações pelo WhatsApp: (67) 9715-4500
Instagram: @passeiogrutadomimoso.





