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Rafael Cortez: "O CQC foi um divisor de águas na minha vida. Ele me apresentou para o público e principalmente para a comédia"

Como músico, ele gravou o seu primeiro álbum autoral de violão intitulado de 'Solo' em 2005 e em 2011 lançou 'Elegia da Alma'

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Rafael de Faria Cortez (45), mais conhecido como Rafael Cortez, é paulistano e se formou em jornalismo pela PUC - SP. 

Multifacetado, ele é ator, músico e comediante. Rafael ficou bastante conhecido quando passou a integrar o elenco de repórteres do programa "CQC " (Custe o Que Custar) na Band em 2008. 

Em sua vida um momento importante, um divisor de águas.  

Cortez já trabalhou para veículos como "Veja São Paulo", CNT e TV Gazeta. Foi apresentador do programa "Got Talent Brasil" e "Me Leva Contigo" na RecordTV.

Como músico, ele gravou o seu primeiro álbum autoral de violão intitulado de 'Solo' em 2005 e em 2011 lançou 'Elegia da Alma', com 15 composições de violão gravadas durante 7 anos. 

Rafael também participou de peças infantis como "Os Saltimbancos" (2004) e "O Mágico de Óz" (2007). No cinema já atuou no filme "Amor em Sampa", lançado em 2016, e também já gravou áudiolivros de obras célebres da literatura brasileira como "Dom Casmurro" e "O Alienista", ambas do autor Machado de Assis.

Rafael participou do programa de culinária “Super chefs Celebridades” e ficou em último lugar, porque é péssimo na cozinha (risos).  

Na TV atualmente, podemos ver Cortez na TV Cultura no programa Matéria Prima e também no streaming Disney Plus, mas seu principal papel no último mês e mais importante até aqui, é o de pai da Nara de quem ele fala com muita emoção.  

“Eu sou profundamente apaixonado por ela, ela é tão boazinha, tão bonitinha... Eu a amo profundamente. Amo cada coisinha dela. Ela é muito preciosa”, fala.

Tive o prazer de assistir o Rafael Cortez em São Paulo no mês passado e foi um stand up incrível, engraçado e inteligente como tudo que ele faz.

Cortez é a Capa do Correio B+ desta semana. Ele deu uma entrevista para o Caderno que vale a pena ler do início até o final. Rafael fala de seu início, do CQC, como está vivendo a paternidade, sobre TV, entre tantas outras coisas... Confere aí!  

CE: Rafael, você sempre se viu trabalhando com comunicação?

RC: “Desde criança, eu sempre soube que iria ser ator. É realmente algo que eu desejava. E a comunicação está muito ligada ao artista. Um artista que não se comunica bem, se trumbica, como já diria Chacrinha. A minha grande dúvida durante os meus primeiros anos de carreira foi sempre se eu seria um ator, ou um músico, ou um desenhista, ou um performer... O que foi realmente ‘chocante’, no bom sentido, foi eu me descobrir um comediante. Nem nos meus maiores sonhos de adolescência e juventude, foi imaginar que eu me tornaria conhecido por parte do público pela comédia. Essa foi uma grata surpresa.”

CE: E a música? Como aconteceu pra você? Ou sua primeira opção era a música?

RC: “Na verdade, a música veio primeiro. A música foi o meu grande despertar artístico. Eu tive uma infância maravilhosa, mas tive uma adolescência muito ruim por conta de problemas que eu tive na minha casa. E eu estava quase embarcando numa depressão profunda, quando aos 17 anos eu conheci um grupo de apoio que tocava violão. E a gente ia a reuniões de terapia, e eu via os jovens tocando violão. E eu percebia que aquilo era libertador. E eu via que eles ali eram os mais descolados. E aí, eu comecei a estudar violão porque eu queria ser descolado também. Então, o meu primeiro chamado com o violão foi esse, de me libertar, de socializar e me tirar daquela depressão. Só que aí, eu enlouqueci com o violão... Eu comecei a estudar com 17, depois fui para o violão clássico e até os 22 eu fiquei corroído da ideia de ser um profissional. E aquilo foi hipnotizante para mim. Eu só não me tornei um profissional de violão porque eu não passei em um vestibular específico de música, por conta de Física, Química e Matemática. A música, para mim, é uma carreira paralela. Eu não tenho mais aquela aspiração em ser um profissional de música, mas eu nunca deixei de tocar. Tanto que eu tenho seis discos lançados, e não é pouca coisa. De 2005 para cá foram seis discos e eu não paro de pensar em outros.”

 

CE: Você ficou conhecido pelo humor?

RC: “Sim. Especificamente, graças ao CQC. O programa foi um grande divisor de águas na minha vida. O CQC me apresentou ao Brasil como uma figura pública, mas, acima de tudo, e principalmente, me apresentou de fato para a comédia. O CQC foi o casamenteiro entre eu e a comédia. Ele foi o padre. Até então, eu não pensava em fazer comédia. Me colocou em contato com comediantes etc. Em comecei lá em 2008 e em 2009 eu já comecei a fazer stand-up, e foi um encontro maravilhoso, de alma. De lá para cá, já fiz centenas de shows, fui pro México, Japão, Estados Unidos... Realmente, tenho vivido uma carreira de comediante maravilhosa.”

CE: E suas experiências na comunicação até chegar no CQC, como foram?

RC: “As minhas experiências na comunicação com o CQC foram muito importantes para mim. Quando eu tinha 20 e poucos anos, eu trabalhei numa produtora de vídeo e fazia vários programas de televisão para pequenos casais. Lá, eu fui tudo o que se possa imaginar... Cabo man, chefe de estúdio, produtor de convidados, produção de merchandising, produtor executivo, assistente de produtor... Foram anos incríveis. Foi uma aula para mim. Eu pude ver tudo o que acontece no entorno do fazer TV. Antes do CQC, eu também passei anos como produtor teatral, de festinha de criança, passei anos trabalhando em um espaço circense... Eu tenho uma carreira bem bonita na produção cultural de um modo geral, e isso me ajudou profundamente quando eu fui para a frente da câmera. Porque quando eu cheguei no CQC, eu me vi num protagonismo de repórter.”

 

CE: Como aconteceu o convite para o CQC?

RC: “Foi muito incrível. Eu tinha um currículo rodando todo o mercado. E meu currículo como produtor era muito forte. Inclusive, me procuraram para ser produtor e não comediante. Eu aceitei ir até à entrevista, pesquisei sobre o que o programa se tratava e me interessei. Chegando lá, disse que não queria a vaga para produtor, mas queria muito tentar para ser repórter. Eles ficaram surpresos, porque nem estava aberta a vaga de repórter ainda. Eu insisti, me deixaram fazer o teste e aí eu passei.”

CE: O que o CQC mudou quando estreou na Band?

RC: “Tudo na minha vida. Eu sou profundamente grato. Mais do que mudar a minha vida, o CQC lavou a minha alma. Foi o meu redentor. Me redimiu de várias humilhações que eu tinha vivido. Eu comecei a trabalhar na carreira artística com 17 anos e só aos 31 que eu fui reconhecido como um artista. Graças ao CQC. Então, imagina, dos 17 para os 31, quanta água rolou, quanto eu ralei... Quando eu era anônimo, um artista raçudo, ganhei muito mal, fui muito mal tratado por contratante, passei muito perrengue. Então, de repente você se vê em um projeto que o Brasil inteiro ama, que é um sucesso, e os caras passam a te pagar bem, a te prestigiar, aquilo foi redentor, eu lavei a alma mesmo. O CQC resolveu toda a minha vida financeira naquele começo, eu lembro que eu estava quebrado mesmo, e consegui quitar todas as minhas dívidas. Foi graças ao CQC que eu consegui comprar o meu apartamento, que eu descobri uma carreira de comediante, que é o que me sustenta até hoje. Foi um sonho que se realizou. Eu tive o privilégio de viver nessa vida um sonho acordado. Eu cheguei lá e isso ninguém tira da minha história.”

 

CE: Uma reportagem que foi bastante importante pra você...

RC: “Quando eu cobri a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Eu fui morar lá para cobrir futebol, que é um tema que eu desconheço, tenho a menor familiaridade, não tenho time etc. Eu morei 46 dias em Johanesburgo e foi o melhor e o pior momento que eu passei no CQC. Eu decidi, já que estava ali, a fazer as melhores matérias da minha carreira.”

CE: Você passou pela Record e pela TV Globo depois do CQC, como foram esses convites e experiências?

RC: “O convite foi muito legal mas eu fui com o pé atrás, porque eu lembro que me procuraram definindo um grande plano de carreira para mim, e essa é a vantagem de ter começado fazendo sucesso mais tarde... Eu comecei no CQC com 31 anos de idade e fui para a Record com 38. E, dessa maneira, você fica mais desconfiado e sensato às promessas... Eu lembro que havia de fato um desenho da emissora para que eu fosse um dos grandes apresentadores da TV aberta, mas eu e o meu empresários ficamos muito desconfiados e não nos deslumbramos com essa possibilidade, o que foi muito bom, porque dois anos depois, nada daquilo havia acontecido e eu simplesmente saí da emissora com dois programas que foram muito legais de fazer. Depois, voltei para a Band. Ir para a Globo em 2016 foi um sonho que eu realizei acordado. Tive dois anos incríveis lá. Fui repórter no ‘Video Show’ cobrindo basicamente o Projac, e eu, que nunca tinha entrado no Projac, me vi trabalhando ali, vendo de perto as novelas, as cenografias, as maquiagens, os figurinos etc, foi incrível. Fiz o ‘Pop Star’ e o ‘Superchefs Celebridades’. Foi demais!”

 

CE: Meu Azar com as Mulheres e Memórias de Zarabatanas. Conta pra gente?

RC: “São os livros que eu escrevi. O ‘Meu Azar Com As Mulheres’ em 2015 é de comédia. Falo sobre namoradas, chefes que eu tive, as clássicas piadas de sogra... Mas, eu acho um livro bem sexista, já está publicado, está aí para quem quiser ler, mas, se eu pudesse reeditar, eu faria muita coisa diferente ou simplesmente não lançaria. É um livro machista e eu não sinto orgulho dele. Mas o ‘Memórias de Zarabatanas’, é de prosa e poesia lançado em 2018 e desse eu tenho um orgulho profundo, acho que é um dos trabalhos mais bonitos que eu já fiz na minha vida. São meus poemas e crônicas, que, juntos, vão contando um pouco da minha biografia. É um livro apaixonante.”

CE: Você cozinha bem? Passou pelo “Super Chef Celebridades”?

RC: “Não. Eu sou péssimo na culinária. Não sei fazer nada. Eu tenho essa coisa de violonista, né... Acho que as minhas mãos são mãos de músico mesmo. Ora muito delicadas, ora muito tensas. A culinária é algo muito manual... Eu tenho medo de usar faca e me gostar, por exemplo. Então, eu já não gosto. Além de achar que a minha mão desliza mal pela comida, porque ela é uma mão instrumento. E eu não tenho dom mesmo, sou péssimo. Quando eu fiz o ‘Super Chef Celebridades’, fiquei em último lugar, porque eu sou ruim mesmo. E lá eu tive aula de tudo o que você possa imaginar... Aprendi a fazer risoto, ovo pochê, massas, assados, cozidos, e eu não lembro de nada.”

 

CE: Você gosta de atuar?

RC: “Olha, eu atuo. E até tenho uma carreira bonita para as poucas coisas que eu já fiz de atuação. Mas, confesso que de todas as artes, é a que mais me intimida, porque eu tenho referências de atores e atrizes muito grandes na minha família. O meu irmão mais velho, que é um ótimo ator, é o Leonardo Cortez. Minha tia materna é uma atriz sem tamanho e temos também o Raul Cortez, que foi primo do meu pai. O nível é alto. Eu atuo também, mas vou com muito mais esmero e cuidado. Eu não sou um ator que relaxa, eu vou sempre muito tenso. Mas me sinto muito orgulhoso, porque ao longo desses anos eu fiz boas peças de teatro infantil onde eu formei um nome legal entre 2004 e 2007, fiz sitcom, fiz longa-metragem que estreia esse ano, e lacrei a vida recentemente ao ser convidado pelo Luiz Fernando Carvalho para fazer um papel na série ‘Independências’, que fala sobre os 200 anos de independência do Brasil.”

CE: E o “Talk Show”?

RC: “É uma matéria-prima e o projeto da minha vida. É a grande realização pessoal. Em 2012, eu tive a ideia de fazer o ‘Talk Show’ e eu só consegui realmente estreá-lo na TV aberta em 2021, ou seja, 11 anos depois. Mas foi e segue sendo o grande projeto da minha carreira. Foi o típico filho que eu desenvolvi e fiquei tentando convencer todo mundo de abraçar. Cheguei a fazer duas temporadas na internet, mas quando foi para a TV, foi quando de fato o sonho se realizou.”

 

CE: Como você vê o crescimento dos streamings?

RC: “Eu vejo com curiosidade. Confesso que quando eu vi esse fenômeno ficando cada vez mais forte, eu achei que seria ruim, por ser de TV aberta, eu achava que fosse roubar o nosso trabalho, mas, com o tempo, pudemos perceber que a gente também pode trabalhar no streaming. Então, se eu tinha uma desconfiança no começo, com o tempo, passei a ter um entusiasmo. O crescimento dos streamings me felicita pela possibilidade de me dar mais trabalhos.”

CE: O “Matéria Prima” é um programa que você idealizou e faz basicamente tudo na TV Cultura, como foi o processo?

RC: “Sim. É um programa que eu concebi, que eu apresento, que eu faço o roteiro final, que eu faço a edição... É um programa de pai, mesmo. Tem uma equipe que trabalha comigo, mas é o meu filho, e eu acompanho tudo de perto. Eu trabalho todos os dias por esse programa e ralo muito por ele. Não tem nada que aconteça no ‘Matéria Prima’ que eu não esteja sabendo. A única coisa nele que não me pertence, é o nome. Que é da TV Cultura há muitas décadas já.”

 

CE: Eu assisti o seu stand up e é muito bacana... É tudo verdade?

RC: “O stand up tem a função de transformar a realidade em algo ainda mais engraçado. A ilustração que eu faço, é de que a gente sempre está com o pé no acelerador. Muitas das coisas que eu falo no meu show são verdadeiras, mas às vezes eu dou uma exagerada para que a coisa fique engraçada. Eu faço muita ‘caricatice’, contando as histórias levando para alguns extremos que eu sei que vão funcionar em termos de comédia.”

CE: Você sempre quis ser pai?

RC: “Sim. Sempre quis, mas tive momentos em que quis mais e em que quis menos. De uns tempos para cá, comecei a ficar com vontade de novo, e a minha esposa e eu resolvemos encarar e deu no que deu, a nossa filha está aí.”

 

CE: Você acabou de ser pai, conta essa experiência pra gente?

RC: “Eu sou profundamente apaixonado por ela, ela é tão boazinha, tão bonitinha... Eu a amo profundamente. Amo cada coisinha dela. Ela é muito preciosa. Estou cansado, sem dúvidas, mas eu acordo pra esquentar uma mamadeira ou trocar uma fralda e não faço isso com raiva e nem nada, ela acorda no meio da noite e a gente fica feliz, porque faz parte do jogo. Todos os dias, desde que a minha filha nasceu, eu choro com ela. Choro de emoção, de gratidão, de felicidade, por achá-la linda e me sentir profundamente abençoado por ser pai dela.”

CE: Sei que todo mundo pergunta isso, mas é inevitável... Novos projetos?

RC: “Uma palestra que eu escrevi esse ano sobre atitude transformadora, em outras palavras, sobre ser cara de pau. Eu acredito que é o meu melhor projeto para o mercado corporativo. Tem muito a agregar pros executivos de vendas e pros times comerciais como um todo, principalmente para as lideranças. Também farei novas ações nas minhas redes sociais, criando conteúdos novos etc, tudo indica que ‘Matéria Prima’ terá uma nova temporada no ano que vem, mas eu quero fazer uma boa reformulação para esse projeto, ainda esse ano já começará tendo um novo cenário, além de um disco que pretendo gravar esse ano ainda... E tem outras coisas que ainda não dá para contar programadas para 2023.”

CE: Uma vontade... Um sonho...

RC: “Uma vontade, de imediato, é sair desse pesadelo, dessa crise econômica que o nosso país está vivendo. Que o Brasil volte a ser o país incrível que por tantas vezes eu vivi em sua plenitude. E um sonho, seria me ver valorizado de novo como um profissional de televisão. Que as pessoas me respeitem mais como apresentador, que me deem mais espaço, que me ouçam mais e que me assistam mais também. Eu já fiz de tudo em TV, exceto uma novela. Isso, eu nunca fiz, por exemplo. E no dia que eu fizer, vou poder dizer que já fiz de tudo na televisão.”

 

AGENDA CULTURAL

Fim de semana tem ópera afro-brasileira, música e cinema

À frente da banda O Capuz Negro, cantor e multi-instrumentista Jorge Aluvaiá lança ópera afro-brasileira "Crônica sob o Céu Lilás"; Simona e Vozmecê agitam Praça Bolívia; Rose Mendonça estreia solo de dança e, em Corumbá, tem "Moinho In Concert"

12/12/2025 09h00

Ao lado da banda O Capuz Negro, o multi-instrumentista (ao centro) estreia a ópera afro-brasileira

Ao lado da banda O Capuz Negro, o multi-instrumentista (ao centro) estreia a ópera afro-brasileira "Crônica sob o Céu Lilás", amanhã, às 19h, no Teatral Grupo de Risco Divulgação

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O irrequieto multiartista Jorge Aluvaiá está fechando este ano com um ambicioso projeto. À frente da banda O Capuz Negro, ele estreia amanhã, às 19h, no Teatral Grupo de Risco (Rua Trindade, nº 401, Jardim Paulista), o show “Crônica sob o Céu Lilás”, que o próprio músico define como uma “ópera espacial afro-brasileira, um concerto surrealista que envolve tradição oral e retoma as raízes afro-brasileiras, com música, poesia e imaginação”.

No palco, com os seis parceiros do Capuz, Aluvaiá vai mostrar as 18 faixas que dão vida ao enredo do novo trabalho. As composições acompanham, com “muita mística”, a jornada de um viajante imaginário, o Mensageiro Rubro, considerado pelo band leader uma “entidade cósmica”, que vive uma epopeia ao aportar no Brasil do século 19, quando perde a capacidade de voar.

Para tentar superar sua condição, Rubro acaba hibernando nas águas do Rio Paraguai e, nessa nova realidade, inicia uma intensa trajetória de “brasilidade”, ritmos diversos, performances e ensinamentos ancestrais.

“A gente conta essa história através de um espetáculo musical, um concerto, e me utilizo também de linguagens da arte, como poesia declamada, para dar vida a essa proposta, para trazer a potência e as possibilidades do fantástico, que é a pulsão de vida, da criatividade, da imaginação”, viaja Aluvaiá.

Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla, por R$ 20. A produção do evento anuncia também uma campanha de “apadrinhamento de ingressos” para contemplar jovens de instituições beneficentes, com cada entrada ao custo de R$ 18.

PRAÇA BOLÍVIA

A última edição deste ano da feira cultural Praça Bolívia, neste domingo, das 9h às 14 horas, será embalada por seis atrações musicais: o veterano Simona, o duo Vozmecê, Dandaras, Menos Pausa, Sangre Latino e Nobres. O evento conta com estandes de arte e artesanato, moda, pratos típicos e antiguidades. Endereço: Rua da Garças com Rua Aníbal de Mendonça, Bairro Santa Fé.

ROSE NA DOBRA

A dançarina Rose Mendonça estreia hoje o solo de dança “Dobra no Tempo”, às 19h, na Estação Cultural Teatro do Mundo. Uma segunda apresentação está agendada para amanhã, na sede da Central Única das Favelas (Cufa), na Rua Livino Godói, nº 710, Jardim São Conrado, às 16h. Os ingressos estão disponíveis gratuitamente na plataforma Sympla.

O solo integra o projeto Corpo-Território, que envolve ainda a realização de a oficina de house dance Tessituras Dançadas, amanhã, das 9h às 11h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

O projeto busca democratizar o acesso a produções artísticas, contribuir para a visibilidade das danças negras na cidade, ampliar as discussões e estimular reflexões sobre a dança na sociedade, fortalecer a memória da arte contemporânea negra local e oportunizar um espaço seguro para debates acerca das questões raciais e de gênero.

Com direção artística de Simone Vieira, “Dobra no Tempo” se coloca como “um ritual” de movimento e som para despertar a potência do corpo e da presença, em que cada movimento é um gesto de afirmação e cada som é uma vibração capaz de ressoar no indivíduo.

“Com a intensidade da música house, seu fluxo único e mistura poderosa, no solo exploro a relação entre o meu corpo, o espaço e o tempo em um jogo de improviso, com os passos básicos e complexos da house dance e as corporeidades das danças afro-brasileiras”, afirma Rose, que, para realizar o projeto, contou com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), do governo federal e do Ministério da Cultura, sob operação da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande (Fundac).

“Dobra no Tempo” tem produção-geral de Ariane Nogueira, produção executiva de Marcos Mattos, Livia Lopes como social media, design gráfico de Leonardo Sales, produção audiovisual de Kaique Andrade, Jessé Macedo e Karem Martins como intérpretes de Libras, criação e confecção de figurino de Jéssika Rabello (Ajuberô Ateliê) e assessoria de imprensa por Isabela Ferreira (Reconta). As apresentações contarão com a participação da artista Aline Serzedello Vilaça.

“MOINHO IN CONCERT”

O Moinho Cultural realiza, neste sábado e no domingo, mais uma edição do “Moinho In Concert”. Sob a direção geral de Márcia Rolon, o espetáculo foi anunciado como “uma travessia que mistura memória, sonho e ancestralidade”, conduzindo o público pelos caminhos do Peabirú, a antiga rota sagrada dos povos originários, com música, dança e imagens.

A montagem reúne mais de 500 artistas, entre orquestra, coral, bailarinos, crianças, adolescentes e jovens atendidos pela ONG, tornando-se uma das maiores produções culturais da região.

O mergulho no imaginário da rota é acessado por jogos de amarelinha, explorando símbolos como o caracol e a cruzada para construir uma narrativa que convida o público a refletir sobre travessias internas, pertencimento e superação.

“Estamos alinhavando um novo Peabirú, como o sonho e o jogo de amarelinha, com a intenção de levar todos para o seu próprio céu”, diz Márcia Rolon. As apresentações serão às 19h30min, na sede do Moinho, em Corumbá.

A equipe de criação reúne pesquisa de linguagem e concepção coreográfica de Fernando Martins, a coreógrafa e ex-primeira bailarina do Stuttgart Ballet Beatriz Almeida, o ator Arce Correia, coralistas, músicos e o artista Leoni Antequera, da Bolívia.

A trilha sonora, com arranjos assinados por ex-alunos do Moinho, é inspirada no barroco sul-americano. Os figurinos foram confeccionados, dentro da instituição, por mães de participantes, retomando uma tradição afetiva que aproxima famílias do processo artístico.

Diálogo

Pretensos pré-candidatos que estão tentando colocar a carroça na frente do... Leia a coluna de hoje

Leia a coluna desta sexta-feira (12)

12/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

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Padre Fábio de Melo - escritor brasileiro

Palavras erradas costumam machucar para o resto da vida, já o silêncio certo pode ser a resposta de muitas perguntas..."

Felpuda

Pretensos pré-candidatos que estão tentando colocar a carroça na frente dos bois poderão ter surpresa nada agradável quando as cúpulas locais dos partidos, que decidem quem é quem na hora da distribuição de recursos, começarem a fazer a conta do “noves fora, nada”. Aí os “vitoriosos por antecipação” começarão a sentir os efeitos das reações contrárias por estarem, desde já, se lambuzando de tanto tentar “comer pelas beiradas”. Como disse experiente político: “Até marqueteiro precisa de calçado com uma boa sola para ser gasta”. Assim sendo...

Diálogo

Devedores

No mês de novembro, o índice de famílias endividadas em Campo Grande atingiu 66,7%, um ponto porcentual acima de outubro e de novembro do ano passado. O indicador de contas em atraso teve ligeira retração, ficando em 29,2% dos endividados.

Mais

E 14,4% disseram que não terão condições de pagar, índice maior que o de outubro (13,6%). Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

DiálogoMaria Luíza d’Avila Stuhrk e Oscar Augusto Stuhrk

 

DiálogoIsabeli Fontana e o campo-grandense Di Ferrero

Enfim...

A Assembleia Legislativa de MS aprovou na sessão de quarta-feira, com o parecer da Comissão Especial de Reforma da Constituição, projeto de emenda constitucional que modifica a data da posse do governador e o vice-governador para o dia 6 de janeiro de 2027. Os mandatos seguirão até a posse dos sucessores. Além do autor da proposta, deputado José Teixeira, outros 11 parlamentares assinaram como coautores. A PEC será promulgada pela Mesa Diretora.

Só plantão

Portaria do Tribunal de Contas do Estado de MS foi publicada estabelecendo que do dia 20 de dezembro a 6 de janeiro de 2026 não haverá expediente. Os trabalhos das unidades organizacionais do órgão ficarão suspensos e no período haverá atendimento exclusivamente por plantão. A contagem dos prazos processuais ficará suspensa de 20 de dezembro a 20 de janeiro de 2026, sendo retomada no primeiro dia útil imediato.

Quase

O deputado Glauber Braga (Psol) foi salvo pela gongo e escapou da cassação, sendo punido apenas com seis meses de suspensão do mandato. Isso porque foi aprovada emenda do PT, que propôs a suspensão em alternativa à cassação do mandato defendida pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Ele foi acusado pelo partido Novo de ter faltado com o decoro parlamentar ao expulsar da Câmara, em abril do ano passado, com empurrões e chutes, um integrante do Movimento Brasil Livre.

ANIVERSARIANTES

Alberto Leonel de Paula e Manna,
Dra. Liborina Tereza Rosa Pires Souza,
Grazielle Salgado Machado, 
Márcia Raquel Rolon, 
Vanessa Rodrigues Feitosa Pavan, 
Ednaldo Aparecido dos Santos,
Hadydee Alvarenga da Silva,
Helder Gonzaga Coelho,
Nadyr Camargo Alves,
Jeferson Almeida Ferreira,
Sidnei Iano Shiroma,
José Estefano Ferraresi, 
José Bijos Júnior,
Armando Paiva,
Osamu Sakai,
Dr. Emerson Cafure,
Moises Mancebo Manhães Junior,
Jefferson de Faria Molina,
José Ricardo Sartori Dib, 
Ronaldo da Rosa Miranda,
Jeferson Medina Jara,
Carlos Alberto Bento,
Dra. Marialda Goulart de Almeida Pedreira, 
Edison Ferreira de Araujo,
Nathália Poiatt,
Emerson Ottoni Prado, 
Antônio Perez Carvalho,
Rubens Freire Marinho,
Vanessa Cavalcante Stefanello,
Ângelo Maria Mônaco, 
Terezinha Aparecida Batista da Silva,
Roselene Borgo Monteiro, 
Aldory Trevisol de Oliveira,
Clemilson Alexandre Siqueira da Silva,
Ademar Cristiano Estivel,
Rayssa Nacasato,
Alexandre Cesar Gonçalves dos Santos,
Elisangela Ribeiro de Queiroz Paiva,
Ronaldo Cunha,
Luzinete Balan,
Marisa Barbosa Lima,
Dra. Aparecida Afif El Ossais Vila Maior, 
Lu Bigatão, 
Walter Flôres,
Mariangela de Lorenzo,
Antonio Nunes da Cunha,
Sandra Maria Marconcini,
Samir José da Silva,
Silvio Souza Júnior,
Thaís Martins,
Silvia Luiza Fernandes Duarte,
Mayara Barros Pagani,
Agnólia Jesus de Assis,
Silvio Agueda de Souza,
Marisa Leite,
Erton Fonseca,
Antônio Natal Santoro,
João Monteiro de Almeida,
Thales Mariano de Oliveira,
Clotilde Barbosa Ferreira,
Sulei Garcia da Costa,
Teresa Pimentel,
Renato Gianini,
Thammy Saruwatari Yamaki, 
Marco Aurélio Alencar,
Francisco José Machado,
Manoel Sérgio da Silva,
Jorge Alberto dos Santos Souza,
Nobuko Ayabe, 
Wilson de Lima,
Paulo Sérgio Fontoura,
Neuza dos Santos Rocha,
Francisca de Souza,
Belchior Batista Almeida,
Antônio Alves de Freitas,
Francisco Luiz Sisti,
José Carlos Bonalum,
Maria Helena Belalian,
Nair Luriko Okamoto,
Sueli de Azevedo Gonçalves,
Jesaias Marques,
Edna Melo Costa Quintana,
Amélia Marcelino Vieira,
Agostinho Lescano,
Antônia Aracy da Neves,
Jairo Vinicios de Oliveira,
Dr. Gabriel Annes Nunes da Cunha, 
Carolina Lopes Brandão, 
Sebastião da Rocha Braga,
Nadir Camargo Alves,
Veraci Florize Oliveira Soares,
Julio Cezar Braga,
Marcos Augusto de Souza, 
Antônio Confortini,
Candido Burguez de Andrade,
Cicero Vieira Cavalcante Filho,
Mário Fumio Oshiro,
Elly Roberto de Oliveira Júnior,
Júlio Cabral Neto,
João Pedro Rodrigues da Costa,
José Edino do Amaral,
José Lopes de Souza,
Adans de Ross Anesi,
Ana Laura Nunes da Cunha,
Marcio José Wolf,
Natalia Fernandes Veroneze.

*Colaborou Tatyane Gameiro

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