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Rafael Cortez: "O CQC foi um divisor de águas na minha vida. Ele me apresentou para o público e principalmente para a comédia"

Como músico, ele gravou o seu primeiro álbum autoral de violão intitulado de 'Solo' em 2005 e em 2011 lançou 'Elegia da Alma'

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Rafael de Faria Cortez (45), mais conhecido como Rafael Cortez, é paulistano e se formou em jornalismo pela PUC - SP. 

Multifacetado, ele é ator, músico e comediante. Rafael ficou bastante conhecido quando passou a integrar o elenco de repórteres do programa "CQC " (Custe o Que Custar) na Band em 2008. 

Em sua vida um momento importante, um divisor de águas.  

Cortez já trabalhou para veículos como "Veja São Paulo", CNT e TV Gazeta. Foi apresentador do programa "Got Talent Brasil" e "Me Leva Contigo" na RecordTV.

Como músico, ele gravou o seu primeiro álbum autoral de violão intitulado de 'Solo' em 2005 e em 2011 lançou 'Elegia da Alma', com 15 composições de violão gravadas durante 7 anos. 

Rafael também participou de peças infantis como "Os Saltimbancos" (2004) e "O Mágico de Óz" (2007). No cinema já atuou no filme "Amor em Sampa", lançado em 2016, e também já gravou áudiolivros de obras célebres da literatura brasileira como "Dom Casmurro" e "O Alienista", ambas do autor Machado de Assis.

Rafael participou do programa de culinária “Super chefs Celebridades” e ficou em último lugar, porque é péssimo na cozinha (risos).  

Na TV atualmente, podemos ver Cortez na TV Cultura no programa Matéria Prima e também no streaming Disney Plus, mas seu principal papel no último mês e mais importante até aqui, é o de pai da Nara de quem ele fala com muita emoção.  

“Eu sou profundamente apaixonado por ela, ela é tão boazinha, tão bonitinha... Eu a amo profundamente. Amo cada coisinha dela. Ela é muito preciosa”, fala.

Tive o prazer de assistir o Rafael Cortez em São Paulo no mês passado e foi um stand up incrível, engraçado e inteligente como tudo que ele faz.

Cortez é a Capa do Correio B+ desta semana. Ele deu uma entrevista para o Caderno que vale a pena ler do início até o final. Rafael fala de seu início, do CQC, como está vivendo a paternidade, sobre TV, entre tantas outras coisas... Confere aí!  

CE: Rafael, você sempre se viu trabalhando com comunicação?

RC: “Desde criança, eu sempre soube que iria ser ator. É realmente algo que eu desejava. E a comunicação está muito ligada ao artista. Um artista que não se comunica bem, se trumbica, como já diria Chacrinha. A minha grande dúvida durante os meus primeiros anos de carreira foi sempre se eu seria um ator, ou um músico, ou um desenhista, ou um performer... O que foi realmente ‘chocante’, no bom sentido, foi eu me descobrir um comediante. Nem nos meus maiores sonhos de adolescência e juventude, foi imaginar que eu me tornaria conhecido por parte do público pela comédia. Essa foi uma grata surpresa.”

CE: E a música? Como aconteceu pra você? Ou sua primeira opção era a música?

RC: “Na verdade, a música veio primeiro. A música foi o meu grande despertar artístico. Eu tive uma infância maravilhosa, mas tive uma adolescência muito ruim por conta de problemas que eu tive na minha casa. E eu estava quase embarcando numa depressão profunda, quando aos 17 anos eu conheci um grupo de apoio que tocava violão. E a gente ia a reuniões de terapia, e eu via os jovens tocando violão. E eu percebia que aquilo era libertador. E eu via que eles ali eram os mais descolados. E aí, eu comecei a estudar violão porque eu queria ser descolado também. Então, o meu primeiro chamado com o violão foi esse, de me libertar, de socializar e me tirar daquela depressão. Só que aí, eu enlouqueci com o violão... Eu comecei a estudar com 17, depois fui para o violão clássico e até os 22 eu fiquei corroído da ideia de ser um profissional. E aquilo foi hipnotizante para mim. Eu só não me tornei um profissional de violão porque eu não passei em um vestibular específico de música, por conta de Física, Química e Matemática. A música, para mim, é uma carreira paralela. Eu não tenho mais aquela aspiração em ser um profissional de música, mas eu nunca deixei de tocar. Tanto que eu tenho seis discos lançados, e não é pouca coisa. De 2005 para cá foram seis discos e eu não paro de pensar em outros.”

 

CE: Você ficou conhecido pelo humor?

RC: “Sim. Especificamente, graças ao CQC. O programa foi um grande divisor de águas na minha vida. O CQC me apresentou ao Brasil como uma figura pública, mas, acima de tudo, e principalmente, me apresentou de fato para a comédia. O CQC foi o casamenteiro entre eu e a comédia. Ele foi o padre. Até então, eu não pensava em fazer comédia. Me colocou em contato com comediantes etc. Em comecei lá em 2008 e em 2009 eu já comecei a fazer stand-up, e foi um encontro maravilhoso, de alma. De lá para cá, já fiz centenas de shows, fui pro México, Japão, Estados Unidos... Realmente, tenho vivido uma carreira de comediante maravilhosa.”

CE: E suas experiências na comunicação até chegar no CQC, como foram?

RC: “As minhas experiências na comunicação com o CQC foram muito importantes para mim. Quando eu tinha 20 e poucos anos, eu trabalhei numa produtora de vídeo e fazia vários programas de televisão para pequenos casais. Lá, eu fui tudo o que se possa imaginar... Cabo man, chefe de estúdio, produtor de convidados, produção de merchandising, produtor executivo, assistente de produtor... Foram anos incríveis. Foi uma aula para mim. Eu pude ver tudo o que acontece no entorno do fazer TV. Antes do CQC, eu também passei anos como produtor teatral, de festinha de criança, passei anos trabalhando em um espaço circense... Eu tenho uma carreira bem bonita na produção cultural de um modo geral, e isso me ajudou profundamente quando eu fui para a frente da câmera. Porque quando eu cheguei no CQC, eu me vi num protagonismo de repórter.”

 

CE: Como aconteceu o convite para o CQC?

RC: “Foi muito incrível. Eu tinha um currículo rodando todo o mercado. E meu currículo como produtor era muito forte. Inclusive, me procuraram para ser produtor e não comediante. Eu aceitei ir até à entrevista, pesquisei sobre o que o programa se tratava e me interessei. Chegando lá, disse que não queria a vaga para produtor, mas queria muito tentar para ser repórter. Eles ficaram surpresos, porque nem estava aberta a vaga de repórter ainda. Eu insisti, me deixaram fazer o teste e aí eu passei.”

CE: O que o CQC mudou quando estreou na Band?

RC: “Tudo na minha vida. Eu sou profundamente grato. Mais do que mudar a minha vida, o CQC lavou a minha alma. Foi o meu redentor. Me redimiu de várias humilhações que eu tinha vivido. Eu comecei a trabalhar na carreira artística com 17 anos e só aos 31 que eu fui reconhecido como um artista. Graças ao CQC. Então, imagina, dos 17 para os 31, quanta água rolou, quanto eu ralei... Quando eu era anônimo, um artista raçudo, ganhei muito mal, fui muito mal tratado por contratante, passei muito perrengue. Então, de repente você se vê em um projeto que o Brasil inteiro ama, que é um sucesso, e os caras passam a te pagar bem, a te prestigiar, aquilo foi redentor, eu lavei a alma mesmo. O CQC resolveu toda a minha vida financeira naquele começo, eu lembro que eu estava quebrado mesmo, e consegui quitar todas as minhas dívidas. Foi graças ao CQC que eu consegui comprar o meu apartamento, que eu descobri uma carreira de comediante, que é o que me sustenta até hoje. Foi um sonho que se realizou. Eu tive o privilégio de viver nessa vida um sonho acordado. Eu cheguei lá e isso ninguém tira da minha história.”

 

CE: Uma reportagem que foi bastante importante pra você...

RC: “Quando eu cobri a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Eu fui morar lá para cobrir futebol, que é um tema que eu desconheço, tenho a menor familiaridade, não tenho time etc. Eu morei 46 dias em Johanesburgo e foi o melhor e o pior momento que eu passei no CQC. Eu decidi, já que estava ali, a fazer as melhores matérias da minha carreira.”

CE: Você passou pela Record e pela TV Globo depois do CQC, como foram esses convites e experiências?

RC: “O convite foi muito legal mas eu fui com o pé atrás, porque eu lembro que me procuraram definindo um grande plano de carreira para mim, e essa é a vantagem de ter começado fazendo sucesso mais tarde... Eu comecei no CQC com 31 anos de idade e fui para a Record com 38. E, dessa maneira, você fica mais desconfiado e sensato às promessas... Eu lembro que havia de fato um desenho da emissora para que eu fosse um dos grandes apresentadores da TV aberta, mas eu e o meu empresários ficamos muito desconfiados e não nos deslumbramos com essa possibilidade, o que foi muito bom, porque dois anos depois, nada daquilo havia acontecido e eu simplesmente saí da emissora com dois programas que foram muito legais de fazer. Depois, voltei para a Band. Ir para a Globo em 2016 foi um sonho que eu realizei acordado. Tive dois anos incríveis lá. Fui repórter no ‘Video Show’ cobrindo basicamente o Projac, e eu, que nunca tinha entrado no Projac, me vi trabalhando ali, vendo de perto as novelas, as cenografias, as maquiagens, os figurinos etc, foi incrível. Fiz o ‘Pop Star’ e o ‘Superchefs Celebridades’. Foi demais!”

 

CE: Meu Azar com as Mulheres e Memórias de Zarabatanas. Conta pra gente?

RC: “São os livros que eu escrevi. O ‘Meu Azar Com As Mulheres’ em 2015 é de comédia. Falo sobre namoradas, chefes que eu tive, as clássicas piadas de sogra... Mas, eu acho um livro bem sexista, já está publicado, está aí para quem quiser ler, mas, se eu pudesse reeditar, eu faria muita coisa diferente ou simplesmente não lançaria. É um livro machista e eu não sinto orgulho dele. Mas o ‘Memórias de Zarabatanas’, é de prosa e poesia lançado em 2018 e desse eu tenho um orgulho profundo, acho que é um dos trabalhos mais bonitos que eu já fiz na minha vida. São meus poemas e crônicas, que, juntos, vão contando um pouco da minha biografia. É um livro apaixonante.”

CE: Você cozinha bem? Passou pelo “Super Chef Celebridades”?

RC: “Não. Eu sou péssimo na culinária. Não sei fazer nada. Eu tenho essa coisa de violonista, né... Acho que as minhas mãos são mãos de músico mesmo. Ora muito delicadas, ora muito tensas. A culinária é algo muito manual... Eu tenho medo de usar faca e me gostar, por exemplo. Então, eu já não gosto. Além de achar que a minha mão desliza mal pela comida, porque ela é uma mão instrumento. E eu não tenho dom mesmo, sou péssimo. Quando eu fiz o ‘Super Chef Celebridades’, fiquei em último lugar, porque eu sou ruim mesmo. E lá eu tive aula de tudo o que você possa imaginar... Aprendi a fazer risoto, ovo pochê, massas, assados, cozidos, e eu não lembro de nada.”

 

CE: Você gosta de atuar?

RC: “Olha, eu atuo. E até tenho uma carreira bonita para as poucas coisas que eu já fiz de atuação. Mas, confesso que de todas as artes, é a que mais me intimida, porque eu tenho referências de atores e atrizes muito grandes na minha família. O meu irmão mais velho, que é um ótimo ator, é o Leonardo Cortez. Minha tia materna é uma atriz sem tamanho e temos também o Raul Cortez, que foi primo do meu pai. O nível é alto. Eu atuo também, mas vou com muito mais esmero e cuidado. Eu não sou um ator que relaxa, eu vou sempre muito tenso. Mas me sinto muito orgulhoso, porque ao longo desses anos eu fiz boas peças de teatro infantil onde eu formei um nome legal entre 2004 e 2007, fiz sitcom, fiz longa-metragem que estreia esse ano, e lacrei a vida recentemente ao ser convidado pelo Luiz Fernando Carvalho para fazer um papel na série ‘Independências’, que fala sobre os 200 anos de independência do Brasil.”

CE: E o “Talk Show”?

RC: “É uma matéria-prima e o projeto da minha vida. É a grande realização pessoal. Em 2012, eu tive a ideia de fazer o ‘Talk Show’ e eu só consegui realmente estreá-lo na TV aberta em 2021, ou seja, 11 anos depois. Mas foi e segue sendo o grande projeto da minha carreira. Foi o típico filho que eu desenvolvi e fiquei tentando convencer todo mundo de abraçar. Cheguei a fazer duas temporadas na internet, mas quando foi para a TV, foi quando de fato o sonho se realizou.”

 

CE: Como você vê o crescimento dos streamings?

RC: “Eu vejo com curiosidade. Confesso que quando eu vi esse fenômeno ficando cada vez mais forte, eu achei que seria ruim, por ser de TV aberta, eu achava que fosse roubar o nosso trabalho, mas, com o tempo, pudemos perceber que a gente também pode trabalhar no streaming. Então, se eu tinha uma desconfiança no começo, com o tempo, passei a ter um entusiasmo. O crescimento dos streamings me felicita pela possibilidade de me dar mais trabalhos.”

CE: O “Matéria Prima” é um programa que você idealizou e faz basicamente tudo na TV Cultura, como foi o processo?

RC: “Sim. É um programa que eu concebi, que eu apresento, que eu faço o roteiro final, que eu faço a edição... É um programa de pai, mesmo. Tem uma equipe que trabalha comigo, mas é o meu filho, e eu acompanho tudo de perto. Eu trabalho todos os dias por esse programa e ralo muito por ele. Não tem nada que aconteça no ‘Matéria Prima’ que eu não esteja sabendo. A única coisa nele que não me pertence, é o nome. Que é da TV Cultura há muitas décadas já.”

 

CE: Eu assisti o seu stand up e é muito bacana... É tudo verdade?

RC: “O stand up tem a função de transformar a realidade em algo ainda mais engraçado. A ilustração que eu faço, é de que a gente sempre está com o pé no acelerador. Muitas das coisas que eu falo no meu show são verdadeiras, mas às vezes eu dou uma exagerada para que a coisa fique engraçada. Eu faço muita ‘caricatice’, contando as histórias levando para alguns extremos que eu sei que vão funcionar em termos de comédia.”

CE: Você sempre quis ser pai?

RC: “Sim. Sempre quis, mas tive momentos em que quis mais e em que quis menos. De uns tempos para cá, comecei a ficar com vontade de novo, e a minha esposa e eu resolvemos encarar e deu no que deu, a nossa filha está aí.”

 

CE: Você acabou de ser pai, conta essa experiência pra gente?

RC: “Eu sou profundamente apaixonado por ela, ela é tão boazinha, tão bonitinha... Eu a amo profundamente. Amo cada coisinha dela. Ela é muito preciosa. Estou cansado, sem dúvidas, mas eu acordo pra esquentar uma mamadeira ou trocar uma fralda e não faço isso com raiva e nem nada, ela acorda no meio da noite e a gente fica feliz, porque faz parte do jogo. Todos os dias, desde que a minha filha nasceu, eu choro com ela. Choro de emoção, de gratidão, de felicidade, por achá-la linda e me sentir profundamente abençoado por ser pai dela.”

CE: Sei que todo mundo pergunta isso, mas é inevitável... Novos projetos?

RC: “Uma palestra que eu escrevi esse ano sobre atitude transformadora, em outras palavras, sobre ser cara de pau. Eu acredito que é o meu melhor projeto para o mercado corporativo. Tem muito a agregar pros executivos de vendas e pros times comerciais como um todo, principalmente para as lideranças. Também farei novas ações nas minhas redes sociais, criando conteúdos novos etc, tudo indica que ‘Matéria Prima’ terá uma nova temporada no ano que vem, mas eu quero fazer uma boa reformulação para esse projeto, ainda esse ano já começará tendo um novo cenário, além de um disco que pretendo gravar esse ano ainda... E tem outras coisas que ainda não dá para contar programadas para 2023.”

CE: Uma vontade... Um sonho...

RC: “Uma vontade, de imediato, é sair desse pesadelo, dessa crise econômica que o nosso país está vivendo. Que o Brasil volte a ser o país incrível que por tantas vezes eu vivi em sua plenitude. E um sonho, seria me ver valorizado de novo como um profissional de televisão. Que as pessoas me respeitem mais como apresentador, que me deem mais espaço, que me ouçam mais e que me assistam mais também. Eu já fiz de tudo em TV, exceto uma novela. Isso, eu nunca fiz, por exemplo. E no dia que eu fizer, vou poder dizer que já fiz de tudo na televisão.”

 

DIVERSÃO

5 aplicativos para fazer revelação de amigo da onça

Chegou a época das festas de fim de ano e com ela a tradicional brincadeira do amigo secreto. Conheça os melhores apps para organizar e tornar a revelação ainda mais divertida

12/12/2025 13h37

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A brincadeira do amigo oculto, também conhecida como amigo da onça ou amigo secreto, é uma tradição que reúne famílias, amigos e colegas de trabalho durante as festas de fim de ano.

Com a tecnologia cada vez mais presente no nosso dia a dia, surgiram diversas ferramentas digitais para facilitar a organização e tornar o momento da revelação ainda mais especial.

1. Amigo secreto (My Secret Santa)

Considerado um dos mais completos do mercado, o aplicativo Amigo Secreto permite criar grupos, sortear participantes automaticamente e enviar notificações para todos os envolvidos.

O diferencial está na função de revelação gradual, onde dicas sobre quem é o amigo secreto são liberadas aos poucos, aumentando a expectativa e a diversão.

Baixe no Google Play para Android

Baixe na App Store para Iphone

2. Sorteio fácil

Com interface intuitiva e design moderno, o Sorteio Fácil se destaca pela simplicidade. O app permite definir valores mínimo e máximo para os presentes, criar listas de desejos e fazer o sorteio mesmo sem que todos os participantes tenham o aplicativo instalado. Na hora da revelação, oferece recursos de animação que tornam o momento mais emocionante.

Baixe no Google Play para Android

Versão não disponível para IOS

3. Secret Santa

Popular em vários países, o Secret Santa traz recursos de chat integrado para que os participantes possam interagir anonimamente antes da revelação. O aplicativo também permite fazer enquetes sobre local e data do encontro, facilitando a organização do evento.

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Baixe na App Store pra Iphone

4. DrawNames

O DrawNames é ideal para grupos grandes e famílias numerosas. Além do sorteio tradicional, permite criar exclusões (para evitar que casais ou irmãos tirem um ao outro) e possui uma ferramenta de revelação ao vivo, onde todos podem participar simultaneamente através de videochamada integrada.

Baixe no Google Play para Android

Baixe na App Store para Iphone

Site oficial também disponível

5. Amigo oculto online

Gratuito e sem necessidade de cadastro, o Amigo Oculto Online funciona diretamente pelo navegador. Perfeito para quem prefere praticidade, o app envia o resultado por e-mail ou WhatsApp e oferece templates personalizáveis para a revelação, com temas natalinos e de fim de ano.

Baixe no Google Play para Android

Dica Extra:

Independente do aplicativo escolhido, o mais importante é o espírito de confraternização que a brincadeira proporciona.

Os apps são apenas ferramentas para facilitar a organização e adicionar um toque de modernidade a essa tradição tão querida pelos brasileiros.

AGENDA CULTURAL

Fim de semana tem ópera afro-brasileira, música e cinema

À frente da banda O Capuz Negro, cantor e multi-instrumentista Jorge Aluvaiá lança ópera afro-brasileira "Crônica sob o Céu Lilás"; Simona e Vozmecê agitam Praça Bolívia; Rose Mendonça estreia solo de dança e, em Corumbá, tem "Moinho In Concert"

12/12/2025 09h00

Ao lado da banda O Capuz Negro, o multi-instrumentista (ao centro) estreia a ópera afro-brasileira

Ao lado da banda O Capuz Negro, o multi-instrumentista (ao centro) estreia a ópera afro-brasileira "Crônica sob o Céu Lilás", amanhã, às 19h, no Teatral Grupo de Risco Divulgação

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O irrequieto multiartista Jorge Aluvaiá está fechando este ano com um ambicioso projeto. À frente da banda O Capuz Negro, ele estreia amanhã, às 19h, no Teatral Grupo de Risco (Rua Trindade, nº 401, Jardim Paulista), o show “Crônica sob o Céu Lilás”, que o próprio músico define como uma “ópera espacial afro-brasileira, um concerto surrealista que envolve tradição oral e retoma as raízes afro-brasileiras, com música, poesia e imaginação”.

No palco, com os seis parceiros do Capuz, Aluvaiá vai mostrar as 18 faixas que dão vida ao enredo do novo trabalho. As composições acompanham, com “muita mística”, a jornada de um viajante imaginário, o Mensageiro Rubro, considerado pelo band leader uma “entidade cósmica”, que vive uma epopeia ao aportar no Brasil do século 19, quando perde a capacidade de voar.

Para tentar superar sua condição, Rubro acaba hibernando nas águas do Rio Paraguai e, nessa nova realidade, inicia uma intensa trajetória de “brasilidade”, ritmos diversos, performances e ensinamentos ancestrais.

“A gente conta essa história através de um espetáculo musical, um concerto, e me utilizo também de linguagens da arte, como poesia declamada, para dar vida a essa proposta, para trazer a potência e as possibilidades do fantástico, que é a pulsão de vida, da criatividade, da imaginação”, viaja Aluvaiá.

Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla, por R$ 20. A produção do evento anuncia também uma campanha de “apadrinhamento de ingressos” para contemplar jovens de instituições beneficentes, com cada entrada ao custo de R$ 18.

PRAÇA BOLÍVIA

A última edição deste ano da feira cultural Praça Bolívia, neste domingo, das 9h às 14 horas, será embalada por seis atrações musicais: o veterano Simona, o duo Vozmecê, Dandaras, Menos Pausa, Sangre Latino e Nobres. O evento conta com estandes de arte e artesanato, moda, pratos típicos e antiguidades. Endereço: Rua da Garças com Rua Aníbal de Mendonça, Bairro Santa Fé.

ROSE NA DOBRA

A dançarina Rose Mendonça estreia hoje o solo de dança “Dobra no Tempo”, às 19h, na Estação Cultural Teatro do Mundo. Uma segunda apresentação está agendada para amanhã, na sede da Central Única das Favelas (Cufa), na Rua Livino Godói, nº 710, Jardim São Conrado, às 16h. Os ingressos estão disponíveis gratuitamente na plataforma Sympla.

O solo integra o projeto Corpo-Território, que envolve ainda a realização de a oficina de house dance Tessituras Dançadas, amanhã, das 9h às 11h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

O projeto busca democratizar o acesso a produções artísticas, contribuir para a visibilidade das danças negras na cidade, ampliar as discussões e estimular reflexões sobre a dança na sociedade, fortalecer a memória da arte contemporânea negra local e oportunizar um espaço seguro para debates acerca das questões raciais e de gênero.

Com direção artística de Simone Vieira, “Dobra no Tempo” se coloca como “um ritual” de movimento e som para despertar a potência do corpo e da presença, em que cada movimento é um gesto de afirmação e cada som é uma vibração capaz de ressoar no indivíduo.

“Com a intensidade da música house, seu fluxo único e mistura poderosa, no solo exploro a relação entre o meu corpo, o espaço e o tempo em um jogo de improviso, com os passos básicos e complexos da house dance e as corporeidades das danças afro-brasileiras”, afirma Rose, que, para realizar o projeto, contou com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), do governo federal e do Ministério da Cultura, sob operação da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande (Fundac).

“Dobra no Tempo” tem produção-geral de Ariane Nogueira, produção executiva de Marcos Mattos, Livia Lopes como social media, design gráfico de Leonardo Sales, produção audiovisual de Kaique Andrade, Jessé Macedo e Karem Martins como intérpretes de Libras, criação e confecção de figurino de Jéssika Rabello (Ajuberô Ateliê) e assessoria de imprensa por Isabela Ferreira (Reconta). As apresentações contarão com a participação da artista Aline Serzedello Vilaça.

“MOINHO IN CONCERT”

O Moinho Cultural realiza, neste sábado e no domingo, mais uma edição do “Moinho In Concert”. Sob a direção geral de Márcia Rolon, o espetáculo foi anunciado como “uma travessia que mistura memória, sonho e ancestralidade”, conduzindo o público pelos caminhos do Peabirú, a antiga rota sagrada dos povos originários, com música, dança e imagens.

A montagem reúne mais de 500 artistas, entre orquestra, coral, bailarinos, crianças, adolescentes e jovens atendidos pela ONG, tornando-se uma das maiores produções culturais da região.

O mergulho no imaginário da rota é acessado por jogos de amarelinha, explorando símbolos como o caracol e a cruzada para construir uma narrativa que convida o público a refletir sobre travessias internas, pertencimento e superação.

“Estamos alinhavando um novo Peabirú, como o sonho e o jogo de amarelinha, com a intenção de levar todos para o seu próprio céu”, diz Márcia Rolon. As apresentações serão às 19h30min, na sede do Moinho, em Corumbá.

A equipe de criação reúne pesquisa de linguagem e concepção coreográfica de Fernando Martins, a coreógrafa e ex-primeira bailarina do Stuttgart Ballet Beatriz Almeida, o ator Arce Correia, coralistas, músicos e o artista Leoni Antequera, da Bolívia.

A trilha sonora, com arranjos assinados por ex-alunos do Moinho, é inspirada no barroco sul-americano. Os figurinos foram confeccionados, dentro da instituição, por mães de participantes, retomando uma tradição afetiva que aproxima famílias do processo artístico.

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