LOMBO COM ESPECIARIAS
Ingredientes:
1,2 kg de lombo suíno;
1/3 de xícara (chá) de rum;
1 colher (sopa) de melaço de cana-de-açúcar;
2 pitadas de canela;
2 pitadas de cravo-da-índia (ou cravinho) em pó;
2 laranjas;
1 limão;
2 colheres (sopa) de óleo;
1 colher (sopa) e 1/2
de manteiga;
1 abacaxi em fatias;
3 bananas-verdes em fatias;
Sal a gosto.
Modo de preparo:
Na véspera, regue a carne com o rum e o melado. Polvilhe a canela, o sal e o cravo. Coloque sobre a carne 1 laranja e o limão, cortados em rodelas, cubra com filme plástico e leve à geladeira até o dia seguinte.
Vire a carne 2 ou 3 vezes durante esse tempo. Retire da geladeira, escorra a carne e reserve o caldo.
Aqueça o óleo e a manteiga e doure a carne escorrida de todos os lados.
Coe o caldo reservado e junte o suco da outra laranja. Despreze a gordura da panela e acrescente o caldo com a laranja. Tampe e cozinhe a carne por 1 hora e 30 minutos.
Vire durante o tempo de cozimento.
Enquanto isso, doure o abacaxi e a banana em uma frigideira antiaderente untada. Sirva o lombo fatiado com as frutas e regue com o molho que se forma na panela.
Dica: prepare de véspera e apenas doure as frutas na hora de servir e aquecer a carne. O melado pode ser encontrado em supermercados.

TENDER COM MOSTARDA E MEL
Ingredientes :
1 abacaxi do tipo pérola, com casca e coroa, cortado ao meio pelo comprimento;
1 minitender sem osso (1,3 kg), cortado em fatias;
1/3 de xícara de mostarda;
3/4 de xícara de mel;
2 colheres (chá) de cominho em pó;
1 colher (sopa) e 1/2 de pimenta-da-jamaica amassada;
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora;
3 pimentas dedo-de-moça cortadas em rodelas;
8 ramos de coentro picados;
8 hastes de cebolinha verde picadas.
Modo de preparo:
Faça um corte de cada lado das metades do abacaxi, na diagonal, entre a casca e a polpa, ao longo do comprimento, deixando 1 cm de borda. Retire cuidadosamente a polpa e corte-a em fatias. Em cada metade, intercale fatias de tender e de abacaxi. Transfira para uma assadeira grande e reserve. Em uma tigela, misture a mostarda com o mel, o cominho, as pimentas, o coentro e a cebolinha verde, reservando um pouco de pimenta dedo-de-moça, coentro e cebolinha para decorar. Regue as duas metades de abacaxi com esse molho. Leve ao forno moderado (180 ºC) e preaquecido, deixe 40 minutos, regando às vezes com o molho da assadeira. Sirva decorado com a pimenta dedo-de-moça, a cebolinha e o coentro reservados.

MAMINHA ASSADA COM MANJERICÃO
Ingredientes:
1,2 kg de maminha (1 peça);
1 colher (sopa) de óleo;
2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu);
1 colher (chá) de orégano;
3 folhas de manjericão picadas;
1/2 unidade de pimenta dedo-de-moça picada;
3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
2 dentes de alho picados;
Sal a gosto.
Modo de preparo:
Retire o excesso de gordura da carne. Misture o óleo, o shoyu (molho de soja), o orégano, o sal, o manjericão e a pimenta. Cubra a carne com a mistura, tampe com papel-alumínio e leve ao forno, preaquecido a 220ºC, durante 1 hora.
Retire o papel-alumínio e asse por mais 30 minutos ou até a carne ficar macia. Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho. Retire a carne do forno e, por cima, distribua o alho. Sirva com batatas douradas na manteiga.
Dica: se preferir, sirva com uma massa ou arroz.


