Correio B

SAÚDE

Reposição Hormonal: o que é seguro e o que é arriscado? Do tratamento aprovado ao "chip da beleza"

Ganhos estéticos e de composição corporal podem advir de uma reposição hormonal segura e bem indicada, mas não deve ser realizada com essa finalidade

Continue lendo...

A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) é o tratamento para menopausa. Recentemente o posicionamento do FDA de remover o alerta de risco e tarjas pretas nos hormônios demonstra a segurança clínica da TRH em mulheres que necessitam do tratamento e realizam o acompanhamento médico adequado.

"Mulheres com mais de 40 anos que sofrem com fogachos, ressecamento íntimo, queda da libido, insônia, oscilações de humor, e vários outros sintomas são possíveis candidatas à reposição hormonal," afirma a Dra. Mariana Por-Deus Vilela.

Dra. Mariana Vilela

É válido lembrar que homens também podem e devem fazer Reposição Hormonal porque também passam por um processo semelhante conhecido como Andropausa.

Além de promover ganhos de qualidade de vida e alívio de sintomas, a TRH também previne doenças como Osteoporose, doenças cardiovasculares como infarto, AVC, trombose e até mesmo doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Existem várias formas de se iniciar uma TRH segura que deve ser acompanhada e prescrita por um médico. São formas possíveis os géis transdérmicos, adesivos, vaginal, orofilme, intramuscular e através de implantes subcutâneos.

O alerta vermelho: a distinção entre TRH e o "Chip da Beleza"

A Dra. Mariana Por-Deus Vilela faz um alerta crucial: "A TRH muito se diferencia do chamado 'Chip da Beleza' que atualmente está proibido pelo CFM através da resolução 2.333/2023 o uso de hormônios com finalidade estética."

Ganhos estéticos e de composição corporal podem advir de uma reposição hormonal segura e bem indicada, mas não deve ser realizada com essa finalidade.

Já o uso dos dispositivos subcutâneos popularmente conhecidos como “Chip” ou “Ïmplantes subcutâneos” são apenas uma via de administração de medicamentos hormonais e não hormonais e que pode ser usada em muitos casos a depender da indicação e contraindicação de cada paciente.

Dra. Mariana Por-Deus Vilela, CRM 12830-MS, é a médica responsável pela sua mudança de vida. Com uma trajetória marcada por cursos, atualizações constantes e incontáveis horas de estudo, ela se dedica a trazer o que há de mais moderno e eficaz para Campo Grande.

 

Seu profundo conhecimento em implantes de reposição hormonal e terapias com injetáveis é baseado em evidências científicas — prova disso são os mais de 4.000 pellets aplicados apenas em Campo Grande nos últimos 3 anos, resultado de uma prática sólida, segura e altamente especializada.

 

Essa expertise torna a Dra. Mariana uma das principais referências em emagrecimento saudável e no cuidado integral da menopausa, oferecendo tratamentos personalizados e cientificamente embasados para transformar vidas.

 Agenda agora mesmo uma consulta.

 

 

Correio B

Guilherme & Santiago abre Festival do Peixe na Feira Central

Festival Cristão ocorre simultaneamente

31/03/2026 17h30

Continue Lendo...

A dupla sertaneja Guilherme e Santiago abre o Festival do Peixe da Feira Central de Campo grande nesta quarta-feira (1) com show gratuito, às 20h.

O festival acontece de quarta-feira (1) até domingo (5) com uma programação que conta com shows ao vivo, culinária especial com peixes, workshops e palestras, pesque e solte e bate-papo com grandes nomes do setor pesqueiro.

Juntamente com o Festival do Peixe, acontece o Festival Cristão, no qual 105 participantes se inscreveram. As apresentações ocorrem diariamente até domingo (5). Na quinta-feira (2), uma encenação especial de Páscoa acontece com 300 participantes.

Programação completa

Programação permanente (todos os dias)

18h – Pesque e solte
18h – Test drive náutico
20h30 – Campeonato de arremessos

1º de abril (quarta-feira)

19h – Podcasts (Janela 67)
19h30 – Oficina de culinária (sashimi pantaneiro)
20h – Abertura oficial
20h30 – Show com Guilherme & Santiago

2 de abril (quinta-feira)

18h30 – Workshop “Pescaria com propósito”
19h – Apresentação musical (palco cristão)
20h – Musical de Páscoa com coral

3 de abril (sexta-feira santa)

12h – Feira aberta com sarau cristão
19h – Roda de conversa e palestras sobre pesca
19h30 – Seletivas do Festival de Música Cristã
20h – Corais e apresentações de dança
21h – Show com Alfa MC’s

4 de abril (sábado)

12h – Feira aberta para almoço
18h30 – Workshop sobre redes sociais no turismo de pesca
19h30 – Semifinal do festival cristão
19h30 – Palestra sobre neurociência e fé
20h – Musicais e apresentações temáticas

5 de abril (domingo de Páscoa)

12h – Feira aberta e sarau infantil
19h30 – Final do Festival de Música Cristã
20h – Encerramento

 

Expo 2026

Expogrande terá provas e julgamento de cavalos árabes

Provas de halter e performance movimentam criadores e animais de alta linhagem entre os dias 17 e 19 de abril

31/03/2026 15h00

Crédito: Acrissul e Expogrande

Continue Lendo...

Durante a Expogrande, entre os dias 17 e 19 de abril, acontece a 24ª Expogrande Arabian Show, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

O evento reúne criadores de todo o país, com equinos de alta qualidade, e é promovido pela Associação dos Criadores de Cavalo Árabe de Mato Grosso do Sul (ACCA-MS).

Somente Mato Grosso do Sul, segundo a revista Cavalos, possui um plantel de cerca de 2.000 cavalos puro-sangue árabe registrados.

No Estado, há aproximadamente 42 criadores associados, o que o coloca entre o 3º e o 4º lugar no ranking nacional em número de animais da raça, atrás principalmente de São Paulo e Minas Gerais.

A programação contará com provas de halter e de performance, com os juízes César Schmidt Oliveira, Francisco F. do Rego e Nelson Oliveira Moreira.

Leilões e agronegócio

Com o tema “O futuro do agro está aqui”, a proposta é unir tradição e inovação, com a participação de 40 startups de todo o país, que apresentarão soluções tecnológicas voltadas ao agronegócio.

Entre os eventos, estão previstos 24 leilões de corte e de elite. A previsão, segundo o presidente da Acrissul, Guilherme de Barros Bumlai, é superar os números da edição anterior, que movimentou R$ 641 milhões em negócios, com 250 expositores e mais de 125 mil visitantes.

“Para este ano, já crescemos pelo menos 20% no segmento dos leilões de animais, com previsão de superar os R$ 33 milhões do ano passado”, afirmou Bumlai.

A agenda de leilões começa no dia 28 de março, com o 6º Leilão Patrimônio Genético Sete Estrelas, a partir do meio-dia, no Tatersal de Elite 1 da Acrissul, com oferta de reprodutores e matrizes P.O., com alto padrão em fertilidade, carcaça e avaliação genética.

Às 14h, no Tatersal 2, ocorre o 19º Leilão QM LB e convidados, com a venda de equinos da raça quarto de milha.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).