Correio B

Correio B

RoCamillo - a voz de um, a alma do outro

Continue lendo...

Recebo mensagem de Márcio de Camillo me avisando sobre seu novo trabalho. “Márcio de Camillo canta Geraldo Roca”. Um show ao vivo que virou disco e já está disponível nas plataformas digitais. 

Aproveito a estrada entre a minha casa e o trabalho para ouvir o disco. Ouvir Roca na voz de Camillo é quase um delírio. Uma surpresa, uma saudade imensa, muitas lembranças. Os dois me levam de volta ao Litoral Central, definição cunhada por Geraldo Roca para traduzir um pedaço de Brasil onde a água doce domina uma vastidão de terra que, supõe-se, um dia foi mar.

A praia pantanal me serve de ponte para unir, em mar aberto imaginário, o Rio de janeiro – lugar de nascimento – ao coração do Brasil, onde Geraldo Roca se fez e se desfez desse plano. Seu coração, irrigado por sangue pantaneiro, fazia dos campos alagados, das fronteiras paraguaia e boliviana seu berço metafísico. E foi assim sempre.

Talvez isso também sirva pra explicar por que a passagem meteórica dele por aqui tenha início figurado e fim real nestas plagas, onde aprendemos desde cedo a sonhar em Guarany e poemar em Manoelês.

Os carros passam por mim em alta velocidade. Eu ouço Camillo cantando Roca. E me transmuto. O punhal afiado da poesia de Geraldo Roca corta manso na voz de Márcio de Camillo, sem perder o fio, nem a capacidade aguda de ferir de morte o senso comum. Não, Geraldo não cabe em uma única caixinha. E Márcio sabe disso. 

Às vezes, ele encarna um bardo. Um Dylan pantaneiro em letras incomuns, longas e lisérgicas. Em outras, reúne numa só figura a essência folk de Crosby, Still, Nash & Young. Mas nesse universo BeatFolkPolkaRock há espaço para a mansidão de um Caymmi fronteiriço, para a sutileza urbana de um Jobim. Geraldo, como eu disse, não cabe numa caixinha.

E tudo isso se transforma em mais, muito mais, na homenagem à altura dos arranjos, das violas, da flauta, do cello reunidos por Márcio de Camillo nesse show que vira disco e que se torna eterno de agora em diante. Pra gente não se esquecer. Nunca. 

Quando Geraldo Roca decidiu sair de cena, fechar as portas desse mundo, que já lhe arreliara o suficiente, era muito cedo pra isso. Foi o que todos pensamos. Mas ele era dono de seus próprios rumos. Sua poesia e sua música seguem aqui. Pra nossa sorte, a desassossegar nossos ouvidos e almas. Agora, mais ainda, na voz também infinita de Márcio de Camillo. 

PS.: Márcio. A foto da capa é uma obra de arte. É você nele... É ele em você. Uma fusão, uma incorporação. Cara... que disco!!!!

Correio B+

Bem-estar B+: Confira dicas para alimentação e hidratação durante grandes eventos e festivais

Com a alta de eventos e shows no Brasil, nutricionista ensina como se manter saudável e hidratado.

29/03/2025 17h00

Bem-estar B+: Confira dicas para alimentação e hidratação durante grandes eventos e festivais

Bem-estar B+: Confira dicas para alimentação e hidratação durante grandes eventos e festivais Foto - Pinterest

Continue Lendo...

Seja no Carnaval, em festivais de música, shows ou qualquer grande evento ao ar livre, manter-se hidratado e bem alimentado é essencial para aproveitar a experiência com energia e disposição.

A top model e nutricionista Marcelle Bittar compartilha dicas valiosas de alimentos que ajudam a manter o corpo hidratado e nutrido durante dias intensos de diversão, seja na avenida, em um festival ou em longos dias de entretenimento.

Confira as dicas da profissional:

*Frutas Hidratantes e Refrescantes

Nada melhor do que uma fatia de melancia, abacaxi ou laranja para refrescar entre um show e outro. Essas frutas são ricas em água e ajudam a manter o corpo hidratado naturalmente.

"Frutas como melancia, melão e laranja são ideais para repor líquidos de forma saborosa e refrescante, além de fornecerem vitaminas essenciais para o sistema imunológico", afirma Marcelle.

*Água de Coco

Uma excelente alternativa às bebidas açucaradas e alcoólicas, a água de coco é rica em potássio e auxilia na reposição dos eletrólitos perdidos pelo suor.

"É uma bebida natural e leve, ótima para a hidratação, que pode ser consumida tanto em blocos de Carnaval quanto em festivais de música e eventos ao ar livre", diz a nutricionista.

*Sucos Naturais

Sucos frescos feitos com frutas são excelentes aliados para quem precisa de um impulso de energia durante a maratona de shows e festas.

"Experimente combinar frutas como abacaxi, morango e manga com água de coco ou água gelada. Além de refrescantes, são ricos em antioxidantes que ajudam a proteger a pele do sol", recomenda Marcelle.

*Saladas

Nas refeições entre um evento e outro, as saladas são uma ótima opção. Leves e fáceis de digerir, elas proporcionam grande poder de hidratação, especialmente quando preparadas com ingredientes como pepino, alface, tomate e cenoura.

"Adicione proteínas magras, como frango grelhado ou ovos, para tornar a refeição mais completa sem pesar", sugere a nutricionista.

Com essas dicas de Marcelle Bittar, fica mais fácil manter-se hidratado e bem nutrido em qualquer grande evento, garantindo energia e bem-estar durante toda a programação. E, claro, não se esqueça de beber muita água ao longo do dia – a hidratação é essencial para aproveitar ao máximo cada momento!

Correio B+

Destinos B+: Brasileiros e estrangeiros impulsionam buscas por viagens no país em 2025

A combinação de praias paradisíacas, destinos urbanos e atrações culturais segue atraindo turistas

29/03/2025 15h30

Destinos B+: Brasileiros e estrangeiros impulsionam buscas por viagens no país em 2025

Destinos B+: Brasileiros e estrangeiros impulsionam buscas por viagens no país em 2025 Foto - Pinterest

Continue Lendo...

Com base em um levantamento de buscas realizadas revela tendências de viagens para a baixa e alta temporada de 2025. Os dados mostram que tanto os viajantes brasileiros quanto os estrangeiros demonstram um crescente interesse pelo Brasil nos próximos meses, refletindo a diversidade de destinos e experiências disponíveis no país.

De acordo com a Booking.com, a combinação de praias paradisíacas, destinos urbanos e atrações culturais segue atraindo turistas: o Brasil figura entre os cinco países mais buscados por viajantes de todo o mundo nos próximos meses (abril a junho de 2025), depois da Espanha, Itália, Estados Unidos e França, registrando um aumento de 61% nas buscas em relação ao mesmo período do ano passado.

Importante mencionar que os dados são referentes a pesquisas de acomodação realizadas, o que não necessariamente significa reservas. Então vamos lá...

Baixa temporada 2025: para onde os brasileiros querem viajar? 

Durante a baixa temporada, entre abril e junho de 2025, destinos nacionais figuram em destaque entre os brasileiros. Entre os destinos mais buscados por viajantes do país, o Rio de Janeiro lidera o ranking e apresenta 63% de crescimento nas buscas em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em seguida estão São Paulo (+12%) e Ubatuba, no litoral paulista, que registrou um aumento expressivo de 133% nas buscas. João Pessoa (+65%), que entrou na lista global da Booking.com de destinos tendência para 2025, e Porto de Galinhas (+42%), em Pernambuco, fecham o ranking. Esses números refletem a preferência dos brasileiros por destinos que oferecem tanto belezas naturais quanto infraestrutura turística consolidada. 

Alta temporada: os destinos favoritos dos brasileiros em julho 

Para as viagens programadas para julho, mês tradicionalmente movimentado no turismo devido às férias escolares, o ranking dos destinos mais buscados entre os brasileiros apresenta Santiago, no Chile, como destino mais procurado, com um crescimento de 14% nas pesquisas comparado ao mesmo período do ano passado.

Em seguida, os lugares favoritos para as férias desse ano incluem Gramado, no Rio Grande do Sul, a capital cearense Fortaleza (+11%), Maceió (+73%), em Alagoas, e a cidade baiana Porto Seguro, que se destacam pelo clima ameno serrano e pelas praias paradisíacas no Nordeste, oferecendo experiências variadas que vão do turismo gastronômico e cultural ao lazer à beira-mar. 

Brasil no radar dos turistas estrangeiros para o meio do ano 

O levantamento também demonstrou um grande interesse dos estrangeiros pelo Brasil na alta temporada, com crescimento significativo nas buscas. O Rio de Janeiro lidera o ranking entre os destinos brasileiros mais procurados por turistas internacionais em julho de 2025, com um aumento de 80% nas pesquisas em comparação ao ano passado.

Em seguida, aparecem a fluminense Búzios (+144%), a capital catarinense Florianópolis (+108%), Foz do Iguaçu (+248%), no Paraná, e a pernambucana Porto de Galinhas (+153%), o que reforça o potencial do Brasil para atrair turistas de diferentes perfis, interessados tanto em destinos litorâneos quanto em roteiros urbanos e de ecoturismo. 

Entre as nacionalidades que mais estão de olho no Brasil para julho, os vizinhos sul-americanos aparecem na liderança: argentinos (+137%), seguidos pelos chilenos (+53%). Já os franceses (+66%) figuram na terceira posição, à frente dos americanos (+57%). 

Tendências de viagens aéreas: os voos mais pesquisados pelos brasileiros 

Além das buscas por acomodações, os dados da plataforma da Booking.com revelam quais destinos estão em alta quando o assunto é a procura dos brasileiros por passagens aéreas. Na baixa temporada³ (abril a junho de 2025), os destinos domésticos mais buscados para voos refletem o desejo por sol e praia. Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, lidera o ranking com um impressionante aumento de 312% nas buscas em comparação ao ano anterior.

O Rio de Janeiro aparece na segunda posição (+226%), seguido por Recife, em Pernambuco (+152%), São Paulo (+103%) e Salvador, na Bahia (+112%). Já entre os destinos internacionais, os destaques são Lisboa, em Portugal, (+51%), Madrid, na Espanha (+105%), Paris, na França (+66%), Santiago, no Chile (+34%) e Orlando, nos Estados Unidos (+89%). 

No período da alta⁴ temporada (julho de 2025), os destinos nacionais que registram maior aumento nas buscas dos brasileiros por voos mostram a força do turismo nordestino. Salvador, na Bahia (+148%), lidera o ranking, seguida por Recife, em Pernambuco (+43%), pela capital cearense Fortaleza (+56%), Maceió, em Alagoas (+46%) e Natal, no Rio Grande do Norte (+49%).

Também para as férias de julho, os destinos internacionais mais pesquisados incluem Santiago, no Chile (+37%), Lisboa, em Portugal (+8%), Bristol, no Reino Unido (+16%), Buenos Aires, na Argentina (+20%) e Madrid, na Espanha (+66%). 

E o seu destino, também é aqui dentro do Brasil?
Então, boa viagem...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).