Correio B

religião

Santuário celebra Semana Santa com missa, oração e Via Sacra

Semana Santa inicia no Domingo de Ramos (13 de abril), que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, no domingo de Páscoa (20 de abril)

Continue lendo...

Celebrações da Semana Santa iniciam neste sábado (12) e o Domingo de Ramos é comemorado no domingo (13). A quaresma terminará na próxima quinta-feira Santa (17).

A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ela inicia no Domingo de Ramos (13 de abril), que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, no domingo de Páscoa (20 de abril).

O Domingo de Ramos é a data em que marca o corte de ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado em um jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo aclamava Jesus.

Haverá a bênção dos ramos em todas as missas deste sábado (12) e domingo (13) no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro preparou uma vasta programação para esta semana religiosa comemorada pelos católicos, que deve reunir milhares de fiéis, com:

  • Celebração Penitencial
  • Vigília e Adoração ao Santíssimo Sacramento
  • Celebração das Sete Dores de Nossa Senhora
  • Missa da Ceia do Senhor com o momento do lava-pés
  • Celebração da Paixão do Senhor
  • Veneração do Cristo Morto
  • Via-Sacra com Canto do Perdão
  • Missa da Vigília Pascal
  • Cantata de Páscoa

Veja a programação completa, de 12 a 20 de abril:

12 e 13 de abril | DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR

o Sábado: Missa às 19h
o Domingo: Missa às 7h, 10h, 16h, 18h e 20h

14 de abril | SEGUNDA-FEIRA SANTA
o 8h às 10h e 14h às 16h – Confissão
o 18h15 – Vésperas
o 19h – Meditação das Sete Dores de Nossa Senhora e Missa

15 de abril | TERÇA-FEIRA SANTA
o 8h às 10h e 14h às 16h – Confissão
o 18h15 – Vésperas
o 19h – Celebração Penitencial e Missa

16 de abril | QUARTA-FEIRA SANTA
o 5h15 – Laudes
o 6h às 23h – Confissão e Novena
o 6h, 12h e 21h – Missa

17 de abril | QUINTA-FEIRA SANTA
o 9h – Missa do Crisma (Igreja Matriz da Paróquia Cristo Bom Pastor)
o 18h15 – Vésperas
o 19h – Missa da Ceia do Senhor
o 20h30 às 23h – Adoração ao Santíssimo Sacramento

18 de abril | SEXTA-FEIRA SANTA
o 5h30 – Laudes
o 5h30 às 15h – Adoração ao Santíssimo Sacramento (Centro de Apoio aos Devotos)
o 15h – Celebração da Paixão do Senhor
o 16h30 – Veneração da imagem do Cristo Morto
o 19h – Via-Sacra e Canto do Perdão

19 de abril | SÁBADO SANTO
o 9h – Rito de Preparação Imediata dos Eleitos aos Sacramentos da Iniciação Cristã
o 19h – Missa na Vigília Pascal

20 de abril | DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR
o 6h15 – Laudes
o 7h, 10h, 16h, 18h e 20h – Missa
o 17h – Cantata de Páscoa

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está localizado na avenida Afonso Pena, número 377, bairro Amambai, em Campo Grande (MS).

NOVO COMANDO

Gustavo Castelo está à frente da edição deste ano da Casa Cor

A mostra de arquitetura, decoração e paisagismo, que será realizada em antiga residência da família Buainain, no Jardim dos Estados, com entrada pela Casa-Quintal Manoel de Barros; lançamento reúne convidados, na manhã de hoje, no Bioparque Pantanal

15/04/2025 10h30

Com projeto assinado pelos arquitetos Sergio Ferreira dos Santos e Osvaldo Alves de Siqueira Jr., a Casa-Quintal Manoel de Barros, construída em 1986, empresta seu aconchegante clima de bem-viver ao conceito da CasaCor

Com projeto assinado pelos arquitetos Sergio Ferreira dos Santos e Osvaldo Alves de Siqueira Jr., a Casa-Quintal Manoel de Barros, construída em 1986, empresta seu aconchegante clima de bem-viver ao conceito da CasaCor Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Conhecido por sua atuação como produtor e gestor público na área cultural, Gustavo Castelo, o Cegonha, acrescenta mais um importante item em sua trajetória profissional a partir desta manhã, quando se torna oficialmente o nome à frente da edição 2025 da CasaCor MS.

Saem – ou dão um tempo – de sua lista de contatos imediatos artistas e contrarregras de shows musicais e festivais multiculturais de peso. Entram na sua lista arquitetos, designers, decoradores, paisagistas e outros profissionais ligados ao “morar com requinte e elegância”.

O lançamento oficial da mostra que destaca propostas inovadoras de residências e outros ambientes que primam por estilo, conforto e sustentabilidade será hoje, a partir das 9h, no Bioparque Pantanal, em evento fechado para convidados, quando Cegonha vai apresentar o projeto da CasaCor para este ano e os integrantes de sua equipe, os sócios franqueados da grife que é a maior mostra do segmento na América Latina. São produtores culturais com uma longa estrada na realização de eventos em Mato Grosso do Sul.

EQUIPE

Além de Cegonha, a equipe inclui a empresária no setor de gastronomia e colunista Ely Oliveira Semmelroth, que representa a região de Dourados, a produtora Karla Viegas, com atuação voltada para o audiovisual, e Ricardo Câmara, diretor artístico da Casa-Quintal Manoel de Barros.

Eles assumem a missão de “fortalecer a presença da marca no Estado, imprimindo uma curadoria mais conectada” com o território, com o mercado contemporâneo e com a força criativa local. A assinatura do masterplan (plano que define quais e como serão os espaços) da mostra fica sob responsabilidade da designer de interiores Daiana Capuci, que trará “um olhar sensível e estratégico” para a ocupação do espaço e a fluidez da experiência do visitante.

Além da masterplan, Daiana é responsável por toda a curadoria de marcas. A produção, as relações públicas e a comunicação da mostra estão sob a direção de Bia Figueiredo, especialista em branding e experiências de alto padrão, que assina a narrativa desta nova edição com olhar curatorial e conexão “profunda” com o território.

VITRINE PERFEITA

“Estou à frente da organização em geral, o que envolve desde a parte estrutural da mostra até o relacionamento com os profissionais, marcas e parceiros”, afirma Cegonha.

“Assumir a CasaCor foi uma decisão que uniu propósito e oportunidade. Sempre acreditei no poder da arte, do design e da arquitetura como agentes de transformação cultural. Campo Grande tem um potencial imenso, e a CasaCor é a vitrine perfeita para revelar isso ao Brasil e ao mundo”, diz o ex-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Para ele, o diferencial da CasaCor 2025 está justamente na nova “equipe, que está trabalhando para trazer um novo olhar e uma nova dinâmica para o projeto. Além disso, fomos muito felizes na fusão com o poeta Manoel de Barros [1916-2014]. O conceito criado honra a nossa origem e valoriza o que temos de melhor”, cacifa Cegonha, responsável, em Campo Grande, pelos shows das versões repaginadas do Dire Straits e do Creedence Clearwater Revival.

“A CasaCor representa um novo palco para o mesmo propósito: exaltar a criatividade, conectar talentos e provocar conversas relevantes. O que muda é a linguagem, saindo um pouco dos palcos tradicionais e indo para o espaço construído, onde arquitetura, arte, design e comportamento se fundem”, diz o ex-FCMS, responsável, por exemplo, pela primeira edição do Campão Cultural, em 2022.

“A Casa-Quintal é uma joia poética dentro do nosso evento. Inspirada na sensibilidade de Manoel de Barros, ela representa a simplicidade encantadora das coisas miúdas, a beleza do silêncio e a potência de Mato Grosso do Sul contada por quem mais a sentiu”, afirma o produtor ao comentar a inserção da antiga residência do poeta Manoel de Barros, localizada no Jardim dos Estados (Rua Piratininga, nº 363), na mostra.

“Quero que a CasaCor 2025 em Campo Grande seja lembrada não apenas pelas tendências apresentadas, mas pelas conexões criadas, pelas memórias que ela vai despertar e pela valorização profunda da nossa identidade. Estamos trabalhando para criar algo maior do que um evento: um movimento de pertencimento e futuro”, aposta Cegonha, que também é um dos coordenadores do festival de cinema Bonito CineSur.

O BIOPARQUE

A escolha do Bioparque para o lançamento oficial da mostra tem um significado especial para os seus realizadores. Símbolo da arquitetura contemporânea e do turismo sustentável, o Bioparque Pantanal – maior aquário de água doce do mundo – foi concebido pelo arquiteto Ruy Ohtake (1938-2021). A obra foi inaugurada em março de 2022, quatro meses após sua partida, e já é considerada um marco na paisagem arquitetônica de Campo Grande.

Com traços futuristas e formas curvas que remetem a uma nave pousada no coração do Pantanal, o projeto de Ohtake abriga muito mais do que espécies nativas de peixes, cobras e plantas. “Dentro dessa ‘nave’ repousa o futuro: um espaço onde natureza, arte, ciência e tecnologia se encontram”, anuncia a proposta da CasaCor 2025. 

Entre os ambientes do Bioparque, destaca-se também a biblioteca que homenageia Manoel de Barros, maior nome da poesia de MS. Admirador declarado do poeta, Ohtake visitou Manoel poucos dias antes da morte do escritor, em 2014, em busca de inspiração para o projeto. Dessa troca sensível nasceram compromissos: incluir na obra objetos que eternizassem a memória do poeta e fazer da arquitetura um abrigo também para a poesia.

“E será nesse cenário onde a natureza encontra a arte e a memória se transforma em inspiração que a CasaCor MS inaugura um novo capítulo. Ao escolher o Bioparque Pantanal como palco, o evento reafirma seu compromisso com a valorização do território, da cultura e da arquitetura com propósito. A obra de Ruy Ohtake, viva em cada curva, torna-se símbolo de um tempo que honra o passado, abraça o presente e aponta para o futuro – com água, poesia, inovação e pertencimento”, diz o documento divulgado pela CasaCor.

A CASA-QUINTAL

A Casa-Quintal Manoel de Barros será a porta de entrada para quem visitar a CasaCor. Pelo menos 25 ambientes a serem percorridos pelo público estarão montados, na verdade, na antiga residência da família Buainain (Rua Manoel Seco Tomé), que “encontra” a morada do poeta pelo muro dos fundos dos dois imóveis e vai funcionar como uma espécie de anexo da casa do artista das palavras, transformada em museu dedicado à sua obra em 2022.

Assim, o circuito da CasaCor 2025 começa na Casa-Quintal e, por meio de um novo acesso, prossegue pelo jardim e dependências internas da residência dos Buainain, voltando, ao fim, para a casa do poeta, um projeto de ares modernistas, assinado pelos arquitetos Sergio Ferreira dos Santos e Osvaldo Alves de Siqueira Jr., edificado em 1986, e que, com a presença de Barros e Stella, sua esposa, acabou ganhando um charmoso clima bucólico e aconchegante.

Como o imóvel se tornou um museu, com toda a mobília e os pertences pessoais do casal, a ideia de consolidar a antiga propriedade dos Buainain – que até alguns anos sediava órgãos da Prefeitura de Campo Grande – como um centro cultural em anexo à Casa-Quintal tem na CasaCor, a ser realizada ao longo de 45 dias, entre setembro e outubro, um promissor laboratório de experiência. Não custa tentar. A propósito: o tema da mostra neste ano é Semear Sonhos, a partir de três pilares: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Barreiras estão sendo construídas e em ritmo acelerado para impedir qu... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta terça-feira (15/04)

15/04/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Mark Twain - escritor americano 

Algumas pessoas nunca cometem 
os mesmos erros duas vezes. Descobrem sempre novos erros para cometer”.

FELPUDA

Barreiras estão sendo construídas – e em ritmo acelerado – para impedir que figura pegue o sapicuá e venha desfrutar de novo endereço político. Liderança nacional teria sido acionada para que a pretensão pare por aí mesmo, pois seria problema na certa: ameaça de, em 2026, contribuir para que alguém fique de fora da Casa (e quem hoje está nela nem sequer imagina isso). E ainda há questões pendentes na Justiça. Por enquanto, os sorrisos estampam os rostos de muita gente, porém, nos bastidores, a conversa é outra…

Fraude

Mais de 400 clientes da Caixa Econômica Federal tiveram seus dados cadastrais alterados por um servidor terceirizado que desviou, via transferência, cerca de R$ 1 milhão. A Polícia Federal prendeu o fraudador em flagrante.

Escassez

Dados da Câmara de Diretores Lojistas de Campo Grande indicam que o setor varejista tem mais de mil vagas abertas, mas não consegue preenchê-las desde o fim de 2024. A falta de candidatos tem sido o principal desafio do segmento.

Diálogo

O jovem corredor brasiliense Álvaro Medeiros, de apenas 9 anos, conquistou o 1º título internacional de sua carreira, ao se sagrar campeão da Florida Winter Tour Rok Cup USA, nos Estados Unidos. Ele ficou com o troféu da categoria Micro e garantiu vaga no mundial organizado pela Rok Cup. Com o sonho de correr na F1, o jovem desponta como um novo talento no Distrito Federal, para seguir passos de nomes como Felipe Nasr, brasiliense que pilotou na elite do automobilismo entre 2015 e 2016. Desde 2021, Álvaro tem nos bastidores o apoio do chefe de equipe Alex Grigoletto e do telemetrista Jeison Teixeira, para desenvolver as técnicas de pilotagem e crescer na área.

DiálogoTerezinha Alves Macedo, comemorando 70 anos nesta terça-feira

 

DiálogoCelina Locks, Ronaldo Nazário, Desirée Soares Bueno e Galvão Bueno

Reação

A senadora Tereza Cristina se manifestou em defesa da prefeita Adriane Lopes, marcando assim a posição do PP diante dos ataques que sua afilhada política vem sofrendo. A sigla, que conquistou o poder político-administrativo em Campo Grande nas eleições passadas, mostrou, enfim, que está saindo da inércia.

Projeto

A manifestação de Tereza Cristina foi durante certo evento muito prestigiado, e a parlamentar mandou recado aos adversários, afirmando que Adriane vai mostrar a que veio, implementando projetos de desenvolvimento. Em outras palavras, praticamente assegurou que a tchurminha do contra vai quebrar o queixo.

Vai ou racha

A prefeita Adriane Lopes, em ação coordenada do PP, também colocou o seu bloco na rua ao anunciar um projeto de recuperação da cidade. Para mostrar à população que não está brincando em serviço, reuniu secretariado, anunciou plano de meta a ser cumprido por eles e ainda avisou que quem não apresentar resultados estará fora.

Adriane também tem deixado claro o seu reconhecimento ao apoio da senadora Tereza Cristina à sua gestão, afastando rumores de que ela estaria “abandonada” pela sua madrinha política. Assim sendo…

ANIVERSARIANTES

Dra. Daniela Barbosa Gemperli,
Evandro Rodrigues Higa,
Alfredo Zamlutti Neto,
Bruno Galeano Mourão,
Luiz Henrique Volpe Camargo,
Maria Augusta Bernardes,
Genésio Mendes da Silva,
Lucilo Ramos de Oliveira,
Manoel Marcelino de Andrade,
Narciso Zulim,
Waldi Hugo Braucks,
Bianca Fernandes,
Alessandro Soalheiro Barbosa,
Luciano Gomes Bitencourt,
Osvaldo Barbosa da Silva,
Duilio Ramires Junior,
Mário Fumio Oshiro,
Luiz Nazareno Teixeira,
Cláudio José Benites,
Roberval Machado Fossati,
Terezinha Alves Macedo,
Edith Lemos de Aquino,
Delso José de Souza,
Valeska Campos Seba de Camillo,
Eduardo Naglis Ferzeli,
Geraldo Duarte Ferreira,
Lincoln Alves Corrêa,
Dr. Takahiro Molikawa,
Rita de Cássia Calixto Massuda,
Dr. Frederico Luiz de Freitas Júnior,
Dr. Antônio Thiers,
Giullian de Moraes Rios,
Adalgisa Silva Nery,
Diego Saran,
Francisco Eduardo de Carvalho,
Dr. Marcus Antônio 
de Santos Siqueira,
Lucianne Spindola Neves,
João Edilson de Oliveira Rocha,
Cleydimar Teles Echeverria,
José Fernando Gervasio,
Katty de Paula Kague,
Lori Alice Gressler,
Pe. Osvaldo Scotti,
Valter Ozlo Simioli,
Luiz Alberto do Amaral Assy,
Dr. Maurilio Ferreira Azambuja,
Dr. Francisco Ribeiro Marcondes,
Elzi Garcia Salgado,
Dr. Frederico Guilherme Militão,
Waldir Brasil do Nascimento,
Aroldo Gutierres do Amaral,
Maria de Lourdes Arguello de Moraes,
José Rosa da Silva,
Augusto Ferreira de Castro,
Laucídio Nogueira,
Sônia Elizabeth Silva,
Francisca Pimenta,
Evelin Fernandes Barbosa,
Elizabeth Beatriz Furlan,
Plodinio de Aragão,
Tetumaru Shirakura,
Emidio Ramão Recalde,
Roseane Wassouf Cândéa,
João da Mata Corrêa Filho,
Emerson Sanches Pellicionni,
Luiz Ricardo Meura,
Athanagildo Lúcio de Almeida,
Moacir Kohl,
Jaime Yoshinori Oshiro,
Mário Jonas Kulczynskyi,
Matilde Savalla Lefevre,
Nicola Humsi Rayes,
Darvino Moro,
Ivonete de Paula Escobar,
Jocy Tania de Azevedo,
Dorival Pirota Gonçalves,
Luis Martins de Carvalho,
Valcir Franco de Santana,
Hilário Vicente Pereira,
Léia Elizabeth de Souza,
Marinete Vivan,
Wagson Marques Lima,
Indiara Ribeiro de Souza,
Benedito Fernando de Oliveira,
Mauricio Manzali,
Wellington Reis dos Santos,
Ivalcir Aguilher Miranda,
Waldemar Pereira Durães,
Mariana Castanheira,
Ricardo Purine Pelegrino,
Uilson Moralles,
Mariana Bergamini,
Mayra Ferreira de Queiroz Garcia,
Sandra Regina Simão de Brito,
Fernando Mauro Franca Renesto,
Lucianne Valéria Pina Bluma,
Ewerton Luiz da Costa Gassi,
Jussara da Silva Portilho,
Fabricio Braun,
Reginaldo Monti,
Priscila Schmidt Casemiro,
Marimea de Souza Pacher Bello,
José Roberto Guarnieri,
Arlindo Garcia Junqueira,
Farid Yunes Solominy,
Alberto Victorio da Costa,
Guilherme Rifon Garcia, 
Luciano Nascimento Cabrita de Santana,
Robson Olimpio Fialho.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).