Correio B

MÚSICA

Um ano após sua morte, cantor Belchior recebe homenagens como discos remasterizados

Um ano após sua morte, cantor Belchior recebe homenagens como discos remasterizados

FOLHAPRESS

30/04/2018 - 14h20
Continue lendo...

Nesta segunda-feira (30) faz um ano que o cantor e compositor Belchior morreu, aos 70 anos. Antes disso, ele viveu isolado por uma década e seus discos permaneceram fora de catálo­go por pelo menos 20 anos.
Mas começam agora a surgir homenagens ao cantor e compositor cearense, como o boxe “Tudo Outra Vez”, que inclui seis discos de Belchior dos anos 1970 e 1980, em versão remasterizada.

Há ainda faixas-bônus e encartes especiais. “O boxe estava no meio da produção quando chegou a notícia da morte dele”, lembra o produ­tor musical Renato Vieira, idealizador do projeto, que já havia trabalhado no lançamento da caixa "Três Tons de Belchior”, criada para lembrar os 70 anos do cantor, completos no ano passado, um pouco antes de ele morrer.

O boxe, ainda à venda, reúne os CDs “Alucinação” (1976), “Melodrama” (1987) e “Elogio da Loucura” (1988). “Essa no­va caixa é praticamente um desdobramento desse outro lançamento. A grande novida­de é a versão original de ‘Como se Fosse Pecado’. Essa faixa era para ter entrado no disco ‘Co­
ração Selvagem’, mas, na época, ela foi censurada pelo regime militar, como muitas outras naquele tempo. 

Depois, Belchior até conseguiu gravá-la no disco seguinte, mas já não era a versão original”, diz. Com esses lançamentos, Belchior volta às prateleiras das lojas de discos e também estreia com algumas canções nas plataformas digitais. “É uma caixa que todo o mundo estava esperando, porque as

capas foram restauradas exa­tamente como eram e a remasterização foi feita direto das fitas originais. 

As faixas de todos os discos estão lá, salvo algumas faixas-bônus que incluímos, porque na mesma época ele também participou de álbuns de outros artistas”, diz Vieira.

Depoimento: Nos anos 80, Belchior ilustrava sem pressa a 'Divina Comédia'

Nem só fãs devem curtir a novidade. “Todo o mundo vai gostar, esses discos estão na memória afetiva de muita gente. Foram álbuns que venderam muito e todos têm hits. Meu pai tinha esses discos, eu cresci ouvindo essas músicas e acredito que muito mais gente passou por isso.

Mas para os fãs fervorosos será item de colecionador.” Cada encarte tem críticas musicais da época e trechos de entrevistas do próprio Belchior dando a sua visão sobre o disco. “Nos outros trabalhos que fiz, procurei o artista para fazer uma entre vista atual, mas o Belchior estava desaparecido e, logo depois, morreu”, lamenta.

CANÇÕES AINDA ATUAIS

Quem segue e admira o tra­balho de Belchior está come­morando o lançamento do bo­xe “Tudo Outra Vez”. O músico Ricardo Potí afirmou que a se­leção dos discos traduz bem o que foi a carreira do cantor e
compositor.

“O álbum de 1974 mostra seu trabalho ao mun­do, chamando a atenção pelas melodias, o jeito descompas­ sado de cantar e seu flerte com a literatura. Já ‘Coração Selva­gem’ tem a música que mais me toca de Belchior: ‘Parale­las’”, destaca Potí.

A compositora Taciana Bar­ros diz que ainda aprende com Belchior, dia a dia. “Ele é um gênio que fala sobre o nordes­tino que vive em São Paulo, da luta diária pela sobrevivência, ou seja, ele ainda é atual.”

O produtor musical Renato Vieira lembra que Belchior ficou conhecido como Bob Dylan do Sertão, pela influência de Luiz Gonzaga em sua música. “Ele usou referências e criou uma identidade única.”

Correio B

Governo lança Festival de Inverno de Bonito e Festival América do Sul; Veja as atrações

Tradicionais festivais serão realizados em maio e agosto, respectivamente, com programação gratuita

14/04/2025 17h44

Festival de Inverno de Bonito será em agosto

Festival de Inverno de Bonito será em agosto Foto: Arquivo

Continue Lendo...

O Governo de Mato Grosso do Sul apresentou oficialmente ao trade nacional e internacional dois de seus maiores eventos culturais: o Festival América do Sul (FAS), que será realizado de 15 a 18 de maio em Corumbá, e o Festival de Inverno de Bonito (FIB), previsto para ocorrer de 20 a 24 de agosto, em Bonito.

Os eventos foram apresentados na World Travel Market (WTM) Latin America, uma das maiores vitrines do turismo mundial, realizado em São Paulo.

O Festival América do Sul já havia sido anunciado à população de Mato Grosso do Sul, mas é a primeira vez que o Executivo estadual divulga as atrações e datas do Festival de Inverno de Bonito.

Durante o lançamento, o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, destacou a proposta de integrar os eventos culturais do estado como uma forma de impulsionar o turismo e promover a diversidade cultural sul-mato-grossense.

“Esse ano vamos além: não estamos falando de um único evento, mas de um conjunto de festivais que valorizam a nossa cultura, a arte, a música e a gastronomia. Estamos lançando a nova identidade dos festivais do Mato Grosso do Sul, para apresentar tudo isso também ao mercado nacional e motivar turistas de fora a conhecerem o estado”.

Festival de Inverno de Bonito

A cidade de Bonito, referência internacional em ecoturismo, será palco do Festival de Inverno em agosto.

Na programação, estão shows gratuitos em praças ao ar livre, oficinas culturais, exposições e apresentações de teatro e dança, entre outros.

“O Festival de Inverno é multicultural, abarca 17 áreas da cultura e ainda traz uma imersão única na natureza. É arte, gastronomia, formação, sustentabilidade e economia criativa”, pontuou Bruno Wendling.

Dentre as atrações que sobem ao palco do Festival estão:

  • 20 de agosto - Elba Ramalho e Maestro Spok
  • 21 de agosto - Titãs
  • 22 de agosto - Samuel Rosa
  • 23 de agosto -  Jorge Aragão
  • 24 de agosto - Guilherme & Santiago 

Festival América do Sul

Com um investimento de R$ 6 milhões, o Festival América do Sul está de volta a Mato Grosso do Sul após um período de hiato em 2024. O evento será realizado entre os dias 15 a 18 de maio, no Porto Geral de Corumbá.

Realizado às margens do Rio Paraguai, em meio ao casario histórico de Corumbá, o Festival América do Sul tem  uma programação multicultural, com proposta de promover a integração dos países da América do Sul por meio da arte, do diálogo e da celebração da diversidade.

A grade musical tem os seguintes artistas confirmados:

  • 15 de maio - Duduca & Dalvan
  • 16 de maio - Xamã
  • 17 de maio - Alcione e o espetáculo internacional Buena Vista Social Club Tribute
  • 18 de maio - Pixote

Além dos shows, o festival promove teatro, dança, cinema, circo e literatura. Um dos destaques deste ano será a Orquestra América do Sul, composta por músicos de todos os países sul-americanos.

Festivais culturais

Na última semana, o Governo do Estado anunciou que irá trazer grandes nomes da música para se apresentarem nos festivais de Mato Grosso do Sul, como Alcione e Liniker, entre outros.

Gratuitos, os shows com "pluralidade de gêneros", segundo o Governo do Estado, servirão para aproximar a população da cultural musical nacional, distribuindo as atrações em eventos como: MS ao Vivo, Festival de Inverno de Bonito (FIB) e Festival América do Sul (FAS).

Mobilizando a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Fundação de Cultura (FCMS), após trazer nomes como Chico César, Dudu Nobre e Falamansa em 2024,  dos nomes já confirmados para 2025 aparecem: 

  • Luísa Sonza,
  • Vanessa da Mata,
  • Liniker,
  • Xamã, 
  • Alcione,
  • Pixote, 
  • João Gomes,
  • Jorge Aragão,
  • Duduca & Dalvan, 
  • Buena Vista Social Club - Tributo Ferrer (Argentina), 
  • Seu Jorge,
  • Titãs,
  • Elba Ramalho,
  • Samuel Rosa,
  • Michel Teló,
  • Guilherme & Santiago,
  • Atitude 67.

O secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, disse que o objetivo é equilibrar uma valorização da identidade cultural, enquanto não deixa de ofertar para os locais shows de grandes artistas do cenário nacional.

"Queremos que cada apresentação seja uma celebração da arte, proporcionando momentos inesquecíveis para a população. É um esforço conjunto para garantir que o acesso à cultura seja cada vez mais amplo e acessível a todos", diz Miranda.

 

Networking

Dourados vai receber edição de Café com Negócios sobre empreendedorismo feminino

Evento vai ter como palestrantes Mônica Riedel, Aline Bak, Sandra Amarilha e Rosineide Alves de Campos

14/04/2025 17h30

Último Café com Negócios, que aconteceu em março em Campo Grande

Último Café com Negócios, que aconteceu em março em Campo Grande Reprodução

Continue Lendo...

Considerado o maior evento de networking de Mato Grosso do Sul, o Café com Negócios, chega pela primeira vez a Dourados com uma edição especial dedicada ao empreendedorismo feminino.

Marcado para o dia 29 de abril de 2025, às 19h, o encontro será realizado na BYD, localizada na Av. Marcelino Pires, 5.110, Vila Industrial, e promete reunir empresárias, profissionais e interessados em debater o papel das mulheres no mercado de trabalho e os desafios do setor no estado.

O tema central, "Mulheres de Negócios - Empreendedorismo Feminino no MS", tem o objetivo de fomentar discussões qualificadas sobre a atuação feminina no ambiente empresarial, além de promover oportunidades de networking e inspiração para quem deseja crescer e inovar.

Para Dijan de Barros, fundador do Café com Negócios, a edição especial em Dourados representa um marco na trajetória do evento.

"Nosso objetivo é ampliar a discussão sobre o papel da mulher no mercado e oferecer um espaço de conexão e inspiração para empresárias e profissionais que desejam crescer e inovar", afirma.

Evânia Ribeiro, sócia proprietária da revista Revista Celebrar, co-realizadora do evento, destaca a importância de valorizar o empreendedorismo feminino.

"Ao dedicarmos esta temporada a valorizar e potencializar a atuação das mulheres no mundo dos negócios, reconhecemos não apenas a força transformadora do empreendedorismo feminino, mas também a importância de criar espaços de troca, aprendizado e fortalecimento de redes de apoio. Queremos incentivar mais mulheres a se tornarem protagonistas de suas próprias trajetórias", pontua.

Palestrantes

Último Café com Negócios, que aconteceu em março em Campo Grande

O evento contará com a participação de quatro palestrantes reconhecidas por suas trajetórias e contribuições ao empreendedorismo e à liderança feminina:

  • Aline Bak: Escritora, mentora e estrategista de marketing digital, com mais de 10 anos de experiência e atuação global. Focada em impactar a vida de pessoas 40+ no digital, é formada pela FAAP e referência em treinamentos e programas acadêmicos.

  • Mônica Dias Riedel: Empreendedora, designer formada pela PUC-RJ, com pós-graduação em Design (UCDB) e MBA em Gestão Empresarial (FGV). Primeira-dama de Mato Grosso do Sul, atua no endomarketing da Sapé Agropastoril LTDA e em diferentes frentes sociais.

  • Sandra Amarilha: Economista, mestre em Desenvolvimento Local (UCDB) e diretora-técnica do Sebrae/MS. Com vasta experiência em políticas públicas e desenvolvimento empresarial, é referência em estratégias para pequenos negócios e inovação no estado.

  • Rosineide Alves de Campos: Gestora no setor agro, graduada em História (UFMS) e Administração, com especialização em Gestão Empresarial (FGV). Gerente Geral de Negócios e integrante do Conselho Consultivo da Ciarama Máquinas Ltda, é reconhecida por sua atuação em governança estratégica e liderança feminina no agro.

 

Serviço

  • Evento: Café com Negócios Dourados | "Mulheres de Negócios - Empreendedorismo Feminino no MS"
  • Data: 29 de abril de 2025 (terça-feira)
  • Horário: 19h
  • Local: BYD Dourados | Av. Marcelino Pires, 5.110 - Vila Industrial - Dourados/MS
  • Inscrições: Sympla - Café com Negócios

 Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).