A primeira pergunta é: será que os futuros donos vão colocar pneus Run Flatsabendo que ele pode custar mais que o dobro do normal?
Primeiramente, vamos citar algumas mudanças nessa linha 2020. Agora a versão Titanium do EcoSport só vem com motor 1.5 flex, com câmbio automático de 6 velocidades, 136 CV. Antes, era um 2.0 de 176cv, que continua na versão Storm.
Nessa nova versão, a Ford tomou essa atitude ousada, para unir útil ao agradável. Eficiência, economia e segurança, além do pneu Run Flat, que em caso de imprevistos não precisa parar para trocar.
Por R$103.890, 00, o carro já vem com teto solar elétrico, sete airbags, sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, painel “soft touch”, bancos de couro ecológico, sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, faróis de xênon, luzes diurnas de LED, sensor de chuva e rodas de liga leve de 17”.
Mas você deve estar se perguntando: o que é um pneu Run Flat? Os pneus Run Flat, ou ZP (Zero Pressure), se caracterizam pelas laterais reforçadas, que permitem continuar rodando mesmo se um deles perder totalmente a pressão, dentro de certos limites de distância e velocidade, neste caso é de 80km/h e roda até 80 quilômetros. Lembrando que o novo Eco Titanium não vem com estepe na tampa traseira, mas vem com um kit de reparo de pneus, que permite rodar mais 200 km.
A linha EcoSport 2020 oferece uma gama completa de opções para o consumidor que busca um SUV moderno e completo. A versão de entrada, a SE, com motor 1.5, já vem equipada com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de proteção anticapotamento, rodas de liga leve de 15” e central multimídia SYNC 2.5 com tela sensível ao toque de 7 polegadas. Seu preço é R$78.990 com transmissão manual e R$84.990 com a automática.
O modelo FreeStyle, com motor 1.5 e acessórios de estilo diferenciado, acrescenta itens como ar-condicionado automático e digital, câmera e sensor de ré, bancos em couro ecológico e tecido e rodas de liga leve de 16”, por R$85.890 na versão manual e R$91.890 na automática.
O EcoSport Storm é o único da nova linha equipado com motor 2.0, de 176 cv, e tração 4WD, além de transmissão automática e equipamentos exclusivos. Vem com capa de estepe rígida personalizada, teto solar elétrico e outros equipamentos da versão Titanium, por R$108.390. Outra vantagem da linha EcoSport 2020 é o custo, pois tem preço competitivo de revisões, peças e seguro. As três revisões anuais do EcoSport Titanium, por exemplo, cobrindo o período de 36 meses de garantia, saem R$1.837 pelo sistema preço fixo da Ford. Além disso, como promoção de lançamento os clientes que financiarem o SUV pela Ford Credit poderão contratar o seguro da Mapfre pela taxa de 2,01% do valor do veículo, o mais barato do segmento.
IMPRESSÕES AO DIRIGIR
Confesso que ao saber que iria dirigir um carro com pneu furado, ou com a calibragem no mínimo, o coração disparou, mas o bacana é que saímos com o EcoSport em condições normais de uso e ao chegar no campo de provas da Ford, que fica em Tatuí, interior de São Paulo, a conversa mudou, pois depois de uma breve apresentação do pneu Run Flat e dos equipamentos do novo EcoSport, a equipe da Ford nos colocou na pista com um dos pneus murcho, para testar todos os requisitos que o carro oferece, e não contente ainda furou os dois pneus traseiros no ombro, onde não se permite remendo. Partimos para a fase 2 do teste, sempre em comboio, com carro madrinha na frente, fizemos curvas, slalom, que é uma situação onde fazemos zigue-zague com o carro, é realmente os novos pneus Run Flat merecem destaque, juntamente com o controle de tração e estabilidade. Lembrando que a velocidade máxima com o pneu furado ou rasgado é de 80km/h.
Não deixe de nos acompanhar nas rede sociais como @correioveiculos e @correioestado