Economia

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Aumento de hortifrútis e combustíveis deve pressionar a inflação de novembro

Bloqueios prejudicaram o fornecimento de frutas, legumes e verduras na Ceasa e preços em alta já chegam aos consumidores

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Iniciados assim que o resultado da eleição foi sacramentado, no domingo (30), os bloqueios nas rodovias brasileiras já pesam no bolso dos sul-mato-grossenses nesta semana.

Empresários e especialistas afirmam que já há um desequilíbrio na oferta de produtos como frutas, verduras e legumes, além dos aumentos nos preços dos combustíveis, conforme publicado pelo Correio do Estado na edição do dia 2 de novembro. 

 Nas bancas e nos supermercados, é possível perceber a alta de alguns produtos, causada pela falta de fornecimento nas Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa-MS) nos últimos dias. 

O quilo da banana encareceu 18,8% em um pequeno intervalo de tempo, saindo de R$ 7,99 para R$ 9,50. Enquanto o quilo da batata ficou 87,5% mais caro entre o dia 29 de outubro e 3 de novembro, de R$ 4 foi a R$ 7,50.

O mestre em Economia Eugênio Pavão relata que houve uma queda de 50% na quantidade de caminhões que chegaram ao Ceasa-MS até esta quinta-feira (3). “E a quantidade de produtos caiu até 70%”. 

Segundo ele, principalmente os mais perecíveis, estão trazendo altas que variam entre 50% e 80%. “Isso fará com que esses produtos [alface, cebola, batata, maçã, goiaba e principalmente o melão] elevem a inflação de novembro em Mato Grosso do Sul”, projeta. 

O empresário Maurício Goiaba, proprietário de um sacolão há mais de 30 anos, explica que o fornecimento ficou parado na terça e na quarta-feira, por causa dos protestos nas rodovias do País. 
“O dia de referência para compra é na segunda, e chega na terça em Mato Grosso do Sul. Na terça e na quarta não entrou nada, e nesta quinta entrou 40% do esperado”, revela. 

O comerciante diz que o preço de alguns produtos deve sofrer fortes reajustes, sobretudo em mercados menores. “A prioridade é dada a mercados grandes, depois de abastecidos, os pequenos recebem”, comenta. 

O professor de Economia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Mateus Abrita explica que ainda não é possível cravar o aumento no índice. “Geralmente, se prolongarem os bloqueios isso pode acontecer, sim”, avalia.

BLOQUEIOS

Com quatro dias de protestos em todo o Brasil e a dispersão dos bloqueios nas rodovias federais e estaduais, apenas sete estados mantêm a paralisação nas rodovias, com 32 bloqueios, desde que a Justiça Federal determinou a liberação das vias pelas polícias Militar e Rodoviária Federal.

Levantamento da diretoria da Ceasa-MS aponta que, nos dias 1º e 2 de novembro, houve drástica redução na entrada de produtos, ficando entre 70% e 80% a menos do que em dias normais.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, explica que o problema se deu mais em consequência das interdições ocorridas fora de Mato Grosso do Sul do que dentro do Estado. 

“Isso mostra, claramente, como os bloqueios afetaram diretamente os consumidores. Imediatamente tivemos um aumento de preços e a diminuição na oferta de produtos, com apenas alguns dias de paralisação”, afirmou.

Segundo o diretor-presidente da Ceasa-MS, Daniel Mamédio, a diminuição na entrada de mercadorias foi de aproximadamente 65%, o que prejudica não só os vendedores, mas também os compradores, que não conseguem chegar para comprar e levar para seus municípios. 
“A tendência, segundo os permissionários questionados, é de que se não normalizar até este sábado haverá falta de várias mercadorias, além do aumento expressivo nos preços dos produtos que ainda restam no estoque”.

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IMPACTO

Doutor em Economia, Michel Constantino comenta que, com a diminuição do fluxo de trânsito de cargas, é inegável que haverá reflexo nos preços. “O valor do impacto é difícil de estimar, mas há uma mistura de redução de oferta, oportunismo e alta demanda pelas pessoas que tomam decisões precipitadas”, analisa. 

Goiaba conta que, na manhã desta quinta-feira, alguns produtos já foram impactados com preço bem acima do normal para a época. “Só a batata saiu de R$ 80 o preço da caixa para R$130. O tomate dobrou de preço, na semana passada custava R$ 60 e hoje foi comercializado a R$ 120”. 

Segundo ele, é esperado aumento forte nos dois itens, da mesma forma, as hortaliças também serão impactadas. “[Hortaliças] a mesma coisa, porque 80% vêm de fora. Elas subiram uns 40%. Nesta semana, nenhum desses produtos volta ao normal”, revela. 

O economista Márcio Coutinho comenta que esses produtos têm um prazo de validade pequeno e precisam ser comercializados o mais rápido possível. 

“Por isso o transporte é feito de maneira constante. Eles são muito frágeis e fáceis de se deteriorarem. Então, se o produto fica parado, há falta dele, dessa forma, segue o aumento demanda; se a demanda é grande e a oferta é baixa, o preço tende a subir”, explica. 

A economista Adriana Mascarenhas diz que o atraso das entregas de produtos foi temporário. “Foi impossível alguns alimentos e combustíveis chegarem, e, de fato, quando você tem o produto a ser entregue e a demanda continua, a possibilidade de aumento de preços é natural. Acredito que a tendência é de que a situação se normalize”. 

COMBUSTÍVEIS

Conforme reportagem do Correio do Estado publicada na edição do dia 2 de novembro, o litro da gasolina aumentou, em média, R$ 0,16 no intervalo de alguns dias. 

Dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apontam que, até o dia 29 de outubro, a média praticada no Estado era de R$ 4,64 por litro de gasolina, já a média encontrada pela reportagem foi de R$ 4,80. 

O litro do etanol subiu R$ 0,10, saindo de R$ 3,48 para R$ 3,58. O diesel comum foi reajustado de R$ 6,34 para R$ 6,49, e o óleo diesel na versão S10 passou de R$ 6,52 para R$ 6,62.

Constantino ressalta que o aumento da procura em contraponto à redução da oferta faz com que muitos alterem os preços. “Uma mistura de alta procura, retenção da chegada dos combustíveis e oportunismo”. 

De acordo com o titular da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), Rodrigo Bezerra Vaz, a entidade já recebeu denúncias sobre os aumentos abusivos e investigará as ocorrências. 

PRIVATIZAÇÃO

TCU mantém travado processo de concessão do Rio Paraguai

Decisão do ministro Benjamin Zymler condiciona a retomada do processo à entrega de estudos completos pelo Ministério de Portos e Aeroportos

22/12/2025 08h00

TCU

TCU Divulgação

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O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler decidiu, na quinta-feira, manter parada por tempo indeterminado a análise do processo na Corte que analisa a concessão do tramo sul da hidrovia do Rio Paraguai. O processo foi suspenso há quase três meses, no dia 24 de setembro.

O ministro vai retomar o exame só quando o Ministério de Portos e Aeroportos apresentar novos estudos técnicos e documentos, bem como as aprovações da concessão pelo Legislativo do Paraguai e da Bolívia.

A decisão foi tomada mesmo após o Ministério encaminhar complementações em outubro e novembro às informações entregues em agosto. A área técnica do TCU, por meio da Unidade de Auditoria Especializada em Infraestrutura Portuária e Ferroviária, avaliou que o material segue incompleto.

Segundo o parecer, “a documentação disponível não atende aos requisitos de completude previstos na IN [Instrução Normativa] TCU nº 81/2018, o que impede o início da contagem do prazo de análise por esta Corte”, citando a necessidade de “documentos complementares e análise de viabilidade incompleta e não consolidada”.

A unidade técnica destacou ainda que, já no envio inicial, o Ministério reconheceu a necessidade de incluir documentos considerados “imprescindíveis” e novas análises nos estudos de viabilidade, “sem, entretanto, indicar prazo”.

Mesmo após novas remessas, persistem “incertezas e lacunas capazes de afetar o conjunto de estudos que dá suporte à licitação”, motivo pelo qual não começou a contagem do prazo de 75 dias para análise do processo.

Em despacho, Zymler detalha que a documentação da concessão foi protocolada no dia 14 de agosto e, no mês seguinte, o Ministério de Portos e Aeroportos solicitou a retirada de peças do processo para “complementar a instrução processual com informações e documentos adicionais considerados indispensáveis”.

A Pasta também informou que os estudos de viabilidade técnica e ambiental ainda seriam objeto de complementação, novamente sem prazo definido.

O pedido ocorreu após a realização de um market sounding, consulta ao mercado que reuniu oito empresas nacionais e estrangeiras e resultou em propostas de alteração do edital.

Diante disso, em 24 de setembro, o relator determinou o “sobrestamento do processo até que o Ministério de Portos e Aeroportos realizasse o envio da documentação completa”.

Em 31 de outubro, o Ministério encaminhou a Nota Técnica nº 28/2025, elaborada pela Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, com novas informações técnicas. Já em 7 de novembro apresentou uma nova minuta do edital da concessão. Apesar disso, o ministro do TCU apontou que persistem “incertezas do acordo internacional e necessidade de aprovação legislativa (impacto direto nas premissas do projeto)” nos países vizinhos.

Zymler menciona que há tratativas em curso com o Paraguai e indicativos de que a concessão precisará ser submetida ao parlamento paraguaio, “o que pode exigir ajustes no fluxo processual brasileiro para compatibilizar a modelagem às condicionantes diplomáticas e institucionais”.

O relator também cita a existência de uma minuta de acordo internacional em elaboração, com participação do Ministério das Relações Exteriores, ainda não concluída e que deverá passar pelo Legislativo paraguaio e boliviano e pelo Congresso Nacional.

Segundo o despacho, a área técnica avalia que essas definições podem levar à revisão das premissas dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), exigindo ajustes na documentação, na matriz de riscos, na modelagem econômico-financeira e nos instrumentos convocatórios.

TCU

ALTERAÇÕES

Outro ponto crítico levantado foi a inclusão de alterações estruturantes no edital “sem rastreabilidade regulatória suficiente”, evidenciando um descompasso entre o Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A nova minuta, apresentada em novembro, alterou o critério de julgamento para menor tarifa e revogou a restrição à participação da LHG Mining na primeira etapa do leilão.

De acordo com o relator, a versão mais recente do edital não foi acompanhada de manifestação formal da Antaq, órgão legalmente responsável pela elaboração dos editais e dos atos de outorga. “A ausência desse endosso fragilizaria a rastreabilidade e a construção do processo técnico-regulatório exigido”, diz o despacho, que recomenda aguardar o posicionamento da agência para reduzir riscos institucionais.

Também foi apontada a falta de estudo concorrencial atualizado para embasar a cláusula restritiva relativa à LHG Mining. Para Zymler, a lacuna é relevante, pois “restrições concorrenciais são excepcionais e exigem base técnica robusta e atual”.

Com base nesses elementos, o ministro decidiu manter o sobrestamento do processo até que o Ministério apresente “toda a documentação devidamente consolidada e atualizada”, os ajustes bilaterais aprovados pelo Legislativo dos países envolvidos e os estudos concorrenciais atualizados pela Antaq.

Conforme a IN TCU nº 81/2018, o prazo de 75 dias para análise só começa a contar após o recebimento completo de todos os documentos exigidos.

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campo grande

Comércio tem horário de funcionamento diferenciado na semana do Natal; Confira

Horário será estendido na segunda e terça-feira, com horário diferenciado na véspera e dia de Natal

21/12/2025 17h31

Comércio tem horário diferenciado nesta semana

Comércio tem horário diferenciado nesta semana Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

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O comércio de Campo Grande está funcionando em horário estendido desde o dia 9 de dezembro,para atender a demanda de clientes, que tradicionalmente aumenta no período de fim de ano. Nesta semana de Natal, o comércio também ficará aberto mais tarde, dando chance para quem deixou para comprar os presentes em cima da hora.

A decisão do horário estendido foi tomada com o fechamento da convenção trabalhista entre o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo CG) e o Sindicato dos Empregados do Trabalhadores do Comércio, estabelecendo, entre outros pontos, o horário especial de funcionamento do comércio.

Conforme a Fecomércio, nesta semana, segunda e terça-feira o comércio ficará aberto até às 22h, com horário diferenciado na véspera e no dia de Natal, dias 24 e 25, respectivamente. Na sexta-feira (26), o funcionamento volta ao normal.

A exceção será nos estabelecimentos comerciais localizados em hipercentes e nos shoppings, onde o horário será diferenciado.

Confira o horário do comércio na semana do Natal

  • Dias 22 e 23 de dezembro - até às 22h
  • Dia 24/12 - Até as 17h (das 9h às 19h em shoppings e hipercenters). 
  • Dia 25 de dezembro - comércio não abre

Reajuste salarial

A convenção só foi fechada após a definição de reajuste salarial de 7% para empregados que recebem acima do piso, além de atualizar os valores dos pisos da categoria, que passam a ser de R$ 1.960,00 para empregados em geral e para a função de caixa, R$ 2.151,00 para comissionados e R$ 1.767,00 para auxiliares do comércio, office boys e trabalhadores de serviços gerais.

O vale-alimentação também foi reajustado e passa a ser de R$ 25,00, com a garantia de que não poderá ser suprimido em caso de dispensa e recontratação pelo mesmo empregador ou grupo econômico, evitando alterações contratuais lesivas previstas na CLT.

Um dos pontos centrais da negociação foi quanto à aplicabilidade da CCT em casos de terceirização.

"Coibimos de nosso ordenamento a pejotização nas empresas. Algumas empresas estavam admitindo trabalhadores como pessoas jurídicas, o que é proibido e foge da normalidade do vínculo de emprego”, disse o gerente de Relações Sindicais da Fecomércio MS, Fernando Camilo.

 Além disso, foram aprovados novos benefícios para a categoria, como a inclusão do Benefício Social Familiar, obrigatório a todos os trabalhadores, com contribuição mensal entre R$ 10 e R$ 20 por colaborador, e a criação do convênio odontológico mediante adesão, com custo aproximado de R$ 23,20, dos quais R$ 6,00 serão custeados pelas empresas.

Movimentação financeira

O comércio de Mato Grosso do Sul deve encerrar o ano com expectativas retraídas para o Natal e Ano-Novo.

Pesquisa divulgadas pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio de Mato Grosso do Sul (IPF-MS), em parceria com o Sebrae-MS, indica queda de 38% na movimentação financeira do fim de ano, que deve alcançar R$ 824 milhões, ante R$ 1,27 bilhão no ano passado. 

O movimento econômico geral segue expressivo, mas a contração, considerada a mais responsável pela série recente, revela um consumidor mais seletivo, cauteloso e com crédito mais restrito. 

Do montante, estima-se que R$ 226 milhões serão destinados à compra de presentes, R$ 243 milhões às confraternizações de Natal e R$ 354 milhões às festas de Ano-Novo. 

Mesmo com menos dinheiro por compra, 69% dos entrevistados dizem que vão presentear no Natal, porém, com gasto médio menor, de R$ 217,36 por pessoa.

Os itens mais buscados seguem o apelo do afeto e do cotidiano, como brinquedos, roupas, eletrônicos e cosméticos. A maioria (78%) pretendem comemorar o Natal, quase sempre em encontros íntimos, com gasto médio de R$ 206,35 com alimentação feita em casa. 

Já na virada, 80% dizem que vão celebrar o Ano-Novo, com gasto médio de R$ 294,19, também centrado em comida, encontros familiares e viagens curtas, uma vez que 64% dos que vão viajar permanecerão no Estado.

A economista do IPF-MS e coordenadora da pesquisa, Regiane Dedé de Oliveira, avalia que o afeto se mantém, mas sem exageros.

“Percebemos um consumidor mais prudente, que busca equilibrar o orçamento sem abrir mão das tradições. O aumento do número de pessoas que pretendem presentear indica o sentimento de afeto, mas com escolhas mais calculadas e foco em gastos essenciais”.

O analista técnico do Sebrae-MS Paulo Maciel fala sobre os desafios dos negócios menores.

“A maioria dos clientes, 55%, prioriza a qualidade e busca o benefício para pagamento à vista para economizar. As empresas precisam preparar estoques e melhorar as condições de pagamento”.

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