Correio Rural

PODCAST CORREIO RURAL

Soja em tempos de La Niña em MS

Ouça seu Podcast semanal do Correio Rural na voz de Bruno Blecher

Continue lendo...

Soja em tempos de La Niña em Mato Grosso do Sul.
 
Segundo a agência americana oceânica e atmosférica, conhecida como pela sigla NOAA.

A previsão indica continuidade da La Niña no trimestre de dezembro, janeiro, fevereiro.
 
Além disso, a previsão probalística indica a manutenção da La Niña pelo menos até o trimestre de janeiro, fevereiro, março de dois mil e vinte e três.

E posteriormente, entrando numa fase de neutralidade mesmo o modelo indicando condições favoráveis pra chuvas abaixo da média histórica devido a atuação do La Niña é possível que em partes do Estado possa ocorrer excessos de chuva devido a fatores de outras escalas de tempo uma foi observar nos últimos meses, isso tá no boletim Casa Rural da Famasul.

As condições de tempo, de acordo com os dados observados, o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão indica que as chuvas ficarão quarenta a sessenta por cento abaixo da média histórica para as regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Nas regiões do extremo norte, bolsão e extremo sul do estado, as indicações que as chuvas ficarão trinta e cinco a cinquenta por cento acima da média climatológica para o período de dezembro, janeiro e fevereiro de dois mil e vinte e dois, dois mil e vinte e três a maioria das chuvas no Istadu de Mato Grosso do Sul está ocorrendo de forma isolada, essa condição permite uma grande variação na precipitação acumulada, a casos que a variação está ocorrendo dentro da propriedade caracterizando diferentes qualidades de plantio.

As informações são da Famasul.

O boletim da Casa Rural traz mais informações a safra de soja no estado de Mato Grosso do Sul.

A área de soja no estado deverá ser dois vírgula cinco por cento superior em relação à safra passada. Alcançando três vírgula oito milhões de hectares.

Mas mesmo assim ele está abaixo da média de crescimento de sete por cento.

Isso devido principalmente aos preços elevados fertilizantes.

A produtividade estimada pra essa safra é de cinquenta e três vírgula quarenta e quatro sacas por hectare
uma média que tá dentro do potencial produtivo das últimas cinco safras.

A expectativa é de produção de doze vírgula três milhões de toneladas de soja.

No custo de produção desse dessa safra divulgado pela Aprosoja Mato Grosso do Sul.

O fertilizante representa vinte e cinco vírgula quarenta e nove por cento das despesas. Essas são informações da Famasul Burlerim Casa Rural.
 
Em relação às exportações de agrícolas de Mato Grosso do Sul no período janeiro a novembro desse ano
o grande destaque aqui que a gente vê aqui pelos números da Cemagro é o milho em grão, o milho em grão deu uma receita aí de oitocentos e vinte e sete milhões de dólares seiscentos e sessenta e sete por cento a mais do que no período anterior.

 

A exportação saiu de quinhentos e oitenta e cinco mil toneladas no na temporada passada para dois vírgula oito milhões de toneladas de janeiro a novembro desse ano é muita coisa, né gente?

Mas vamos aos outros números da exportação de Mato Grosso do Sul, soja em grão que aparece em primeiro lugar, é o produto mais exportado pelo Estado rendeu dois vírgula zero vinte e cinco bilhão de dólares.

Nesse período de janeiro a novembro desse ano. Vinte e seis vírgula sete por cento do total exportado em termos de valor no estado mas com uma diminuição aí de oito vírgula cinquenta e sete por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Em relação ao volume houve uma diminuição de trinta e um por cento. O segundo produto da pauta de Mato Grosso do do Sul agro é a celulose, com um vírgula três, oito, cinco bilhão de dólares que dá dezoito vírgula vinte e quatro por cento da participação com diminuição e valor aí de zero vírgula setenta e um por cento, não não é significativa relação a janeiro de novembro de dois mil e vinte e um.

Terceiro, produto mais exportado é a carne de bovinos e outros produtos com um vírgula sete cento e quinze bilhão um crescimento bem razoável aí de trinta por cento esse ano em valor.

Em termos de distinu né? Se a gente for viver os destinos as pra onde vai as exportações do estado
 houve uma concentração pra China, né? Que é trinta e seis vírgula setenta e nove por cento do valor total das exportações em janeiro, de janeiro a novembro desse ano vieram da China.

Os países com maior aumento na participação foram o Japão um grande aumento aí quatrocentus e quarenta e três por cento Irã trezentos e vinte e quatro por cento a concentração nos dez maiores destinos de exportação passou de setenta vírgula dois por cento a setenta vírgula quarenta e um por cento quer dizer muito pouco se comparado ao mesmo ao mesmo período de dois mil e vinte e um.
 
Agora, o principal município exportador do estado nesse período de janeiro a novembro de dois mil e vinte e dois foi Três Lagoas. Com trinta e um vírgula quarenta e oito por cento dos valores exportados.
 
Foi basicamente por causa da da indústria de papel em celulose.