Economia

MERCADORIAS

Escoamento pelo Chile poderia baixar custo do frete em MS

Escoamento pelo Chile poderia baixar custo do frete em MS

Rosana Siqueira

13/10/2010 - 14h55
Continue lendo...

O escoamento dos produtos sul-mato-grossenses pelo Corredor Bioceânico até o Porto de Arica no Chile poderia reduzir em até 7 mil quilômetros a distância até o mercado asiático, além de diminuir em até 5% o valor do frete pago. As afirmações foram feitas hoje pela manhã pelo coordenador do CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, Fábio Fonseca, durante seminário realizado no 6º andar do Edifício Casa da Indústria, as vantagens para os empresários sul-mato-grossenses do uso do porto de Arica, no Chile, para importação e exportação de produtos do e para o mercado asiático.

De acordo com o presidente da Fiems, Sérgio Longen “discutimos aqui o que precisamos fazer para avançar na questão de logística de transporte para levar e trazer produtos para a Ásia via Oceano Pacífico. Penso que o Estado passa por um amadurecimento econômico com as exportações batendo recorde e nós precisamos construir ações como as de hoje para desenvolver o nosso Estado”.

O coordenador do CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, Fábio Fonseca, acrescenta que “hoje, todos os segmentos do setor industrial do Estado poderiam ser beneficiados com o uso dos portos chilenos, entre eles, o de alimentos, de metalmecânica, de celulose e papel, de soja e derivados, de carne e seus subprodutos”, garantiu, ressaltando que os governos da Bolívia, Chile, Argentina e Paraguai têm unido esforços para a criação de infra-estrutura necessária para as exportações via corredor bioceânico. 

De acordo com Fábio Fonseca, esses esforços compreendem a pavimentação de rodovias e o investimento na infra-estrutura ferroviária. “Os governos desses países já assinaram um protocolo de intenções, dos quais 90% tem sido cumprido. Para se ter uma idéia, o único país que falta cumprir as exigências é a Bolívia, que precisa pavimentar 200 quilômetros de rodovia para possibilitar a integração do Brasil ao corredor bioceânico”, informou, acrescentando que a finalização desse trajeto os empresários do Estado que exportam para a China seriam os maiores beneficiados.

OPCIONAL

Após pressão, ANTT mantém ramal de Ponta Porã na licitação da Malha Oeste

Decisão foi motivada por mobilização de parlamentares estaduais e federais e da sociedade sul-mato-grossense contra a exclusão

23/12/2024 08h30

Após pressão, ANTT mantém ramal de Ponta Porã na licitação da Malha Oeste

Após pressão, ANTT mantém ramal de Ponta Porã na licitação da Malha Oeste Foto: Paulo Ribas / Correio do Estado

Continue Lendo...

A mobilização no ano passado e neste ano de parlamentares estaduais e federais e da sociedade sul-mato-grossense contra a exclusão do ramal de Ponta Porã da ferrovia Malha Oeste deu resultado. A diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, na quinta-feira, que a reconstrução e reativação do trecho de 355 quilômetros passa a ser opcional no processo de relicitação da concessão da linha férrea, que está parado há mais de um ano na autarquia.

A decisão foi tomada com a aprovação do relatório final da Audiência Pública nº 5/2023, realizada em abril e maio do ano passado, em Campo Grande e Brasília (DF), que trouxe as contribuições e sugestões realizadas pela sociedade para o aprimoramento das minutas de edital e contrato, além de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Agora, a ANTT vai propor ao Ministério dos Transportes o plano de outorga para a concessão da Malha Oeste.

Durante a leitura de seu relatório, o diretor da ANTT, Lucas Asfor, afirmou que foram acatadas 79 sugestões analisadas pela área técnica, explicando que a “Superintendência de Concessão da Infraestrutura da ANTT [Sucon] incorporou aos documentos jurídicos as alterações necessárias para refletir as contribuições válidas e as mudanças decorrentes das propostas dos formuladores de políticas públicas, além das atualizações legais e regulatórias”.

Entre essas propostas, o relator citou: a definição no edital de trechos mínimos obrigatórios que a proponente (Rumo Malha Oeste) deverá considerar em sua proposta; a possibilidade de a proponente apresentar propostas de trechos não viáveis da Malha Oeste que pretende explorar, além dos trechos mínimos obrigatórios; as alterações sobre a arbitragem nos casos de desacordo entre a concessionária e o governo; a garantia de que as composições que utilizarem os trilhos da Malha Oeste terão acesso ao Porto de Santos (a concessão acaba no município de Mairinque, SP); e a “a exclusão da obrigatoriedade de exploração do ramal de Ponta Porã, que passou a ser opcional”.

Essa última deliberação foi acatada após manifestação de cidadãos e parlamentares sul-mato-grossenses, tanto na audiência pública quanto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) e no Congresso Nacional.

O deputado estadual Pedrossian Neto disse à época que “o ramal até Ponta Porã custaria só R$ 2 bilhões, isso não é grande coisa perto do relevante impacto que vai ter. Uma concessão com esse tanto de prazo excluindo esse ramal é uma decisão que vai implicar muito, precisa ter muita responsabilidade”, citando que a região é grande produtora de grãos. O projeto previa investimentos de R$ 18 bilhões e prazo de concessão de 60 anos. 

Pedrossian Neto repetiu estas afirmações em audiência pública realizada em Brasília e, em junho do ano passado, protocolou um documento na ANTT pedindo a inclusão do ramal na projeto de relicitação. 

COMITIVA

Este ano, uma comitiva de prefeitos da região cobrou do ministro dos Transportes, Renan Filho, a reativação do ramal. Representantes dos municípios de Maracaju, Sidrolândia e Ponta Porã explicaram que no entorno do trecho de 355 km estão as três cidades com maiores polos agrícolas do Estado, com produção de 5 milhões de toneladas de soja, 6 milhões de toneladas de milho e dois bilhões de litros de etanol.

Em agosto, foi realizada na Alems a audiência pública “A importância da reativação da Malha Oeste Ferroviária: Mato Grosso do Sul nos trilhos outra vez”, por proposição do deputado estadual Zeca do PT e do deputado federal Vander Loubet (PT). 

Essas mobilizações contribuíram para a ANTT decidir por tornar “opcional” a reativação do ramal de Ponta Porã, que vai precisar de investimentos de cerca de R$ 2 bilhões para entrar em funcionamento. 

Mesmo com essa deliberação da diretoria da autarquia, o processo ainda precisa ser analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que pediu, em fevereiro deste ano, que seja realizado um levantamento detalhado sobre a situação do processo de relicitação, com apresentação de estudos técnicos, para dar seu parecer, propondo “eventuais ajustes e aprimoramentos”, como ressaltou o diretor relator.

Saiba

O projeto apresentado pela ANTT define que a Malha Oeste terá a extensão total de 1.625,30 km, conectando os estados de São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul, estendendo-se de Mairinque (SP) a Corumbá. Este levantamento técnico excluiu os 355 km do ramal de Ponta Porã, com a alegação de que não haveria viabilidade financeira.

Assine o Correio do Estado

LOTERIAS

Resultado da Timemania de ontem, concurso 2183, sábado (21/12)

A Timemania realiza três sorteios semanais, às terças, quintas e sextas, sempre às 20h; veja quais os números sorteados no último concurso

22/12/2024 07h47

Confira o resultado da Timemania

Confira o resultado da Timemania Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Caixa Econômica Federal realizou o sorteio do concurso 2183 da Timemania na noite deste sábado, 21 de dezembro de 2024, a partir das 20h (de Brasília). A extração dos números ocorreu no Espaço da Sorte, em São Paulo, com um prêmio estimado em R$ 450 mil.. Nenhuma aposta saiu vencedora e o prêmio acumulou em R$ 600 mil.

  • 7 acertos - Não houve ganhadores

  • 6 acertos - 3 apostas ganhadoras, (R$ 20.360,37 cada);

  • 5 acertos - 61 apostas ganhadoras, (R$ 1.430,47 cada); 

  • 4 acertos - 1.044 apostas ganhadoras, (R$ 10,50 cada);

  • 3 acertos - 10.373 apostas ganhadoras, (R$ 3,50 cada)

Confira o resultado da Timemania de ontem!

Os números da Timemania 2183 são:

  • 63 - 55 - 28 - 36 - 16 - 27 - 06

  • Time do coração: Cascavel / PR

O sorteio da Timemania é transmitido ao vivo pela Caixa Econômica Federal e pode ser assistido no canal oficial da Caixa no Youtube.

Próximo sorteio: Timemania 2184

Como a Timemania tem três sorteios regulares semanais, o próximo sorteio ocorre na terça-feira, 24 de dezembro, a partir das 20 horas, pelo concurso 2183. O valor da premiação vai depender se no sorteio atual o prêmio será acumulado ou não.

Para participar dos sorteios da Timemania é necessário fazer um jogo nas casas lotéricas ou canais eletrônicos.

A aposta mínima custa R$ 3,50 para um jogo simples, em que o apostador pode escolher 10 dente as 80 dezenas disponíveis, e fatura prêmio se acertar de três a sete números, ou o time do coração;

Como jogar a Timemania

A Timemania é a loteria para os apaixonados por futebol. Além de o seu palpite valer uma bolada, você ainda ajuda o seu time do coração.

Você escolhe dez números entre os oitenta disponíveis e um Time do Coração. São sorteados sete números e um Time do Coração por concurso. Se você tiver de três a sete acertos, ou acertar o time do coração, ganha.

Você pode deixar, ainda, que o sistema escolha os números para você (Surpresinha) ou concorrer com a mesma aposta por 3, 6, 9, ou 12 concursos consecutivos através da Teimosinha.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada.

Para a aposta simples, com 10 dezenas, a probabilidade de acertar sete números ganhar o prêmio milionário é de 1 em 26.472.637, segundo a Caixa.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).