O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira, 3, que o crescimento de 7,5% do PIB em 2010 reflete a capacidade produtiva do País e, segundo ele, "mostra o potencial da economia e a nossa capacidade de crescer cada vez mais".
Mantega afirmou que a taxa de crescimento do ano passado estava "bem dentro" das previsões do governo e destacou que o resultado foi a maior expansão do PIB desde 1986 e desde 1980 para o PIB per capta. "Há muito tempo a população brasileira não tinha uma expansão tão grande do PIB", acrescentou.
O ministro também destacou a expansão de 10,1% do PIB industrial em 2010. "Não dá para falar em desindustrialização", afirmou. Mantega também afirmou que a expansão de 21,8% da Formação Bruta de Capital Fixo no ano passado possibilitará ao País continuar seu crescimento sem a formação de gargalos. "O crescimento do investimento foi três vezes maior que o do PIB. Estamos crescendo, aumentando a produtividade da economia brasileira. Novos equipamentos estão sendo implantados, o que nos habilita a continuar o crescimento nos próximos anos, afastando problemas de desabastecimento e inflação", completou.