No sexto mês do ano, Mato Grosso do Sul contabilizou a abertura de 895 novas empresas. O número foi impulsionado pelo setor de serviços, que ganhou 637 novas firmas. Na sequência, aparece o comércio, com 221, e a indústria, com 37 estabelecimentos. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (1º), pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems).
Em maio, o Estado havia registrado número recorde de abertura de empresas desde o início da série histórica, em 2000, com 960 firmas abertas.
No ano são 5.727 firmas constituídas no Estado, com destaque no setor de serviços com 4.071 estabelecimentos; comércio 1.429 e indústria com 227.
Entre os municípios, Campo Grande puxou o ranking de desenvolvimento com 385 empresas. Em segundo lugar veio Dourados com 97, Três lagoas 47 , Ponta Porã com 25 e Ribas do Rio Pardo com 22 novas firmas.
Na avaliação do diretor presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, o resultado reflete o crescimento econômico do Estado.
"Nós tivemos abertura de 895 novas empresas no mês passado, o que comprova que o desenvolvimento continua firme e forte em Mato Grosso do Sul. Estamos percebendo que o setor de serviços continua se destacando com praticamente 70% das firmas", citou.
Outro ponto detalhado pelo presidente da Jucems foi uma reação da construção civil.
"As estatísticas apontam que o setor teve novos investimentos na área o que engrandece o nosso Estado. Com isso a Jucems mantem a sua política de simplificação e agilidade na liberação de processos para melhor atender a população", concluiu.