Clique aqui e veja as últimas notícias!

DINHEIRO

Nota de 200 reais: entenda mudanças e efeitos na economia com a implantação

Esta é a sétima cédula da família do real a ser impressa no Brasil desde o surgimento da moeda
17/09/2020 15:58 - Ricardo Campos Jr


Em meio a memes e polêmicas, já circula em todo o território nacional a nota de R$ 200. Ela é a sétima da família do real a ser impressa sob a justificativa do Governo Federal de conter uma futura falta de cédulas em circulação, mas quais as mudanças e efeitos práticos na economia do país?

INTRODUÇÃO

Desde a independência, o Brasil já teve sete moedas com nomes diferentes. A primeira delas era o réis, que circulava em Portugal e foi trazida para o território nacional na época da colônia. Somente em 1942 o país cunhou o primeiro dinheiro: o cruzeiro.

Contudo, a inflação no país não favoreceu nem a permanência dele nem dos próximos seis. As altas constantes desvalorizavam o dinheiro, forçando a troca de tempos em tempos. Foi assim que passaram de mãos em mãos o cruzeiro novo, o cruzeiro (segunda tentativa), o cruzado, o cruzado novo, o cruzeiro (terceira tentativa) e o cruzeiro real. 

Fernando Henrique Cardoso, enquanto ministro do presidente Itamar Franco, fez a mais recente alteração ao forjar o Plano Real. O modelo controlou a inflação descontrolada que afetava duramente a economia por corresponder a um regime de câmbio fixo atrelado ao dólar americano.

Em março de 1995, para se ter uma ideia, um real equivalia a U$ 1,20. Essa equiparação durou até 1999, quando uma crise começou a fazer com que a diferença entre ambas as moedas se transformasse cada vez mais em um precipício.

Quando o real surgiu, ele contava com as notas de um, cinco, dez, cinquenta e cem. A primeira, que tornava bastante prático o troco no comércio, deixou de existir em 2005, substituída por moedas.

Em 2001, o real ganhou sua primeira cédula adicional: a de dois reais e no ano seguinte, a de 20 reais, última inclusão antes da nota de 200 reais. 

O Banco Central reformulou o layout do dinheiro brasileiro e em 2010 lançou a segunda família das notas de real, cada uma delas com um tamanho diferente.

A criação de notas com valores altos, como a de 200 reais, também não é novidade. O cruzeiro real chegou a ter cédulas de 50 mil e o cruzeiro tinha uma que valia 500 mil

Confira todas as notícias de Economia em um só lugar

COMO É A NOVA NOTA DE 200 REAIS?

A nota nova é predominantemente cinza com tons de azul e sépia. O animal retratado é o lobo-guará, um dos mais votados em uma pesquisa feita pelo Banco Central na época em que a nota de R$ 2 foi lançada.

O tamanho da nota de 200 reais é o mesmo da nota de 20, o que desagradou deficientes visuais, já que eles utilizam o tamanho para se guiarem na hora de usar o dinheiro.

A estampa não apenas causou polêmica como foi motivo de várias piadas na internet. Isso porque, para os internautas, o lobo-guará foi pintado com aparência fragilizada. Houve quem comparasse o animal ao vira-lata caramelo, que ficou famoso após ser resgatado dos maus tratos.

Houve ainda quem aproveitasse o momento para bolar imagens de notas de 200 reais em cores diferentes e com figuras famosas, como a cantora Gretchen, o jogador Neymar, Pablo Vitar e até mesmo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).