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Resultado da Lotofácil de hoje, concurso 3234, quinta-feira (31/10)

A Lotofácil é uma das loterias mais populares no Brasil, com sorteios realizados seis vezes por semana, de segunda a sábado; veja números sorteados

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A Caixa Econômica Federal realizou o sorteio do concurso 3234 da Lotofácil na noite desta quinta-feira, 31 de outubro de 2024, a partir das 20h (de Brasília). A extração dos números ocorreu no Espaço da Sorte, em São Paulo, com um prêmio estimado em R$ 4 milhão. 

Confira o resultado da Lotofácil de hoje!

Os números da Lotofácil 3234 são:

  • 17 - 14 - 22 - 11 - 19 - 21 - 10 - 16 - 12 - 05 - 06 - 18 - 09 - 23 - 24

O sorteio da Lotofácil é transmitido ao vivo pela Caixa Econômica Federal e pode ser assistido no canal ofical da Caixa no Youtube.

Próximo sorteio: 3235

Como a Lotofácil tem seis sorteios regulares semanais, o próximo sorteio ocorre na sexta-feira, 1º de setembro, a partir das 20 horas, pelo concurso 3235. O valor da premiação vai depender se no sorteio atual o prêmio será acumulado ou não.

Para participar dos sorteios da Lotofácil é necessário fazer um jogo nas casas lotéricas ou canais eletrônicos.

A aposta mínima custa R$ 3,00 para um jogo simples, em que o apostador pode escolher 15 dente as 25 dezenas disponíveis, e fatura prêmio se acertar 11, 12, 13, 14 ou 15 números.

Como apostar na Lotofácil

Os sorteios da Lotofácil são realizados diariamente, às segundas, terças, quartas, quintas, sextas-feiras e sábados, sempre às 19h (horário de MS).

O apostador marca entre 15 e 20 números, dentre os 25 disponíveis no volante, e fatura prêmio se acertar 11, 12, 13, 14 ou 15 números.

Há a possibilidade de deixar que o sistema escolha os números para você por meio da Surpresinha, ou concorrer com a mesma aposta por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos consecutivos através da Teimosinha.

A aposta mínima, de 15 números, custa R$ 3,00.

Os prêmios prescrevem 90 dias após a data do sorteio. Após esse prazo, os valores são repassados ao Tesouro Nacional para aplicação no FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

É possível marcar mais números. No entanto, quanto mais números marcar, maior o preço da aposta.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada.

Para a aposta simples, com 15 dezenas, que custa R$ 3,00, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 3.268.760, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 20 dezenas (limite máximo), a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 211, ainda segundo a Caixa.

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Oportunidade

Concurso do TRF3 oferece salário de R$ 35 mil

Inscrições para cargos de Juiz Federal Substituto e Juíza Federal Substituta vão até 29 de novembro

31/10/2024 13h00

TRF 3

TRF 3 Divulgação

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O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, divulgou o edital nº 11373553/2024 para o concurso público que visa preencher 19 vagas para os cargos de Juiz Federal Substituto e Juíza Federal Substituta. As inscrições vão até 29 de novembro de 2024.

Das 19 vagas oferecidas, uma é reservada para pessoas com deficiência, quatro para negros e negras, e uma para indígenas. A remuneração para o cargo é de R$ 35.845,21.

Requisitos

Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Certificado de Habilitação indicando a aprovação no Exame Nacional da Magistratura (ENAM);
  • Estar no exercício dos direitos civis e políticos;
  • Nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, se for o caso, militares;
  • Ser bacharel em Direito há pelo menos três anos;
  • Ter pelo menos três anos de atividade jurídica;
  • Aptidão física e mental;
  • Bons antecedentes morais e sociais;
  • Declaração pública de bens.

Etapas

A primeira etapa do concurso possui duas condições:

  1. Se houver até 500 inscrições preliminares deferidas, a prova objetiva será dispensada em favor do Certificado do ENAM, com caráter eliminatório.
  2. Se houver mais de 500 inscrições preliminares deferidas, será aplicada uma prova objetiva seletiva em 12 de janeiro de 2025.

A segunda etapa inclui provas escritas: uma discursiva geral, uma prática de sentença civil e uma prática de sentença criminal, todas eliminatórias e classificatórias. As datas estão no edital.

A terceira etapa é a inscrição definitiva, com:

  • Sindicância da vida pregressa e investigação social;
  • Exames de sanidade física e mental;
  • Exame psicotécnico.

As quarta e quinta etapas são:

  • Prova oral, eliminatória e classificatória;
  • Avaliação de títulos, classificatória.

Inscrição

As inscrições preliminares estão abertas de 31 de outubro a 29 de novembro de 2024, no site de concursos do TRF 3. Preencha o "Requerimento de Inscrição Preliminar" e pague a taxa de R$ 330,00, caso não tenha direito à isenção.

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LOGÍSTICA

Rumo e União negociam a prorrogação da concessão da Malha Oeste no Estado

Projeto prevê que trecho de 650 quilômetros da ferrovia seja convertido para transporte de passageiros

31/10/2024 08h30

Correio do Estado/Rodolfo César

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O Ministério dos Transportes quer acelerar a renovação da concessão da ferrovia entre Mato Grosso do Sul e São Paulo com um novo contrato de 30 anos. A proposta que está em discussão ainda será enviada ao Tribunal de Contas da União (TCU) e inclui a devolução de 650 quilômetros do trecho paulista para conversão futura em transporte de passageiros.

Já em Mato Grosso do Sul, a concessionária Rumo Logística teria exclusividade sobre a Malha Oeste e investiria em 137 km adicionais, um projeto de cerca de R$ 2,7 bilhões para integrar o traçado à Malha Paulista.

O Correio do Estado entrou em contato com a Rumo e o Ministério dos Transportes, contudo, ambos optaram por não se posicionar sobre o assunto, uma vez que ainda estão em fase de análise e alinhamento entre as partes. 

A Malha Oeste tem 1.973 km de extensão, entre as cidades de Corumbá e Mairinque (SP). Em Mato Grosso do Sul está a maior parte da ferrovia, que abrange um trecho de aproximadamente 800 km, entre Corumbá e Três Lagoas, e outro de pouco mais de 300 km, entre Campo Grande e Ponta Porã. 

De olho no corte de custos, o plano é prorrogar a concessão por mais 30 anos, evitando o vencimento do contrato atual, pois um novo processo de relicitação seria mais extenso e custoso.

Os próximos passos para retirar o plano do papel é o envio da proposta ao TCU para que ela seja analisada por técnicos da Corte.

Segundo informações divulgadas pela Folha de São Paulo, que teve acesso a detalhes da proposta que ainda está sendo estruturada entre o governo federal e a Rumo, o acordo prevê que a parte paulista do traçado (cerca de 650 km, entre Mairinque e Três Lagoas) seja devolvida para posterior conversão em transporte de passageiros.

Desta forma, a Malha Oeste, que ficaria com a Rumo, restringiria-se somente aos trilhos de MS, que ganhariam mais 137 km novos de ferrovias para se conectarem à Malha Paulista, que é administrada pela Rumo.

Segundo o estudo, cada quilômetro de ferrovia nova custa, em média, cerca de R$ 20 milhões, o que traz uma estimativa de R$ 2,7 bilhões somente para essa obra.

O desvio até Aparecida do Taboado, onde passa a Malha Paulista, traria viabilidade econômica para a malha antiga, segundo o estudo. As mudanças permitiriam ainda a chegada do trem até as fábricas da Suzano e da Eldorado, para o transporte de celulose.

PROCESSO PARADO

Conforme publicado pelo Correio do Estado no mês passado, sem a proposta de solução consensual que deveria ter sido apresentada em junho por um grupo de trabalho (GT) criado pelo Ministério dos Transportes, o processo no TCU que dará continuidade à relicitação da Ferrovia Malha Oeste está parado desde fevereiro. São oito meses sem nenhuma movimentação na Corte.

O estudo do GT foi solicitado mesmo após um levantamento de viabilidade econômica anterior ter apontado que seriam necessários investimentos de R$ 18,95 bilhões em 60 anos para recuperar o trecho ferroviário, já que “a infraestrutura da Malha Oeste, incluindo sua via permanente, encontra-se depreciada”. Durante anos, a atual concessionária realizou investimentos em patamares insuficientes para a sua manutenção.

O subinvestimento ocasionou a perda da capacidade de transporte. “Atualmente, os trens trafegam com velocidades abaixo de seu potencial e o volume de carga transportado é limitado”, conforme avaliação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos [Seppi], órgão vinculado à Presidência da República.

Em julho deste ano, o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD) solicitou à mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) a criação de uma comissão parlamentar para monitorar o processo de relicitação da Malha Oeste, administrada atualmente pela Rumo Logística.

MUDANÇA

As mudanças que incluem o desvio até Aparecida do Taboado, onde passa a Malha Paulista, traria viabilidade econômica para a malha antiga. As mudanças permitiriam ainda a chegada do trem até as fábricas da Suzano e da Eldorado, para o transporte de celulose. A reativação da malha ferroviária do Estado é uma importante estratégia para reduzir o número de caminhões nas estradas e atuar no envio de grãos, minério e celulose.

Atualmente, o modelo estudado não inclui o trecho de Campo Grande até Ponta Porã. Outro ponto debatido é o melhor formato: fazer uma rebitolagem da estrada férrea ou manter a bitola atual – a bitola é a medida utilizada para determinar o tamanho dos trilhos.

A parte antiga do traçado da Malha Oeste, porém, tem de passar por troca de bitola e modernização. Estão previstos 300 km de novas bitolas do trecho de Ribas do Rio Pardo até Três Lagoas, além da modernização de 46 km, entre Antônio Maria Coelho até Porto Esperança, para o transporte de minério. O plano incluiu ainda a construção de um terminal dedicado ao transporte de farelo de soja.

A proposta vem sendo discutida desde o ano passado, quando o Ministério dos Transportes passou a questionar os termos das prorrogações antecipadas firmadas pela gestão de Jair Bolsonaro.

Na avaliação do atual governo, as prorrogações foram malfeitas e abriram mão de recursos bilionários para os cofres públicos, apesar de tudo ter passado por audiência pública, com análise e aprovação pelo TCU, à época. 

Conforme noticiado pelo Correio do Estado em dezembro do ano passado, uma equipe do governo de Mato Grosso do Sul esteve reunida com o Ministério dos Transportes, que definiu a prioridade na relicitação da Malha Oeste. A revitalização da ferrovia que corta o Estado de norte a sul é uma demanda antiga da administração pública de MS. 

Na época, o governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou a relicitação da ferrovia como uma prioridade para garantir o escoamento da produção local. 

“Estamos construindo uma solução, que é o início da transformação da malha ferroviária do Estado. É difícil adiantar muita coisa, porque tem interesse privado das empresas, da própria concessionária, do ministério. Mas o que eu posso dizer é que está em um bom caminho, uma boa construção, para reativar a Malha Oeste em trechos importantes”, explicou Riedel ao Correio do Estado.

(Colaborou Súzan Benites)
 

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