Economia

decidido em reunião

Shopping na região das Moreninhas tem novo prazo para instalação

Projeto tem previsto cinema, supermercado e tudo ficaria pronto em 3,5 anos

Da Redação

07/02/2017 - 19h41
Continue lendo...

Reunião entre empresários e o prefeito Marcos Trad (PSD), hoje, resultou em tratativas para liberação de autorizações legais e estudo de incentivos para garantir a instalação de shopping em área de 3,4 mil metros quadrados no bairro Moreninhas 2.

O projeto vem sendo tratado desde 2012, mas por conta de falta de obras de acesso solicitadas e processos de autorizações para a construção emperrados nada saiu do papel. 

Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Campo Grande passou por instabilidade política, com trocas no Executivo, e essa descontinuidade também prejudicou as negociações.

A obra do Plaza Moreninhas deve envolver investimentos de R$ 100 milhões. 

A estrutura que se quer montar conta com espaço para 124 lojas e 770 vagas de estacionamento. 

A proposta é que o shopping tenha um cinema, duas lojas âncoras, 18 espaços para praça de alimentação e um supermercado.

O terreno já adquirido para o empreendimento fica entre as Avenidas Fraiburgo e Alto da Serra, onde chegou a ocorrer invasão de famílias ano passado.

“Já desenvolvemos o projeto de marketing e arquitetura do shopping. Estamos na fase burocrática, buscando as licenças e documentação necessárias para lançar oficialmente o empreendimento”, disse Patrick Gontier, um dos responsáveis pelo projeto e integrante do grupo paulista Ícone Costa Hirota.

Ele participou da reunião com Marcos Trad. 

Também estavam presentes o empresário José Luis Hirota; o dono do terreno, Anagildes Caetano; além dos secretários de Governo, Antônio Lacerda; de Finanças, Pedro Pedrossian Neto; Benenice Jacob, da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento (Planurb); a coordenadora especial da Unidade de Projetos, Catiana Sabadin; e o líder do governo na Câmara, Chiquinho Teles (PSD).

O vereador mencionou que no encontro, a prefeitura sinalizou que apoia a proposta, vai tratar com prioridade a análise de licenças e fazer o estudo de possíveis incentivos. 

"Não saiu antes isso porque faltava vontade política. O prefeito mostrou-se empreendedor, ouviu o projeto dos empresários e vai trabalhar para esse sonho se tornar realidade", afirmou Teles.

NOVOS PRAZOS

Os representantes do grupo Ícone Costa Hirota divulgaram no encontro que em 60 dias vão ser retomados os processos de construção do empreendimento.

O lançamento oficial será no segundo semestre e a partir desse evento, entra a execução de quatro etapas até a inauguração, prevista para acontecer depois de passados 42 meses (três anos e meio).

Uma das obras não ligadas ao grupo também estaria acordada. 

O governo do Estado estaria com estudo para reestruturar a Rua Ayrton Senna, que serviria para opção de acesso ao shopping. 

A informação foi do empresário Anagildes Caetano, dono do terreno. 

Não foi possível confirmar com o governo estadual o compromisso.

ENERGIA ELÉTRICA

Energisa adia decisão sobre reajuste na conta de luz

Aneel recomendou aumento de 12,61% e análise que seria na terça-feira foi retirada de pauta

03/04/2026 13h30

Energisa aceitou adiar em uma semana a análise do processo que tramita na Aneel

Energisa aceitou adiar em uma semana a análise do processo que tramita na Aneel Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com o intuito de tentar reduzir o impacto do reajuste da energia elétrica que em média deve ser de 12,61%, a Energisa MS aceitou adiar em uma semana a análise do processo que tramita na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A diretoria da autarquia iria analisar em reunião colegiada o aumento tarifário na próxima terça-feira, mas retirou de pauta.

No mês passado, a Aneel solicitou que a Energisa MS se manifestasse sobre esta possibilidade de postergar a decisão, atendendo pedido feito pela  Secretaria Nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, que comunicou a Aneel que o “Governo Federal encontra-se, neste momento, conduzindo análises e tratativas institucionais voltadas à avaliação de possíveis medidas relacionadas a reajustes tarifários, “destacando que “o objetivo dessas discussões é examinar alternativas que possam mitigar os impactos dos reajustes tarifários para os consumidores, buscando soluções que preservem o equilíbrio regulatório sem impor ônus excessivo à população”.

Com a apresentação desses argumentos pelo ministério, a diretora-relatora do processo de reajuste da Energisa MS na Aneel, Agnes Maria de Aragão da Costa, considera, com base em parecer técnico, que  a “ANEEL não pode promover o diferimento tarifário sem a anuência da concessionária, por configurar alteração unilateral das cláusulas econômicas do contrato de concessão, notadamente aquelas que definem a respectiva equação econômico-financeira”.

Por esse motivo, no dia 24 do mês passado Agnes da Costa encaminhou oficio à Energisa solicitando seu posicionamento sobre o reajuste. No documento afirma que “considerando o pleito do Ministério de Minas e Energia e diante da relevância e sensibilidade do tema, solicito que a EMS (Energisa) se manifeste quanto ao seu interesse e indique a alternativa que entenda mais adequada para o tratamento de sua tarifa no âmbito do presente processo, de modo a subsidiar a deliberação desta Agência, em observância aos limites legais e contratuais aplicáveis.”

Ontem, após a autarquia já ter apresentado estudos com o percentual de reajuste, a Energisa MS apresentou ofício comunicando que aceita o adiamento em uma semana, “com intuito de contribuir com a avaliação de possíveis alternativas destinadas a mitigar os impactos de reajustes tarifários aos clientes”, enfatizando que “concorda com a postergação da homologação do Reajuste Tarifário Anual a ser deliberado no dia 07 de abril de 2026 para o dia 14 de abril de 2026.”

No documento deixa claro que “que o efeito financeiro decorrente da não aplicação das novas tarifas entre o dia 08 de abril de 2026 e a data de publicação da nova Resolução Homologatória, seja compensado e devidamente corrigido no cálculo das tarifas de 2026”.

Com este posicionamento, a diretoria da Aneel retirou ontem o processo do reajuste tarifário da pauta da reunião do dia 7. Agora, o processo deve ser analisado no dia 14 deste mês, com a possibilidade dos índices de reajuste caírem. 

O reajuste médio da tarifa de energia elétrica dos 1,15 milhão de consumidores em 74 municípios sul-mato-grossenses atendidos pela Energisa MS foi definido pela área técnica em 12,61% em média. A Superintendência de Gestão Tarifária e Regulação Econômica (STR) da autarquia apresentou no processo de reajuste percentuais diferentes para as tarifas residências e industriais.  

Os consumidores de baixa tensão deverão pagar 12,49% a mais pela energia consumida, enquanto os de alta tensão devem ter um aumento maior, de 12,88%, segundo  a planilha apresentada  no dia 30 de março, às 17h57min pela STR. Estes percentuais podem sofrer alterações no relatório a ser votado.

Assine o Correio do Estado

CASO VORCARO

Banco de Brasília pede que delações reservem recursos para cobrir prejuízos

BRB pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que seja garantida a reserva de dinheiro para cobrir os prejuízos com fraudes envolvendo as operações realizadas com o Banco Master

03/04/2026 11h35

Banco Master teve sua liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central em novembro de 2025

Banco Master teve sua liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central em novembro de 2025 Divulgação: MPC-MS

Continue Lendo...

O Banco de Brasília (BRB) informou nesta quinta-feira (2) que pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que seja garantida a reserva de dinheiro para cobrir os prejuízos do banco com as fraudes envolvendo as operações realizadas com o Banco Master.

Em comunicado enviado ao mercado financeiro, o BRB solicitou que os acordos de delação premiada que estão em discussão com a Polícia Federal (PF) a Procuradoria-Geral da República (PGR) levem em conta o ressarcimento das partes lesadas.

“A medida judicial visa, especificamente, à eventual reserva, segregação e vinculação de bens, valores, ativos, créditos e fluxos financeiros que venham a ser identificados, recuperados, bloqueados, repatriados ou ofertados no contexto de investigações em curso, inclusive no âmbito de eventuais acordos de colaboração premiada”, informou o banco.

Até o momento, o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master, e o cunhado ele, Fabiano Zettel, negociam acordo de delação premiada. Ambos estão presos.

As fraudes são apuradas pela Operação Compliance Zero, deflagrada para investigar a concessão de créditos falsos pelo Master, incluindo a tentativa de compra da instituição financeira pelo BRB, banco público ligado ao governo do Distrito Federal.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).