Esportes

CONVOCADO

Após cortes, atleta de MS é chamado para jogo contra a Argentina

Vitória contra a Colômbia resultou em quatro cortados por lesão ou suspensão, e Dorival Júnior precisou convocar outros jogadores para clássico na próxima terça-feira (25)

Continue lendo...

Depois de ficar meses sem ser lembrado por Dorival Júnior, o campo-grandense Éderson foi convocado para representar a seleção brasileira no clássico contra a Argentina, na próxima terça-feira (25).

Mesmo com a vitória emergencial diante da Colômbia, na noite desta quinta-feira (20), o treinador brasileiro teve dores de cabeça com alguns jogadores. Bruno Guimarães, Gerson, Alisson e Gabriel Magalhães foram cortados por lesão ou suspensão. Com isso, Dorival foi forçado a chamar outros quatro nomes para reforçar o elenco diante dos “hermanos”, são eles:

  • Weverton - Palmeiras (SP)
  • Beraldo - PSG (França)
  • João Gomes - Wolverhampton (Inglaterra)
  • Éderson - Atalanta (Itália)

Em grande fase no futebol italiano, o volante sul-mato-grossense já foi convocado anteriormente. Ederson esteve na lista para a Copa América do ano passado, mas teve poucas chances nos quatro jogos da seleção na competição. Agora, o atleta terá mais uma oportunidade de provar seu valor e, restando menos de 450 dias para a próxima Copa do Mundo, colocar uma “pulga atrás da orelha” de Dorival.

Ainda, após a lista original com 23 nomes ter sido anunciada, no último dia 06, torcedores se revoltaram nas redes sociais pela não-convocação de Éderson

Alguns escreveram “Maior ausência da seleção se chama Ederson. O meia da Atalanta não estar nessa lista é sacanagem”, “Acabei de me tocar que o Ederson da Atalanta não foi convocado. Tá comendo bola. Absurdo”, “Não existe deixar o Endrick fora dos convocados, Ederson jogando muita bola na Atalanta, manter o Danilo…”.

Nesta temporada 24/25, o volante acumula 41 partidas, quatro gols (um deles um golaço contra o Barcelona na Liga dos Campeões) e duas assistências pelo clube, números que fizeram Manchester City e Real Madrid demonstrarem interesse no atleta.

O clássico contra a Argentina acontece na próxima terça-feira (25), às 20h (horário de MS), no Estádio Más Monumental, em Buenos Aires.

Atualmente, o Brasil ocupa a segunda colocação das eliminatórias, com 21 pontos conquistados (cinco vitórias, três empates e quatro derrotas), atrás justamente do maior rival, que tem 25 pontos, mas ainda joga nesta rodada, contra o Uruguai.

Trajetória - Éderson

Aos 13 anos, Éderson começou a ser construído como jogador na escolinha de futebol do bairro Tiradentes, na região leste de Campo Grande. Pouco tempo depois, foi levado para o clube Desportivo Brasil (SP), para então seguir a sua carreira profissional.

Em julho de 2019, o Cruzeiro (MG) se interessou pelo jogador e pagou cerca de R$ 1,6 milhão pelo futebol do volante. Em apenas sete meses no clube mineiro, Éderson se transferiu para o Corinthians (SP) a custo zero. 

No clube alvinegro, atuou em 25 jogos e marcou 3 gols, fazendo parte do elenco vice-campeão do Campeonato Paulista em 2020. Em março de 2021, foi emprestado ao Fortaleza (CE), sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro naquele ano.

Em janeiro do ano seguinte, por necessidade financeira, o Corinthians deu fim ao empréstimo e acertou a venda do atleta ao Salernitana (Itália) por 6,5 milhões de euros. 

No clube italiano, se destacou rapidamente e em menos de seis meses no clube, despertou o interesse da Atalanta, também da Itália, que pagou cerca de 22,9 milhões de euros pelo jogador. Até então, ainda veste as cores da equipe azul e preta. 

De acordo com o Transfermarkt, site especializado em mercado de transferências, Éderson vale 50 milhões de euros (R$ 309,5 milhões na cotação atual).

Saiba

Das 10 seleções sul-americanas que disputam as eliminatórias, as seis primeiras se classificam diretamente para a Copa do Mundo de 2026 e a sétima colocada vai para a repescagem com seleções de outros continentes. Restam apenas seis rodadas para a definição das classificadas, previsto para acabar dia 09 de setembro deste ano.

Assine o Correio do Estado

HISTÓRICO

Hugo Calderano bate chinês e disputa final inédita na Copa do Mundo de tênis de mesa

Final será neste domingo, às 09h15 (horário de Brasília), contra Lin Shidong (1º do ranking) ou Liang Jingkun (4º)

19/04/2025 12h00

Hugo Calderano faz história ao chegar na final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

Hugo Calderano faz história ao chegar na final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa Foto: AFP

Continue Lendo...

Hugo Calderano garantiu neste sábado mais um feito histórico em sua carreira ao conquistar uma vitória marcante sobre o chinês Wang Chuqin na Copa do Mundo de tênis de mesa, disputada em Macau. O brasileiro venceu por 4 sets a 3, com parciais de 14/12, 5/11, 6/11, 7/11, 11/7, 11/5 e 12/10. Com o resultado, Calderano avança pela primeira vez à grande final do torneio, consolidando sua melhor campanha na competição até o momento.

Em um primeiro set acirrado, Calderano fechou em alta em 14/12. O brasileiro começou a partida com postura dominante, comandando a maioria dos pontos. Foi ele quem ditou o ritmo das trocas. No momento decisivo, salvou três set points e, com agressividade e controle, fechou o primeiro set.

Na sequência, Chuqin cresceu no jogo e empatou a partida vencendo a segunda parcial por 11/5. O chinês encurtou os saques com eficiência, limitou as investidas ofensivas de Calderano e assumiu o controle dos pontos, pressionando o brasileiro com intensidade. Calderano ainda tentou reagir, mas Wang conquistou pontos decisivos.

O chinês seguiu comandando as ações, controlando os pontos e alternando entre finalizações certeiras e jogadas que forçaram o erro de Calderano. Dominando, Chuquin venceu o terceiro set por 11/6 e virou a partida.

No quarto set, Chuquin fechou mais uma vez a parcial em vantagem em 11/7. Calderano, por sua vez, aproveitou oportunidades e venceu o quinto set por 11/7, diminuindo a diferença no placar.

Mantendo o bom desempenho, Calderano empatou o jogo e levou a semifinal para o último e decisivo set com parcial de 11/5. Nele, derrubou o chinês e agora vai à final após fechar parcial em 12/10, fazendo história para o tênis de mesa brasileiro.

TÊNIS DE MESA

Hugo Calderano bate número 3 e vai à semi em etapa da Copa do Mundo

Como torneio não prevê disputa de 3º lugar, ele já garantiu o bronze

18/04/2025 23h00

Foto: ALEXANDRE LOUREIRO/COB/DIREITOS RESERVADOS

Continue Lendo...

O brasileiro Hugo Calderano se tornou nesta sexta-feira (18) o primeiro atleta das Américas a assegurar um lugar no pódio da etapa da Copa do Mundo de tênis de mesa em Macau (China).

O carioca de 28 anos, atual número cinco do mundo, se classificou após após vencer de virada o japonês Tomakazu Harimoto, terceiro melhor no ranking, por 4 sets a 1 (parciais de 8/11,11/8, 11/8, 11/8 e 12/10). Além disso, Calderano é o único não asiático entre os semifinalistas em Macau.

Será a primeira semi do carioca nesta temporada, seu melhor desempenho até o momento. Como o torneio não tem disputa de terceiro lugar, Calderano já assegurou a medalha de bronze.

Mas, é claro, que a meta dele é chegar ao topo do pódio. Ele volta a competir às 3h45 (horário de Brasília) deste sábado (19).

O adversário será o chinês Wang Chuquin, o atual vice-líder no ranking mundial. A partida terá transmissão gratuita ao vivo na conta da  Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF World) no YouTube.

O Brasil também contou com Bruna Takahashi nas quartas de final femininas na chave de simples. A paulista (24ª no ranking) chegou a vencer um set contar a chinesa Chen Xingtong, número quatro do mundo, mas asiática fez valer seu favoritismo e selou a classificação às semifinais com vitória por 4 sets a 1 (11/6, 6/11, 13/11, 11/7 e 11/7).

O país começou a competição com outros dois atletas, Vitor Ishiy e Eric Jouti, eliminados na fase de grupos. A etapa da Copa do Mundo em Macau reúne 48 atletas e vai até o próximo domingo (20). O tênis de mesa brasileiro busca medalha inédita no torneio.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).