Nascida em Três Lagoas, Daiane Muniz vai chefiar o Árbitro de Vídeo (VAR) da partida entre Corinthians e Palmeiras, pelo jogo de volta da final do Campeonato Paulista, na Neo Química Arena, às 20h35 (horário de MS).
Nesta terça-feira (25), a Federação Paulista de Futebol anunciou todo o quadro de arbitragem para a grande decisão, que será apitada por Matheus Delgado Candançan, que contará com as assistências de Neuza Back, Danilo Ricardo Simon e João Vitor Gobi.
Mesmo sendo uma partida grande, Daiane parece estar acostumada a participar de dérbis paulistas. Este ano, pela 7ª rodada da fase de grupos do Paulistão, Palmeiras e Corinthians empataram por 1x1, no Allianz Parque, com o VAR comandado por ela.
Na partida, três polêmicas centrais, da qual o árbitro de vídeo poderia ter sido acionado, aconteceram, duas do Palmeiras e uma do Corinthians, que gerou até reclamação formal da equipe alviverde na FPF. Na coletiva de imprensa, Abel Ferreira, técnico palmeirense, criticou a arbitragem.
Mais recentemente, pelas quartas de final da competição, Corinthians e Mirassol saíram irritados de campo com Daiane Muniz, que nessa ocasião foi árbitra principal. Durante os 90 minutos, Daiane apitou 24 faltas (19 do Corinthians e 5 do Mirassol). Além disso, distribuiu quatro cartões amarelos para a equipe do interior e apenas um para o Timão. Não houve cartão vermelho na partida.
Ao todo, já participou de 11 partidas em torneio organizados pela FPF em 2025, seja como VAR ou árbitra principal. No último domingo (23), apitou Ituano 0 x 1 Capivariano, pelo jogo de ida da semifinal do Paulistão A2.
Quadro FIFA
Na primeira semana de janeiro, Daiane Muniz foi indicada para compor o quadro da FIFA, federação máxima do futebol, de 2025.
A lista dos selecionados pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi divulgada no último dia 06, com árbitros centrais, árbitros-assistentes e árbitros de vídeo (VAR) selecionados pela entidade.
Com essa designação, os profissionais presentes na lista estão aptos a para competições internacionais masculinas, femininas e de base. Os nomes foram enviados ao Comitê da FIFA, que vai analisar e, se tudo estiver certo, serão aprovados.
História
Árbitra FIFA desde 2018, Daiane iniciou sua carreira no Campeonato Sul-mato-grossense em junho de 2014, inclusive foi a primeira mulher a ser árbitra principal no estadual, no jogo entre Corumbaense e Maracaju, em 2020, mas mudou-se para São Paulo logo depois, tanto que hoje faz parte do quadro de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF).
A partir deste momento, ganhou reconhecimento nacional e comandou o VAR em vários jogos da primeira divisão nacional e chegou até a Copa do Mundo Feminina de 2023, disputada na Austrália, onde ela também trabalhou como assistente de vídeo.
No ano passado, ela também esteve no quadro de árbitros para comandar o VAR em Paris, durante a realização dos Jogos Olímpicos, chegando a apitar a final masculina, entre Espanha e França, e a disputa de bronze no feminino, entre Espanha e Alemanha.
Ainda, atuou na Copa do Mundo Feminina sub-17, onde também apitou a final, disputada entre Coreia do Norte e Espanha.
Final do Paulistão
Corinthians x Palmeiras decidem o Campeonato Paulista de 2025 nesta quinta-feira (27), às 20h35, na Neo Química Arena. No jogo de ida, o Timão venceu a equipe alviverde por 1x0, em pleno Allianz Parque.
Caso seja campeão diante de sua torcida, será o 31º Paulistão do alvinegro, que é o maior campeão da competição. Por outro lado, caso a virada verde aconteça, será o 27º título, sendo o primeiro tetracampeão consecutivo na era moderna, já que conquistou em 2022, 2023 e 2024.
A transmissão fica por conta da CazéTV, Record, Max, Uol Play, Zapping TV e Nosso Futebol.