Esportes

Rumo à WNBA

Armadora de 15 anos quer ajudar ídolos na Copa América

"Se fui convocada para estar lá, tenho alguma coisa para dar"

GAZETA ESPORTIVA

07/08/2015 - 17h34
Continue lendo...

A Seleção Brasileira feminina de basquete embarcou na última quarta-feira para o Canadá, onde disputará a Copa América/Pré-Olímpico de Edmonton. No grupo de 12 atletas comandado por Luiz Augusto Zanon, a caçula é a armadora Izabela Nicoletti, de 15 anos de idade, que já joga nos Estados Unidos, sonha em disputar a WNBA e acredita poder contribuir com o time, em que será companheira de jogadoras que até a convocação eram apenas seus ídolos.

Considerada uma das revelações do basquete nacional, Izabela está acostumada a jogar pelo Brasil com atletas mais velhas. Aos 13 anos, já integrava a Seleção sub-16 no Mundial da categoria – no ano seguinte, disputou a mesma competição no sub-17. Mesmo assim, ficou surpresa e temerosa ao ser convocada por Zanon, a quem conheceu quando ele era treinador de Americana.

Natural da cidade do interior de São Paulo, a armadora achou que participaria apenas do período de treinos como convidada. Ao ser confirmada no time que vai a Edmonton, começou a temer a diferença de idade em relação a atletas que antes eram suas referências, como Iziane, de 33 anos, e Kelly, de 35. Tudo resolvido no período de dez dias de treinos em São Sebastião do Paraíso.

“Por ter só 15 anos, achei que não teria uma chance dessas tão cedo. Mas agora que ela chegou, treinei o mais forte que dava para tentar agarrar bem esta oportunidade”, garantiu a armadora de 1,80m, ainda em fase de crescimento. “Fiquei com medo de a conversa não bater por elas serem bem mais velhas, mas foi muito tranquilo. Me receberam muito bem e principalmente dentro de quadra não importa a idade”, completou.

A convocação de Izabela faz parte do processo de renovação da Seleção Brasileira, comandado por Zanon. Em junho, ela integrou a equipe nacional vice-campeã da Copa América sub-16, com uma histórica vitória na semifinal sobre os Estados Unidos – então invictos na história da competição. Na decisão, o time perdeu para o Canadá, equipe da casa, por um ponto na prorrogação.

Com essa experiência no currículo, a atleta assegura poder contribuir no time que desafiará o favoritismo do Canadá na Copa América, pré-olímpico continental da modalidade – apenas o campeão tem vaga nos Jogos do Rio de Janeiro 2016. O Brasil integra o Grupo A da competição e estreia enfrentando a Venezuela em 9 de agosto, dia em que Izabela completa 16 anos de idade.

“Se fui convocada para estar lá, tenho alguma coisa para dar. No primeiro dia de treino, o Zanon me chamou para conversar e falou que para ele no basquete não importa a idade. E eu sempre pensei isso. A confiança que eu passar para ele é que vai dizer o quanto vou jogar”, afirmou.

A confiança de Izabela vem de quem já faz sucesso no basquete mais forte do mundo. Sem time no Brasil depois que Americana fechou suas categorias de base no início do ano, a armadora foi morar nos Estados Unidos mesmo sem falar inglês. Defendeu a Score Academy, fundada por um brasileiro e que já teve Bruno Caboclo – do Toronto Raptors, da NBA – entre seus alunos.

DECISÃO

Finalistas da Copa do Brasil serão conhecidos neste domingo

Corinthians e Cruzeiro jogam em Itaquera e Flu e Vasco no Maracanã

14/12/2025 07h15

Taça da Copa do Brasil, levantada pelo Flamengo no ano passado

Taça da Copa do Brasil, levantada pelo Flamengo no ano passado Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Continue Lendo...

A Copa do Brasil conhecerá, neste domingo (14), os seus dois finalistas em partidas que envolvem Corinthians e Cruzeiro, em Itaquera, e Fluminense e Vasco, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Timão em vantagem

O primeiro finalista será definido a partir das 18h (horário de Brasília), quando o Corinthians recebe o Cruzeiro em Itaquera com uma vantagem mínima, após triunfar por 1 a 0 no confronto de ida.

Desta forma, a equipe do Parque São Jorge garante a vaga na decisão da competição mesmo com um empate. Já a Raposa precisa vencer por dois de diferença para se classificar no tempo regulamentar, ou de ao menos um triunfo por diferença simples para forçar as penalidades máximas.

Mesmo jogando em casa com o apoio de sua Fiel torcida, o técnico Dorival Júnior afirmou, em entrevista coletiva, que o confronto está aberto: “O jogo do final de semana será ainda mais pesado, muito mais forte, com as equipes ainda mais concentradas, e o resultado está todo ele em aberto. Temos uma pequena vantagem, muito importante, construída dentro da casa do Cruzeiro”.

Uma dúvida do Timão é o centroavante Yuri Alberto, que sentiu um incômodo na perna esquerda na partida da última quarta-feira (10). Quem tem dois desfalques confirmados é o Cruzeiro, que não poderá contar com o zagueiro Lucas Villalba, que sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo, e com o volante Lucas Romero, suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

Em uma partida na qual precisa marcar gols, Léo Jardim pode contar com o retorno do atacante Wanderson, que se recuperou de uma lesão muscular na coxa esquerda. “Com certeza, [o Wanderson] tem a opção de treinar, mas é um jogador que está fora há algum tempo. O condicionamento dele, se for para dez ou 15 minutos, ajudará principalmente em termos defensivos”, declarou o técnico português.

Clássico carioca

O segundo finalista da competição será conhecido quando terminar o clássico entre Fluminense e Vasco, que será disputado a partir das 20h30 no estádio do Maracanã. O Cruzmaltino entra em campo muito animado após triunfar no confronto de ida, na última quinta-feira (11), pelo placar de 2 a 1.

Apesar da vantagem, o técnico Fernando Diniz manteve uma postura humilde após a partida. “Terminou apenas o primeiro tempo. São 180 minutos e temos que ficar focados, procurar corrigir o que erramos hoje e enfrentar o jogo de domingo com a máxima seriedade e respeitar o nosso adversário”, declarou em entrevista.

Quem se manifestou de forma semelhante foi o comandante do Fluminense, o argentino Luis Zubeldía: “Quem acredita que jogos de Copa são apenas 90 minutos está errado. Apenas se vencer por 3 a 0 ou 4 a 0 [...]. Temos que corrigir ações pontuais, como transições, um contra um. É ajustar para os próximos 90 minutos para dar a volta no mata-mata”.

Para esta partida decisiva o Fluminense contará com um importante retorno, do atacante uruguaio Agustín Canobbio, que não jogou o primeiro jogo da semifinal por estar suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

Vitória suada

Arsenal sofre contra o pior time da Premier League em casa, mas vence com 2 gols contra

Na cola dos Gunners, Manchester City enfrenta o Crystal Palace neste domingo

13/12/2025 23h00

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Mesmo em casa o Arsenal foi incapaz neste sábado de marcar contra o Wolverhampton, lanterna da Premier League, mas foi beneficiado com dois gols contra. O 2 a 1 no Emirates Stadium consolidou o time de Londres na liderança do campeonato com 36 pontos. O Manchester City tem 31 e enfrenta o Crystal Palace neste domingo. O Wolverhampton somou apenas 2 pontos em 16 rodadas.

Diante de sua torcida, o Arsenal teve muito mais posse de bola e passou praticamente todo o primeiro tempo no campo de ataque. O domínio, porém, foi ilusório. Os visitantes conseguiram neutralizar o rival com um esquema com três zagueiros, e o Arsenal terminou a primeira etapa sem um finalização em direção ao gol de Johnstone. A melhor chance foi do Wolverhampton, quando o sul-coreano Hwang Hee-Chan finalizou um contra-ataque para a defesa de Raya.

O segundo tempo começou com ainda mais posse de bola do Arsenal, mas o time era incapaz de finalizar com perigo. Ainda antes dos 15 minutos, o técnico Mikel Arteta fez três alterações, colocando Odegaard, Trossard e Merino em campo. O time trocava passes no campo de ataque, mas continuava com dificuldades para criar chances realmente perigosas.

A primeira finalização correta do Arsenal no jogo aconteceu aos 22 minutos, quando Declan Rice acertou um belo chute e exigiu grande defesa de Johnstone. A pressão do time da casa após um escanteio pela direita. Saka cobrou com efeito e quase marcou um gol olímpico, mas a bola bateu na segunda trave, voltou nas costas de Johnstone e entrou. Gol contra.

O Arsenal continuou pressionando, mas viu o Wolverhampton abandonar o esquema de três zagueiros e se aventurar no ataque. No final do jogo, Arias, ex-Fluminense, entrou no Wolverhampton, e o brasileiro Gabriel Jesus voltou a defender o Arsenal na Premier League após mais de 11 meses, depois de se recuperar de grave lesão.

Aos 45 minutos, os visitantes conseguiram empatar com uma cabeçada de Arokodare. Nos acréscimos, o Arsenal conseguiu a vitória com a participação imprescindível de Gabriel Jesus, que disputou pelo alto um lance com Mosquera. O defensor acabou desviando para a própria meta. Segundo gol contra do Wolverhampton.

O líder Arsenal volta a jogar na Premier League como visitante contra o Everton, e o lanterna Wolverhampton tenta sua primeira vitória no campeonato ao receber o Brentford. Os dois jogos acontecem no sábado.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).