Esportes

PARIS 2024

Atleta de MS é porta bandeira na final das Paralimpíadas de Paris

Conhecido por "Cowboy de Aço", Fernando Rufino faz parte do Clube de Regatas Aquidauana

Continue lendo...

Bicampeão paralímpico na canoagem, o atleta sul-mato-grossense Fernando Rufino foi porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, ao lado da nadadora Carol Santiago.

O evento ocorreu durante a tarde de ontem (08), após a última prova do Brasil na competição, a prova do VL2 200m, realizada no Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne. Na ocasião, Fernando ficou em primeiro lugar e levou a medalha de ouro. 

A vitória consagrou o atleta como bicampeão paralímpico e posicionou o Brasil no top 5 do ranking das Paralimpíadas, ultrapassando a Itália.

Em segundo lugar na prova, o atleta Tofalini, também brasileiro ,garantiu a medalha de prata e somou mais uma no quadro de medalhas para o país. Foi a primeira vez que houve uma dobradinha na paracanoagem masculina em Jogos Paralímpicos

Em outra ocasião neste mesmo ano, a ‘famosa’ dobradinha se repetiu durante o Mundial de Paracanoagem no 200m. Fernando conquistou o ouro com um tempo de 50.59s, um pouco à frente do outro brasileiro Igor Tofalini, que marcou 51.20s. 

Ontem, com um feito histórico, Fernando completou a prova em 50s47, melhor tempo na história dos Jogos, conquistando o bicampeonato paralímpico (ele foi ouro na mesma prova nos Jogos de Tóquio). Já Tofalini fez 51s78 e ficou com o segundo lugar, em chegada emocionante contra o norte-americano Blake Haxton, bronze com o tempo de 51s81.

Brasil

A delegação brasileira bateu recorde de medalhas e alcançou um feito histórico nas parlimpíadas: com 89 pódios conquistados, o país ficou no top 5 do quadro geral dos jogos. Além disso, ao todo, foram 25 medalhas de ouro conquistadas pelo time brasileiro.

Fernando “Cowboy” Rufino

Mais conhecido no Estado, Fernando nasceu em Eldorado no dia 22 de maio de 1985, ou seja, já é um veterano nas competições. O atleta de 39 anos, começou a vida com o sonho de participar dos famosos rodeios montado em um touro, o que lhe concedeu o apelido de “Cowboy de Aço”

No entanto, após ser atropelado por um ônibus, perdeu parcialmente o movimento das pernas e viu seu futuro na canoagem.

Hoje ele representa o Clube de Regatas Aquidauana. Além dessa conquista, o “Cowboy de Aço”, como é conhecido, coleciona medalhas em outras competições, como:

  • Bronze no caiaque no Mundial de Milão (Itália) 2015;
  • Ouro no Campeonato Sul-Americano de Canoagem, em Paipa 2017 (Colômbia);
  • Bronze no caiaque e prata na canoa no Mundial em Mantemor-o-Velho 2018 (Portugal);
  • Ouro no caiaque e na canoa no Campeonato Pan-Americano 2018 em Dartmonth (Canadá);
  • Ouro na canoa no Mundial em Copenhague 2021;
  • Ouro na canoa nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020;
  • Prata Parapan-Americano em Halifax 2022;
  • Prata no Campeonato Mundial em Halifax 2022

(Colaborou Felipe Machado)
 

Olimpíadas de inverno

Esquiadora brasileira tem hiperventilação e é socorrida nos Jogos de Inverno; ela passa bem

Duda sentiu o desconforto durante uma das subidas da prova e precisou de atendimento imediato da equipe médica da organização

12/02/2026 23h00

Esquiadora brasileira tem hiperventilação e é socorrida nos Jogos de Inverno; ela passa bem

Esquiadora brasileira tem hiperventilação e é socorrida nos Jogos de Inverno; ela passa bem Divulgação

Continue Lendo...

A participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026 teve um susto nesta quinta-feira, 12.

A esquiadora Eduarda Ribera, de 21 anos, não conseguiu concluir a prova dos 10 km do esqui cross-country, estilo livre, após apresentar um mal-estar no meio do percurso.

Duda sentiu o desconforto durante uma das subidas da prova e precisou de atendimento imediato da equipe médica da organização.

Ela deixou a competição depois de completar cerca de 4,9 km e foi levada a um hospital da região para avaliação.

De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), os exames realizados não indicaram qualquer gravidade.

O diagnóstico apontou que o episódio foi provocado por hiperventilação em meio ao esforço físico intenso exigido pela prova.

Apesar do contratempo, a brasileira passa bem e segue acompanhada pelo departamento médico. Esta foi a segunda participação de Eduarda nos Jogos de Inverno.

Na terça-feira, 10, ela havia competido no sprint clássico feminino, encerrando a prova na 72ª colocação.

Duda ainda tem mais um compromisso programado em Milão-Cortina. A atleta volta às pistas na próxima quarta-feira,18, quando disputa a prova de sprint por equipes ao lado de Bruna Moura, mantendo o Brasil representado no esqui cross-country olímpico.

 

Inédito

Brasileiros fazem carreata e profetizam classificação do 2 de Mayo na Libertadores

Time da fronteira garantiu acesso inédito e causou alvoroço entre sul-mato-grossenses e pedrojuaninos

12/02/2026 18h45

Ricardo Soares ao lado do filho Brayan Ricardo em jogo do 2 de Mayo

Ricardo Soares ao lado do filho Brayan Ricardo em jogo do 2 de Mayo Foto: Arquivo Pessoal

Continue Lendo...

Inédita, a classificação do Club Sportivo 2 de Mayo diante do Alianza Lima na noite desta quarta-feira (11) pela 1ª fase da Copa Libertadores causou um alvoroço entre brasileiros e paraguaios, feito inédito que culminou até em carreata na fronteira seca entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, cidade do país vizinho. 

Coirmãs e entrelaçadas popular e culturalmente, ambas as cidades foram palco de festa na última noite. Há quem diga que o feito foi suficiente para que o presidente paraguaio Santiago Peña decretasse feriado no país vizinho. 

Ponta-poranense, o vendedor Ricardo Soares, de 40 anos, destacou que a vitória do time paraguaio é um fator positivo para moradores de ambas as cidades, já que quando sul-mato-grossenses lembram da região de fronteira, quase sempre é por coisa ruim.

"Graças ao 2 de Mayo o Brasil está conhecendo Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, cidades acolhedoras, geralmente não é assim que sai na mídia", destacou ao Correio do Estado.

Brasileiro de nascimento, também fala espanhol e vive no país vizinho. Na última semana, esteve no Estádio Río Parapití e acompanhou a vitória do "Galo Norteño" por 1 a 0 na partida de ida.

Nesta quarta-feira, comemorou o momento "profetico" do filho Brayan Ricardo, de 12 anos, que antes do jogo, enviou uma mensagem para Brahian Ayala, artilheiro da noite, que garantiu a classificação do time de Pedro Juan à segunda fase do torneio. 

"Ele mandou mensagem para Brahian Ayala que fez o gol de pênalti. Falou que ele entraria no segundo tempo e faria o gol, foi o que aconteceu", disse. 

Ricardo Soares ao lado do filho Brayan Ricardo em jogo do 2 de Mayo A mensagem foi publicada pelo adolescente nas redes sociais e curtida pelo jogador / Arquivo Pessoal 

Perguntado sobre o alvoroço causado pela classificação, disse que não existe nada de rixa entre brasileiros e paraguaios, que foram às ruas para comemorar juntos. 

"Todo mundo vive em harmonia aqui, não existe essa história de confusão", destacou Ricardo, que esteve na partida de ida e pagou 40 mil guaranis no ingresso, aproximadamente R$ 35.

Segundo ele, quem quiser ver o confronto da segunda fase diante do Sporting Cristal terá que se apressar para garantir entrada. 

"Quem quiser ver o jogo vai ter que se apressar, com certeza desta vez o estádio vai lotar", disse o vendedor, que garantiu que brasileiros podem comprar com a moeda brasileira na próxima terça-feira (17). 

Estudante, o também brasileiro Flamel Silva, de 30 anos, disse que a vitória do time paraguaio foi algo extremamente bom para moradores de ambas as cidades.

Com diversos amigos que estiveram no primeiro jogo do duelo, garantiu que além de boa convivência entre brasileiros e paraguaios, a vitória do clube fronteiriço deve assegurar um crescimento na economia local. 

"Acho que a projeção do 2 de Mayo na Libertadores é boa pra todo mundo, acredito que inclusive para a economia dos dois países", disse o brasileiro. Neto de paraguaio, disse que o jogo da próxima semana será de grande importância para a região. 

"Todo mundo comemorou bastante, foi pra rua, fez carreata, foi muito bom para ambos os países, só coisa boa para gente", finalizou.

Agora, o time da fronteira enfrentará o Sporting Cristal na 2ª fase do torneio. O primeiro confronto acontece em Pedro Juan Caballero na próxima terça-feira (17), com a volta disputada no Peru, dia 24. Botafogo e Bahia são os brasileiros nesta fase da competição. 

Para chegar até a fase de grupos terá de vencer esta etapa e ainda eliminar Carabobo (VEN) ou Huachipato (CHI). 

Competição

Cabe frisar que a Libertadores 2026 será disputada até 13 de março. As chaves serão definidas a partir dos potes organizados pelo ranking da Conmebol. Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Corinthians completam a lista de clubes brasileiros no torneio.

Os times mais bem posicionados no ranking têm a vantagem de decidir os confrontos eliminatórios em casa. O sorteio da fase de grupos acontece dia 18 de março.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).