Esportes

SUL-AMERICANO SUB-20

Atleta de MS é titular na vitória que coloca Brasil no Mundial Sub-20

Após cumprir suspensão, Arthur Dias foi titular pela 6ª vez na competição, desta vez na lateral-direita, ou seja, ocupou todas as posições defensivas durante o torneio

Continue lendo...

Cumprindo suspensão na última rodada por ter sido expulso contra o Uruguai, o campo-grandense Arthur Dias voltou ao time titular e participou da vitória que colocou, de forma oficial, a seleção brasileira sub-20 na Copa do Mundo da categoria.

Pela 3ª rodada do hexagonal final do Sul-Americano Sub-20, o Brasil enfrentou o Paraguai. Com 100% de aproveitamento em dois jogos, a seleção precisava vencer os paraguaios para garantir a classificação no mundial, do qual apenas os quatro melhores colocados asseguram vaga na competição que acontece em setembro e outubro no Chile.

O multifunções Arthur, que já atuou como zagueiro e lateral-esquerdo durante o torneio, pode adicionar mais uma posição na sua lista: lateral-direito. Ramon Menezes, treinador da seleção brasileira sub-20, escalou o campo-grandense no lugar que era de Igor Serrote, que foi expulso na vitória contra a Colômbia na última rodada.

Porém, o defensor não ficou muito tempo em campo, sendo substituído no intervalo pelo lateral-direito de origem Paulinho, da base do Vasco da Gama (RJ). Durante os 45 minutos que ficou em campo, o sul-mato-grossense efetuou dois cortes, duas interceptações, um desarme e acertou 79% dos passes (15 dos 19 tentados), recebendo uma nota 6,6 no Sofascore, site especializado em estatísticas esportivas.

Com gols de Gustavo Prado, Rayan e Alisson Santana, a seleção brasileira venceu por 3x1 e garantiu a classificação antecipada para a Copa do Mundo sub-20. Porém, ainda há dois jogos a serem feitos para decidir o título da competição: contra a Argentina, na quinta-feira (13), às 22h; e diante do Chile, no próximo domingo (16), ainda sem horário definido pela Conmebol.

Mundial sub-20

A Copa do Mundo da categoria acontece entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro, no Chile, país que já está classificado automaticamente para a competição por ser país-sede.

Além do Chile e Brasil, outras 11 seleções já estão garantidas no torneio: Nova Caledônia, Nova Zelândia, Espanha, França, Itália, Noruega, Ucrânia, Cuba, Estados Unidos, México, Panamá.

A seleção brasileira tem cinco títulos mundiais da categoria, conquistados em 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011. Este último, erguido há 14 anos, contava com um elenco recheado de jogadores que viriam a ser destaque na seleção principal no futuro, como: Philippe Coutinho, Casemiro, Oscar, Danilo e Alex Sandro.

Na última edição, disputada em 2023 e vencida pelo Uruguai, o Brasil decepcionou e foi eliminado por Israel, pelo placar de 3x2, nas quartas de final. Marcos Leonardo, revelado pelo Santos e atualmente no Al-Hilal (ARA), venceu a chuteira de prata, prêmio dado ao vice-artilheiro da competição.

Porém, mesmo com cinco títulos, a seleção brasileira não é a maior vencedora da Copa do Mundo Sub-20. Com seis títulos, a Argentina lidera este quesito, o último conquistado há 18 anos, em 2007, geração que tinha Aguëro, Dí Maria, Romero e Banega.

Campeões do Mundial Sub-20 por edição:

1977: União Soviética (Brasil ficou com o 3º lugar)
1979: Argentina
1981: Alemanha Ocidental
1983: Brasil
1985: Brasil

1987: Iugoslávia
1989: Portugal (Brasil ficou com o 3º lugar)
1991: Portugal (Brasil foi vice-campeão)
1993: Brasil
1995: Argentina (Brasil foi vice-campeão)
1997: Argentina
1999: Espanha
2001: Argentina
2003: Brasil
2005: Argentina (Brasil ficou com o 3º lugar)
2007: Argentina
2009: Gana (Brasil foi vice-campeão)
2011: Brasil
2013: França
2015: Sérvia (Brasil foi vice-campeão)
2017: Inglaterra
2019: Ucrânia
2023: Uruguai

VS PARAGUAI

Antes de a bola rolar em Caracas, o técnico Ramon Menezes pregou total respeito ao Paraguai tentando evitar a euforia na seleção brasileira. Queria a equipe concentrada e sem clima de "já ganhou". No discurso, alertou sobre a campanha de superação semelhante dos rivais, que também passaram aperto na fase de classificação.

Depois de levar 4 a 0 da Colômbia na estreia do hexagonal, os paraguaios se reabilitaram diante do Chile e queriam superar os brasileiros na tabela. Para isso, necessitavam ganhar a partida

Postados mais à frente e pressionando a saída brasileira, deram trabalho para Felipe Longo logo no início, com roubada de bola e batida forte de Aguayo. O goleiro espalmou, evitando que o Brasil levasse seu primeiro gol no hexagonal.

O jogo ficou alguns minutos parado por causa de lesão séria do paraguaio Max Duarte - acabou substituído chorando com problema não joelho - e o retorno veio com gol brasileiro. Gustavo Prado brigou com os marcadores e bateu sem ângulo. O goleiro aceitou.

A seleção ainda vibrava quando saiu o segundo. Contragolpe em velocidade, Wesley toca para Rayan ampliar em batida entre as pernas do goleiro. Com apenas 17 minutos, a esquadra verde e amarela tinha vantagem gigante.

Mas os valentes paraguaios não se abateram e descontaram de imediato. Cobrança de escanteio, a defesa deu mole e Aguayo surgiu livre, para descontar de cabeça. O jogo era repleto de chances de gols pela carência de marcação de ambos os lados. Rayan, cara a cara, mandou para o alto, enquanto a cobertura de Pedrinho passou raspando, e Felipe Longo fez milagre na cabeçada de León.

Mais adiantados pela necessidade da igualdade, os paraguaios assumiram o risco dos contra-ataques e viram o Brasil criar e desperdiçar boas chances na etapa final. Pedrinho parou no goleiro, Jair errou a cabeçada e Wesley optou por cruzamento ruim.

A resposta veio com Alfonso carimbando o travessão e depois em cobrança de falta nas mãos de Longo. O Paraguai ainda investia nos chuveirinhos, sem sucesso. Sem "fome" para buscar o gol do alívio, como já visto em todo o Sul-Americano, o Brasil se postou todo na defesa, passando por um sufoco desnecessário.

Já na reta final, porém, uma saída em velocidade definiu o jogo e a vaga. Pedrinho passou pelo marcador e bateu forte, o goleiro espalmou para a área e Alisson deslizou para fechar a conta. Ramon Menezes ainda trocou dois atacantes por defensores para segurar o resultado.

Classificação de momento

  • 1º - Brasil (9 pontos - 3 PJ)
  • 2º - Argentina (9 pontos - 3 PJ)
  • 3º - Colômbia (3 pontos - 3 PJ)
  • 4º - Paraguai (3 pontos - 3 PJ)
  • 5º - Uruguai (1 pontos - 3 PJ)
  • 6º - Chile (1 pontos - 3 PJ)

*PJ = Partidas Jogadas
** Em negrito = aqueles que, por enquanto, estão se classificando ao Mundial Sub-20 (Chile já está classificado por ser país-sede da competição)

JOGOS DA PRÓXIMA RODADA

  • Paraguai x Uruguai | 13/02 | às 16h
  • Chile x Colômbia | 13/02 | às 18h30
  • Brasil x Argentina | 13/02 | às 21h

Saiba

A seleção brasileira é a maior e atual campeã do Sul-Americano Sub-20. Ao todo, já foram 12 taças da competição conquistadas (1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009, 2011 e 2023).

*Com algumas informações do Estadão Conteúdo

Assine o Correio do Estado

DECISÃO

Finalistas da Copa do Brasil serão conhecidos neste domingo

Corinthians e Cruzeiro jogam em Itaquera e Flu e Vasco no Maracanã

14/12/2025 07h15

Taça da Copa do Brasil, levantada pelo Flamengo no ano passado

Taça da Copa do Brasil, levantada pelo Flamengo no ano passado Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Continue Lendo...

A Copa do Brasil conhecerá, neste domingo (14), os seus dois finalistas em partidas que envolvem Corinthians e Cruzeiro, em Itaquera, e Fluminense e Vasco, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Timão em vantagem

O primeiro finalista será definido a partir das 18h (horário de Brasília), quando o Corinthians recebe o Cruzeiro em Itaquera com uma vantagem mínima, após triunfar por 1 a 0 no confronto de ida.

Desta forma, a equipe do Parque São Jorge garante a vaga na decisão da competição mesmo com um empate. Já a Raposa precisa vencer por dois de diferença para se classificar no tempo regulamentar, ou de ao menos um triunfo por diferença simples para forçar as penalidades máximas.

Mesmo jogando em casa com o apoio de sua Fiel torcida, o técnico Dorival Júnior afirmou, em entrevista coletiva, que o confronto está aberto: “O jogo do final de semana será ainda mais pesado, muito mais forte, com as equipes ainda mais concentradas, e o resultado está todo ele em aberto. Temos uma pequena vantagem, muito importante, construída dentro da casa do Cruzeiro”.

Uma dúvida do Timão é o centroavante Yuri Alberto, que sentiu um incômodo na perna esquerda na partida da última quarta-feira (10). Quem tem dois desfalques confirmados é o Cruzeiro, que não poderá contar com o zagueiro Lucas Villalba, que sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo, e com o volante Lucas Romero, suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

Em uma partida na qual precisa marcar gols, Léo Jardim pode contar com o retorno do atacante Wanderson, que se recuperou de uma lesão muscular na coxa esquerda. “Com certeza, [o Wanderson] tem a opção de treinar, mas é um jogador que está fora há algum tempo. O condicionamento dele, se for para dez ou 15 minutos, ajudará principalmente em termos defensivos”, declarou o técnico português.

Clássico carioca

O segundo finalista da competição será conhecido quando terminar o clássico entre Fluminense e Vasco, que será disputado a partir das 20h30 no estádio do Maracanã. O Cruzmaltino entra em campo muito animado após triunfar no confronto de ida, na última quinta-feira (11), pelo placar de 2 a 1.

Apesar da vantagem, o técnico Fernando Diniz manteve uma postura humilde após a partida. “Terminou apenas o primeiro tempo. São 180 minutos e temos que ficar focados, procurar corrigir o que erramos hoje e enfrentar o jogo de domingo com a máxima seriedade e respeitar o nosso adversário”, declarou em entrevista.

Quem se manifestou de forma semelhante foi o comandante do Fluminense, o argentino Luis Zubeldía: “Quem acredita que jogos de Copa são apenas 90 minutos está errado. Apenas se vencer por 3 a 0 ou 4 a 0 [...]. Temos que corrigir ações pontuais, como transições, um contra um. É ajustar para os próximos 90 minutos para dar a volta no mata-mata”.

Para esta partida decisiva o Fluminense contará com um importante retorno, do atacante uruguaio Agustín Canobbio, que não jogou o primeiro jogo da semifinal por estar suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

Vitória suada

Arsenal sofre contra o pior time da Premier League em casa, mas vence com 2 gols contra

Na cola dos Gunners, Manchester City enfrenta o Crystal Palace neste domingo

13/12/2025 23h00

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Mesmo em casa o Arsenal foi incapaz neste sábado de marcar contra o Wolverhampton, lanterna da Premier League, mas foi beneficiado com dois gols contra. O 2 a 1 no Emirates Stadium consolidou o time de Londres na liderança do campeonato com 36 pontos. O Manchester City tem 31 e enfrenta o Crystal Palace neste domingo. O Wolverhampton somou apenas 2 pontos em 16 rodadas.

Diante de sua torcida, o Arsenal teve muito mais posse de bola e passou praticamente todo o primeiro tempo no campo de ataque. O domínio, porém, foi ilusório. Os visitantes conseguiram neutralizar o rival com um esquema com três zagueiros, e o Arsenal terminou a primeira etapa sem um finalização em direção ao gol de Johnstone. A melhor chance foi do Wolverhampton, quando o sul-coreano Hwang Hee-Chan finalizou um contra-ataque para a defesa de Raya.

O segundo tempo começou com ainda mais posse de bola do Arsenal, mas o time era incapaz de finalizar com perigo. Ainda antes dos 15 minutos, o técnico Mikel Arteta fez três alterações, colocando Odegaard, Trossard e Merino em campo. O time trocava passes no campo de ataque, mas continuava com dificuldades para criar chances realmente perigosas.

A primeira finalização correta do Arsenal no jogo aconteceu aos 22 minutos, quando Declan Rice acertou um belo chute e exigiu grande defesa de Johnstone. A pressão do time da casa após um escanteio pela direita. Saka cobrou com efeito e quase marcou um gol olímpico, mas a bola bateu na segunda trave, voltou nas costas de Johnstone e entrou. Gol contra.

O Arsenal continuou pressionando, mas viu o Wolverhampton abandonar o esquema de três zagueiros e se aventurar no ataque. No final do jogo, Arias, ex-Fluminense, entrou no Wolverhampton, e o brasileiro Gabriel Jesus voltou a defender o Arsenal na Premier League após mais de 11 meses, depois de se recuperar de grave lesão.

Aos 45 minutos, os visitantes conseguiram empatar com uma cabeçada de Arokodare. Nos acréscimos, o Arsenal conseguiu a vitória com a participação imprescindível de Gabriel Jesus, que disputou pelo alto um lance com Mosquera. O defensor acabou desviando para a própria meta. Segundo gol contra do Wolverhampton.

O líder Arsenal volta a jogar na Premier League como visitante contra o Everton, e o lanterna Wolverhampton tenta sua primeira vitória no campeonato ao receber o Brentford. Os dois jogos acontecem no sábado.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).