Esportes

DIRETO DE DOURADOS

Atleta de MS faz boa jogada, sofre pênalti, mas "recua" para goleiro no Brasileirão

Com cinco gols nos últimos sete jogos, Ferreirinha não conseguiu tirar o zero do placar e decretou o sexto empate em sete rodadas do tricolor paulista na competição

Continue lendo...

Mesmo em boa fase, o douradense Ferreirinha foi um dos culpados por mais um empate do São Paulo no Campeonato Brasileiro deste ano, desta vez em casa.

Nesta sexta-feira (02), deu-se início a sétima rodada, com São Paulo x Fortaleza, no Morumbi. Único invicto na competição - sendo cinco empates e apenas uma vitória em seis jogos -, o tricolor paulista precisava dos três pontos para se aproximar das primeiras colocações, e contava com a boa fase do ponta sul-mato-grossense, que acumula cinco gols e duas assistências nas últimas sete partidas.

Com 0x0 no placar e sem muita emoção, a grande jogada da partida aconteceu somente aos 15 minutos do primeiro tempo, quando Ferreirinha recebeu ótimo passe e saiu na cara do gol. Ao tentar driblar o João Ricardo, goleiro do Fortaleza, foi atingido nas pernas e o árbitro marcou pênalti.

Por não ter um cobrador oficial, o próprio Ferreirinha colocou a bola debaixo do braço e assumiu a responsabilidade da penalidade. Vivendo boa fase e com a confiança “nas alturas”, o douradense foi para bola e deu uma “paradinha” para tentar enganar o goleiro adversário, mas bateu muito mal e “recuou” para João Ricardo. Veja os lances abaixo:

 

 

No minuto seguinte da cobrança desperdiçada, Ferreirinha foi substituído por Lucas Moura, que voltou depois de ter perdido 10 partidas por conta de uma lesão. Mesmo assim, o zero não saiu do placar e decretou mais um empate são-paulino na competição, o sexto em sete rodadas, um recorde na história do Brasileirão.

Após a partida, o goleiro Rafael, do São Paulo, se posicionou sobre o pênalti desperdiçado por Ferreirinha e exaltou o jogador, afirmando que o empate não foi por culpa dele.

"Eles treinam, e com base nesses treinos, são definidos os cobradores. Futebol é muito sobre confiança, sobre o momento. Erros vão acontecer. O Ferreirinha é um grande jogador, tem feito muito por nós. A jogada do pênalti começou com ele. Tem a nossa total confiança, faz parte. E não foi por isso que não saímos com os três pontos. A gente merecia", disse.

Com nove pontos conquistados, o tricolor estagnou na oitava colocação e pode terminar a rodada na segunda parte da tabela.

O São Paulo volta a campo na terça-feira (06), contra o Alianza Lima, no Peru, pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. No Morumbis, Ferreirinha marcou dois gols contra a equipe peruana, mas a partida terminou em 2x2.

Craque Neto x Ferreirinha

No Donos da Bola do dia 10 de abril, o ex-jogador Neto prometeu apresentar o programa de “tanguinha” caso Ferreirinha fizesse 10 gols neste ano. Essa promessa aconteceu após o apresentador ironizar uma harmonização facial feita pelo douradense em plena rede nacional.

“Nesse ano, se o Ferreirinha fizer 10 gols, eu venho pelado aqui. Se a Band deixar, eu venho de tanguinha de oncinha”, afirmou Neto.

Após a partida e os dois gols feitos, o jogador são-paulino foi questionado sobre a “brincadeira” do comunicador, mas foi sincero ao dizer que nunca se importou muito com a meta de gols, e sim em ajudar o São Paulo como for.

“Muitas pessoas me mandaram, mas eu não cheguei a abrir porque eu estava concentrado para o jogo. Ele (Neto) tem o jeito dele lá e está tudo bem. Eu não tenho essa meta. Sempre tento fazer o máximo de gols possíveis. Hoje saiu dois e isso dá confiança para os próximos jogos. Eu sempre tento fazer o máximo de gols possíveis. Então não é por causa do Neto ou de ninguém. É para mim, é para o São Paulo, então meu foco sempre vai ser esse”, disse o jogador na zona mista.

Com a camisa do São Paulo, o douradense marcou justamente 10 gols, em 62 partidas, além de duas assistências.

Trajetória - Ferreirinha

Nascido em Dourados no dia 31 de dezembro de 1997, Aldemir dos Santos Ferreira, conhecido apenas como Ferreira ou Ferreirinha, começou sua trajetória nas categorias de base do Operário Atlético Clube, de Caarapó, entre 2011 e 2013, participando de campeonatos municipais e estaduais.

Em 2014, com 16 anos, o atleta ingressou na base do Grêmio, de Porto Alegre (RS). Porém, foi emprestado para quatro clubes de menor expressão: São Luiz (RS), Toledo (PR), Cianorte (PR) e Aimoré (RS).

A partir de 2019, Ferreirinha integrou o elenco profissional do clube, quando o time era comandado pelo ídolo gremista Renato Gaúcho. Com a camisa do tricolor gaúcho, atuou em 162 partidas, marcou 27 gols e distribuiu 22 assistências. Em 2022, o Grêmio anunciou que o douradense seria o camisa 10, junto com a renovação do contrato.

Em janeiro do ano passado, foi vendido ao São Paulo por R$ 22 milhões por 65% dos seus direitos econômicos, onde permanece até hoje. Em 62 jogos no time do Morumbi, marcou 11 gols e distribuiu duas assistências. 

No site Transfermarkt, especializado no mercado do mundo do futebol, Ferreirinha vale cerca de 6 milhões de euros (R$ 36 milhões na cotação atual).

Assine o Correio do Estado

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).