Esportes

OURO INÉDITO

Brasil ganha primeira medalha na história das Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen dominou a pista com o melhor tempo nas duas baterias e garantiu primeiro ouro e medalha brasileira nas Olimpíadas de Inverno de Milano-Cortina

Continue lendo...

Dominando a pista do início ao fim, o esquiador alpino brasilo-norueguês Lucas Pinheiro Braathen ganhou a primeira medalha na história do Brasil nas Olimpíadas de Inverno Milano Cortina 2026 e colocou o país no lugar mais alto do pódio com o ouro.

Na primeira vez competindo pelo Brasil, o atleta fez os dois melhores tempos em ambas as baterias na modalidade Slalom Gigante do esqui alpino.

Por ordem de sorteio, Lucas foi o primeiro a descer e fez quase um segundo de vantagem do segundo colocado na primeira bateria. O esquiador voou na pista Stelvio, no norte da Itália, e realizou o percurso em 1min13s92. 

Na segunda bateria, o atleta de 25 anos, fez o percurso em 2min25s cravados, 58 milésimos a menos do que o segundo colocado. Com isso o Brasil está no 15º lugar no quadro de medalhas, e representa não só a primeira medalha brasileira do país, mas também da América do Sul na história das Olimpíadas de Inverno.

Slalom Gigante

A prova é disputada em duas baterias no mesmo dia e os tempos são somados, quem tiver a marca mais rápida com a soma vence a prova. A ordem de descida dos atletas é por meio de sorteio, em que Lucas Pinheiro Braathen foi o primeiro a descer dentre outros mais de 70 atletas.

Na segunda bateria a ordem dos 30 primeiros é invertida, então o primeiro atleta a descer na primeira bateria, realiza o segundo percurso depois de 29 atletas, quando as condições da pista já estão modificadas conforme a descida dos outros.

A prova de slalom gigante das equipes masculinas do esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026 ocorre na pista Stelvio, no Stelvio Ski Centre em Bormio, norte da Itália, com inclinação de até 63% e queda vertical de 1.023 metros.

Assine o Correio do Estado

Olimpíadas de inverno

Esquiadora brasileira tem hiperventilação e é socorrida nos Jogos de Inverno; ela passa bem

Duda sentiu o desconforto durante uma das subidas da prova e precisou de atendimento imediato da equipe médica da organização

12/02/2026 23h00

Esquiadora brasileira tem hiperventilação e é socorrida nos Jogos de Inverno; ela passa bem

Esquiadora brasileira tem hiperventilação e é socorrida nos Jogos de Inverno; ela passa bem Divulgação

Continue Lendo...

A participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026 teve um susto nesta quinta-feira, 12.

A esquiadora Eduarda Ribera, de 21 anos, não conseguiu concluir a prova dos 10 km do esqui cross-country, estilo livre, após apresentar um mal-estar no meio do percurso.

Duda sentiu o desconforto durante uma das subidas da prova e precisou de atendimento imediato da equipe médica da organização.

Ela deixou a competição depois de completar cerca de 4,9 km e foi levada a um hospital da região para avaliação.

De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), os exames realizados não indicaram qualquer gravidade.

O diagnóstico apontou que o episódio foi provocado por hiperventilação em meio ao esforço físico intenso exigido pela prova.

Apesar do contratempo, a brasileira passa bem e segue acompanhada pelo departamento médico. Esta foi a segunda participação de Eduarda nos Jogos de Inverno.

Na terça-feira, 10, ela havia competido no sprint clássico feminino, encerrando a prova na 72ª colocação.

Duda ainda tem mais um compromisso programado em Milão-Cortina. A atleta volta às pistas na próxima quarta-feira,18, quando disputa a prova de sprint por equipes ao lado de Bruna Moura, mantendo o Brasil representado no esqui cross-country olímpico.

 

Inédito

Brasileiros fazem carreata e profetizam classificação do 2 de Mayo na Libertadores

Time da fronteira garantiu acesso inédito e causou alvoroço entre sul-mato-grossenses e pedrojuaninos

12/02/2026 18h45

Ricardo Soares ao lado do filho Brayan Ricardo em jogo do 2 de Mayo

Ricardo Soares ao lado do filho Brayan Ricardo em jogo do 2 de Mayo Foto: Arquivo Pessoal

Continue Lendo...

Inédita, a classificação do Club Sportivo 2 de Mayo diante do Alianza Lima na noite desta quarta-feira (11) pela 1ª fase da Copa Libertadores causou um alvoroço entre brasileiros e paraguaios, feito inédito que culminou até em carreata na fronteira seca entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, cidade do país vizinho. 

Coirmãs e entrelaçadas popular e culturalmente, ambas as cidades foram palco de festa na última noite. Há quem diga que o feito foi suficiente para que o presidente paraguaio Santiago Peña decretasse feriado no país vizinho. 

Ponta-poranense, o vendedor Ricardo Soares, de 40 anos, destacou que a vitória do time paraguaio é um fator positivo para moradores de ambas as cidades, já que quando sul-mato-grossenses lembram da região de fronteira, quase sempre é por coisa ruim.

"Graças ao 2 de Mayo o Brasil está conhecendo Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, cidades acolhedoras, geralmente não é assim que sai na mídia", destacou ao Correio do Estado.

Brasileiro de nascimento, também fala espanhol e vive no país vizinho. Na última semana, esteve no Estádio Río Parapití e acompanhou a vitória do "Galo Norteño" por 1 a 0 na partida de ida.

Nesta quarta-feira, comemorou o momento "profetico" do filho Brayan Ricardo, de 12 anos, que antes do jogo, enviou uma mensagem para Brahian Ayala, artilheiro da noite, que garantiu a classificação do time de Pedro Juan à segunda fase do torneio. 

"Ele mandou mensagem para Brahian Ayala que fez o gol de pênalti. Falou que ele entraria no segundo tempo e faria o gol, foi o que aconteceu", disse. 

Ricardo Soares ao lado do filho Brayan Ricardo em jogo do 2 de Mayo A mensagem foi publicada pelo adolescente nas redes sociais e curtida pelo jogador / Arquivo Pessoal 

Perguntado sobre o alvoroço causado pela classificação, disse que não existe nada de rixa entre brasileiros e paraguaios, que foram às ruas para comemorar juntos. 

"Todo mundo vive em harmonia aqui, não existe essa história de confusão", destacou Ricardo, que esteve na partida de ida e pagou 40 mil guaranis no ingresso, aproximadamente R$ 35.

Segundo ele, quem quiser ver o confronto da segunda fase diante do Sporting Cristal terá que se apressar para garantir entrada. 

"Quem quiser ver o jogo vai ter que se apressar, com certeza desta vez o estádio vai lotar", disse o vendedor, que garantiu que brasileiros podem comprar com a moeda brasileira na próxima terça-feira (17). 

Estudante, o também brasileiro Flamel Silva, de 30 anos, disse que a vitória do time paraguaio foi algo extremamente bom para moradores de ambas as cidades.

Com diversos amigos que estiveram no primeiro jogo do duelo, garantiu que além de boa convivência entre brasileiros e paraguaios, a vitória do clube fronteiriço deve assegurar um crescimento na economia local. 

"Acho que a projeção do 2 de Mayo na Libertadores é boa pra todo mundo, acredito que inclusive para a economia dos dois países", disse o brasileiro. Neto de paraguaio, disse que o jogo da próxima semana será de grande importância para a região. 

"Todo mundo comemorou bastante, foi pra rua, fez carreata, foi muito bom para ambos os países, só coisa boa para gente", finalizou.

Agora, o time da fronteira enfrentará o Sporting Cristal na 2ª fase do torneio. O primeiro confronto acontece em Pedro Juan Caballero na próxima terça-feira (17), com a volta disputada no Peru, dia 24. Botafogo e Bahia são os brasileiros nesta fase da competição. 

Para chegar até a fase de grupos terá de vencer esta etapa e ainda eliminar Carabobo (VEN) ou Huachipato (CHI). 

Competição

Cabe frisar que a Libertadores 2026 será disputada até 13 de março. As chaves serão definidas a partir dos potes organizados pelo ranking da Conmebol. Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Corinthians completam a lista de clubes brasileiros no torneio.

Os times mais bem posicionados no ranking têm a vantagem de decidir os confrontos eliminatórios em casa. O sorteio da fase de grupos acontece dia 18 de março.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).