Arlindo Florentino
Campo Grande vai receber a prova de abertura da Fórmula 3 Sul-Americana desta temporada, no dia 24 deste mês. A principal categoria de base na América do Sul chega renovada e com muitas novidades, entre as quais, a estreia da Fórmula Universitária. A mais nova modalidade do automobilismo reunirá equipes formadas por instituições de ensino de todo o país, que disputarão seu primeiro campeonato.
Outro destaque é o aumento do número de corridas disputadas pelos pilotos da F-3, que salta de 18 para 24 provas. Ao todo serão seis rodadas triplas e três duplas. Entre as atrações está a inclusão do circuito de Caruaru (PE), pela primeira vez no calendário da categoria. A F-3 também retorna a autódromos tradicionais como o de Londrina (PR). Já as provas internacionais estão confirmadas para Santa Fé (Argentina) e Piriápolis (Uruguai).
O sistema de pontuação seguirá os mesmos critérios da Fórmula 1, com os 10 primeiros pilotos marcando pontos, 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1, respectivamente. Os monopostos da F-3 Light continuarão dividindo o grid com a F-3 Sul-Americana. A categoria de acesso já tem confirmadas as participações de dois pilotos estrangeiros: a sul-africana Brittany Rorster e o colombiano Francisco Diaz.