Esportes

EM OBRAS

CBF inicia construção de Centro de Desenvolvimento para uso do futebol de base em Campo Grande

O terreno escolhido para o empreendimento está localizado na saída para Rochedinho, após o campus da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Continue lendo...

Projeto de criação de um Centro de Desenvolvimento de Futebol na capital Campo Grande começou a sair do papel nesta última semana.

De acordo com a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), a contrução do Centro de Desenvolvimento de Futebol de Campo Grande, que terá estrutura para receber jogos dos campeonatos sul-mato-grossenses do futebol de base, faz parte do Fundo de Legado da Copa do Mundo, que começou a ser idealizado em 2015.

Os engenheiros responsáveis pela obra, que será coordenada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela FFMS, deram o pontapé inicial do trabalho nesta semana, com estacamento, limpeza e terraplanagem. Segundo a federação de futebol do Estado, até o fim de 2024 o espaço para atividade esportiva deve ficar pronto.

O Centro de Desenvolvimento será contruido em um terreno que fica na avenida Tamandaré, na saída para Rochedinho, após o campus da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O imóvel já possui uma casa, que servirá de base operacional para as atividades de escolinhas de futebol e competições amadoras promovidas pela Federação de Mato Grosso do Sul.

O planejamento da obra que têm recursos da Fifa, conforme informações da FFMS, prevê a implantação de um centro de treinamento e competições, com um campo de grama natural e medidas oficiais (105m x 68m), vestiários, arquibancadas, além de amplo estacionamento para veículos e ônibus.

ENORME CONQUISTA

Espaço onde será construido o Centro de Desenvolvimento de Futebol de Campo Grande

Jamiro Rodrigues, que será o gestor responsável da obra por parte federação de futebol, informa que dentro da organização para o inicio das obras efetivamente, a construção do Centro de Desenvolvimento chega em sua terceira etapa.

"A primeira etapa foi a escolha do local, com localização e espaços adequados e aquisição desta chácara. Depois, em uma segunda etapa, tivemos que providenciar as licenças necessárias e a produção do projeto. Agora, damos início efetivamente a obra. Houve uma preocupação ecológica com a manutenção das árvores e um cuidado com o meio ambiente na produção de lixo e dejetos e o seu destino, o que demandou tempo”, explica Jamiro.

O presidente da FFMS, Francisco Cezário, acredita que o Centro de Desenvolvimento é uma conquista enorme para o futebol do Estado. “Com o empreendimento poderemos organizar várias atividades, desde a formação de atletas, realização de competições e a formação e capacitação de profissionais. Começamos a construir uma nova dinâmica em nossa modalidade no Mato Grosso do Sul, uma casa própria”, enalteceu o dirigente.

NA DECISÃO

João Fonseca e Marcelo Melo alcançam final do Rio Open

Brasileiros disputarão título de duplas da competição

21/02/2026 17h30

Os brasileiros João Fonseca e Marcelo Melo estão na decisão do Rio Open

Os brasileiros João Fonseca e Marcelo Melo estão na decisão do Rio Open Foto: Reprodução/Rio Open/X

Continue Lendo...

Os brasileiros João Fonseca e Marcelo Melo se garantiram na decisão do Rio Open. A classificação foi alcançada após superarem os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 2/6 e 13/11, na tarde deste sábado (21) na quadra Guga Kuerten, a principal do Jockey Club Brasileiro, que fica na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.

Agora, Fonseca e Melo aguardam a outra semifinal para conhecerem seus adversários na grande decisão. O outro finalista será definido no confronto entre o alemão Constantin Frantzen e o holandês Robin Haase e entre o argentino Guido Andreozzi e o francês Manuel Guinard.

Eliminação nas simples

Um título nas duplas pode servir como uma espécie de prêmio de consolação para João Fonseca, que ficou de fora da disputa de simples após ser surpreendido, na última quinta-feira (19), pelo peruano Ignácio Buse. O brasileiro foi derrotado pelo 91º do mundo em simples por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 3/6 e 4/6, nas oitavas de final do Rio Open.

O Rio Open é um torneio nível ATP 500, o terceiro em importância no circuito, que dá 500 pontos ao campeão no ranking. Apenas os eventos de nível ATP 1000 e os Grand Slams (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open) têm peso maior.

SPFC

São Paulo anuncia renovação de contrato do atacante Luciano até dezembro de 2028

Também há metas previstas que podem estender o acordo automaticamente por mais uma temporada, até o fim de 2029

20/02/2026 23h00

São Paulo anuncia renovação de contrato do atacante Luciano até dezembro de 2028

São Paulo anuncia renovação de contrato do atacante Luciano até dezembro de 2028 Divulgação

Continue Lendo...

O São Paulo garantiu a permanência de um de seus principais nomes do elenco. O clube acertou a renovação contratual do atacante Luciano até 31 de dezembro de 2028, com metas previstas que podem estender o acordo automaticamente por mais uma temporada, até o fim de 2029.

"O São Paulo acertou a renovação do contrato de Luciano até 31 de dezembro de 2028, com metas estipuladas para uma prorrogação automática até 31 de dezembro de 2029", escreveu o clube em seu perfil no X.

Identificado com a torcida, o camisa 10 comemorou a continuidade da trajetória no clube do Morumbi e destacou o vínculo emocional criado ao longo dos anos.

"O que me deixa mais feliz é ouvir que o Luciano é intenso como um torcedor dentro do campo, que o Luciano representa o sentimento dos são-paulinos. Vivi momentos que vão ficar pra sempre na memória, na minha e da minha família, e quero continuar escrevendo essa história", disse Luciano.

Para a diretoria, a renovação simboliza a valorização de um atleta que alia desempenho e liderança. O presidente Harry Massis Júnior ressaltou a importância do atacante no planejamento esportivo.

"Luciano é um pilar do nosso elenco. Tem números consistentes desde que chegou ao clube, conquistou o respeito do torcedor são-paulino e com certeza continuará colaborando para os objetivos do clube. É uma satisfação garantir a permanência dele por mais tempo", comentou.

No mesmo tom, o executivo de futebol Rui Costa apontou que a decisão vai além das estatísticas. "A renovação do Luciano foi referendada por ele próprio, no dia a dia. Dentro de campo, com números representativos, e fora dele, com uma posição de liderança cada vez mais acentuada dentro do nosso grupo. Ter jogadores com esse grau de identificação com o torcedor é algo que consideramos preponderante", avaliou.

Luciano chegou ao São Paulo em agosto de 2020, após passagem pelo Grêmio, e não demorou a se destacar. Logo em sua primeira temporada, terminou como artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 18 gols, dividindo o posto com Claudinho, então no Red Bull Bragantino.

Desde então, construiu números expressivos: são 330 partidas disputadas e 105 gols marcados com a camisa tricolor, além de 33 assistências. O atacante já figura como o 18º maior artilheiro da história do clube e ocupa o terceiro lugar entre os goleadores do São Paulo neste século, atrás apenas de Luis Fabiano e Rogério Ceni.

O atacante foi decisivo na conquista do Campeonato Paulista de 2021, ao marcar na final contra o Palmeiras, e ajudou o clube a levantar os inéditos troféus da Copa do Brasil, em 2023, e da Supercopa Rei, em 2024.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).