Esportes

Estadual

Com empate em 1 a 1, Costa Rica é o campeão Sul-Mato-Grossense

Dono da melhor campanha do Estadual, Cobra-norte confirmou favoritismo e venceu pela segunda vez a competição

Continue lendo...

Jogando em casa, o Costa Rica Esporte Clube (Crec) venceu pela segunda vez em sua história o Campeonato Sul-Mato-Grossense. A consagração do Cobra-Norte acontece dois anos depois de seu primeiro título, vencido em 2021, e veio após novo empate contra o Operário, partida disputada no Estádio Laerte Paes Coelho, o Laertão.

Dono da melhor campanha do Estadual, o Crec necessitava apenas de um empate para levantar o caneco diante de sua torcida. Soberano na competição, e jogando com o regulamento ‘embaixo do braço’, o clube do norte do Estado espantou qualquer chance operariana no fim da primeira etapa, após Bruninho abrir o placar do confronto. 

Com a vantagem do empate e com um gol de vantagem no confronto, a equipe comandada por Alexandre Finazzi buscou administrar a decisão, mesmo com o goleiro Rodolfo em tarde especial e de grandes defesas. Em desvantagem no placar o Operário diminuiu no fim com Irapuan, aos 48’ da etapa complementar, entretanto, o gol em nada auxiliou os visitantes, que necessitavam vencer o confronto para levantar o 13º título de sua história. 

“O título do Costa Rica neste ano mostra a força do futebol do interior do Estado. Não apenas porque vencemos, mas sobretudo por conta do desempenho dos demais, Ivinhema, Serc, Dourados, mostramos que o desenvolvimento do interior tem dado resultado”, destacou o presidente do Costa Rica, André Baird.

Questionado sobre o desempenho do clube na competição, o dirigente salientou que o fomento do Governo do Estado ajuda, entretanto, o auxílio da iniciativa privada pode fazer com que o clube e região possam almejar coisas maiores em um futuro próximo.

“Financeiramente, sem o Estado não haveria competição, mesmo assim, cabe a iniciativa privada, os produtores locais, enxergarem o potencial dos nosso elenco e a força do clube para que possamos evoluir cada vez mais, sobretudo nas competições que nos aguardam em 2024”, frisou Baird. 

O resultado enalteceu o trabalho defensivo do time treinado pelo técnico Alexandre Finazzi, já que em cinco partidas disputadas pela equipe na fase mata-mata o clube tomou apenas dois gols.

Anteriormente, em entrevista ao Correio do Estado, o treinador revelou que a saída do atacante Cristiano, até então artilheiro do clube no Estadual, e barrado por indisciplina, dificultou o desempenho ofensivo da Costa Rica na reta final.

Para além da confiança dos donos da casa, o histórico recente entre os dois últimos campeões sul-mato-grossenses destacava a vantagem do Costa Rica. Em três jogos, o clube do interior de MS venceu dois duelos e conquistou um empate, justamente na primeira partida da decisão deste ano.

A competição

Melhor colocado geral, o Costa Rica passou o Aquidauanense nas quartas de final e utilizou o critério de melhor campanha para barrar o Ivinhema nas semifinais. Em contrapartida, o Operário chegou à decisão após virar o confronto quadrifinalista diante do Novo e vencer o Dac Dourados nas semifinais. 

Garantidos na primeira fase da Copa do Brasil do ano que vem, Operário e Costa Rica serão os representantes sul-mato-grossenses na copa nacional do próximo ano. Campeão Estadual, o Crec assegurou vaga para o Campeonato Brasileiro Série D  de 2024 e a Copa Verde do próximo ano. 

Equipes 

Campeão, o Costa Rica, do técnico Alexandre Finazzi, foi a campo com 72-Rodolfo, 2-Léo Jr., 3-Luizão, 13-João Victor Teixeira, 17-João Victor de Araujo, 6-Fabinho, 7-Bruninho, 8-Marinho, 9-Edson Evangelista, 10-Gean e 11-Everton Tiziu.

Comandado por Celso Rodrigues, o Operário entrou em campo com 12-Samuel; 2-Marlon, 3-Felipe, 4-Marcio Luiz e 6-Hugo Leonardo; 5-Andrei Alba, 8-Fernandinho e 7-Kaique; 9-Jhonny, 10-Juninho e 11-Tony Jr.

Assine o Correio do Estado 

NOVOS ARES?

Natural de Iguatemi, Patrícia Sochor anuncia saída do Cruzeiro

Anunciada em janeiro, atleta se despede do Cabuloso com três gols em 28 jogos e título do Campeonato Mineiro

28/12/2025 16h30

Patrícia Sochor balançou a rede três vezes esta temporada, além de ter conquistado o Estadual

Patrícia Sochor balançou a rede três vezes esta temporada, além de ter conquistado o Estadual Foto: Reprodução/Instagram

Continue Lendo...

A jogadora sul-mato-grossense Patrícia Sochor anunciou a saída do Cruzeiro depois de uma temporada, que terminou com a conquista do Campeonato Mineiro no mês passado.

Anunciada em janeiro junto com outras 12 atletas, Sochor foi uma das contratações do Cabuloso nesta nova fase do futebol feminino do clube. Em números, a atleta não teve um dos seus anos mais inspirados, com apenas três gols em 28 jogos, a maioria saindo do banco de reservas.

Com investimentos altos, a expectativa para 2025 era grande. Porém, a grande pedra no sapato do Cruzeiro nesta temporada foi o Corinthians. Na Copa do Brasil - que voltou ao calendário do futebol feminino brasileiro depois de nove anos - foram eliminadas para o Timão nos pênaltis, ainda na terceira fase da competição.

No Campeonato Brasileiro, terminaram na 1ª colocação a primeira fase, com 36 pontos conquistados. Eliminaram o Bragantino e o Palmeiras nas quartas de final e semifinal, respectivamente. Mas, na grande decisão, foram vice-campeãs para as ‘Brabas’, após empatarem em Minas Gerais em 2 a 2 e perderem em São Paulo por 1 a 0.

Para fechar o ano em grande estilo, conquistaram o Campeonato Mineiro em cima do América-MG, com placar agregado de 6 a 2. Vale destacar que, com a boa campanha no Brasileiro, o Cabuloso garantiu classificação para a Copa Libertadores de 2026.

Na publicação de despedida, Sochor ressalta a temporada no clube e agradeceu os torcedores, companheiras de equipes e comissão técnica.

“Um ciclo muito especial da minha carreira e da minha vida que se encerra. Foram dias de trabalho, entrega e aprendizado vestindo a camisa do Cruzeiro. Agradeço a todas as pessoas que fizeram parte dessa caminhada dentro e fora de campo, e à Nação Azul, que sempre esteve presente com seu apoio e sua paixão. Levo esse clube e tudo o que vivi aqui comigo, com orgulho e gratidão! Obrigada Cruzeiro de Garotas, até breve”, disse.

Enquanto isso, nas redes sociais do clube, o Cruzeiro fez questão de agradecer aos serviços prestados pela atleta durante o ano. "Agradecemos por toda entrega, dedicação e empenho com a camisa celeste. Desejamos sucesso em suas trajetórias", destaca.

Perfil - Patrícia Sochor

Nascida no dia 29 de abril de 1994 (31 anos), em Iguatemi, município de Mato Grosso do Sul com menos de 15 mil habitantes, Patrícia da Silva Sochor joga profissionalmente desde 2012, quando estreou com a camisa do Avaí/Kindermann (SC), um dos clubes pioneiros da modalidade no Brasil.

No clube catarinense, onde ainda conquistou dois estaduais, permaneceu até meados de 2013, quando se transferiu para o Comercial (MS), mas nem chegou a atuar com a camisa do clube de Campo Grande. Em 2014, atuou por três clubes diferentes: Vasco da Gama (RJ), onde atuou por apenas 4 jogos, Avaí/Kindermann novamente e Osasco Audax (SP).

No ano seguinte, foi para o Centro Olímpico (SP), uma das principais equipes do futebol feminino na época, que contava com uma das melhores jogadoras da história, a atacante Cristiane. No clube paulistano marcou três gols em nove jogos.

Mas, foi em 2016 que começaria a receber mais chances nas equipes onde jogava, quando se transferiu para a Ferroviária. Na primeira temporada com a camisa grená, atuou em 12 jogos e marcou dois gols. No mesmo ano, se transferiu para o Huelva (Espanha), onde teve marcas parecidas, com 11 jogos e dois gols.

Em 2017, mudou de ares e foi para o Santos (SP), onde ficaria até 2019. No clube do litoral paulista, atuou em 83 jogos e balançou as redes em 21 oportunidades. Conquistaria o Campeonato Brasileiro de 2017 e o Campeonato Paulista de 2018.

Em 2020, voltaria a vestir a camisa do Ferroviária. Na sua segunda passagem pelo clube de Araraquara (SP), atuou em 56 jogos, marcou 18 gols e deu seis assistências. Conquistou a Copa Libertadores da América de 2020.

Já em 2022, se transferiu para o Palmeiras (SP), onde ficaria por apenas um ano. Porém, neste pouco tempo de clube, atuou em 34 partidas, marcou 11 gols e foi campeão novamente da competição continental e do Campeonato Paulista.

Em 2023, voltou ao Ferroviária para, até então, sua última passagem. Atuou em mais 43 jogos, marcou sete gols e deu três assistências (juntando com os dados de 2024). Em novembro, sua saída da equipe foi anunciada e, dois meses depois, aceitou defender as cores do Cruzeiro.

Além da sua carreira por clubes, Sochor também já representou a seleção brasileira. Em 2014, foi campeã e vice-artilheira do Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino Sub-20, competição do qual o Brasil domina, com 10 títulos em 10 edições. Na seleção principal, não teve oportunidades.

Assine o Correio do Estado

FERA DO ESPORTE

Galvão Bueno se pronuncia após passar o Natal internado e projeta retorno em fevereiro

O narrador esportivo, de 75 anos, explicou que precisou ser hospitalizado na véspera da data festiva após apresentar sintomas semelhantes aos de um quadro recente de pneumonia

28/12/2025 12h30

REPRODUÇÃO INSTAGRAM @galvaobueno

REPRODUÇÃO INSTAGRAM @galvaobueno

Continue Lendo...

Galvão Bueno se pronunciou neste sábado após passar o Natal internado na Santa Casa de Londrina, no Paraná. O narrador esportivo, de 75 anos, explicou que precisou ser hospitalizado na véspera da data festiva após apresentar sintomas semelhantes aos de um quadro recente de pneumonia.

Em nota, a família e a assessoria informaram que Galvão deu entrada no hospital para avaliação médica, passou por exames e permaneceu em observação. Três dias depois, recebeu alta e seguirá o processo de recuperação em casa.

"Já estou em casa e vou explicar exatamente o que aconteceu", disse Galvão, em vídeo publicado nas redes sociais. Segundo ele, os sintomas remetiam à pneumonia viral que o levou a ficar internado por uma semana no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no fim de novembro.

O narrador explicou que, após a primeira internação, não respeitou o período adequado de repouso por conta da intensa rotina de trabalho, que incluiu transmissões, gravações, viagens e compromissos profissionais ligados à Copa do Mundo de 2026. "A pneumonia exige repouso, antibióticos e fisioterapia. Mas o trabalho não deixou", afirmou.

Após viajar para Londrina a fim de passar o Natal, Galvão voltou a se sentir mal e decidiu procurar atendimento médico. Liberado no sábado, ele afirmou que seguirá as orientações médicas, com uso de antibióticos até a próxima semana, além de um período de descanso e sessões de fisioterapia.

"Agora, sim, vou fazer esse repouso. Serão 15 dias de fisioterapia e, em fevereiro, estamos juntos", disse o narrador, que agradeceu as mensagens de apoio e afirmou estar confiante na recuperação.

Veja a nota na íntegra:

"Meus amigos das redes sociais, meus milhões de amigos das redes sociais. E desta vez com muito mais gente, quero falar com muito mais pessoas, porque quero agradecer a todas as mensagens, a todas as orações, a toda torcida, a todo pensamento positivo.

Eu já estou em casa, já tive alta aqui na Santa Casa de Londrina e vou explicar exatamente o que aconteceu. A coisa de um mês, eu tive uma pneumonia viral. Me internei no Sírio-Libanês, em São Paulo, passei lá uma semana, saí de lá absolutamente perfeito Mas a pneumonia exige que você tenha um certo repouso e depois que tome os antibióticos, depois que cuide de tudo, né? E que faça a fisioterapia. Mas o trabalho não deixou. Essa minha maneira maluca de trabalhar... Então foram duas semanas de programas ao vivo, de transmissão de jogos de futebol, de gravações, de viagens, de reuniões, de preparar já a Copa do Mundo no SBT no próximo ano, de me despedir da Bandeirantes, de fazer as transmissões da decisão da Copa do Brasil na Amazon Prime.

Então, eu me senti bem ali, achei que estava tudo uma maravilha. Voltei para casa para o Natal e me senti mais ou menos como tinha me sentido antes. Então, fui para o hospital, fiz todos os exames, fiquei lá, hoje tive alta. Vou ainda tomar antibióticos até quarta-feira e agora, sim, estou de férias!

Então agora vou fazer esse repouso, 15 dias de fisioterapia e em fevereiro estamos juntos! Vamos 'simbora', o ano é forte, vem aí Copa do Mundo... é, tem Copa do Mundo, tem muita coisa para fazer!

Obrigado, obrigado, obrigado a todos. Obrigado a Deus. Um beijo!"

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).