Esportes

Aniversariante

Com placa, mosaico, baile e homenagem em bloco, Zico chega aos 70 anos

Maior jogador da história do Flamengo faz aniversário nesta sexta-feira (3)

Continue lendo...

Homenageado em bloco de carnaval, mosaico no Maracanã e placa entregue pelo presidente do Flamengo, Zico completa 70 anos nesta sexta-feira (3). Maior jogador da história do clube da Gávea, ele fez parte da equipe que ganhou os brasileiros de 1980, 1982, 1983 e 1987.

Foi também o astro maior do elenco campeão da Libertadores e do Mundial de 1981.


"Esse cara me deu milhões de felicidades. A gente sempre vai estar devendo para você", disse o presidente Rodolfo Landim antes da partida de volta da final da Recopa Sul-Americana, contra o Independiente del Valle (EQU), disputada na última terça-feira (28).


O dirigente brincou com a importância da data, que seria como um Natal para o flamenguista. Minutos antes do apito inicial, a torcida montou um mosaico com o nome do atacante e a lembrança dos seus 70 anos.


O público também cantou "Parabéns pra você" enquanto o telão do estádio mostrava lances do camisa 10 com o manto rubro-negro.


A final, vencida pelos equatorianos, aconteceu no Maracanã, estádio em que o Zico é o maior artilheiro, com 334 gols em 435 partidas.


O maestro atuou pelo Flamengo entre 1971 e 1983 e depois de 1985 a 1989. Com 509 gols, é o primeiro no ranking dos maiores goleadores do clube. Foi eleito três vezes o melhor jogador sul-americano: em 1977, 1981 e 1982.


"Só tenho a agradecer por tudo o que aconteceu na minha vida, ao Flamengo, por ter aberto as portas para mim e pela oportunidade de ter grandes conquistas pelo meu clube do coração", disse Zico ao receber a placa.


A comemoração já havia começado no sábado (26) de Carnaval. Ele foi homenageado pelo bloco Fla Master, que desfilou pela Barra da Tijuca (zona oeste do Rio). O presidente do bloco é Adílio, que foi seu companheiro de time na Gávea na década de 1980.


"É muito gratificante receber esse carinho de todos porque é o legado que a gente deixa. Uma resposta para mostrar que valeu a pena todo o esforço e sacrifício", completou o homenageado.


Foi com a camisa do Flamengo que ele teve também o pior momento da carreira. A lesão no joelho sofrida em 1985, durante uma partida contra o Bangu, no Maracanã, após entrada violenta do volante Marcio Nunes, comprometeu sua participação na Copa de 1986. Seria o último Mundial de sua carreira.


Zico foi opção para o segundo tempo durante as partidas do torneio no México. Nas quartas de final, diante da França, desperdiçou pênalti no confronto em que o Brasil foi eliminado. Serviu apenas para reforçar a desilusão. Ele era um dos principais nomes do time de 1982, derrotado pela Itália no que ficou conhecido como a "Tragédia do Sarriá", em alusão ao nome do estádio. Antes disso, ele havia participado da competição em 1978.


O atacante chegou perto de ser campeão pela seleção como auxiliar-técnico de Zagallo na Copa de 1998, ma França. O Brasil foi derrotado na final pelos donos da casa.


Zico estendeu sua influência além do futebol brasileiro. Foi o principal responsável pela popularização da J.League, a liga profissional de futebol japonesa. Entre 1991 e 1994, atuou pelo Kashima Antlers e dirigiu o Japão no Mundial de 2006, disputado na Alemanha.


A última celebração dos 70 anos do jogador será nesta sexta-feira em um baile no Jockey Club do Rio de Janeiro. A festa terá 500 convidados e shows do cantor Fagner e da bateria da Imperatriz Leopoldinense. A escola de samba foi campeã do carnaval carioca na semana passada.

Vitória suada

Arsenal sofre contra o pior time da Premier League em casa, mas vence com 2 gols contra

Na cola dos Gunners, Manchester City enfrenta o Crystal Palace neste domingo

13/12/2025 23h00

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Mesmo em casa o Arsenal foi incapaz neste sábado de marcar contra o Wolverhampton, lanterna da Premier League, mas foi beneficiado com dois gols contra. O 2 a 1 no Emirates Stadium consolidou o time de Londres na liderança do campeonato com 36 pontos. O Manchester City tem 31 e enfrenta o Crystal Palace neste domingo. O Wolverhampton somou apenas 2 pontos em 16 rodadas.

Diante de sua torcida, o Arsenal teve muito mais posse de bola e passou praticamente todo o primeiro tempo no campo de ataque. O domínio, porém, foi ilusório. Os visitantes conseguiram neutralizar o rival com um esquema com três zagueiros, e o Arsenal terminou a primeira etapa sem um finalização em direção ao gol de Johnstone. A melhor chance foi do Wolverhampton, quando o sul-coreano Hwang Hee-Chan finalizou um contra-ataque para a defesa de Raya.

O segundo tempo começou com ainda mais posse de bola do Arsenal, mas o time era incapaz de finalizar com perigo. Ainda antes dos 15 minutos, o técnico Mikel Arteta fez três alterações, colocando Odegaard, Trossard e Merino em campo. O time trocava passes no campo de ataque, mas continuava com dificuldades para criar chances realmente perigosas.

A primeira finalização correta do Arsenal no jogo aconteceu aos 22 minutos, quando Declan Rice acertou um belo chute e exigiu grande defesa de Johnstone. A pressão do time da casa após um escanteio pela direita. Saka cobrou com efeito e quase marcou um gol olímpico, mas a bola bateu na segunda trave, voltou nas costas de Johnstone e entrou. Gol contra.

O Arsenal continuou pressionando, mas viu o Wolverhampton abandonar o esquema de três zagueiros e se aventurar no ataque. No final do jogo, Arias, ex-Fluminense, entrou no Wolverhampton, e o brasileiro Gabriel Jesus voltou a defender o Arsenal na Premier League após mais de 11 meses, depois de se recuperar de grave lesão.

Aos 45 minutos, os visitantes conseguiram empatar com uma cabeçada de Arokodare. Nos acréscimos, o Arsenal conseguiu a vitória com a participação imprescindível de Gabriel Jesus, que disputou pelo alto um lance com Mosquera. O defensor acabou desviando para a própria meta. Segundo gol contra do Wolverhampton.

O líder Arsenal volta a jogar na Premier League como visitante contra o Everton, e o lanterna Wolverhampton tenta sua primeira vitória no campeonato ao receber o Brentford. Os dois jogos acontecem no sábado.

Assine o Correio do Estado 

Esportes

Corinthians aposta em bola parada para enfrentar Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil

Técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos e treinou jogadas de bola parada e cobranças de pênalti

13/12/2025 22h00

Zagueiro André Ramalho é uma das armas do Timão para a final

Zagueiro André Ramalho é uma das armas do Timão para a final Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O Corinthians encerrou neste sábado sua preparação para o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro. O técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos e treinou jogadas de bola parada e cobranças de pênalti. Após vencer o duelo de ida por 1 a 0, o Corinthians tem a vantagem do empate no jogo das 18h deste domingo, na Neo Química Arena, para avançar à final.

Com o triunfo no Mineirão, o Corinthians tenta conquistar uma segunda vitória para selar a classificação em casa e manter uma campanha impecável na Copa do Brasil. Em sete partidas desta edição, o tricampeão (1995, 2002 e 2009) saiu vitorioso em todas, com nove gols marcados e nenhum sofrido.

"Temos que entrar em campo buscando a vitória como a gente sempre fez. Principalmente em oportunidades assim", afirmou o zagueiro André Ramalho sobre a semifinal com o Cruzeiro. "Conseguimos um grande resultado fora de casa, temos que entender isso. Porém, estamos na nossa casa, com a nossa torcida Vamos, com certeza, para buscar a vitória", completou.

O zagueiro disse esperar um confronto mais difícil do que o de Belo Horizonte. "Será um jogo de extrema dificuldade. Eles (Cruzeiro) vão tentar reverter o resultado, mas estamos cientes do desafio. Estaremos bem concentrados e focados. Dá para ver isso no time. Que a gente consiga mais uma vitória amanhã e, se Deus quiser, a classificação."

A questão física recebeu atenção especial no Corinthians. Dorival Júnior, após a partida de ida, comentou sobre uma "entrega ainda maior" para conquistar a vaga. "Desde que acabou o jogo, a gente sabia que teria que se recuperar bem para estar apto para deixar nosso melhor dentro de campo. A gente fez um bom trabalho", completou André Ramalho.
 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).