Esportes

ESPORTES

Copa do Catar: Fifa sorteia grupos das eliminatórias europeias

Principais seleções do Velho Continente conseguem rotas tranquilas

Continue lendo...

A Inglaterra caiu no mesmo grupo da Polônia no sorteio das eliminatórias para a Copa do Catar, nesta segunda-feira (7), que deixou as principais seleções da Europa com caminhos aparentemente tranquilos até o torneio de 2022.

Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica, Holanda, Portugal, Croácia e Inglaterra não se enfrentam graças ao sistema de cabeça de chave e, salvo grandes surpresas, devem se classificar de forma confortável para o próximo Mundial.

Acompanhe as últimas notícias do Correio do Estado

A principal emoção provavelmente será a disputa entre os times intermediários para terminar em segundo em seus grupos e se classificar para a repescagem.

Sob um formato revisado, os dez vencedores dos grupos se classificam diretamente para o Catar, enquanto os segundos colocados vão para um sistema de repescagem junto com as duas melhores equipes da Liga das Nações, uma competição separada.

Essas 12 equipes serão divididas em três chaves de quatro, com os vencedores de cada uma também indo para o Catar. A fase de grupos será disputada entre março e novembro do próximo ano, com o mata-mata em março de 2022.

A França, atual campeã mundial, foi sorteada no grupo D ao lado da Ucrânia (equipe que derrotou recentemente por 7 a 1 em um amistoso), Finlândia, Bósnia e Cazaquistão.

Os antigos rivais Inglaterra e Polônia se enfrentarão novamente, após serem sorteados no grupo I, juntamente com Hungria, Albânia, Andorra e San Marino.

A Espanha está no grupo B com Suécia, Grécia, Geórgia e Kosovo, enquanto Portugal enfrentará Sérvia, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão no grupo A. Já a Bélgica pega País de Gales, República Tcheca, Belarus e Estônia no grupo E.

O grupo F parece ser o mais equilibrado, com Dinamarca, Áustria, Escócia, Israel, Ilhas Faroe e Moldávia. A Croácia, vice-campeã em 2018, enfrentará Eslováquia, Rússia, Eslovênia, Chipre e Malta no grupo H.

A Alemanha faz parte do grupo J, e seus adversários são Romênia, Islândia, Macedônia do Norte, Armênia e Liechtenstein.

Esportes

F-1: Ferrari anuncia troca de engenheiro de Lewis Hamilton após desempenho ruim em 2025

Riccardo Adami, que antes acompanhava o britânico de 41 anos, fará parte da academia da escuderia italiana

16/01/2026 23h00

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton Reprodução

Continue Lendo...

A Ferrari divulgou, nesta sexta-feira, 16, que o piloto Lewis Hamilton terá um novo engenheiro de corrida na temporada de 2026 da Fórmula 1. Riccardo Adami, que antes acompanhava o britânico de 41 anos, fará parte da academia da escuderia italiana.

A medida acontece depois de um ano ruim de Hamilton na categoria, seu primeiro representando a Ferrari. Ele terminou a temporada sem conquistar nenhum pódio ao longo de 24 GPs, algo inédito na sua carreira.

O ano de 2025 também ficou marcado por momentos de tensão entre Lewis e Adami, que se desentenderam e discutiram em algumas corridas da última temporada.

Agora, o italiano Riccardo Adami ocupará o cargo de gerente da academia de pilotos da Ferrari e do departamento de testes de carros anteriores.

"Sua ampla experiência à beira da pista e seu conhecimento em Fórmula 1 contribuem para o desenvolvimento de futuros talentos e para o fortalecimento da cultura de desempenho em todo o programa", escreveu a escuderia em um comunicado oficial.

A nota da equipe também revelou que o novo engenheiro de corrida de Lewis Hamilton será anunciado no momento oportuno. A primeira corrida da temporada de 2026 da F-1 será realizada no dia 8 de março, na disputa do GP da Austrália.

Estadual

Campeonato Sul-Mato-Grossense começa neste domingo; saiba tudo sobre o Estadual

Maior campeão, Operário busca conquistar tricampeonato consecutivo em 2026

16/01/2026 18h45

Confronto entre Operário e Pantanal SAF no Estadual de 2025; clubes se enfrentam neste domingo

Confronto entre Operário e Pantanal SAF no Estadual de 2025; clubes se enfrentam neste domingo Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Com Operário em busca do tricampeonato consecutivo, a 48ª edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense começa neste domingo (18), com o duelo entre Operário e Pantanal, jogo antecipado agendado para o próximo domingo, às 16h.

Com dez clubes na disputa, o Estadual de 2026 começa cercado de expectativas, reunindo tradição, novos projetos e briga direta por vagas em competições nacionais. 

Maior campeão estadual com 14 títulos, o Operário-MS entra em campo para defender o título e buscar o tricampeonato consecutivo. Vice-campeão no ano passado, Ivinhema tenta conquistar seu segundo título da história. Em ascensão, Pantanal SAF, busca levantar sua primeira taça. Esses três clubes representam o Estado nas competições nacionais em 2026.

Também aparecem entre os campeões: Corumbaense, Costa Rica, Naviraiense e Águia Negra, enquanto Dourados, Bataguassu e Clube de Regatas Aquidauana seguem em busca do título inédito.

Competições nacionais

Além do título, o campeonato distribui vagas importantes: duas para a Série D de 2027, duas para a Copa do Brasil de 2027 e uma para a Copa Verde. O campeão garante presença em todas essas competições, enquanto o vice fica com as vagas restantes, conforme os critérios atuais da CBF. Mato Grosso do Sul ainda terá uma terceira vaga na Copa do Brasil, que será definida por meio da Copa MS, nova competição prevista pela FFMS.

A edição de 2026 será disputada entre 18 de janeiro e 29 de março, com quartas de final nos dias 4 e 8 de março, semifinais em 11 e 15, e a grande decisão marcada para os dias 22 e 29. 

Disputa

O Estadual terá primeira fase classificatória, com todas as equipes se enfrentando entre si, onde avançam os seis melhores colocados. Os dois primeiros garantem vaga direta na semifinal, enquanto do 3° ao 6° disputam as quartas de final, em confrontos de ida e volta.

A partir daí, semifinal e final seguem no sistema de mata-mata, também com dois jogos e decisão por pênaltis em caso de empate no placar agregado. Na final, o mando do jogo de volta será da equipe com melhor campanha ao longo da competição.

Jacques da Luz

Em Campo Grande, o Estádio Jacques da Luz será novamente o principal palco da competição. O local passou por uma série de melhorias, incluindo reforma dos vestiários, que serão personalizados por Operário e Pantanal, climatização da cabine de imprensa, novos sanitários, troca dos bancos de reservas e ajustes no gramado.

Segundo o presidente da FFMS, Estevão Petrallás, outras intervenções estão previstas, como a instalação de um sistema de irrigação permanente e melhorias na iluminação, reforçando a importância do estádio, atualmente o único disponível na Capital para jogos oficiais.

Confrontos da 1ª rodada

Data: 24/01 (sábado)

  • 15h – Bataguassu x Naviraiense – Estádio João de Souza
  • 16h – CRA x Costa Rica-MS – Estádio Noroeste
  • 16h – Pantanal x Águia Negra – Estádio Jacques da Luz
  • 18h – Corumbaense x Operário-MS – Estádio Arthur Marinho

Data: 25/01 (domingo)

  • 15h – Ivinhema x Dourados – Estádio Douradão

Lista de campeões

  • Operário-MS – 14
  • Comercial-MS – 9
  • Cene – 6
  • Águia Negra – 4
  • Ubiratan – 3
  • Serc – 2
  • Corumbaense – 2
  • Costa Rica-MS – 2
  • Naviraiense – 1
  • Ivinhema – 1
  • Nova Andradina – 1
  • Sete de Dourados – 1

Saiba*

A partida de abertura será entre Operário e Pantanal, que se enfrentam às 16h, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande.

O confronto é válido pela 7ª rodada, mas foi antecipado a pedido dos dois clubes, que também estarão em campo pela Copa do Brasil deste ano.

A 1ª rodada completa acontece no fim de semana seguinte, nos dias 24 e 25 de janeiro, com jogos em diferentes regiões do Estado.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).