Esportes

DESTAQUE

Costa Rica sobe 50 posições e é o melhor time de MS no ranking da CBF

Divulgado nesta sexta-feira (13) pela entidade, o Operário, que conquistou o título estadual em 2024 e participou da Copa do Brasil, caiu seis posições

Continue lendo...

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta sexta-feira (13), a atualização do Ranking Nacional de Clubes (RNC) e quatro clubes sul-mato-grossenses, de 238 no total, figuram nela.

Primeiramente, é importante ressaltar que para montar o ranking, a entidade esportiva considera as últimas cinco campanhas dos clubes nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, com peso maior para as temporadas recentes.

A partir disso, o maior salto dentre as equipes do estado foi do Costa Rica, que neste ano passou para segunda fase da Série D do campeonato nacional, sendo eliminado para o Cianorte (PR), e participou da Copa do Brasil, caindo na primeira fase para o América (RN). Com isso, o clube subiu 50 posições e chegou na 109ª colocação, com 608 pontos.

Na sequência, está o Operário, que neste ano disputou, dentre as competições consideradas pela CBF para a montagem da lista, apenas a Copa do Brasil, do qual foi eliminado em casa para o seu xará paranaense, o Operário (PR), ao empatar sem gols. Como resultado, o tradicional clube campo-grandense caiu seis posições e fechou 2024 em 114°, com 529 pontos.

Por último, aparecem dois times sul-mato-grossenses, que não disputaram nenhuma competição nacional este ano, mas como o ranking também leva em consideração resultados desde 2020, acabam aparecendo na lista: Águia Negra (228 pontos - 170ª posição) e; Aquidauanense (45 pontos - 236º colocado).

Nacional

No geral, o Flamengo continua na liderança do ranking, com 16.996 pontos. Nos últimos cinco anos, a equipe carioca conquistou um Campeonato Brasileiro, em 2020, e duas Copas do Brasil, em 2022 e 2024, além de ter sido vice-campeão das respectivas competições em 2021 e 2023.

Em seguida, completando o "Top-5", vem o São Paulo (14.832 pontos), Palmeiras (14.536), Corinthians (13.802) e Atlético-MG (13.713). O Botafogo, vice brasileiro em 2023 e campeão este ano, subiu seis posições e se encontra na 8ª colocação, com 11.652 pontos.

E bateu a curiosidade para saber quem é o último da lista? É o Barbalha (CE), que tem apenas 15 pontos e caiu três posições em comparação com o ranking do ano passado. 

Para visualizar o ranking completo, clique aqui.

Saiba

Em 2025, o Operário volta a disputar a quarta divisão do Campeonato Brasileiro, como "prêmio" por ter erguido o estadual deste ano, ao bater o Dourados por 3x2 no agregado. Além disso, a equipe campo-grandense também vai disputar a Copa Verde, com estreia contra o Ceilândia (DF), e também a Copa do Brasil, que os confrontos da primeira fase só devem ser sorteados ano que vem.

Assine o Correio do Estado
 

CATEGORIA DE BASE

Times de MS "se mudam" para SP em preparação para a Copinha

Campeão do sub-20, Operário de Caarapó manteve elenco que conquistou o título

14/12/2024 09h45

Elenco do Operário de Caarapó, campeão do Estadual sub-20, foi mantido para a disputa da Copinha

Elenco do Operário de Caarapó, campeão do Estadual sub-20, foi mantido para a disputa da Copinha Foto: Rodrigo Moreira / FFMS

Continue Lendo...

Em preparação para participar pela primeira vez da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Operário Caarapoense e o Dourados Atlético Clube fizeram parcerias e estão desde o início deste mês treinando no interior de São Paulo.

Atual campeão do Campeonato Estadual sub-20, o Tigre do Vale, do município de Caarapó, fechou uma parceria com o clube José Bonifácio, de São Paulo. 

Ao Correio do Estado, o diretor de Futebol do Operário de Caarapó, Leandro Francisco, informou que o elenco está na cidade do interior paulista se preparando com 21 jogadores que disputaram as competições estaduais neste ano.

“A parceira com o José Bonifácio se deu na questão de centro de treinamento, comissão técnica, material de treino e porcentagens em negócios futuros. Todos os atletas do elenco disputaram o sub-20 ou a Série B do Estadual”, declarou Leandro.

Entre os principais nomes da equipe, o elenco do Operário contará com o atacante Matheus Henrique do Nascimento Magalhães, que foi o artilheiro do Tigre do Vale neste ano, marcando quatro gols pela equipe no sub-20 e três na disputa da segunda divisão do Estadual profissional.

Após o fim da Série B, no dia 10 de novembro, o Tigre do Vale, que disputou a competição com o elenco que vai jogar a Copinha 2025, teve duas semanas de recesso e iniciou a preparação para a principal competição de base do País na cidade de José Bonifácio.

Já o Dourados, vice-campeão do Estadual sub-20, firmou no fim do mês de outubro uma parceria com o Esporte Clube Embu-Guaçu, equipe do interior paulista.

Nessa parceria, a maioria do elenco formado é de atletas do clube paulistano, sobrando apenas nove jogadores que disputaram o sub-20 pelo Dourados que compõem a equipe que treina em São Paulo.

O Dourados/Embu-Guaçu está realizando amistosos preparatórios para a Copinha desde novembro. A equipe enfrentou em jogos-treino o Corinthians, o Oeste (SP), o Água Santa e o Juventus (SP).

GRUPOS NA COPINHA

Segundo a tabela divulgada pela Federação Paulista de Futebol, o Operário Caarapoense vai disputar a Copinha na sede, no município de Tietê. O clube estreará no dia 3 de janeiro, às 14h15min (horário de MS), contra o América (RN). 

Na segunda rodada, o adversário do Tigre do Vale srá o Comercial de Tietê-SP, no dia 6 de janeiro, às 12h (de MS). O terceiro jogo da fase de grupos será contra o Juventude (RS), no dia 9, às 12h (de MS).

Sobre o grupo, o diretor do Operário Caarapoense, Leandro Francisco, vê com otimismo as possibilidades de o Tigre do Vale realizar uma boa campanha na Copinha. 

“Acreditamos que temos um bom elenco e podemos fazer frente às equipes que vamos enfrentar. As expectativas são as melhores possíveis”, declarou.

O Dourados disputa a primeira fase da Copinha na cidade de Itaquaquecetuba. O DAC faz seu primeiro jogo na competição no dia 4 de janeiro, às 12h (de MS), contra o time da casa, Aster Itaquá-SP. Depois, na segunda rodada, os douradenses enfrentarão o Vila Nova-GO, no dia 7, às 14h15min (de MS). 

Na rodada que fecha a primeira fase, no dia 10 de janeiro, o Dourados jogará contra Falcon-SE, às 12h (de MS).

ESTADUAL SUB-20

A classificação de ambas as equipes foi confirmada na disputa de semifinais do Campeonato Sul-Mato-Grossense sub-20, que ocorreu em agosto.

O Dourados enfrentou o Esporte Clube Comercial e venceu a equipe campo-grandense no segundo jogo do confronto, por 3 a 1, em partida disputada no Estádio Douradão. No primeiro jogo, a equipe da Capital havia ganhado, por 1 a 0. Os gols do DAC na partida decisiva foram marcados por Dudu Arroz, Willian e Luan. Pedro Henrique fez o gol colorado nos acréscimos.

Já o Operário Caarapoense empatou a primeira partida contra o União ABC, de Campo Grande, mas derrotou o hexa-campeão do Estadual sub-20, por 2 a 0, no Estádio Carecão, no segundo jogo. Os dois gols da partida foram marcados pelo jogador Matheus Henrique.

Na final, o Tigre do Vale derrotou o Dourados pelo placar agregado de 3 a 2.

COMPETIÇÃO

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida também como Copinha, é a maior competição de futebol da categoria de base nacional. Jogadores até 20 anos de todo o País disputam o campeonato.

Na edição de 2025, que começará em janeiro, 128 clubes, representando todos os estados do Brasil, participarão da competição.

Anualmente, os dois clubes de Mato Grosso do Sul que se classificam para a competição são os finalistas do Estadual sub-20.

Na edição deste ano, o União ABC e o Ivinhema foram os clubes do Estado que disputaram a competição. Ambas as equipes foram eliminadas na primeira fase.

SAIBA

Caso o Operário de Caarapó avance para a segunda fase, o clube poderá enfrentar o São Paulo. Já o Dourados, passando de fase, poderá entrar no caminho do Corinthians, o maior campeão da Copinha.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Brasil volta a receber prova da MotoGP em março de 2026

Goiânia sediará etapa da principal categoria do motociclismo mundial

12/12/2024 23h00

A MotoGP é a principal categoria do motociclismo mundial

A MotoGP é a principal categoria do motociclismo mundial Foto: MotoGP / MotoE

Continue Lendo...

A MotoGP, principal categoria do motociclismo mundial, voltará a ter uma etapa no Brasil a partir de março de 2026. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (12) no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, cidade que receberá a prova no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

“Nós temos boas lembranças das corridas realizadas nos anos de 1987, 1988 e 1989. O público brasileiro sempre vibrou muito. Goiânia tem um ótimo circuito. Sempre sonhamos com essa volta”, declarou o diretor executivo da Dorna (a entidade que possui os direitos da categoria), Carmelo Ezpeleta.

Quem também celebrou o retorno das provas de MotoGP ao Brasil foi o piloto brasileiro Eric Granado, que disputa a categoria MotoE no Mundial e a SuperBike: “Goiânia possui o melhor autódromo brasileiro para motovelocidade. Será um show”.

Segundo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o Autódromo Internacional Ayrton Senna passará por melhorias, que devem custar cerca de R$ 50 milhões, para receber a prova: “O Brasil terá de novo esse grande evento internacional. Já começaremos a adequação do autódromo a partir de janeiro do ano que vem, com um trabalho na pista, mas também no centro médico e camarotes”.

A última vez na qual uma prova da MotoGP foi disputada no Brasil foi no ano de 2004, quando a corrida foi realizada no extinto Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).