O Criciúma foi à Arena e surpreendeu o Grêmio na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Apesar de ter sido bastante pressionado, o time comandado pelo técnico Petkovic conseguiu garantir o triunfo graças ao gol de Lucca aos 33 minutos do primeiro tempo. Se quiser seguir no torneio, o Tricolor Gaúcho terá que reverter a vantagem em Santa Catarina.
O Grêmio começou melhor e assustou logo aos quatro minutos, em cabeceio de Luan que passou perto. O Tricolor ficou na bronca com a arbitragem aos 22, quando Luan acionou Pedro Rocha, que invadiu a área e marcou. No entanto, o bandeirinha assinalou impedimento em lance duvidoso.
Daí em diante, o Criciúma cresceu na partida até chegar ao gol aos 33. Pedro Geromel errou saída de bola que resultou em contra-ataque. Paulo Sérgio cruzou da esquerda e Lucca subiu mais que Pedro Rocha para cabecear para o fundo do gol.
Em desvantagem, o Grêmio voltou a pressionar e realizou uma blitz nos minutos finais do primeiro tempo. Pedro Rocha e Luan tiveram boas chances de dentro da área, mas não tiveram precisão.
O Grêmio continuou seu domínio no segundo tempo, não fosse uma sequência entre os seis e sete minutos. Primeiro, Wellington soltou uma bomba no ângulo e Marcelo Grohe espalmou para escanteio. Após a cobrança, Adalberto cabeceou e Hermes salvou em cima da linha.
Daí m diante, o Tricolor voltou a criar. Hermes teve boas oportunidades aos nove e aos 14. Aos 21, Fernandinho chutou fraco de dentro da área. Quatro minutos depois foi a vez de Pedro Rocha pecar na finalização.
Apesar de estar todo atrás, o Criciúma conseguiu encaixar um contragolpe aos 33. Lucca recebeu pela esquerda, passou por Walace e cruzou para Paulo Sérgio, que, na pequena área, mandou para fora e desperdiçou excelente oportunidade.
O Grêmio seguiu com a posse de bola, mas não foi capaz de criar outras oportunidades perigosas e terá que reverter o placar na próxima terça-feira, no Estádio Heriberto Hülse.


