Esportes

Copa do Brasil

Da frustração para a glória, Operário celebra quebra de jejum de 32 anos

Eliminado da Copa Verde há duas semanas, Galo deu resposta contundente à torcida em duelo contra xará do Paraná

Continue lendo...

O Operário fez história, nesta quarta-feira (1º), ao se classificar para a segunda fase da Copa do Brasil, em vitória contra o xará Operário Ferroviário por 1 a 0, no Estádio Jacques da Luz.

O avanço à próxima fase da Copa do Brasil quebra um jejum de 32 anos, uma vez que o Galo havia conseguido esse feito na competição somente no ano de 1990, ao eliminar o Mixto (MT).

Vindos de uma eliminação em decisão por pênaltis, na primeira fase do torneio regional Copa Verde, os jogadores do Galo, em entrevista ao Correio do Estado, declararam que o elenco sofreu com a derrota e queria dar uma resposta à frustração no duelo contra o Operário do Paraná.

“A vitória mostra que colocamos o coração no bico da chuteira, a gente sabia que faltava isso para a gente. A cobrança era grande, a torcida e a diretoria estavam com a razão, tomamos vergonha na cara e entramos para a história do clube”, disse Abuda, volante do Operário (MS).

O atacante Johnny, autor do único gol da partida, que deu a classificação para o Galo, falou como foi a atmosfera da torcida, a qual lotou o Estádio Jacques da Luz.

“É inexplicável, a torcida fez uma festa, nos apoiou no jogo todo, dar esta felicidade para eles é sensacional. Estou feliz de estar aqui, feliz pelo gol e ainda mais pela classificação”, disse o atacante.

O gol de Johnny foi marcado aos 27 minutos do primeiro tempo. No meio do campo, o volante Felipe Chaves roubou a posse da bola do Operário Ferroviário, tocando na velocidade para Johnny, que passou a zaga do Fantasma na corrida, chegando à cara do gol e fazendo uma bela finalização que foi parar no canto direito do goleiro Rafael Santos.

O atacante também foi o autor do gol do Galo na partida pela Copa Verde, em jogo que até os minutos finais dava a classificação para o Operário.

“Ficamos muito perto da classificação na Copa Verde, mas acredito que Deus não permitiu e honrou a gente para fazermos história com essa camisa na Copa do Brasil”, declarou Abuda.

O JOGO

A partida mais importante para o Operário de Campo Grande, neste primeiro semestre, começou bem equilibrada entre as duas equipes, que duelavam pela posse de bola nos primeiros minutos.

O Operário Futebol Clube, no entanto, era mais direto em suas jogadas ofensivas. Em poucos passes e com lançamentos para o ataque, o Galo teve momentos em que pressionava o Fantasma no seu campo defensivo.

O gol do Galo surgiu em um desses duelos pela posse de bola, quando o camisa 5, Felipe Chaves, desarmou o adversário e proporcionou um contra-ataque veloz com Johnny, que marcou o único gol da partida, aos 27 minutos do primeiro tempo.

Na segunda etapa, em apenas dois minutos de jogo, o mesmo Felipe Chaves que deu o passe para o gol, desta vez, falhou a tentativa de lançar a bola para frente e deixou o atacante do Fantasma com condições de empatar a partida. Felipe parou o lance com um carrinho por trás e foi expulso da partida.

Com um a menos, o Operário fechou a “casinha”, a entrada dos jogadores Abuda e Adriano foi feita para cumprir um papel mais defensivo, e o segundo tempo foi marcado por ataque do Operário do Paraná e defesa do Galo sul-mato-grossense.

O Fantasma praticamente não assombrou o Operário, os jogadores tocavam a bola, mas não conseguiam concluir as jogadas. Em toda a segunda etapa, apenas duas defesas levaram perigo para o goleiro Vitor Prada.

No fim da partida (aos 41 minutos do segundo tempo), o Fantasma ainda teve um jogador expulso, o meia Zé Vitor foi disputar a posse da bola no alto e atingiu o jogador do Operário com o pé levantado.

Com excelente trabalho defensivo, o Galo colocou R$ 900 mil no bolso após a classificação à segunda fase. No total, o Operário de Mato Grosso do Sul recebeu, até o momento, R$ 1,6 milhão em premiação na Copa do Brasil.

O técnico do Operário, Celso Rodrigues, comentou o desempenho dos jogadores em campo. “Buscamos o jogo a todo o tempo, a entrega dos jogadores foi muito grande. No intervalo, falamos que eles iam pressionar para tentar empatar e virar a partida, mas os jogadores suportaram a pressão e souberam sofrer”, analisou.

O treinador também enalteceu a presença da torcida. “Essa torcida maravilhosa veio e jogou junto; quando ela joga junto, o resultado acontece”.

ADVERSÁRIO DA 2ª FASE

Classificado, o Operário enfrentará na segunda fase da Copa do Brasil o Clube de Regatas Brasil (CRB), clube poliesportivo de Maceió, do estado de Alagoas.

O CRB se classificou nesta quarta-feira, em confronto contra o União de Rondonópolis (MT), no estádio Luthero Lopes, ganhando de 1 a 0, com gol do centroavante Anselmo Ramon.

Terceiro colocado na Copa do Nordeste e líder do Campeonato Alagoano, o CRB tem um elenco com atletas de renome, campeões brasileiros, paulistas e cariocas. O clube disputa a série B neste ano.

Entres os destaques está o zagueiro Gum, que ganhou reconhecimento nacional após se destacar por quase uma década no Fluminense. 

O principal jogador do CRB é o atacante Anselmo Ramon, que foi revelado pelo Cruzeiro, pelo qual foi campeão brasileiro em 2013. 

Assine o Correio do Estado

Vitória suada

Arsenal sofre contra o pior time da Premier League em casa, mas vence com 2 gols contra

Na cola dos Gunners, Manchester City enfrenta o Crystal Palace neste domingo

13/12/2025 23h00

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Mesmo em casa o Arsenal foi incapaz neste sábado de marcar contra o Wolverhampton, lanterna da Premier League, mas foi beneficiado com dois gols contra. O 2 a 1 no Emirates Stadium consolidou o time de Londres na liderança do campeonato com 36 pontos. O Manchester City tem 31 e enfrenta o Crystal Palace neste domingo. O Wolverhampton somou apenas 2 pontos em 16 rodadas.

Diante de sua torcida, o Arsenal teve muito mais posse de bola e passou praticamente todo o primeiro tempo no campo de ataque. O domínio, porém, foi ilusório. Os visitantes conseguiram neutralizar o rival com um esquema com três zagueiros, e o Arsenal terminou a primeira etapa sem um finalização em direção ao gol de Johnstone. A melhor chance foi do Wolverhampton, quando o sul-coreano Hwang Hee-Chan finalizou um contra-ataque para a defesa de Raya.

O segundo tempo começou com ainda mais posse de bola do Arsenal, mas o time era incapaz de finalizar com perigo. Ainda antes dos 15 minutos, o técnico Mikel Arteta fez três alterações, colocando Odegaard, Trossard e Merino em campo. O time trocava passes no campo de ataque, mas continuava com dificuldades para criar chances realmente perigosas.

A primeira finalização correta do Arsenal no jogo aconteceu aos 22 minutos, quando Declan Rice acertou um belo chute e exigiu grande defesa de Johnstone. A pressão do time da casa após um escanteio pela direita. Saka cobrou com efeito e quase marcou um gol olímpico, mas a bola bateu na segunda trave, voltou nas costas de Johnstone e entrou. Gol contra.

O Arsenal continuou pressionando, mas viu o Wolverhampton abandonar o esquema de três zagueiros e se aventurar no ataque. No final do jogo, Arias, ex-Fluminense, entrou no Wolverhampton, e o brasileiro Gabriel Jesus voltou a defender o Arsenal na Premier League após mais de 11 meses, depois de se recuperar de grave lesão.

Aos 45 minutos, os visitantes conseguiram empatar com uma cabeçada de Arokodare. Nos acréscimos, o Arsenal conseguiu a vitória com a participação imprescindível de Gabriel Jesus, que disputou pelo alto um lance com Mosquera. O defensor acabou desviando para a própria meta. Segundo gol contra do Wolverhampton.

O líder Arsenal volta a jogar na Premier League como visitante contra o Everton, e o lanterna Wolverhampton tenta sua primeira vitória no campeonato ao receber o Brentford. Os dois jogos acontecem no sábado.

Assine o Correio do Estado 

Esportes

Corinthians aposta em bola parada para enfrentar Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil

Técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos e treinou jogadas de bola parada e cobranças de pênalti

13/12/2025 22h00

Zagueiro André Ramalho é uma das armas do Timão para a final

Zagueiro André Ramalho é uma das armas do Timão para a final Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O Corinthians encerrou neste sábado sua preparação para o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro. O técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos e treinou jogadas de bola parada e cobranças de pênalti. Após vencer o duelo de ida por 1 a 0, o Corinthians tem a vantagem do empate no jogo das 18h deste domingo, na Neo Química Arena, para avançar à final.

Com o triunfo no Mineirão, o Corinthians tenta conquistar uma segunda vitória para selar a classificação em casa e manter uma campanha impecável na Copa do Brasil. Em sete partidas desta edição, o tricampeão (1995, 2002 e 2009) saiu vitorioso em todas, com nove gols marcados e nenhum sofrido.

"Temos que entrar em campo buscando a vitória como a gente sempre fez. Principalmente em oportunidades assim", afirmou o zagueiro André Ramalho sobre a semifinal com o Cruzeiro. "Conseguimos um grande resultado fora de casa, temos que entender isso. Porém, estamos na nossa casa, com a nossa torcida Vamos, com certeza, para buscar a vitória", completou.

O zagueiro disse esperar um confronto mais difícil do que o de Belo Horizonte. "Será um jogo de extrema dificuldade. Eles (Cruzeiro) vão tentar reverter o resultado, mas estamos cientes do desafio. Estaremos bem concentrados e focados. Dá para ver isso no time. Que a gente consiga mais uma vitória amanhã e, se Deus quiser, a classificação."

A questão física recebeu atenção especial no Corinthians. Dorival Júnior, após a partida de ida, comentou sobre uma "entrega ainda maior" para conquistar a vaga. "Desde que acabou o jogo, a gente sabia que teria que se recuperar bem para estar apto para deixar nosso melhor dentro de campo. A gente fez um bom trabalho", completou André Ramalho.
 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).