Esportes

BRASILEIRÃO 2019

Eliminados da Copa do Brasil, Cruzeiro e Grêmio se enfrentam no Brasileirão

Eliminados da Copa do Brasil, Cruzeiro e Grêmio se enfrentam no Brasileirão

DA REDAÇÃO

08/09/2019 - 06h00
Continue lendo...

Vindos de eliminações no meio da semana, Cruzeiro e Grêmio se enfrentam no próximo domingo, às 10h (de MS), na Arena Independência. O jogo é válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, e ambas as equipes buscam evoluir na competição. Enquanto o Tricolor Gaúcho ocupa uma posição intermediária na tabela, a Raposa sofre para se distanciar da zona de rebaixamento.

Além de superar a derrota por 3 a 0 para o Internacional no Beira-Rio, o técnico Rogério Ceni deverá lidar com problemas extracampo.

Após o jogo de quarta-feira, o meia Thiago Neves criticou as mudanças feitas pelo treinador: “Era uma partida diferente e tivemos que nos adaptar a um novo esquema. Na minha opinião, você querer mudar dois, três jogadores fora de casa é muita coisa, ainda mais em um time que já vem formado. Então, improvisar jogadores é difícil, principalmente que não vêm jogando”.

Uma das principais críticas feitas a escalação de Rogério foi em relação à lateral-direita, onde o treinador optou por improvisar Jadson ao invés de escalar Edílson. Sobre a escolha, Ceni falou: “O Edílson deu uma entrevista na segunda-feira, que tinha poucos minutos de jogo, voltando de lesão. O último jogo completo do Edílson foi no dia 12 de maio, ou seja, junho, julho, agosto. Vamos completar quatro meses que o Edílson não joga 90 minutos”.

“Ele deu uma declaração que ele precisava de mais minutos, era um jogo decisivo. Eu, ao menos, quis colocar um jogador que eu treino com ele nessa posição e ele tenha condição física para aguentar 90 minutos”, completou o treinador.

Focado apenas no Brasileirão, o Cruzeiro é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com quatro pontos a mais que o 17º colocado, a Chapecoense. O objetivo da Raposa no momento é ampliar esta distância, para afastar de vez o fantasma do rebaixamento.

Com uma situação mais confortável na tabela, o Grêmio também chega de uma eliminação no meio da semana. A equipe de Renato Gaúcho perdeu por 2 a 0 para o Athletico Paranaense na Arena da Baixada, e teve a saída da Copa do Brasil concretizada na disputa de pênaltis.

(Foto: Miguel Locatelli/CAP)
Foto: Lucas Uebel/GFBPA
(Foto: Miguel Locatelli/CAP)

Após o jogo, Renato se disse insatisfeito com o desempenho do Tricolor:“Meu grupo é um grupo vencedor. Nós aprendemos com as vitórias e com as derrotas também, mas não fizemos absolutamente nada para conseguir a classificação hoje. Não jogamos nada, não que o Athletico tenha feito muita coisa, mas nós não jogamos praticamente nada. Eles foram melhores do que a gente e mereceram a classificação”.

Mesmo reconhecendo que o Grêmio precisa erguer a cabeça para seguir firme no Brasileirão e na Libertadores, o treinador não vê obrigação em ganhar um título: “Obrigação tem quem está sem vencer um título há 10, 12 ou 15 anos. Com todo respeito, vocês estão com amnésia. O Grêmios nos últimos três anos tem seis títulos”.

“A obrigação é de quem não ganha há muito tempo. O Grêmio vai buscar as vitórias tanto na Libertadores quanto no Brasileiro. Agora, obrigação é uma palavra muito forte, principalmente para um grupo vencedor como o meu”, concluiu Renato.

Atualmente, o Grêmio ocupa a 11ª posição do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos. No entanto, o grande objetivo do Tricolor na temporada é vencer o seu quarto título de Libertadores.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X GRÊMIO

Local: Arena Independência, Belo Horizonte (MG)
Data: 8 de dezembro de 2019, domingo
Horário: 10h (de MS)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Helton Nunes (SC) e Éder Alexandre (SC)

Cruzeiro: Fábio; Edílson, Dedé, Leó e Egídio; Henrique, Robinho, Marquinhos Gabriel e Thiago Neves; Pedro Rocha e David.
Técnico: Rogério Ceni

Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Rômulo, Matheus Henrique, Jean Pyerre, Alisson e Éverton; André (Diego Tardelli).
Técnico: Renato Gaúcho

 COMENTAR

AUTOMOBILISMO

Bortoletto larga em 9° no GP da Holanda; confira o grid da F-1 deste domingo (23)

Otimista, o brasileiro ainda festejou a evolução da equipe numa movimentação que testou o carro tanto em um ritmo de corrida, quanto também no momento de buscar uma vaga no grid

22/08/2026 23h00

Piloto da Audi terminou em nono lugar e chegou a bater na trave ao ficar a uma posição da zona de pontuação

Piloto da Audi terminou em nono lugar e chegou a bater na trave ao ficar a uma posição da zona de pontuação Reprodução/F1 TV

Continue Lendo...

Após a corrida sprint deste sábado (22), no circuito de Zandvoort, o brasileiro Gabriel Bortoleto deve largar na nona colocação para o GP da Holanda que acontece neste domingo (23), às 10h pelo horário do Mato Grosso do Sul. 

Logo na segunda metade do Q3 hoje (22), a chuva atingiu o Circuito de Zandvoort e mudou totalmente o panorama do classificatório, já que os pilotos saíram com pneus de pista seca, o que dificultou o desempenho da reta final.

Apesar das dificuldades climáticas, Lando Norris novamente fez ótimo tempo antes de começar a pingar na Holanda, mas acabou superado por Kimi Antonelli no momento em que a chuva já atingia o autódromo. Posteriormente, o competidor deu o troco no piloto da Mercedes e devolveu a primeira colocação para a McLaren.

Gabriel Bortoleto fechou com a 9ª posição e ficou à frente de Arvid Lindblad, da Racing Bulls. Hamilton conseguiu a 5ª colocação na última tentativa e foi o último piloto a deixar o circuito antes de a chuva apertar.

GP da Holanda feliz

Na prova rápida, o piloto da Audi terminou em nono lugar e chegou a bater na trave ao ficar a uma posição da zona de pontuação. Posteriormente, no treino oficial, ele voltou a ter um bom desempenho e vai largar na quinta fila, no nono posto.

"Largada bem positiva. Fiquei feliz que hoje conseguimos fazer uma boa largada. Acho que temos dado alguns passos no rumo certo Se conseguirmos manter esse ritmo de largada que a gente tem tido nesse final de semana, ficarei muito feliz", comentou Gabriel em entrevista ao SporTV.

Otimista, o brasileiro ainda festejou a evolução da equipe numa movimentação que testou o carro tanto em um ritmo de corrida, quanto também no momento de buscar uma vaga no grid. "Acredito que vamos ter um pouquinho de ritmo ainda melhor na prova", completou Bortoleto.

Na classificação do Mundial de pilotos, o brasileiro ostenta a 14ª posição na tabela e contabilizou até aqui dez pontos. Para efeito de comparação, Nico Hülkenberg, seu companheiro de equipe, é o 18º colocado com dois. O jovem Kimi Antonelli, da Mercedes, lidera a disputa de forma isolada com 224 pontos, seguido do ferrarista Lewis Hamilton, 171.

Confira o grid de largada

Com Gabrtiel tendo oportunidade de pontuar neste final de semana, você confere abaixo como ficou o grid de largada para o GP da Holanda na Fórmula 1: 

1. Lando Norris (ING/McLaren), 1min11s163

2. George Russell (ING/Mercedes), 1min11s265

3. Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), 1min11s296

4. Oscar Piastri (AUS/McLaren), 1min11s305

5. Lewis Hamilton (ING/Ferrari), 1min11s494

6. Charles Leclerc (MON/Ferrari), 1min11s558

7. Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min11s618

8. Liam Lawson (NZL/Red Bull), 1min11s733

9. Gabriel Bortoleto (BRA/Audi),1min12s079

10. Arvid Lindblad (ING/RB), 1min12s185

11. Pierre Gasly (FRA/Alpine), 1min12s616

12. Yuki Tsunoda (JAP/RB), 1min12s627

13. Nico Hulkenberg (ALE/Audi), 1min12s797

14. Franco Colapinto (ARG/Alpine), 1min12s800

15. Esteban Ocon (FRA/Haas), 1min13s137

16. Alexander Albon (TAI/Williams), 1min13s182

17. Carlos Sainz (ESP/Williams), 1min13s574

18. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), 1min13s650

19. Lance Stroll (CAN/Aston Martin), 1min13s818

20. Oliver Bearman (ING/Haas), 1min13s826

21. Valtteri Bottas (FIN/Cadillac), 1min14s371

22. Sergio Pérez (MEX/Cadillac), 1min14s1600

 

AUTOMOBILISMO

Bortoleto fica em 9º em sprint dominado por George Russel na Holanda

Russell venceu sem dificuldades a corrida sprint do GP da Holanda neste sábado (22) e com isso Gabriel Bortoleto largará na nona colocação no domingo (23)

22/08/2026 15h30

Brasileiro, piloto da Audi nunca pontuou em corrida sprint e precisava da 8ª posição para alcançar o objetivo.

Brasileiro, piloto da Audi nunca pontuou em corrida sprint e precisava da 8ª posição para alcançar o objetivo. Reprodução/Redes Sociais/F1TV

Continue Lendo...

, o britânico George Russell conseguiu uma vitória tranquila, realizada

Na manhã deste sábado (22), em uma prova de poucas mudanças no grid, o brasileiro Gabriel Bortoleto não saiu da 9ª colocação na Holanda e ainda não pontuou em corridas sprints, com o vencedor George Russel garantindo mais oito pontos na classificação. 

Charles Leclerc e Lando Norris fecharam com a segunda e a terceira posição, respectivamente. O líder da competição, Kimi Antonelli, terminou com a 4ª posição e somou mais cinco pontos na classificação geral. Já

O Grande Prêmio da Holanda acontece neste domingo (23), às 10h, no Circuito de Zandvoort. A Fórmula 1 retorna após quase um mês, depois da pausa de verão. O treino classificatório ocorre às 11h deste sábado.

O início da prova não promoveu grandes mudanças no grid. George Russell manteve a liderança e conseguiu se defender das investidas de Lando Norris. Charles Leclerc também conseguiu a manutenção da terceira posição. Por outro lado, Oscar Piastri perdeu a 4ª colocação para Kimi Antonelli.

Um pouco mais atrás, Gabriel Bortoleto manteve a 9ª colocação e ensaiava uma pressão sobre Pierre Gasly. No entanto, o francês da Alpine não concedeu espaço ao brasileiro e teve boa performance para manter o posto. Cabe ressaltar que o piloto da Audi nunca pontuou em corrida sprint e precisava da 8ª posição para alcançar o objetivo.

Parceiro de Bortoleto, o experiente Nico Hülkenberg teve problema de potência no carro e precisou deixar a corrida antes da metade. O mexicano Sergio Pérez também precisou recolher o carro para ajustes, mas retornou para a pista e terminou com a 21ª colocação.

A corrida seguiu sem grandes mudanças no grid e George Russell não sofreu pressão dos outros competidores. Charles Leclerc partiu para cima de Lando Norris na 18ª posição e conseguiu uma ultrapassagem excelente, no momento mais interessante da corrida sprint no Circuito de Zandvoort.

VEJA O RESULTADO DA CORRIDA SPRINT DO GP DA HOLANDA:

  • 1. George Russell (ING/Mercedes), 24 voltas
  • 2. Charles Leclerc (MON/Ferrari), +1s360
  • 3. Lando Norris (ING/McLaren), +5s196
  • 4. Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), +5s581
  • 5. Oscar Piastri (AUS/McLaren), +10s185
  • 6. Max Verstappen (HOL/Red Bull), +10s529
  • 7. Lewis Hamilton (ING/Ferrari), +12s188
  • 8. Pierre Gasly (FRA/Alpine), +42s510
  • 9. Gabriel Bortoleto (BRA/Audi), +44.437
  • 10. Arvid Lindblad (ING/RB), +44s971
  • 11. Liam Lawson (NZL/Racing Bulls), +47s4
  • 12. Franco Colapinto (ARG/Alpine), +54s466
  • 13. Yuki Tsunoda (JAP/Racing Bulls), +56s483
  • 14. Esteban Ocon (FRA/Haas), 66s098
  • 15. Oliver Bearman (ING/Haas), +66s588
  • 16. Alexander Albon (TAI/Williams), +74s632
  • 17. Lance Stroll (CAN/Aston Martin), 74s650
  • 18. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), 75s284
  • 19. Valtteri Bottas (FIN/Cadillac), a uma volta
  • 20. Carlos Sainz (ESP/Williams), a uma volta
  • 21. Sergio Pérez (MEX/Cadillac), a três voltas
  • Não completou: Nico Hülkenberg (ALE/Audi).

 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).