Esportes

SALTO TRIPLO

França celebra um fenômeno no salto

França celebra um fenômeno no salto

ESTADÃO

07/03/2011 - 08h50
Continue lendo...

Ele tem apenas 21 anos, mas já mostra ser um fenômeno no salto triplo. O francês Teddy Thamgo, filho de camaroneses nascido em Paris, é apontado como o homem que pode, enfim, alcançar o recorde mundial da distância (18,29 m) nas provas ao ar livre, estabelecido há mais de 15 anos pelo britânico Jonathan Edwards. Até porque, nas disputas em pista coberta, não há quem consiga vencê-lo.

Ontem, no último dia do Campeonato Europeu Indoor, Thamgo bateu o recorde mundial que já era dele. Entrou na final como o dono de 17,91 m - obtido dia 20 durante o Campeonato Francês - e, logo no 2.º salto, melhorou a marca em um centímetro. Não bastasse isso, repetiu a dose na 4.ª tentativa. No torneio disputado em casa, fez a festa.

"Não fui tão longe quanto poderia. Queria garantir o resultado pois não iria aceitar uma derrota em casa. Isso prova que eu posso saltar na casa dos 17,90 m sempre que quiser."

As declarações de Thamgo fazem o mundo do atletismo aguardar, com expectativa, a temporada ao ar livre que começa em maio - lembrando que, em agosto, haverá a disputa do Mundial em Daegu, na Coreia do Sul.

E será apenas a terceira temporada internacional de Thamgo entre adultos. No ano passado, foi eleito a revelação do atletismo europeu, após começar 2010 com um resultado incrível: o ouro no Mundial Indoor de Doha, quando bateu o recorde mundial pela primeira vez (17,90 m). Para mostrar que, naquele março, não teve sorte de iniciante, cravou 17,98 m durante a etapa nova-iorquina da Liga de Diamante, disputada em junho, já na temporada ao ar livre. Tornou-se, assim, dono da 3.ª melhor marca da prova na história. / COM AGÊNCIAS




Esportes

Dani Olmo sai da lista de inscritos do Campeonato Espanhol e pode deixar o Barcelona de graça

Jogador só foi inscrito na LaLiga até 31 de dezembro

01/01/2025 23h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A LaLiga, organizadora do Campeonato Espanhol, retirou o meia Dani Olmo e o atacante Pau Víctor da lista de inscritos da competição.

Através de um comunicado, a entidade afirmou que o clube não apresentou "nenhuma alternativa" para o cumprimento das regras de controle econômico e, por isso, não poderá inscrever nenhum atleta a partir do dia 2 de janeiro.

Dani Olmo só foi inscrito na LaLiga até 31 de dezembro, aproveitando a longa ausência de Andreas Christensen, lesionado.

O Barcelona usou um artigo das regras orçamentárias da LaLiga, referente a casos de lesão prolongada de um jogador. Com isso, foi possível destinar 80% do salário do zagueiro dinamarquês para contratar o craque espanhol. Com Christensen recuperado, é necessário readequar o acordo. O mesmo "modus operandi" foi usado no caso de Pau Víctor.

O clube tentou apelar ao Tribunal de Primeira Instância 47 de Barcelona, mas não obteve sucesso. As acusações feitas pelo clube foram recusadas, o que levou a LaLiga a retirar Dani Olmo e Pau Víctor da lista de inscritos. A situação do primeiro é mais preocupante, justamente por ter exigido um alto investimento por parte do clube catalão, na casa dos R$ 355 milhões.

Dani Olmo pode, inclusive, optar pela rescisão unilateral com o clube, haja vista uma cláusula em contrato. Recentemente, o Barcelona havia apresentado garantias com os acordos de vendas dos camarotes VIP do Camp Nou, mas a iniciativa acabou não sendo suficiente na visão da LaLiga. Já Pau Víctor não possui essa cláusula em seu vínculo com o clube.

O Barcelona corre contra o tempo para inscrever os atletas, assim como prometera o presidente Joan Laporta até para não correr o risco de perder uma de suas principais estrelas de graça.

Aos 26 anos, Olmo disputou 11 partidas pelo Espanhol e marcou 5 gols. O Barcelona fechou 2024 na terceira posição no campeonato, com 38 pontos. O líder Atlético de Madrid soma 41 pontos, e o Real Madrid, 40.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Assine o Correio do Estado

Esportes

Argentino Pol Fernández é o novo reforço do Fortaleza

Leão do Pici acerta com ex-Boca Juniors até o final de 2026

01/01/2025 22h00

Meio-campista Pol Fernández

Meio-campista Pol Fernández Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O meio-campista argentino Pol Fernández é o novo reforço do Fortaleza. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (1). O vínculo entre o jogador, que defendia o Boca Juniors (Argentina), e o Leão do Pici vai até o dia 31 de dezembro de 2026.

É uma contratação de muito impacto. Pol foi capitão do Boca Juniors por muitos anos, participando de muitas conquistas e toda a dificuldade, o aprendizado e a evolução que é em ser o capitão e líder de um time como o Boca.

Ele optou por vir para o Fortaleza, aceitou o nosso projeto, que é ambicioso e que tem intenção de ganhar títulos. Um volante moderno que tem a capacidade de marcar, jogar e ter a intensidade como uma das suas virtudes”, declarou o CEO do Fortaleza EC SAF, Marcelo Paz.

“Olá torcida. Fico feliz em saudar vocês. Queria falar para vocês que estou muito emocionado de poder começar esta nova etapa juntos. Darei o meu máximo para atingir os objetivos. E que passemos lindos momentos. Nos vemos em breve. Por Fernández agora é do Leão”, afirmou o jogador em postagem nas redes sociais.

Pol Fernández, que tem 33 anos de idade, chega ao Fortaleza sem custo algum. O meio-campista é cria do Boca Juniors, equipe pela qual disputou no último ano 44 partidas entre as principais competições da Argentina e a Copa Sul-Americana. No ano de 2023 disputou a final da Copa Libertadores contra o Fluminense.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).