A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), em parceria com o Instituto de Educação, Desenvolvimento Humano e Institucional (IEDHI), vai destinar R$ 5.099.869,13 na execução dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul em 2025, repasse formalizado em edição extra do Diário Oficial desta quinta-feira (24).
O investimento contempla os Jogos Escolares da Juventude de MS para estudantes de 12 a 14 anos, nas modalidades individuais e coletivas da 1ª e 2ª divisão; os Jogos Escolares da Juventude de MS para alunos de 15 a 17 anos, com foco nas modalidades de natação, ginástica artística e wrestling; além dos Jogos Escolares da Juventude de MS para a faixa de 12 a 14 anos, verba destinada ao futsal e voleibol, e atletismo.
O repasse ainda prevê o suporte necessário para garantir a presença dos atletas sul-mato-grossenses nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS).
Cabe destacar que os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul 2024, reuniu mais de sete mil estudantes de 55 municípios do estado, em Campo Grande, com o objetivo de garantir vagas nas competições nacionais.
Na edição do ano passado, a 1ª etapa da competição, destinada aos estudantes-atletas de 12 a 14 anos, reuniu 2,5 mil inscritos, 40% a mais do que o registrado em 2023. Já na 2ª etapa, com inscritos de 15 a 17 anos, os Jogos reuniram 3,5 mil jovens atletas, 16% a mais que no ano anterior.
Jogos da melhor idade
Para os Jogos da Melhor Idade, a organização vencedora ficará responsável pela realização das etapas individuais e duplas, voleibol, bocha e dança coreografada, além de “promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os idosos-atletas dos 79 municípios do estado, proporcionando a participação dos melhores atletas dos municípios nas etapas estaduais”. Para isso, o estado anunciou investimento de até R$ 2.030.372,40, com prazo de 12 meses para execução desses planos.
Os resultados de ambos os editais sairão no dia 02 de junho, com divulgação das decisões recursais proferidas (se houver).
Jogos Escolares da Juventude
Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul acontecem anualmente desde 2019, sob organização da Fundesporte. A competição escolar também serve como uma seletiva para a Etapa Regional e Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude do Comitê Olímpico do Brasil.
Segundo consta no site da organização, a finalidade do projeto é “aumentar a participação dos alunos em atividades esportivas nas Instituições de Ensino, públicas e privadas, do Estado de Mato Grosso do Sul, e promover a ampla mobilização da juventude estudantil estadual em torno do esporte”.
Jogos da Melhor Idade
De acordo com o Governo, os Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul "objetivam instrumentalizar os municípios e sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, proporcionando canais de comunicação, o convívio social, a promoção da autoestima, troca de experiências com as demais gerações, contribuindo para a qualidade de vida e reversão da imagem do idoso em nossa sociedade".
Geralmente, a competição ocorre em três a cinco dias, com modalidades como atletismo, bocha, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, sinuca, tênis de mesa, truco ponto acima, voleibol adaptado e xadrez.


