Esportes

CAGED

Geração de novos empregos é recorde no comércio de MS

Geração de novos empregos é recorde no comércio de MS

Edivaldo Bitencourt

20/11/2010 - 01h10
Continue lendo...

Aquecido por conta do aumento do consumo, principalmente das classes C e D, o comércio de Mato Grosso do Sul bateu recorde na geração de empregos em outubro. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o setor é responsável por 65% das 1.822 novas vagas criadas no mês passado, o 3º melhor outubro da história.

Houve aumento de 25,9% na criação de novos empregos em relação ao mesmo mês do ano passado (1.447). As admissões tiveram crescimento de 10,1%, de 18,4 mil para 20,3 mil e os desligamentos, de 8,8%, de 16,9 mil para 18,4 mil. No histórico, a criação de novos empregos só perde para os meses de outubro de 2007 (2.637) e 2004 (2.175).

E o principal responsável pelo crescimento foi o comércio, que registrou aumento de 22,2% no saldo de novos postos de trabalho, de 981 para 1.199. Os comerciantes contrataram 11,6% mais no período. Foram 5.206 admissões, contra 4.663 em outubro de 2009. Já as demissões tiveram redução de 6,4%, de 4.283 para 4.007. No acumulado do ano, o comércio gerou 4,1 mil novas vagas, elevando o quadro com carteira assinada em 4,18%, de 98,3 mil para 102,4 mil empregados.

Para o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, João Carlos Polidoro, a alta é reflexo do aumento do poder de consumo das classes C e D. O setor se prepara para o melhor Natal da década, com previsão de aumento de 11% nas vendas deste fim de ano em relação a 2009. O setor está tão aquecido, conforme o dirigente, que até falta trabalhador qualificado para atender à demanda.

Apesar de ter criado 7 mil novas vagas neste mês, a indústria eliminou 101 empregos em outubro. Para o economista Áureo Torres, a pequena redução no mês passado significa ajuste. E a construção civil, superaquecida, só teve saldo de 62 novas vagas. Neste caso, Torres diz que o trabalhador opta pela informalidade, onde recebe mais e fica livre das contribuições. Já o empregador não se opõe porque a formalização da mão de obra elevaria o custo da folha em 100% com os encargos sociais.

A agropecuária só criou 106 novas vagas, efeito da entressafra. No acumulado do ano, o Estado criou 27,1 mil novos empregos, aumento de 7%. O percentual de crescimento é o 17º maior do País no ranking liderado por Rondônia (11,91%).

Nacional
No País, foram gerados 204 mil novos empregos em outubro. No acumulado do ano, são 2,4 milhões de empregos. O Governo Lula vai criar 15 milhões de novos empregos criados em oito anos.

Campeonato Sul-Mato-Grossense

Goleiro Elissom retorna ao Operário em busca do bicampeonato estadual

O experiente goleiro de 37 anos, que conquistou a confiança da torcida operariana, retorna ao clube com o objetivo de conquistar o bicampeonato estadual, além de disputar a Copa do Brasil e o Brasileirão Série D

21/11/2024 15h30

Goleiro Elissom comemorando com a camisa do Operário Futebol Clube

Goleiro Elissom comemorando com a camisa do Operário Futebol Clube Foto: Reprodução/RedesSociais

Continue Lendo...

Após conquistar a confiança da torcida operariana, o experiente goleiro de 37 anos, que também foi campeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2014, Elissom retorna a Mato Grosso do Sul para defender o Operário Futebol Clube na temporada de 2025. O anúncio foi feito pelas redes sociais do atleta, que participou de 14 partidas pelo Galo de Campo Grande no Campeonato Estadual e agora volta ao clube em busca do bicampeonato sul-mato-grossense.

Antes de fechar com o Operário, Elissom estava disputando a segunda divisão do futebol goiano, onde atuou em 13 jogos pelos times Associação Beneficente e Esportiva Catalana e Ouvidorense.

No último campeonato estadual, Elissom foi o goleiro menos vazado, sofrendo apenas 7 gols, e conquistou a confiança da torcida operariana pelo seu excelente desempenho em campo.

“A história vai continuar, feliz e honrado em vestir essa camisa novamente”, escreveu Elissom no anúncio do clube nas redes sociais.


Talismã e companheiro 

No último campeonato sul-mato-grossense, o goleiro Elissom chamou a atenção ao estender, em todos os jogos, uma camiseta branca com a estampa de um garoto sorridente e o nome "Lucca Eterno" dentro do gol, como forma de homenagem e proteção.

O mistério foi desvendado quando Elissom conquistou o título sul-mato-grossense e revelou que a criança estampada na camisa era seu filho, Lucca Guilherme, de 6 anos. Lucca faleceu após sofrer um traumatismo craniano em um acidente doméstico. Os órgãos do pequeno Lucca foram doados para crianças de Minas Gerais e São Paulo.

Goleiro Elissom comemorando com a camisa do Operário Futebol Clube Elissom tem 37 anos e retorna ao Operário em busca do bi-campeonato de MS — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Mais contratações 

Além do goleiro Elissom, o Operário Futebol Clube anunciou o volante Marcel para a temporada de 2025. O atleta, que defendia o Gaúcho de Passo Fundo, retorna ao Galo de Campo Grande em busca do bicampeonato sul-mato-grossense.

Além dos dois atletas, o Operário também anunciou o retorno de Leocir Dall”Astra, o auxiliar técnico Leandro Nunes e o diretor executivo Renné Franco. 

O Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2025, deve iniciar no dia 12 de janeiro. Confira a tabela completa neste link

Além do Campeonato Estadual, o Operário Futebol Clube disputará a Copa do Brasil, a Copa Verde e o Campeonato Brasileiro da Série D.

Assine o Correio do Estado

 

 

Esportes

Equipe brasileira brilha em competições de canoagem paralímpica

Time garantiu a primeira posição no quadro de medalhas do Sul-Americano e Pan-Americano

19/11/2024 23h00

Equipe brasileira de canoagem paralímpica

Equipe brasileira de canoagem paralímpica Divulgação

Continue Lendo...

A equipe brasileira de canoagem paralímpica teve um desempenho excepcional nos Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano, realizados em Montevidéu, Uruguai, entre os dias 13 e 17 de novembro. O Brasil conquistou um total de 13 medalhas, sendo 11 de ouro e duas de bronze, garantindo a melhor campanha coletiva nas competições.

Destaques

Um dos grandes destaques foi o baiano Gabriel Porto, que brilhou nas provas de KL3 200 metros, conquistando duas medalhas de ouro. "Primeira viagem internacional e já conquistamos o lugar mais alto do pódio", celebrou Porto.

Outra atleta que se destacou foi a sul-mato-grossense Carla Camargo, que também conquistou dois primeiros lugares em sua estreia internacional na prova de KL2 200 metros. "Foi muito bom. Quero evoluir para as próximas, diminuindo cada vez mais o meu tempo", afirmou Camargo.

Resultados

O Brasil garantiu a primeira posição no quadro de medalhas tanto no Campeonato Sul-Americano, com seis ouros e um bronze, quanto no Pan-Americano, com cinco ouros e um bronze. No total, a equipe brasileira subiu ao pódio 13 vezes. O Chile ficou em segundo lugar, com cinco medalhas no Pan (dois ouros, duas pratas e um bronze) e cinco no Sul-Americano (dois ouros e três pratas).

*Com informações de Agência Brasil

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).