Esportes

Fim de uma era

Marcelo fora do Fluminense: clube anuncia rescisão após conflito interno

Desentendimento entre o jogador e Mano Menezes teria motivado a saída

Continue lendo...

O Fluminense anunciou neste sábado (2) a saída de Marcelo do elenco após um desentendimento entre o jogador e o técnico Mano Menezes. Apesar do rompimento ter sido descrito como "em comum acordo", o clima interno ficou insustentável após o empate contra o Grêmio. Formado nas categorias de base do clube, Marcelo havia retornado ao Fluminense em 2023, ajudando na conquista da Libertadores e do Carioca.

Após a partida, Mano Menezes indicou que o atrito se originou de algo que Marcelo disse e que ele "não gostou", deixando o ambiente interno tenso e sem outra alternativa a não ser uma rescisão. Em comunicado oficial, o clube ressaltou os laços afetivos com Marcelo, que foi formado nas categorias de base do Fluminense e retornou ao tempo em 2023 para conquistar títulos importantes, incluindo a Libertadores da América

O desentendimento entre o jogador e o técnico Mano Menezes aconteceu à beira do gramado no Maracanã, durante o empate por 2 a 2 com o Grêmio, na sexta-feira (1º), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em entrevista pós-jogo, Mano informou ter ouvido "algo que não gostou".

Internamente, o tom do entrevero deixou a sensação de que o jogador não deixou outra saída a não ser o rompimento. Mesmo assim, ao falar da saída do jogador, o clube destacou que ele foi formado nas Laranjeiras e que seu retorno foi marcado pela conquista da Copa Libertadores em 2023.


Marcelo voltou ao Fluminense em 2013 depois de longa passagem pela Europa, onde conquistou diversos títulos sobretudo com a camisa do Real Madrid.
 

Comunicado oficial do Fluminense

"O Fluminense FC e Marcelo Vieira comunicam o encerramento do contrato em comum acordo entre as partes.
Formado nas categorias de base, Marcelo retornou ao Fluminense em 2023, tendo participado da conquista dos títulos do Campeonato Carioca 2023, dos inéditos títulos da Conmebol Libertadores 2023 e Recopa de 2024.
Os laços institucionais e afetivos entre o Fluminense e Marcelo seguem mantidos.

O nome do atleta foi recentemente eternizado no estádio do centro de treinamento de Xerém.
O Fluminense agradece a Marcelo e continuará, como sempre, na torcida por seu sucesso em todos os seus desafios."

FORMULA 1

Piastri supera Norris e vence GP da Bélgica; Bortoleto termina em 9º

Corrida atrasou 1h20 por conta da chuva em Spa-Francorchamps

27/07/2025 19h00

Foto: REUTERS/YVES HERMAN/PROIBIDA REPRODUÇÃO

Continue Lendo...

O britânico Lando Norris, da McLaren, esperava reduzir a distância para o colega de equipe australiano Oscar Piastri na classificação da Fórmula 1 após registrar a pole position no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

No entanto, ao final da prova deste domingo (27) aconteceu o contrário: Piastri o ultrapassou logo na largada, venceu a corrida e ampliou a vantagem na frente da tabelaNorris foi o segundo e Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio.

brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, chegou em nono e pontuou pela segunda vez na temporada.

A prova na Bélgica teve o início atrasado em 1 hora e 20 minutos por conta da forte chuva. Na relargada, Piastri ultrapassou Norris e não deu mais chances ao rival, que tentou uma recuperação nas voltas finais.

Piastri chegou à sexta vitória na temporada, alcançando 266 pontos, contra 250 de Norris.

Já a corrida de Bortoleto foi altamente positiva. Ele largou em décimo, teve uma disputa com o companheiro Nico Hulkenberg, mas conseguiu ganhar uma posição, terminando em nono. Ele somou dois pontos e agora tem seis no total.

Os outros quatro foram conquistados no GP da Áustria, há um mês, quando terminou em oitavo.

14ª prova da temporada, o GP da Hungria, será no próximo fim de semana, de 1º a 3 de agosto.

Fórmula 1

Norris comanda dobradinha da McLaren e larga na frente no GP da Bélgica; Bortoleto é 10º

Oscar Piastri e Charles Leclerc completam lista dos que largam à frente

26/07/2025 23h00

Piloto britânico largará ao lado do companheiro Oscar Piastri

Piloto britânico largará ao lado do companheiro Oscar Piastri Foto: Andrea Diodato/NurPhoto via Getty Images

Continue Lendo...

Em disputa acirrada entre os carros da McLaren pela pole position, Lando Norris cravou 1min40s562, levou a melhor no circuito de Spa-Francorchamps, neste sábado, e vai liderar o pelotão no GP da Bélgica, neste domingo, seguido por Oscar Piastri, Charles Leclerc e Max Verstappen.

Gabriel Bortoleto, que evitou a eliminação ainda no Q1 graças a um erro de Lewis Hamilton, que teve sua volta rápida apagada, chegou ao Q3 e novamente largará no Top 10, em décimo lugar.

Diferentemente de outras etapas, os pilotos não quiseram perder tempo no Q1 e formaram longa fila para sair assim que o cronômetro iniciasse a contagem. Ao tentar deixar os boxes da Sauber, Nico Hülkenberg foi atingido por Lance Stroll, sem disposição a ceder espaço na fila, e precisou trocar o bico do carro.

O clima de tensão e animosidade, porém, não foi levado para a pista. Líder do Mundial, Oscar Piastri foi o primeiro a registrar a volta rápida, em 1min41s998, apenas 0s078 à frente do companheiro, Lando Norris. Assim como na classificação para a corrida sprint, Verstappen se posicionou entre os carros da McLaren, em segundo. Em sua primeira tentativa, Gabriel Bortoleto foi o mais lento, com 1min42s851.

Lawson, Sainz e Leclerc chegaram a liderar a primeira sessão, mas a cinco minutos do fim, já com pneus novos, Norris assumiu a liderança com 1min41s010, 0s191 à frente de Piastri e a 0s324 de Verstappen, o vencedor da corrida sprint.

Bortoleto contou com a sorte para avançar ao Q2. O brasileiro melhorou seu tempo para 1min41s908 e terminou em 16º, fora da zona de classificação, mas Lewis Hamilton, o sétimo colocado, teve sua volta rápida cancelada por pilotar fora do traçado na saída da curva 4 e ficou uma posição atrás do brasileiro, que se classificou em 15º. Assim como o heptacampeão, o italiano Kimi Antonelli, da Mercedes, decepcionou e também foi eliminado no Q1, ao lado de Colapinto, Alonso e Stroll.

A dupla da McLaren voltou a dominar no início do Q2, desta vez com Piastri cravando 1min40s626, 0s089 à frente de Norris, seguidos pela Red Bull de Verstappen e pela Ferrari de Leclerc.

Sem ritmo, a Sauber rondou a zona de eliminação desde o início da segunda sessão, tanto com Bortoleto quanto com Hülkenberg, mas o brasileiro se recuperou com 1min41s336 e, com 0s4 à frente do companheiro, terminou o Q2 em nono. O alemão, que subiu ao pódio na Inglaterra, foi eliminado com Sainz, Gasly, Bearman e Ocon.

Nos 12 minutos derradeiros e decisivos do Q3, Lando Norris retomou a dianteira com 1min40s562 logo no início, com vantagem de 0s089 sobre Piastri, que não conseguiu superar o companheiro no fim. Com nova suspensão traseira, Leclerc bateu o tempo de Verstappen com o cronômetro zerado e sairá em terceiro. Bortoleto teve sua volta deletada por limite de pista, depois não conseguiu uma boa volta e largará em décimo.

O GP da Bélgica, 13ª etapa da temporada de Fórmula 1, será realizado neste domingo, com largada prevista para as 10h (horário de Brasília).

Confira o grid de largada para o GP da Bélgica:

1º - Lando Norris (ING/McLaren), em 1min40s562

2º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), em 1min40s647

3º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), em 1min40s900

4º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1min40s903

5º - Alexander Albon (TAI/Williams), em 1min41s201

6º - George Russell (ING/Mercedes), em 1min41s260

7º - Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), em 1min41s284

8º - Isack Hadjar (FRA/RB), em 1min41s310

9º - Liam Lawson (NZL/RB), em 1min41s328

10º - Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), em 1min42s387

11º - Esteban Ocon (FRA/Haas), em 1min41s525

12º - Oliver Bearman (ING/Haas), em 1min41s617

13º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), em 1min41s633

14º - Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), em 1min41s707

15º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), em 1min41s758

16º - Lewis Hamilton (ING/Ferrari), em 1min41s939

17º - Franco Colapinto (ARG/Alpine), em 1min42s022

18º - Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), em 1min42s139

19º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), em 1min42s385

20º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), em 1min42s502

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).