Esportes

FUTEBOL

Messi está fora dos Jogos Olímpicos

Messi está fora dos Jogos Olímpicos

band

02/02/2016 - 04h00
Continue lendo...

Lionel Messi não vai tentar conquistar uma segunda medalha de ouro olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro, em agosto, disse o técnico da Argentina, Gerardo Martino, nesta segunda-feira.

Martino argumentou que não quer que o atacante do Barcelona, que será capitão da Argentina na Copa América do Centenário nos Estados Unidos em junho, sofra desgaste depois de uma temporada com muitos compromissos.

O treinador pode levar três jogadores com mais de 23 anos para os Jogos Rio, mas Messi, que ajudou a Argentina a ganhar seu segundo título olímpico de futebol em Pequim, em 2008, não será um deles.

"Messi não vai para os Jogos Olímpicos, porque há muita competição para a equipe nacional este ano", disse Martino, lembrando também das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

"Nós temos a Copa América, os Jogos Olímpicos e depois quatro rodadas de eliminatórias", afirmou ele à Radio La Red.

"A realidade em Barcelona mostra que a temporada vai ser longa. Eu quero ganhar muito, mas não a qualquer preço, nem colocando os jogadores em campo para eles morrerem ali."

Messi levou a Argentina à final da Copa do Mundo de 2014, no Rio, onde o time perdeu por 1 x 0 para a Alemanha, na prorrogação.

A Argentina, que também ganhou o ouro olímpico em Atenas-2004, não conseguiu se classificar para Londres-2012.

Na mesa

Chelsea prepara oferta de quase R$ 1 bilhão por Vinicius Júnior, diz jornal inglês

Atleta tem contrato com o Real Madrid até o mês de junho de 2027

05/01/2026 23h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O Chelsea cogita fazer uma proposta de 135 milhões de libras (algo em torno de R$ 990,4 milhões na cotação atual) pelo atacante brasileiro Vinicius Júnior. A informação foi divulgada pelo jornal inglês The Guardian.

O atleta tem contrato com o Real Madrid até o mês de junho de 2027. As conversas para uma possível renovação do vínculo com o clube espanhol estão travadas nos últimos meses. "O brasileiro não está feliz na capital espanhola, ao que tudo indica, e ainda não chegou a um acordo para a renovação do contrato, que vai até junho de 2027", disse o periódico.

Vinicius Júnior vive uma fase conturbada no Real Madrid. O jogador não balança as redes desde o dia 4 de outubro, enfrentando um jejum de 93 dias.

No último domingo, 4, o Real Madrid goleou o Betis por 5 a 1 no Santiago Bernabéu, pelo Campeonato Espanhol. Ainda assim, o atacante revelado pelo Flamengo foi vaiado por parte da torcida ao ser substituído pelo técnico Xabi Alonso.

O Chelsea poderia se aproveitar dessa pressão sofrida por Vinicius Júnior para negociar com o Real Madrid. Nesta temporada, o brasileiro marcou cinco gols em 25 partidas disputadas.

"Nós entendemos a situação. Vinicius é maduro, e nós também. Precisamos responder. Estamos todos aqui para nos apoiar. Queremos dar o nosso melhor. Vini é e sempre foi fundamental no Madrid, e continuará sendo. Tenho certeza de que o Bernabéu vai aplaudi-lo no futuro, não tenho dúvida disso", afirmou o técnico Xabi Alonso após o jogo contra o Betis.

Assine o Correio do Estado

COPA DO MUNDO

Ancelotti inicia o ano com pressa para definir últimos convocados

Treinador da seleção diz ter 18 dos 26 nomes escolhidos e trabalha para deixar grupo pronto, ou quase isso, até março; lista final para o campeonato deverá ser anunciada em maio

05/01/2026 09h30

O técnico Carlo Ancelotti em treino da seleção brasileira durante a preparação para os últimos amistosos, que ocorreram no ano passado

O técnico Carlo Ancelotti em treino da seleção brasileira durante a preparação para os últimos amistosos, que ocorreram no ano passado Rafael Ribeiro/CBF

Continue Lendo...

A menos de seis meses da Copa do Mundo, o técnico Carlo Ancelotti trabalha para definir a seleção brasileira que vai à América do Norte. O grupo de 26 jogadores não está fechado e até mesmo o time titular tem vagas abertas.

No ciclo anterior, sob Tite, o Brasil já tinha, nos meses anteriores à Copa de 2022, uma espinha dorsal definida e apenas ajustes pontuais em discussão. Agora, o treinador italiano trabalha em um ambiente de transição, no qual convivem remanescentes do período anterior e atletas que ainda buscam se firmar.

O tempo é adversário de Ancelotti. Após ter assumido a equipe em maio de 2025, ele fechou o ano com oito jogos, quatro pelas Eliminatórias e quatro amistosos. Nesse período, convocou 48 atletas e só não utilizou 6 deles: Antony, Ederson, João Gomes, John, Léo Ortiz e Luciano Juba.

Entre os 42 que tiveram oportunidade, Bruno Guimarães foi o mais constante, com presença em todos os jogos. Casemiro e Estêvão perderam apenas um dos oito compromissos.

O trio faz parte da lista de 18 nomes que Ancelotti afirma já estarem garantidos, embora ele ainda não divulgue essa pré-relação. Com oito vagas ainda abertas, há disputa entre atletas de todas as posições.

Segundo o treinador, a convocação para os amistosos de março já será bem parecida com a lista da Copa.

Até agora, o italiano não repetiu nenhuma vez sua escalação e obteve 58,3% de aproveitamento, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Foram 14 gols marcados e 5 sofridos.

“Faltam dois amistosos e seis meses de jogos em um calendário muito exigente, risco de lesão muito alto, mas eu acho que a equipe, o ambiente, está no caminho certo para chegar bem à Copa”, disse Ancelotti, que foi o quarto técnico a dirigir o Brasil no ciclo 2022/2026, o que dificultou a consolidação de uma base com antecedência.

Na preparação para a Copa anterior, neste estágio, Tite estava no fim de um trabalho de seis anos, o que lhe possibilitou usar os meses finais da preparação para a Copa do Catar para afinar suas escolhas táticas. As peças estavam quase todas estabelecidas.

No ano da Copa, havia apenas a dúvida sobre quem seria o reserva de Danilo na lateral direita. Embora a revelação do nome de Daniel Alves tenha ficado apenas para o dia da lista final, a escolha do jogador já era tratada como certa dentro da comissão técnica.

Com Tite, a seleção tinha hierarquia definida, com uma base repetida ao longo do ciclo e papéis claros entre titulares e reservas. Alisson, Marquinhos, Casemiro, Neymar e Richarlison eram referências estáveis, enquanto Fabinho e Gabriel Jesus, por exemplo, ocupavam funções bem delimitadas como alternativas.

HIERARQUIA

Com Ancelotti, a hierarquia está em disputa. Ele assumiu no meio de uma transição de gerações e tem adotado um modelo mais flexível, em que o momento pesa mais do que o nome do jogador. Nesse aspecto, o nome de Neymar é o que causa mais discussão.

Em 2022, ele embarcou para o Catar como a principal referência técnica da seleção, em boa forma física. Não se imaginava o time titular do Brasil sem o seu camisa 10. Agora, a situação é diferente. Novamente convivendo com lesões, sem conseguir manter uma longa sequência em atividade, ele nem sequer teve a chance de atuar com Ancelotti.

O italiano, que passou a demonstrar incômodo com as repetidas perguntas sobre a convocação ou não do craque para a Copa do Mundo, tem sido enfático em sua posição: somente jogadores em plena condição física farão parte de seu elenco na competição.

Neste momento, Neymar está em recuperação de uma cirurgia de correção no menisco do joelho esquerdo, realizada em 22 de dezembro, em Belo Horizonte.

O procedimento foi conduzido por Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira. A previsão é de que ele leve um mês para se recuperar e tenha condição de entrar em campo a partir de fevereiro.

No último dia do ano, o Santos anunciou a renovação do contrato do jogador até o fim de 2026. Esse foi o melhor cenário encontrado pelo atleta para tentar ficar em forma a tempo de Ancelotti observar sua condição física.

Neymar atua em um dos setores mais disputados do elenco. Até o momento, 13 nomes já foram testados. Seis deles estão entre os nomes de confiança de Ancelotti, com presença praticamente assegurada na Copa. São eles: Vinicius Júnior, Rodrygo, Estêvão, Raphinha, Gabriel Martinelli e Matheus Cunha.

Antes da convocação final, o Brasil fará dois amistosos, contra França e Croácia, respectivamente, no dias 26 e 31 de março. (Com informações de agências)

>> Copa do Mundo

  • 13 de junho >

Brasil x Marrocos – às 18h (de Mato Grosso do Sul),
no MetLife Stadium, em East Rutherford.

  •  19 de junho >

Brasil x Haiti – às 21h (de MS),
no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

  • 24 de junho >

Escócia x Brasil – às 18h (de MS),
no Hard Rock Stadium, em Miami Gardens.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).