Esportes

Memória

Morre Adílio, campeão mundial pelo Flamengo, aos 68 anos

Flamengo se despede do icônico meio-campista, símbolo de uma era de ouro do futebol brasileiro

Continue lendo...

O ex-meio-campista do Flamengo, Adílio, faleceu nesta segunda-feira (5), aos 68 anos, após uma batalha contra o câncer no pâncreas. Adílio estava internado desde julho em um hospital na Freguesia, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. O Flamengo confirmou a notícia em suas redes sociais, destacando a eternidade do legado do “Camisa 8”.

Nascido Adílio de Oliveira Gonçalves, ele cresceu próximo à sede do Flamengo, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Desde cedo, destacou-se no futebol de várzea do bairro, ganhando o apelido de Pelé. Aos 11 anos, Adílio pulou o muro do Flamengo para buscar uma oportunidade na escolinha de futebol de salão, o início de uma trajetória brilhante.

Adílio foi promovido ao time profissional do Flamengo em 1975, junto com Tita e Andrade. Esses jovens talentos formaram a espinha dorsal da maior geração do clube, responsável por conquistas históricas, incluindo a Libertadores e o Mundial de Clubes em 1981. Adílio, com sua visão de jogo e passes precisos, foi fundamental na formação lendária que incluiu Zico, Júnior e Leandro.

O legado de Adílio inclui 617 jogos oficiais pelo Flamengo, tornando-o o terceiro jogador com mais partidas pelo clube, atrás apenas de Zico e Júnior. Sua atuação memorável na final do Campeonato Brasileiro de 1983, onde marcou um gol crucial na despedida de Zico, solidificou seu status de ícone do futebol rubro-negro.

Além de sua carreira nos campos, Adílio também fez história no futsal, integrando a seleção brasileira que venceu a Copa do Mundo de Futsal em 1989. Após sua aposentadoria, ele atuou como treinador e coordenador nas divisões de base do Flamengo até 2008, e tentou a carreira política em 2010, sem sucesso.

Em 2019, Adílio foi homenageado com um busto de bronze na sede da Gávea, reconhecimento de sua inestimável contribuição ao clube. Nos últimos anos, enfrentou problemas de saúde, incluindo uma internação em 2020 por gastroenterite e desidratação, e mais recentemente, a luta contra o câncer.

Adílio deixa um legado eterno no Flamengo e no futebol brasileiro. Seu impacto vai além dos títulos e gols, marcando gerações de torcedores e jogadores. A saudade será grande, mas seu nome e suas conquistas serão lembrados para sempre.

Assine o Correio do Estado

Vitória suada

Arsenal sofre contra o pior time da Premier League em casa, mas vence com 2 gols contra

Na cola dos Gunners, Manchester City enfrenta o Crystal Palace neste domingo

13/12/2025 23h00

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Mesmo em casa o Arsenal foi incapaz neste sábado de marcar contra o Wolverhampton, lanterna da Premier League, mas foi beneficiado com dois gols contra. O 2 a 1 no Emirates Stadium consolidou o time de Londres na liderança do campeonato com 36 pontos. O Manchester City tem 31 e enfrenta o Crystal Palace neste domingo. O Wolverhampton somou apenas 2 pontos em 16 rodadas.

Diante de sua torcida, o Arsenal teve muito mais posse de bola e passou praticamente todo o primeiro tempo no campo de ataque. O domínio, porém, foi ilusório. Os visitantes conseguiram neutralizar o rival com um esquema com três zagueiros, e o Arsenal terminou a primeira etapa sem um finalização em direção ao gol de Johnstone. A melhor chance foi do Wolverhampton, quando o sul-coreano Hwang Hee-Chan finalizou um contra-ataque para a defesa de Raya.

O segundo tempo começou com ainda mais posse de bola do Arsenal, mas o time era incapaz de finalizar com perigo. Ainda antes dos 15 minutos, o técnico Mikel Arteta fez três alterações, colocando Odegaard, Trossard e Merino em campo. O time trocava passes no campo de ataque, mas continuava com dificuldades para criar chances realmente perigosas.

A primeira finalização correta do Arsenal no jogo aconteceu aos 22 minutos, quando Declan Rice acertou um belo chute e exigiu grande defesa de Johnstone. A pressão do time da casa após um escanteio pela direita. Saka cobrou com efeito e quase marcou um gol olímpico, mas a bola bateu na segunda trave, voltou nas costas de Johnstone e entrou. Gol contra.

O Arsenal continuou pressionando, mas viu o Wolverhampton abandonar o esquema de três zagueiros e se aventurar no ataque. No final do jogo, Arias, ex-Fluminense, entrou no Wolverhampton, e o brasileiro Gabriel Jesus voltou a defender o Arsenal na Premier League após mais de 11 meses, depois de se recuperar de grave lesão.

Aos 45 minutos, os visitantes conseguiram empatar com uma cabeçada de Arokodare. Nos acréscimos, o Arsenal conseguiu a vitória com a participação imprescindível de Gabriel Jesus, que disputou pelo alto um lance com Mosquera. O defensor acabou desviando para a própria meta. Segundo gol contra do Wolverhampton.

O líder Arsenal volta a jogar na Premier League como visitante contra o Everton, e o lanterna Wolverhampton tenta sua primeira vitória no campeonato ao receber o Brentford. Os dois jogos acontecem no sábado.

Assine o Correio do Estado 

Esportes

Corinthians aposta em bola parada para enfrentar Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil

Técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos e treinou jogadas de bola parada e cobranças de pênalti

13/12/2025 22h00

Zagueiro André Ramalho é uma das armas do Timão para a final

Zagueiro André Ramalho é uma das armas do Timão para a final Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O Corinthians encerrou neste sábado sua preparação para o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro. O técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos e treinou jogadas de bola parada e cobranças de pênalti. Após vencer o duelo de ida por 1 a 0, o Corinthians tem a vantagem do empate no jogo das 18h deste domingo, na Neo Química Arena, para avançar à final.

Com o triunfo no Mineirão, o Corinthians tenta conquistar uma segunda vitória para selar a classificação em casa e manter uma campanha impecável na Copa do Brasil. Em sete partidas desta edição, o tricampeão (1995, 2002 e 2009) saiu vitorioso em todas, com nove gols marcados e nenhum sofrido.

"Temos que entrar em campo buscando a vitória como a gente sempre fez. Principalmente em oportunidades assim", afirmou o zagueiro André Ramalho sobre a semifinal com o Cruzeiro. "Conseguimos um grande resultado fora de casa, temos que entender isso. Porém, estamos na nossa casa, com a nossa torcida Vamos, com certeza, para buscar a vitória", completou.

O zagueiro disse esperar um confronto mais difícil do que o de Belo Horizonte. "Será um jogo de extrema dificuldade. Eles (Cruzeiro) vão tentar reverter o resultado, mas estamos cientes do desafio. Estaremos bem concentrados e focados. Dá para ver isso no time. Que a gente consiga mais uma vitória amanhã e, se Deus quiser, a classificação."

A questão física recebeu atenção especial no Corinthians. Dorival Júnior, após a partida de ida, comentou sobre uma "entrega ainda maior" para conquistar a vaga. "Desde que acabou o jogo, a gente sabia que teria que se recuperar bem para estar apto para deixar nosso melhor dentro de campo. A gente fez um bom trabalho", completou André Ramalho.
 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).