O atacante Neymar foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira (5), no prêmio Craque do Brasileirão , promovido pela CBF. O jogador do Santos não pôde comparecer a cerimônia, em São Paulo, por estar viajado com o seu clube para a disputa do Mundial de Clubes, no Japão.
Neymar foi eleito por jornalistas, técnicos e jogadores escolhidos pela CBF. O Santos terminou a competição na décima colocação. Um dos momentos de destaque do atacante na competição foi o golaço na derrota por 5 a 4 para o Flamengo, ainda no primeiro turno.
Outra ausência na festa foi o goleiro Rogério Ceni, homenageado especial da CBF por ter chegado aos cem gols na carreira em 2011.
A festa teve muitas gafes. O governador Geraldo Alckmin subiu ao palco para entregar o prêmio de melhor meia direita, mas foi obrigado a esperar porque a organização demorou a entregar o envelope com o nome do ganhador.
Quem também passou por um momento constrangedor foi o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, obrigado a ler um texto como se fosse um mestre de cerimônia.
Chamado para discursar, o ex-jogador Ronaldo também demorou a aparecer e deixou os apresentadores sem graça.
Campeão brasileiro em 2011, o Corinthians teve apenas dois escolhidos como os melhores em suas posições. Os agraciados foram os volantes Ralf e Paulinho.
O Vasco, vice-campeão, teve ganhadores em três posições: o lateral-direito Fágner, o zagueiro Dedé e o meia Diego Souza. O clube ainda ficou com o prêmio de melhor técnico, compartilhado por Cristovão Borges e Ricardo Gomes.
O Botafogo ficou com dois prêmios. O de melhor goleiro foi para Jefferson e Cortês ganhou o troféu na lateral esquerda.
Réver, do Atlético-MG, foi o outro zagueiro da seleção. Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, completou o meio-campo. Na lateral esquerda, o ganhador foi Bruno Cortês, do Botafogo. Os atacantes da seleção foram Neymar e Fred, do Fluminense, que também não foi à festa.
O atacante Wellington Nem, do Figueirense foi escolhido a revelação da competição e Leandro Vuaden ficou com o prêmio de melhor árbitro.
Dedé foi eleito o melhor jogador em eleição do público, mas não subiu ao palco para receber o prêmio por estar dando entrevistas.