Envolvido na polêmica em relação aos valores de sua transferência do Santos para o Barcelona, em julho de 2013, Neymar falou pela primeira vez sobre o assunto, nesta quarta-feira (15), em entrevista ao jornal catalão Sport. O camisa 11 do Barça garantiu que não existe nada de ilegal nos contratos assinados durante a operação.
"Eu sei que estão falando muito sobre o meu contrato. Foi o meu pai que assinou os contratos. Ele é, obviamente, alguém que tem a minha total confiança. Não há nada de ilegal. Em todo caso, se alguém tiver alguma dúvida, pode procurar o meu pai. Da minha parte, estou me concentrando no que devo fazer, que é jogar futebol", afirmou o brasileiro.
Neymar foi contratado pelo Barcelona em julho de 2013, depois de ser tetracampeão da Copa das Confederações com a camisa da Seleção Brasileira. Naquele momento, o valor de sua transferência não chegou a ser divulgada, porém meses depois, um diretor do clube catalão revelou que o negócio custou 57 milhões de euros, cerca de R$ 180 milhões.
Entretanto um sócio do Barcelona acusou o presidente Sandro Rosell há cerca de 15 dias atrás, de desviar 40 milhões de euros, aproximadamente R$ 130 milhões durante a transação. Com isso os números divulgados seriam Assim, os valores divulgados seriam hipotéticos, algo que já foi contestado pelo time catalão.
Um juiz do Tribunal Nacional, deve determinar a contestação apresentada nos próximos dias. Em um conselho anunciado na semana passada, a promotoria considerou que caberia investigar as condições de transferência de Neymar do Santos para o time espanhol.