Esportes

FC Pantanal SAF

Portuguesa deixa de ser associação e se torna a primeira SAF de MS

A primeira SAF de Mato Grosso do Sul se chamará Futebol Clube Pantanal SAF e está aberta a negociações com o setor empresarial. De acordo com o presidente Gilmar Ribeiro, o novo investidor deverá ser anunciado em 10 dias.

Continue lendo...

A Associação Atlética Portuguesa passa a se chamar agora Futebol Clube Pantanal SAF. A divulgação da nova identidade e do modelo de gestão ocorreu na tarde desta segunda-feira (11), durante uma coletiva de imprensa que contou com a presença do empresário e assessor de assuntos esportivos e representante do governo do estado Júlio Brant. A partir de hoje, o clube se torna a primeira SAF do futebol de Mato Grosso do Sul.

Relembrando a história da 'Portuguesinha', que começou no terrão em 1972, foi relatado que a mudança para o novo modelo de gestão é necessária para trazer modernidade e profissionalização ao futebol do estado.

"Sempre acreditei no projeto, no processo e no investimento; este é o caminho para que nosso futebol seja reestruturado. Começamos na Liga Terrão, e o projeto de modernização teve início quando disputamos a Série B. Mesmo sem nenhum investimento, ficamos entre os melhores do estadual deste ano. Nosso trabalho é de longo prazo e depende de muito desenvolvimento", relatou o presidente.

Gestor esportivo e técnico do Pantanal SAF, Glauber Caldas 

"De acordo com o gestor e técnico do Pantanal SAF, Glauber Caldas, o clube está aberto a negociações com possíveis investidores. Até o momento, a antiga Portuguesa-MS, agora Pantanal SAF, não possui dívidas de mercado e aguarda apenas a aprovação jurídica para anunciar o novo investidor."

“Atualmente não tem como captar investidores se as pessoas não estiverem legalmente organizadas. Em Mato Grosso do Sul, somos o único clube autorizados para receber este investimento. Já existem algumas conversas, pensamos que nas próximas semanas anunciaremos o investidor”, relatou o gestor do clube. 

Caldas ainda informa que a troca de nome é essencial para a transição do clube para o modelo clube-empresa e garantiu que o FC Pantanal SAF terá sua sede em Campo Grande.

“O que aconteceu ano passado bato no peito porque a culpa é minha; é esportivo. Em Campo Grande não tínhamos estrutura para trabalhar e por isso eu mesmo decidi que Sidrolândia tinha um gramado melhor para que conseguisse colocar o que penso do futebol. Agora a associação é dona da nova empresa e está transferindo todos os direitos esportivos no futebol para essa SAF. Somos um clube de Campo Grande e vamos ficar nossas raízes aqui"

Assessor de assuntos esportivos, Júlio Brant/ Imagens: João Gabriel Vilalba

Representando o governo do estado, o empresário e assessor esportivo Júlio Brant afirmou que Mato Grosso do Sul é muito fértil para negócios e ressaltou que, se nenhum clube se adaptar aos investimentos, pode em breve fechar as portas.

"Campo Grande fica no centro do país, estamos próximo do Paraguai, perto da Argentina, com acesso direto ao Mato Grosso e fácil conexão com Goiás. É um estado muito rico financeiramente e bem localizado. O investidor considera tudo isso ao pensar em investir em uma região. Não podemos aceitar ficar no penúltimo lugar no ranking da CBF e ser um dos melhores estados para investir. O campo está aberto e, se os clubes não atentarem para esse cenário, ficarem para trás e verão outros clubes concorrentes crescendo", explicou. Brant.

Questionado sobre conversas com empresas, Brant confirmou ao Correio do Estado que há investidores interessados e afirmou que, em breve, poderão anunciar a empresa responsável pelos núcleos do clube e o novo slogan do FC Pantanal SAF.

"Estamos conversando com pelo menos cinco empresas de Mato Grosso do Sul e de outras regiões. O Pantanal SAF também está aberto para empresas internacionais, já que estamos ao lado do Paraguai e da Argentina. Não posso revelar muitos detalhes, mas as conversas estão praticamente adiantadas e, em breve, convidamos a fazer o anúncio", afirmou Brant.

 “Gostaria mesmo de falar hoje para vocês, mas o processo está no campo jurídico e acredito mesmo que devemos anunciar dentro de 10 dias”, relatou o presidente da Portuguesa, Gilmar Ribeiro. 

 

Quais são os planos do FC Pantanal SAF

As SAFs no Brasil se tornaram possíveis após a criação da Lei 4.193/2021, conhecida como Lei SAF, que estabelece normas de governança e incentiva a mudança de tempos de futebol da associação civil para o modelo de clube-empresa, com regras de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade futebolística.

Como Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o FC Pantanal se comprometerá com a criação de programas voltados ao desenvolvimento social e à educação. Entre os planos do clube está a fundação de pequenos polos no interior do estado para o desenvolvimento de projetos sociais nas categorias de base.

"Antes de vir para a coletiva, estive reunido com o governador Eduardo Riedel e com a prefeita Adriane Lopes, e ambos me garantiram que teremos apoio, incluindo a doação de terrenos para podermos construir uma estrutura em Campo Grande e também em cidades do interior do estado", explicou o presidente do clube, Gilmar Ribeiro.

O que é SAF, como ela funciona? 

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) foi criada em 6 de agosto de 2021, por meio da lei 14.193/2021. A legislação, aprovada no Senado, abre a possibilidade para clubes migrarem da associação civil sem fins lucrativos para o modelo empresarial.

Conhecida como Lei SAF, ela incentiva a mudança do modelo associativo para o formato do clube-empresa, que estabelece normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade do futebol.


O que pode mudar no clube? 

A maioria dos clubes brasileiros que se tornaram associações civis acaba sendo uma organização privada, sem fins lucrativos, formada pela união de sócios. Esses sócios eleitos representam para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, além de um presidente.

Neste caso, uma associação não pode ser vendida para investidores. Ao contrário do que acontece no exterior, onde clubes e empresas podem ser comprados e vendidos por terceiros, as associações são administradas unicamente pelo quadro de sócios.


Como funciona uma SAF? 

Em conformidade com a política de governança dos clubes-empresas, os profissionais são contratados para vagas específicas nas áreas de marketing, comunicação, logística, finanças e também na gestão do futebol.


Porque a SAF está crescendo? 

O empresário que deseja investir seu dinheiro no esporte pode ter retornos significativos a longo prazo por meio de:

  • Revenda do clube-empresa por um valor maior investido 
  • Lucros obtidos pela operação do clube-empresa após pagamento dos dividendos 
  • Integração do clube de futebol com outros negócios, seja empresas que estejam ligados diretamente ao investidor 
     

ine o Correio do Estado. 

Futebol

Philippe Coutinho faz juras de amor em despedida ao Vasco e justifica: 'Cansado mentalmente'

Foi uma explicação/defesa de Coutinho para os torcedores, que vinham acusando-o de "desinteresse" ao longo das partidas do ano

18/02/2026 23h00

Philippe Coutinho justifica: 'Cansado mentalmente'

Philippe Coutinho justifica: 'Cansado mentalmente' Divulgação

Continue Lendo...

Philippe Coutinho fez uma emotiva carta de despedida do Vasco nesta quarta-feira na qual explicou o principal motivo para sua decisão em antecipar o fim do contrato que duraria até o meio da temporada e pedir a rescisão: a saúde mental. O meia ainda fez juras de amor ao clube e garantiu que jamais desrespeitaria a torcida.

Substituído diante do Volta Redonda no sábado, em jogo pelas quartas de final do Campeonato Carioca, o jogador foi bastante vaiado e xingado pela torcida e sequer ficou no banco de reservas no segundo tempo torcendo pelos companheiros. - o time perdia por 1 a 0, buscou a igualdade e se classificou nos pênaltis.

"Eu pensei muito antes de escrever aqui. Pensei mesmo. Mas, pelo respeito, pelo carinho e pelo amor que eu tenho por vocês e por esse clube, eu senti que precisava vir aqui e falar de coração aberto", iniciou seu texto de despedida o camisa 10.

"Eu escolhi voltar para o Vasco porque amo esse clube. Amo tudo que o Vasco representa na minha vida. Vestir essa camisa foi uma das escolhas mais importantes que eu já fiz. E, em cada treino, em cada jogo, eu dei o meu melhor. Sempre! Nunca faltou entrega, nunca faltou vontade e comprometimento", garantiu.

Foi uma explicação/defesa de Coutinho para os torcedores, que vinham acusando-o de "desinteresse" ao longo das partidas do ano, sobretudo no Brasileirão, onde o time ainda não venceu e amarga a zona de rebaixamento.

"Ser julgado por inúmeras pessoas por algo que não faz parte do meu caráter é difícil demais. Eu jamais desrespeitaria a torcida, meus companheiros e o Vasco. Nunca fiz isso em lugar nenhum por onde passei. Quem me conhece sabe disso", foi além, deixando claro que o tom forte das cobranças o desanimaram em seguir defendendo o clube - a diretoria acenava com a renovação do contrato.

"Naquele momento, na ida para o vestiário (sob vaias), eu senti e percebi que meu ciclo no clube tinha acabado, e eu não voltei (ao banco de reservas) para priorizar minha saúde mental. Isso dói muito", esclareceu. "A verdade é que estou muito cansado mentalmente. Sempre fui muito reservado, então falar isso aqui não é fácil, mas eu preciso ser honesto", seguiu.

Deixando claro que a decisão não tem volta, se despediu em declaração de amor. "Minha relação com o Vasco é de amor. E vai continuar para sempre. Com o coração apertado, eu entendo que agora seja o momento de dar um passo para trás e encerrar esse ciclo no Vasco", se declarou. "Eu sou grato por tudo que vivi aqui. Vou levar o Vasco comigo para sempre. No peito. Na história. Na vida. De coração... Obrigado por tudo."

Libertadores

Primo de goleiro da seleção, influenciador paraguaio acompanha empate do 2 de Mayo na fronteira

"Freakifabi" esteve em Pedro Juan Caballero nesta quarta-feira para acompanhar o confronto internacional

18/02/2026 15h15

Influenciador Fabio Meza, primo de Gatito Fernández

Influenciador Fabio Meza, primo de Gatito Fernández Fotos: Arquivo Pessoal

Continue Lendo...

Estadunidense de nascimento e paraguaio de sangue, o influenciador Fabio Meza conhecido como "Freakifabi", primo do goleiro da seleção paraguaia Gatito Fernández esteve na fronteira nesta quarta-feira (17) para acompanhar o empate o Club Sportivo 2 de Mayo e o Sporting Cristal, confronto disputado no Estádio Río Parapití, lado paraguaio da fronteira que separa Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, interior do Estado. 

Com 37 mil seguidores no Instagram, esteve no município pedrojuanino a convite do clube da fronteira e aproveitou o espaço para mostrar o dia a dia dos atletas do clube, estreante na Libertadores de 2026. Ao Correio do Estado, disse que já esteve em Ciudad del Este, porém, a proximidade entre brasileiros e paraguaios neste lado da fronteira chamou sua atenção na chegada à cidade. 

"Já fui em Ciudad del Este, mas nunca vi nada igual a isso aqui. Lá você ainda vê a ponte que separa Brasil e Paraguai, aqui todas as pessoas estão juntas e isso é muito bonito", disse o influenciador de 35 anos.  

Sobre a proximidade entre os dois países, disse que a relação entre brasileiros e paraguaios tende a ser muito mais amistosa conforma o 2 de Mayo cresça com o decorrer dos anos. 

"Os brasileiros adotaram o 2 de Mayo e pelo que eu vi, se as cidades se unirem eles tem muito potencial para que o futebol cresça. Esse time vai voar e precisa de fanatismo e amor do torcedor brasileiro para ser cada vez maior", destacou. 

Relação com Gatito 

Natural de Nova Jersey, cresceu e estudou em Chicago, onde se formou em Comunicação pela DePaul University, conhecendo o primo tardiamente, apenas aos 25 anos. 

"Só conheci o Gatito quando eu tinha 25 anos, isso porque minha mãe, prima do pai dele, disse que eu tinha um familiar que era jogador de futebol e muito famoso no Brasil. Depois disso eu fiquei maluco, comecei a estudar melhor o idioma e conheci ele quando ainda estava no Vitória, da Bahia", frisou Fabio Meza. 

Após a passagem de destaque pelo clube baiano, o goleiro paraguaio, filho do ex-goleiro "Gato Fernández", se destacou no país e fez carreira por longos anos no Botafogo, onde venceu a Libertadores de 2024. Atualmente está em Assunção, onde joga pelo Cerro Porteño. 

"Gatito sempre me recebeu muito bem, inclusive me ajudou a aprender português. Nas Olimpíadas de 2024 ele foi o goleiro titular da seleção paraguaia e após isso eu decidi que viajaria o mundo promovendo não só o futebol através das minhas redes sociais, mas também o futebol paraguaio de modo geral", disse. 

Tempo de Brasil 

Questionado sobre o local onde vive atualmente, disse que é alguém do mundo e que não possui "casa fixa". Em meados da Copa do Mundo de 2014, veio ao Brasil, conhecendo alguns influenciadores digitais como Kelvin Thiago, popularmente conhecido como "Milgrau", dono de um canal exclusivo para o Corinthians, além de Lucas "Inutilismo", e Fred Bruno, ex-apresentador do Canal Desimpedidos e atualmente repórter esportivo da TV  Globo. 

Influenciador Fabio Meza, primo de Gatito FernándezFabio Meza ao lado de Lucas Vinicius, do canal "Inutilismo" / Reprodução 

"Morei no Brasil por oito meses, conheci muita gente e com isso comecei a fazer meus vídeos depois de um fato isusitado. Conheci o Fred na Copa América do Chile em 2015, estive nas Olimpíadas do Rio de 2016, apareci em um vídeo com o pessoal e ganhei oito mil seguidores de uma vez, aí decidi começar de fato", declarou. 

Sobre seu trabalho, destacou que apesar do acompanhamento acadêmico, a experiência no Brasil acabou por ser sua verdadira faculdade. "Digo que me formei em Comunicação nas redes sociais, no Tiktok do Brasil e agora estou levando tudo que eu aprendi para colocar o Paraguai no mapa e depois voltar para cá mais forte", finalizou. 

Saiba* 

Com o empate em 2 a 2, o Club Sportivo 2 de Mayo vai ao Peru nesta terça-feira (24) e em caso de vitória, segue à terceira fase da competição, onde encara o vencedor de Carabobo e Huachipato por uma vaga na fase de grupos. 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).