A escalada esportiva é uma modalidade nova, ainda pouco praticada em Mato Grosso do Sul, que envolve força, impulsão, estratégia e criatividade para superar os desafios de subir a parede cheia de obstáculos. Os adeptos ao esporte começam a praticar a escalada como uma forma de lazer e de qualidade de vida que o desporto oferece.
Para incentivar a prática de forma competitiva, a academia Zion Move criou um torneio intitulado Copa MS de Bouldering, que chega neste sábado à sua 2ª edição.
O esporte Proporciona movimentação do corpo em diversas direções junto à força exercida para subir a estrutura do circuito nos muros.
Recentemente, a escalada criou um caráter mais competitivo com a entrada da modalidade na Olimpíada de Tóquio 2020.
Escalar as vias (objetos de apoio para subir a estrutura) até chegar no ponto mais alto é o objetivo principal da escalada. Nas competições, porém, terminar a prova é mais um dos requisitos para vencer seus adversários.
A competição exige que o atleta seja o mais rápido e preciso durante o trajeto da escalada. Tendo de terminar a subida com o menor número de tentativas.
Para conseguir esse feito, os escaladores devem escolher a melhor sequência de vias para chegar nessa eficiência de movimentos, podendo definir o vencedor de um torneio.
Fernanda de Oliveira, 25 anos, é formada em Educação Física e trabalha como personal trainer, ela pratica escalada há quatro anos e começou a se interessar pelo esporte depois de presenciar a modalidade em um evento de atividades físicas no Parque das Nações Indígenas.
Desde então, Fernanda começou a fazer aulas para aprender e conhecer o esporte. “Sempre pratiquei vários esportes, mas minha relação com a escalada é voltada ao lazer da atividade física, acabo sentindo falta se ficar muito tempo sem praticar a modalidade”, explica.
Ela treina pelo menos três vezes por semana na academia, dedicando-se cada vez mais ao esporte que demanda bastante esforço físico.
“Os treinos de escalada são bem intensos, o atleta precisa ter bastante resistência no antebraço para se equilibrar nas garras, mas, com ajuda e conversando com outros praticantes, você vai aprendendo como superar os desafios”, conta.
CAMPEONATO EM MS
O evento do fim de semana vai acontecer dentro da academia, na Avenida Alvorada, nº 159 , no Bairro Jardim dos Estados, com início às 9h.
A competição será disputada nas categorias masculino e feminino, com entrada franca para o público em geral prestigiar a disputa.
Cerca de 20 atletas estão inscritos para a Copa MS, em que sete competidores são militares do exército Brasileiro, que estarão disputando a competição como uma seletiva aos jogos olímpicos da corporação.
Segundo Edson Paes, professor de escalada e organizador do evento, as provas serão disputadas de maneira individual e os atletas terão de quatro a cinco minutos para terminarem o percurso das vias.
“Antes das provas iniciarem, os atletas não sabem qual é o percurso ideal para chegar até o topo da parede. As vias que os competidores vão escalar têm certos níveis de dificuldade, algumas exigem mais equilíbrio, dinâmica, e outras precisam de mais força, posicionamento corporal, com vários tipos de movimentação”, afirmou.
Cada desempenho dos escaladores será analisado por uma banca de juízes, que vão pontuar o atleta com uma somatória do tempo levado até completar a escalada e quantas vezes o competidor caiu durante o trajeto, somando as tentativas da execução.
Fernanda é uma das atletas inscritas na competição, mesmo começando a praticar a escalada como um hobby.
“Essa será a primeira vez que vou competir na escalada, a minha ideia é disputar a Copa MS como uma preparação para o circuito Centro-Oeste, que vai acontecer em 29 de maio, se eu me destacar, posso pensar em me dedicar”.
SAIBA
A escalada esportiva é praticada em três modalidades: velocidade, dificuldade e bouldering.




