O primeiro confronto entre Palmeiras e São Paulo, o Choque-Rei, será realizado neste domingo, às 15h (de MS), no Allianz Parque, válido pela terceira rodada do Campeonato Paulista deste ano. A partida vem em momento que ambas as equipes conquistaram sua primeira vitória e buscam se fortalecer na disputa.
No caso dos donos da casa, a vitória pode ajudar a encerrar os questionamentos sobre o fortalecimento da equipe, que perdeu peças importantes neste ano e que ainda não fez contratações.
No início do ano, o meia Gustavo Scarpa foi para o futebol inglês, contratado pelo Nottingham Forest, mesmo caminho que levou, na semana passada, o volante Danilo, que também assinou com o clube.
O Palmeiras conquistou quatro pontos até agora, a primeira vitória veio na quinta-feira (19), quando venceu por1 a 0 o Botafogo-SP, fora de casa.
A pontuação e o saldo baixo de gols deixa a equipe na segunda colocação do Grupo D, que tem o São Bernardo na liderança, com a mesma pontuação, mas com mais gols marcados.
O clássico deste fim de semana, inclusive, é a chance de o técnico Abel Ferreira de preparar sua equipe para a disputa da Supercopa do Brasil, que será realizado no dia 28 de janeiro, quando o clube joga com o Flamengo, partida que deve disputar ainda sem os prometidos reforços.
Em entrevista coletiva após a vitória de quinta-feira (19), Abel também falou sobre a dificuldade de manter o nível das últimas temporadas.
Sob o seu comando, o Palmeiras ganhou seis títulos. Em 2023, o time, ainda que não tenha sido derrotado, começou com apresentações ruins e tem problemas para se reestruturar depois das saídas de Scarpa e Danilo.
“Ganhamos no primeiro ano, no segundo, e neste ano não sei se vamos fazer tudo novo para continuar a ganhar. Começamos tudo do zero, de novo”, ressaltou Abel.
A necessidade de reforços foi objeto de comentários do treinador. Ele negou que tenha vetado a contratação de “medalhões”, atletas rodados e conhecidos no futebol mundial. O que importa, jovem ou veterano, é que tenha qualidade, argumentou o português.
“O perfil que o Palmeiras procura é de jogadores de qualidade. Qualidade e ambição”, avisou.
SÃO PAULO
Depois de estrear com um empate sem gols contra o Ituano em casa e ser vaiado pela torcida, o time do técnico Rogério Ceni conseguiu uma vitória contra a Ferroviária por 2 a 1 e amenizou a crise.
Apesar de ter sido um dos times que mais contratou na janela, a equipe é mais cobrada pela torcida por causa do jejum de grandes títulos. A última vez que o São Paulo levantou uma taça foi em 2021, quando venceu o Campeonato Paulista.
Na coletiva após a vitória de quinta-feira, Ceni teve de dar explicações sobre os problemas do São Paulo. Mesmo com o time invicto. O treinador pediu paciência da torcida com o atacante Luciano, ainda não rendendo o futebol esperado, e também com o recém-chegado David, anunciado e que já estreou na quinta-feira.
“Luciano joga na exata função que fazia ano passado. Vamos parar, é outro fantasma que estão começando a criar”, disse Rogério Ceni, sem esconder a irritação pelo questionamento.
Por esses fatores, a partida entre os dois tem o poder de dar calma a uma das equipes e jogar o outro na “fogueira”.
Saiba: Também jogam no domingo São Bernardo e Santos, Ferroviária e Santo André e Botafogo e Mirassol.




