O técnico Enderson Moreira deixou Aranha, Edu Dracena, Alison, Arouca, Lucas Lima e Robinho, todos descansando a semana toda para o importante duelo desta quarta-feira, contra o Cruzeiro. Após a derrota por 1 a 0 e a necessidade de reverter a vantagem na próxima semana, na Vila Belmiro, o treinador deve mais uma vez poupar alguns jogadores neste domingo, contra o Internacional, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
“A gente tem possibilidade. A única coisa que faz eu tirar algum jogador do jogo de domingo é se apresentar problema algum tipo de problema por lesão ou desgaste físico. O jogo é na Vila Belmiro, isso ajuda muito, não tem viagem”, disse Enderson, sempre fazendo questão de dizer que não prioriza competição, mesmo com o time a um jogo da final da Copa do Brasil.
Na primeira partida da semifinal contra o Cruzeiro, o atacante Robinho não conseguiu aparecer como sempre se espera dele e acabou substituído na segunda etapa, demonstrando muito cansaço após nem viajar com a equipe, no último fim de semana, para o duelo contra a Chapecoense. Entretanto, a situação do craque não surpreende o técnico santista. “É uma questão clara, ele não participou da pré-temporada e está sentindo a sequência de jogos. Ele deixou de trabalhar uma condição que é importantíssima, que é a condição de resistência, que faz com que ele possa suportar melhor a sequência de jogos”, explicou Enderson.
O próprio atacante deu a entender que sentiu a partida desta quarta, mas deixou sua escalação no domingo nas mãos da comissão técnica. “Vamos conversar, analisar. Se precisar, vamos poupar para descansar bastante para quarta-feira”, disse o Rei das Pedaladas. “Estou bem. Se o professor precisar, estou à disposição do Santos”, garantiu, antes de entrar no ônibus, após a derrota por 1 a 0 para os mineiros.
A boa notícia é que já para o confronto contra o Internacional, as 17 horas deste domingo, na Vila, o Peixe deve contar com o retorno de Thiago Ribeiro. Depois de se recuperar de uma lesão na coxa, o atacante sofreu com problemas estomacais, mas deve ficar à disposição de Enderson já a partir desta quinta-feira, no CT Rei Pelé. Geuvânio, com um problema mais sério também na coxa, ainda é uma incógnita e deve ser avaliado novamente para ter sua situação atualizada pela comissão técnica.
Oportunidade para Damião
Mais uma vez em baixa e preterido por Enderson Moreira nos últimos jogos diante da concorrência com Gabriel, o centroavante deve enfrentar seu ex-clube muito em função da necessidade de que alguns jogadores sejam preservados para a partida de volta da semifinal da Copa do Brasil, na próxima quarta, contra o Cruzeiro. No jogo de ida, o camisa 9 entrou apenas no fim, mas o treinador do Santos evitou polemizar ou criticar o momento de seu jogador.
“Eu não vou falar de um jogador que jogou 10 minutos apenas. O Damião foi bem contra a Chapecoense, correu, ajudou, deu passes, e está correndo atrás. Com jogador, isso acontece, todos têm seus altos e baixos, coincidiu com ele de ser aqui (no Santos). Quem sabe não vai ser reservado para ele um momento decisivo e importante para o clube?”, avaliou Enderson. O Santos é o oitavo na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro com 46 pontos, enquanto o Inter é o quarto, com 53.