Esportes

AVANÇO

Ronaldinho decide, Fla bate América-MG e entra no G-4

Ronaldinho decide, Fla bate América-MG e entra no G-4

TERRA

29/06/2011 - 20h48
Continue lendo...

O Flamengo encontrou dificuldades, mas conseguiu manter a invencibilidade no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, a equipe carioca derrotou o América-MG por 3 a 2 com dois gols de Ronaldinho, na Arena do Jacaré, em partida válida pela sétima rodada da competição.

Ronaldinho abriu o marcador aos 10min do 1º tempo em bela cobrança de falta. Ainda na etapa inicial, Alessandro aproveitou falha da zaga flamenguista para igualar a partida aos 37min. Aos 45min, o zagueiro Anderson virou a partida em Sete Lagoas.

Na etapa final, o Flamengo conseguiu a segunda virada na partida. Aos 10min, Deivid aproveitou passe de Thiago Neves para empatar o conronto. Já aos 40min, com Ronaldinho se tornou o novo artilheiro do Campeonato Brasileiro com cinco gols marcados após completar passe de Bottinelli para o fundo das redes.

Com a vitória, o time rubro-negro dormirá a quarta-feira no G-4 do Campeonato Brasileiro. Invicta na competição, a equipe soma 13 pontos na terceira colocação. Porém, o Fla ainda pode ser ultrapassado pelo Botafogo que encara o São Paulo. Na quinta, o Palmeiras enfrenta o Atlético-GO e também pode ficar à frente se vencer.

Já o América-MG continua na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. No momento, o time mineiro está em 17º lugar com cinco pontos. No sábado, a equipe retorna a campo para encarar o Santos, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo adiado pela sexta rodada.

Pela oitava rodada, o América vai enfrentar o Palmeiras na próxima quinta-feira, às 21h (de Brasília), de novo na Arena do Jacaré. O Flamengo entra em campo um dia antes contra o São Paulo, às 21h50 (de Brasília), no Engenhão

O jogo

Com a torcida maioria nas arquibancadas da Arena do Jacaré, o Flamengo começou a partida se sentindo em casa. Com toquese de bola, a equipe chegou com perigo aos 4min. Junior Cesar tabelou com Ronaldinho pelo lado esquerdo, recebeu passe na entrada da área e arriscou para o gol. Mas o lateral pegou mal na bola e chute saiu sem perigo.

Jogando contra um América-MG com três volantes e sem criatividade no meio-campo, o Flamengo não demorou para abrir o marcador. Léo Moura carregou a bola na entrada da área e recebeu falta na entrada da área. O goleiro Flávio tentou confundir os jogadores do time rubro-negro ao armar a barreira invertida. Mas a tentativa não surtiu efeito e Ronaldinho, com o gol vazio, cobrou falta no ângulo com categoria.

O time mineiro pouco ameaçou a meta defendida por Felipe, pois só conseguia arrematar ao gol em fhutes de fora da área. Bem na partida, o Fla teve outra boa chance aos 13min. Luiz Antônio fez boa jogada pelo lado direita e cruzou para a área, mas nenhum jogador estava bem posionado para completar para as redes.

Muito criticado pelas atuações decepcionantes no começo do ano, Ronaldinho teve boa movimentação durante o primeiro tempo. Com dribles e boas jogadas, o meia foi incomodou o setor defensivo americano. Para parar o setor de criação do adversário, os volantes do América-MG abusaram das faltas no meio-campo, rendendo a Amaral um cartão amarelo após entrada dura em Willians.

A equipe mineira conseguiu acertar a marcação no sistema defensivo e passou a ficar mais tempo com a posse de bola, principalmente no campo de ataque. Fato que não interferiu nas chances de perigo do time. Os donos da casa só conseguiam arrematar ao gol em chutes de fora da área e sem direção, como o de Fábio Júnior aos 30min.

A partida que estava favorável ao Flamengo começou a se complicar. Ao dar a posse de bola para o adversário, a equipe carioca se viu pressionada. Aos 35min, Marcos Rocha avançou pelo lado direito e cruzou para a área. Fábio Júnior subiu sozinho no meio da área e cabeceou por cima da meta defendida por Felipe.

A criticada zaga flamenguista voltou a falhar e o América-MG chegou ao empate aos 37min. Amaral cobrou lançou bola na área em cobrança de falta pela esquerda. O zagueiro Welinton subiu sozinho, mas cabeceou para trás. O goleiro Felipe apenas observou a bola bater na trave. Ronaldo Angelim pegou o rebote, mas tentou sair jogando. Esperto, Alessandro aproveitou a lentidão do adversário e finalizou cruzado para igualou o marcador em Sete Lagoas.

Melhor antes de marcar o gol, o América passou a dominar a partida após o empate. Aos 42min, Fábio Júnior tabelou com Alessandro no meio do setor defensivo do Flamengo e arriscou de fora da área. Felipe teve que trabalhar pela primeira vez na partida ao espalmar para escanteio.

Os jogadores do Flamengo passaram a se enervar na partida e Willians recebeu cartão amarelo do árbitro mato-grossense Wagner Reway após cometer falta na entrada da área em Gilson. Amaral cobrou falta na área. Welinton não acompanhou Anderson, que subiu sozinho e cabeceou para o fundo dos gols, virando o marcador na Arena do Jacaré.

Para o segundo tempo, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou com Negueba no lugar do volante Luiz Antônio. A substituição demorou menos de um minuto para surtir efeito. Negueba fez boa jogada pelo lado direito e cruzou para a área. Deivid se posicionou bem e cabeceou por cima do gol.

Assim como aconteceu na goleada sobre o Atlético-MG no último sábado, Ronaldinho cresceu em campo com Negueba. Aos 6min, o camisa 10 pedalou para cima do zagueiro Anderson, passou com facilidade e finalizou da entrada da área. A bola subiu um pouco e quase entrou no ângulo, saindo por cima do gol.

Assim como aconteceu no primeiro tempo, o Flamengo voltou a balançar as redes da Arena do Jacaré aos 10min. Thiago Neves carregou pelo meio e percebeu que Deivid conseguiu se livrar do zagueiro Gabriel na movimentação. O meia rolou para o centroavante, que tirou do goleiro e empatou a partida em Sete Lagoas.

O América-MG tentou criar jogadas pelas laterais de campo, mas os cruzamentos quase sempre encontravam as mãos do goleiro Felipe. Porém, o Fla era mais perigoso. Aos 23min, Willians tabelou com Thiago Neves, recebeu pelo lado esquerdo da área e cruzou. A bola passou perto de Deivid, que não conseguiu completar.

O equilíbrio da partida teve fim aos 26min. Willians puxava contra-ataque quando recebeu falta de Leandro Ferreira. O árbitro deu o segundo cartão amarelo para o volante, que foi expulso de campon e deixou o América-MG com um a menos e campo.

Preocupado para também não ter jogador expulso, Luxemburgo sacou o volante Willians para colocar o argentino Bottinelli. Depois, Diego Maurício entrou no lugar de Deivid. Nas duas alterações o técnico recebeu muitas vaias dos torcedores rubro-negros na Arena do Jacaré.

A entrada de Bottinelli se mostrou acertada. Aos 36min, o argentino recebeu passe de Ronaldinho e chutou colocado. O goleiro Flávio fez grande defesa e espalmou para escanteio. Mas quatro minutos depois a dupla funcionou. Bottinelli deixou Ronaldinho na cara do gol. O camisa 10 dominou e finalizou na saída do goleiro americano para virar a partida e colocar números finais no jogo.

América-MG 2 x 3 Flamengo

Gol
América-MG: Alessandro aos 37min e Anderson aos 45min do 1º tempo
Flamengo: Ronaldinho aos 10min do 1º tempo e aos 39min do 2º tempo; Deivid aos 10min do 2º tempo

América-MG
Flávio; Marcos Rocha, Anderson, Gabriel e Gilson; Dudu, Amaral (Kempes), Leandro Ferreira e Rodriguinho (Fabrício); Alessandro e Fábio Júnior (William Rocha)
Técnico: Mauro Fernandes

Flamengo
Felipe; Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Luiz Antônio (Negueba), Willians (Bottinelli) e Renato Abreu; Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid (Diego Maurício)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cartões amarelos
América-MG: Amaral, Alessandro e Flávio
Flamengo: Willians, Ronaldinho, Junior Cesar e Bottinelli

Cartão vermelho
América-MG: Leandro Ferreira

Árbitro
Wagner Reway (MT)

Local
Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG)

 

2 de Mayo

Clube da fronteira encara ídolo do Corinthians na estreia da Libertadores

Alianza Lima será o adversário do clube paraguaio já na primeira fase da competição

29/12/2025 16h45

Foto: Atacante peruano, Paolo Guerrero

Continue Lendo...

Situado do lado paraguaio da fronteira sul-mato-grossense, o Club Sportivo 2 de Mayo estreia diante do Alianza Lima, do Peru, na Copa Libertadores 2026, equipe que tem como principal nome o experiente atacante Paolo Guerrero, ídolo do Corinthians. 

Em 90 anos de história, esta será a primeira participação do "Galo norteño" no certame internacional. O clube de Pedro Juan Caballero, município que faz fronteira com Ponta Porã, carimbou sua vaga na 1ª fase da competição após o vice-campeonato da Copa do Paraguai, em novembro último. A vaga foi herdada após o rebaixamento nacional do campeão, General Caballero. 

Em virtude do ranking de competições da Conmebol, a escalada do 2 de Mayo até a fase de grupos será longa. O clube integra a Pré-Libertadores e estreia em fevereiro. Caso avance à segunda fase, a equipe enfrenta o Sporting Cristal- Peru, e em nova ofensiva, encara o vencedor do confronto entre Carabobo (VEN) x Huachipato (CHI). 

Guerrero

Com 41 anos, Pelo Corinthians o atacante peruano tem 130 partidas, 54 gols, 16 assistências e quatro títulos conquistados: Brasileirão 2015; Paulista 2013; Recopa 2013 e  o Mundial de Clubes de 2012, ele é quem anotou, de cabeça, o gol da vitória na final contra o Chelsea.

Guerrero marcou gol cointiano na final do Munidial de Clubes, em 2012 / Foto: Getty Images

Além do Alvinegro, Guerrero também defendeu Flamengo, Internacional e Avaí no país. No exterior, acumula passagens por Bayern de Munique e Hamburgo, ambos da Alemanha. 

Esta deve ser a última competição de elite a ser disputada pelo centroavante. No início do ano, anunciou sua aposentadoria da seleção peruana, a qual defendia desde 2004. Maior artilheiro da história da "bicolor", Guerrero tem mais de 100 jogos e 40 gols marcados pela equipe nacional. Além dele, o Alianza Lima conta com o também experiente Hernán Barcos, ex-palmeiras e Grêmio. 

Vale lembrar que a a primeira fase da competição será realizada entre os dias 2 de fevereiro e 13 de março. Botafogo e Bahia são os representantes do Brasil nesta instância da disputa. Caso avancem, as equipes entram no Pote 4 do sorteio, assim como os demais times classificados após a fase prévia.

Fase de grupos

O sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2026 só ocorrerá no dia 18 de março. Os potes para a definição dos grupos, entretanto, já estão determinados.

As demais equipes serão divididas em potes através do ranking da Conmebol. Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Corinthians completam a lista de representantes do Brasil no principal torneio de clubes da América do Sul.

Os potes são definidos pela posição no ranking da Conmebol. Os brasileiros entram apenas na segunda fase e encaram dois confrontos de mata-mata na tentativa de garantir um lugar nos grupos.

Cabe detacar que os times mais bem posicionados no ranking da Conmebol sempre definem os mata-matas em casa. Bahia e Botafogo, portanto, serão mandantes em suas chaves no primeiro jogo. A equipe carioca só decidirá como visitante o seu segundo confronto caso encare a LDU.

Datas:
1ª fase: 4 e 11 de fevereiro
2ª fase: 18 e 25 de fevereiro
3ª fase: 4 e 11 de março
Sorteio da fase de grupos: 18 de março

 

Confira a divisão dos potes do sorteio da fase de grupos:

  • Pote 1: Flamengo (BRA), Palmeiras (BRA), Boca Juniors (ARG), Peñarol (URU), Nacional (URU), LDU (ECU), Fluminense (BRA) e Independiente del Valle (ECU).

  • Pote 2: Lanús (ARG), Libertad (PAR), Estudiantes (ARG), Cerro Porteño (PAR), Corinthians (BRA), Bolívar (BOL), Cruzeiro (BRA) e Universitario (PER).

  • Pote 3: Junior Barranquilla (COL), Universidad Católica (CHI), Independiente Santa Fe (COL), Rosario Central (ARG), Always Ready (BOL), Coquimbo Unido (CHI), Deportivo La Guaira (VEN) e Cusco (PER).

  • Pote 4: Universidad Central (VEN), Platense (ARG), Independiente Rivadavia (ARG), Mirassol (BRA) e os quatro times classificados através da Pré-Libertadores.

Saiba*

Fundado no dia 6 de dezembro de 1935 o clube é uma homenagem aos combatentes da infantaria que lutou pelo território paraguaio na "Guerra do Chaco", disputada diante dos bolivianos entre 1932 e 1935.

Confronto entre 2 de Mayo e Guarani, pelo 2° turno do campeonato paraguaio / Foto: Divulgação 

Entre as principais conquistas, venceu a segunda divisão paraguaia em 2005, além de dois títulos da  Primera División B (2011 e 2017), equivalente à terceira divisão no Brasil. Em março deste ano, a equipe disputou a Copa Sul-Americana, sendo eliminada pelo Guaraní, também do Paraguai. 

Estádio Río Parapití, em Pedro Juan Caballero / Foto: Divulgação 

Nesta etapa da competição, o clube mandará o confronto no Estádio Río Parapití, em Pedro Juan Caballero, com capacidade para 25 mil pessoas. 

Assine o Correio do Estado 

ENTREVISTA

Gustavo Henrique, do Corinthians, revela terapia na época de Flamengo: 'Pior zagueiro do mundo'

Defensor foi um dos principais jogadores do elenco alvinegro em 2025, sendo essencial na conquista dos dois títulos na temporada

28/12/2025 22h00

Gustavo Henrique foi um dos melhores jogadores do Corinthians em 2025

Gustavo Henrique foi um dos melhores jogadores do Corinthians em 2025 Foto: Jhony Inacio / Meu Timão

Continue Lendo...

Gustavo Henrique foi um dos principais nomes do Corinthians neste ano. O clube de Parque São Jorge conquistou dois títulos na temporada, do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. Aproveitando o bom momento, o defensor lembrou de um período difícil que viveu na carreira. Em 2020, quando estava no Flamengo, o zagueiro revelou que precisou de ajuda psicológica.

"Eu fiz terapia. Vejo vídeos que me ajudam, porque ali no Flamengo eu tive um momento muito ruim, que foram quatro jogos que deu tudo errado para mim", disse Gustavo Henrique, em entrevista ao Bola da Vez, da ESPN.

"Me tacharam como o pior zagueiro do mundo. Eu ainda não tinha passado por isso na minha carreira, e a parte da terapia me ajudou a se preparar para um momento como esse", complementou.

Gustavo Henrique é titular absoluto do Corinthians e um dos homens de confiança do técnico Dorival Júnior. Nas últimas partidas da temporada, na reta final da Copa do Brasil, ele formou dupla de zaga ao lado de André Ramalho.

Neste ano de 2025, Gustavo Henrique realizou 39 jogos pelo Corinthians, com quatro gols marcados e uma assistência. Revelado pelo Santos, ele já passou por Fenerbahçe, da Turquia, e Valladolid, da Espanha.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).