Esportes

É DE MS

Skatista sul-mato-grossense tenta vaga nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão

Com 18 anos, Eduardo Neves participará de penúltima seletiva para os Jogos Olímpicos de 2021

Continue lendo...

Com apenas 18 anos, o sul-mato-grossense Eduardo Neves disputará o Dew Tour, penúltima seletiva para os Jogos Olímpicos de Verão 2021, em Tóquio, no Japão.

A competição qualificatória, que conta pontos para o ranking mundial, será realizado de 17 a 23 de maio, em Des Moines, capital estadual de Iowa, nos Estados Unidos.

Neves está em segundo lugar no ranking nacional amador, na modalidade street, e está na corrida olímpica há dois anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O jovem é um dos nomes cotados para representar o Brasil no maior evento esportivo do mundo. 

“Quando comecei a andar de skate, nunca passou pela minha cabeça a chance de poder representar Mato Grosso do Sul e meu país nas Olimpíadas. Isso, sem dúvida, é muito gratificante. Vou dar meu melhor, focado, para estar 100% nas duas competições [EUA e Itália]”, revela Neves, que figura entre os melhores skatistas do país. 

O apoio para participar do Dew Tour foi solicitado à Fundesporte pela Associação de Skate de Mato Grosso do Sul (ASMS).

“Mato Grosso do Sul sempre foi um berço de grandes talentos e, logo na estreia do skate nas Olimpíadas, ter um representante do nosso Estado brigando pela vaga e indo atrás do seu sonho, é uma satisfação enorme e nos orgulha muito”, afirma o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, 

PARA CONSEGUIR A VAGA

Para conseguir a classificação dos skatistas para Tóquio-2021 é preciso estar entre os 20 melhores do ranking da Federação Internacional de Skate (World Skate), com limite de três vagas por país, tanto no gênero feminino quanto no masculino. 

O país-sede, no caso o Japão, tem uma vaga assegurada. 

Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), caso um continente não esteja no top 20, o skatista mais bem ranqueado vai a Tóquio. O prazo para classificação é 29 de junho.

RESULTADOS EXPRESSIVOS

Em 2019, Neves ficou em quinto lugar, no estilo street, no STU Qualifying Series, em São Paulo (SP), maior competição de skate do Brasil. 

A classificação rendeu convite da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) para competir pelo quadro de skatistas profissionais. 

No ano seguinte, também na capital paulista, terminou na terceira colocação do evento, colocando as manobras no pé junto aos melhores do país. No STU National 2021, realizado em janeiro, em Criciúma (SC), garantiu a prata.

Assine o Correio do Estado

Ponta Porã

Ex-campeão de fisiculturismo morre após uso abusivo de anabolizantes

Kevin Notário Nunes faleceu após complicações causadas por uma infecção grave; família alerta para os riscos do uso ilegal deste tipo de substância

26/12/2025 14h45

Kevin Nunes

Kevin Nunes Foto: Arquivo / Pessoal

Continue Lendo...

O ex-campeão de uma etapa estadual de fisiculturismo, Kevin Notário Nunes de Oliveira morreu na manhã desta sexta-feira (26), por volta das 10h, no Hospital Regional de Ponta Porã, vítima do uso abusivo de anabolizantes.  

Segundo a família, a utilização indiscriminada do uso desse tipo de substâncias teriam desencadeado um quadro grave de saúde no atleta de 28 anos, filho do vereador de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira.

“A busca pelo corpo ideal levou a vida precoce do meu filho Kevin. Que este caso sirva de alerta para outros jovens e atletas que pensam em recorrer a métodos arriscados para potencializar os resultados”, disse o vereador.

O fato

Kevin foi internado às pressas após relatar fortes dores na coxa. Durante a investigação clínica, os médicos diagnosticaram fasciíte necrosante, uma infecção rara, agressiva e de rápida progressão que atinge os tecidos musculares, conhecida como "doença comedora de carne".

O atleta passou por cirurgia emergencial na tarde do dia 25 de dezembro e permaneceu entubado, contudo não resistiu às complicações.

Reconhecido no cenário do fisiculturismo sul-mato-grossense, Kevin conquistou títulos estaduais e era conhecido pela dedicação ao esporte. Em 2024, venceu a etapa do Power Classic Physique, realizada no Clube Estoril, em Campo Grande. 

Nesta categoria, os atletas possuem limite de peso, que são definidos em relação a altura do fisiculturista e são avaliados a partir de critérios definidos.De acordo com as regras do Comitê Nacional de Fisiculturismo (NPC) - sigla em inglês -, principal federação do mundo hoje, os bodybuilders são avaliados por volume muscular, proporção, simetria e harmonia.

O competidor que consegue trazer o maior equilíbrio entre esses elementos recebe a melhor colocação no evento.

Saiba*

O corpo do jovem será velado na Capela Mortuária Pax, localizada na Avenida Internacional, nº 81, em frente ao Shopping China. Familiares agradecem as manifestações de apoio e solidariedade neste momento de luto.

Assine o Correio do Estado

SUSPENSÃO

Morre Isabelle Marciniak, promessa da ginástica brasileira de apenas 18 anos

Isabelle Marciniak nasceu em Araucária, região metropolitana de Curitiba, e lutava contra um linfoma de Hodgkin

25/12/2025 23h00

Ministério do Esporte emitiu nota de pesar à ginasta

Ministério do Esporte emitiu nota de pesar à ginasta Foto: Ministério do Esporte/Reprodução

Continue Lendo...

A ginasta brasileira Isabelle Marciniak, de apenas 18 anos, morreu na última quarta-feira, 24. A atleta foi vítima de câncer A jovem lutava contra um linfoma de Hodgkin. A morte foi confirmada pela Federação Paranaense de Ginástica em publicação nas redes sociais.

"Com muito pesar, a Federação Paranaense de Ginástica recebe a notícia do falecimento da ex-ginasta Isabelle Marciniak", disse a entidade.

"Isabelle fez parte da história do Clube Agir, onde construiu conquistas importantes e brilhou em Campeonatos Paranaense e Brasileiro. Entre seus últimos feitos, destaca-se o título de campeã com o trio adulto do Clube Agir, em 2023, resultado de seu comprometimento e espírito de equipe", afirmou a Federação.

"Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos, colegas de equipe, treinadores e toda a comunidade da ginástica. Que sua história, sua paixão pelo esporte e sua lembrança sigam vivas como inspiração para todos que acreditam na ginástica como ferramenta de formação humana e transformação", completou.

Isabelle Marciniak nasceu em Araucária, região metropolitana de Curitiba. Em 2021, ela conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, levando o título no individual geral, além de vencer também no aparelho bola e ganhar a prata na fita. Em 2023, a ginasta foi campeã no trio adulto do Campeonato Paranaense de conjuntos.

O velório será realizado na capela do cemitério Jardim Independência, em Araucária, onde será também o sepultamento, nesta quinta-feira.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).